Buda

Buda Deepak Chopra

Resenhas - Buda

Pati Setter 26/01/2022

Um conto de autoconhecimento
Uma das primeiras obras que li do autor deepak chopra de ficção e adianto que se saiu muito bem.
Livro leve e de fácil entendimento.
Através da história sobre a vida de Buda podemos apreender algumas lições valiosas sobre o budismo e seu modo de viver, são ensinamentos muito sutis mas envoltos em uma Áurea de misticismo.
Pôde-se ter uma ideia de quem realmente foi Buda e seu processo de iluminação desde que era
Um principe até se tornar um monge.
gostei do estilo de narrativa por mais que o autor tenha adotado vários saltos no tempo, deixando algumas brechas.
Para um livro introdutória ao budismo acho super válido e é uma experiência muito válida .

Eliza Cristina 13/04/2020

Buda
Uma incrível História, no início o autor usa alguns termos mais difíceis, mas é um leitura muito boa, divida em três fases ele relata a vida de um grande mestre da Humanidade. Buda nos mostra alguns de seus ensinamentos e noa deixa com vontade de aprender um pouco mais sobre o budismo.

Nádia 03/05/2017

#resenhapomarliterario Buda A história de um iluminado
"Esse era o motivo de suas lágrimas, porque cinco anos de privações não apagaram suas memórias. Todas elas voltavam como numa enxurrada. Assim que se lembrou dessas coisas, foi como se uma flor morta no deserto recebesse a água da chuva. Sua mente desdobrou-se em camadas, trazendo imagem após imagem do passado e, com elas, as emoções que ele queria extinguir."
Terminei esse livro nas férias de Julho e só agora me senti capaz de falar sobre ele. Não sou budista mas me identifico bastante com os princípios. Porém o livro fala pouquíssimo do budismo e seus preceitos. Eu diria que é uma obra de literatura e não religiosa, que narra a vida de Sidarta Gautama, o Buda. O livro tem três momentos: não vou contar detalhes (principalmente porq tem gente lendo o livro rs) no primeiro momento ele criança, isolado no palácio em meio ao luxo, completamente afastado numa susposta proteção criada pelo pai pra que ele não tivesse contato com as vicissitudes da vida. No segundo momento o príncipe renuncia o trono para ir em busca da verdade, da iluminação. E a terceira parte essa busca dele e a transformação em Buda, que pra mim foi a parte mais sensacional. A prática da meditação, o mergulho dentro de si mesmo, a constante luta interna dele com os próprios limites, com o próprio corpo, as privações e os encontros com mestres incríveis me fascinaram. E me deram uma renovada no ânimo quanto a prática do yoga que me desafia, me desestabiliza e acalma na mesma medida. No final do livro logo quando termina a história tem algumas páginas falando sobre o budismo em si. Mas se vc não está aberto nem precisa ler. Eu que conhecia pouco só serviu pra me instigar e querer buscar saber mais!
As 4 nobres verdades:
1) A vida contem o sofrimento.
2) O sofrimento tem uma causa e a causa pode ser descoberta.
3) É possível acabar com o sofrimento.
4) O caminho que leva ao fim do sofrimento possui 8 etapas.
Caminho óctuplo:
1) Visão ou entendimento correto.
2) Intenção correta.
3) Linguagem correta.
4) Acão correta.
5) Modo de vida correto.
6) Esforço correto.
7) Atenção correta.
8) Concentração correta.
Parece simples? Vai que eu tô te vendo!

site: https://www.instagram.com/p/BLXKClLhSdB/?taken-by=pomarliterario

Erik 16/02/2017

Muito bom.
Deepak Chopra ja é um grande homem, a história aos olhos dele ficou ainda melhor. Para quem gosta de mais detalhes da história de Sidarta irá amar, é de fácil leitura e nos faz pensar em nossa evolução de consciência a cada etapa de sua transcendência como Buda. Recomendo.
Gabriel 19/02/2017minha estante
Me motivou a ler um pouco mais.

Jenner Azevedo 11/09/2016

Boa leitura
O livro é um tipo de romance histórico narrando 3 fases da vida de Buda, aquele que um dia foi chamado de Sidarta Gautama, contendo fatos reais e imaginários. A 1ª parte é bem divertida, conta a história do príncipe Sidarta, a 2ª parte comeca legal e depois viaja e narra a vida do monge Gautama e a 3ª é após a iluminação, já como Buda
É um livro de ficção histórica, categoria representada por Cornwell e Iggulden, ele não tenta convencer ninguém a ser budista, digo isso porque religiosos fanáticos podem entortar a boca pra essa ótima história. É um livro curto e facílimo de ler, o autor escreve de forma muito natural. Recomendo para gente de todas as idades e credos.

Gininha 15/03/2010

Bonzinho
O livro, pelo menos para mim, não tem muito o que oferecer sobre a história do Buda. Talvez mesmo não tenha sido a intenção do autor. Ele escreveu, inclusive, imaginando cenas com o príncipe Sidarta Gautama (o Buda)ocorridas seis séculos antes de Cristo, mas não chega a ser uma obra de peso sobre o Buda histórico. O livro é bonzinho, e os textos de Deepak são sempre bem elaborados, eis que ele possui o dom da escrita, disso não há dúvida. Mas para quem quer conhecer o Buda, de fato, outros livros existem com bem maior grau de consistência.
Hugo.Sismil 13/05/2017minha estante
qual seriam esses livros amigo ?

Fernanda :) 08/12/2009

Excelente obra de ficção sobre a vida de Siddhartha Gautama, o Buda. Divido em três partes, a primeira conta o nascimento de Siddharta, sua infância e adolescência, a vida do príncipe trancafiado entre as paredes do castelo de seu pai, que teme que seu filho desista de uma vida de poder devido a uma profecia feita ao seu nascimento. Uma vez fora do castelo, Siddhartha tem uma visão real do mundo, o que nos leva a segunda parte do livro, quando ele decide abandonar as riquezas em troca de uma vida de busca espiritual, se tornando o monge Gautama. Após uma longa e difícil jornada, o monge Gautama finalmente alcança a iluminação, e a terceira parte do livro é dedicada aos ensinamentos do Buda.

Deepak Chopra escreve sobre um Buda humano, que pensou em ser rei, guerreiro, agradar seu pai, antes de tomar coragem e dar às costas à uma vida de luxo para sair em peregrinação em busca do seu caminho espiritual.

Jeane 12/05/2009

É a história do príncipe Siddhartha Gautama, sua vida e sua busca pela iluminação. O bom do livro é mostrar a vida de Buda em forma de romance e apresentar conceitos básicos do budismo, sem tentar converter a gente.