Isidora encontra o Herói acorrentado

Isidora encontra o Herói acorrentado Victor Vargas

Resenhas - Isidora encontra o Herói acorrentado

Tânia Souza 19/10/2011

Dos encantos de uma Isidora
Conheci Isidora ao acaso, no blogue Além das Estrelas. Mesmo sem ter ido ao Fantasticon 2011, onde alguns dos minilivros produzidos de forma independente foram distribuídos, tive o prazer de receber o livreto diretamente de Victor Vargas. Como já havia comentado antes, foi uma agradável surpresa.

Isidora encontra o herói acorrentado é a primeira parte de um romance infanto-juvenil que qualquer leitor fã de fantasia, independente da idade, há de gostar muito. Esse trabalho é o resultado de uma parceria entre Victor Vargas, o autor, com Vagner Vargas, responsável pela ilustração do material.

E por que essas 44 páginas são tão fascinantes? Mesmo sendo uma amostra de um contexto maior, por si só conseguem cativar o leitor. Para salvar o avô em perigo, Isidora parte em sua jornada. Nos primeiros passos da menininha, ops, jovem dama, encontramos criaturas incríveis. Tornepé, um pássaro colorido; um criado alado que espero, sinceramente, encontrar nas próximas leituras, (e que está numa ilustração super legal nas páginas internas); a família inusitada de Isidora; os desavisados que cruzam seu caminho e finalmente, um Herói, Bento Teodorico Caravaggio. E claro, Isidora, que avisa: “É melhor estar preparado. Minha história não é para os fracos de coração.”

Imagine um universo fantástico. De preferência, uma mansão situada à beira de um penhasco. Imaginou? Este, como a maioria dos mundos fantásticos, é belíssimo, com seus lagos suspensos, bosques dourados pulsantes de vida tanta animal quanto monstruosa. E ao mesmo tempo, ameaçador. Repleto de criaturas, mágicas ou não-mágicas e, principalmente, encantadoras.

Agora, imagine Isidora. Ela mora nessa mansão, e sua principal diversão é aterrorizar (!) monstros. Sua família incomum a trata com carinho e cuidado, pois ela não é uma criança com quem se deva brincar.

“– Sabe – disse uma voz vinda das trevas. –­ Existe algo muito poderoso nesta biblioteca.
Isidora olhou ao redor, antes de responder:
­­– Claro, eu.
A voz hesitou.
– Não, Isidora, estou falando dos livros.”

Não, não é fácil descrever ou imaginar Isidora. Ela te arranca sorrisos, mas principalmente, ela te assusta. De certa forma, te desmonta. Mas quem é Isidora? O que posso dizer é que ela dá novo sentido a um nome, a partir da primeira leitura, a palavra Isidora terá novos tons semânticos, sempre.

Além de ser uma história cheia de humor, muitas vezes irônica (adoro o julgamento), as relações intertextuais são inesperadas, bem contextualizadas e muito divertidas. Sacis, curupiras, coelhos com relógios atrasados e uma conhecidíssima escola para bruxos são apenas alguns destes elementos. Nas entrelinhas, possíveis encontros com personagens históricos nas próximas aventuras.

A diagramação e o formato são simples, mas cuidadosos. A capa do livreto é linda, adorei porque consegue captar essa dualidade da personagem de forma muito bacana, assim como as ilustrações internas, um trabalho muito bem feito.

Não sei se o mundo está preparado para Isidora. Mas eu estou, não vejo a hora de ler mais de suas aventuras.

Sinopse - Isidora mora em uma mansão situada à beira de um penhasco, onde se diverte aterrorizando monstros. Sua família incomum a trata com carinho e cuidado, pois Isidora não é uma criança com quem se deva brincar. Até que um dia seu avô, um herói já idoso que conquistou fama e glória na juventude, parte para uma última aventura recheada de perigos e encoberta de mistérios. Chega a hora de Isidora deixar para trás sua infância e correr em auxílio do avô. Ela parte para salvá-lo, e agora o resto do mundo está em perigo.

Para saber mais, visite o site do autor, vale a pena conhecer em:http://isidora.aquart.com.br/