Noah foge de casa

Noah foge de casa John Boyne

Resenhas - Noah Foge de Casa

Mateus 05/12/2011

Livros surgem em nossas mãos não apenas para entreter, mas para modificar nossas vidas de algum modo. Esta frase pode não ser totalmente verdade considerando os livros em geral, mas quando o assunto é John Boyne, tal frase é quase um lema. Assim que penso em seus livros, é quase um êxtase para o cérebro, um deleite para o coração e um júbilo para a alma. Seus livros passaram de simples obras para algo essencial em minha vida literária.

"Noah Foge de Casa" narra, assim como o próprio título já diz, a fuga do garoto de oito anos Noah Barleywater de seu lar, sua casa e sua família. Buscando aventuras, Noah passa por macieiras que emitem ruídos e pessoas irritadiças, até encontrar uma loja de brinquedos onde tudo é feito de madeira. Seu dono, um senhor idoso cuja única companhia são os objetos da loja, um burro faminto e um cachorro salsicha prestativo, mostra que tem uma grande história para contar. Em meio à títeres, corridas, promessas quebradas e ótimas mães, surge entre Noah e o velho uma amizade tão única que as maiores aventuras e os mais particulares segredos começam a ser compartilhados.

Diferentemente do que encontramos nos outros livros do autor, em "Noah Foge de Casa" não nos deparamos frente à um enredo ambientada durante um importante período histórico, como pode ser visto em "O Menino do Pijama Listrado", onde a história se passa na Segunda Guerra Mundial, e "O Palácio de Inverno", ocorrida durante a Revolução Russa. Percebemos aqui uma leitura mais suave, mais serena, mas nem por isso inferior e menos digna de significado em relação às outras obras de Boyne.

Como é possível sentir que portas que andam, escadas sem fim e objetos animados existem? Pois é assim que John Boyne nos faz sentir durante todo o desenrolar de "Noah Foge de Casa". Ao lado de fatos que surpreendem e uma história que encanta, o autor mais uma vez cativa todos os leitores, abordando um pouco a fantasia, o que ainda não havia feito. Um livro para ler várias vezes, nunca se cansar e jamais se esquecer.
Camila 02/12/2011minha estante
Fui ontem na livraria e passei por acaso por esse livro. A capa, o título e o autor me chamaram atenção e sua resenha só me deu mais vontade de ler! Com certeza vai para a estante! :)

gleicepcouto 19/12/2011minha estante
Sua resenha está bem escrita, parabéns... Mas esse livro não me acrescentou em nada. É chato e pretensioso.

Pamela 12/05/2012minha estante
Obrigada pela sua resenha..
Tenho vontade de ler todos os livros dele, esse será o meu próximo e sua resenha está ótima!

Lennon 31/10/2013minha estante
Adorei a sua resenha e estou encantado com cada página que leio!

Nil 25/01/2014minha estante
Nunca li nada do Boyle. Mas sua resenha me deixou com vontade, vou começar por esse.

Rafa 21/06/2014minha estante
Achei ótima sua resenha. Já li "o Menino do Pijama Listrado", de John Boyne. E gostei muito do estilo do autor. E a sinopse e sua resenha sobre "Noah Foge de Casa" me deixaram ansiosa para lê-lo!

Beatriz.Praciano 13/07/2020minha estante
Eu comprei esse livro semana passada e ainda não comecei a ler. Adorei a sua resenha, está certo que será a minha próxima leitura

Vi. 11/07/2020

Essa é uma história bem levinha narrado pelo ponto de vista de uma criança que simplesmente foge de casa, ao longo da narrativa simples dos acontecimentos ficamos nos perguntando os seus motivos. É um livro fofinho para aquecer o coração vale super a pena.

Keite 17/04/2021

Acho que estou começando a entender disse o velho. Deve ser uma vida muito solitaria, deixar todas as pessoas de que você gosta. A gente precisa ter muita con vicção do que está fazendo.Porque chega uma hora em que é tarde demais para voltar pra casa.

Comprei esse livro para o meu irmão, mas vou ficar com ele. ?

Apolyane Farias 29/01/2024

As aventuras de Noah pra fugir do inevitável
O livro começa bem um pouco entendiante mas continuei dando chance pra ver se melhorava.

É uma história de fantasia, porém eu não esperava e por isso estranhei os personagens e as situações.

Mas do meio pro fim fica mais legal, contando a história do velho e de Noah e o que aconteceu com eles no passado. O final é um reflexivo.

E a moral da história é que nem sempre se aventurar no mundo pra fugir de uma realidade funciona, as vezes é melhor enfrentar a realidade de uma vez, ao invés de viver a vida toda cheio de remorsos.

Mimi Macedo 17/04/2023

Pura magia.
"Sempre acontecem coisas interessantes, onde quer que a gente esteja." No início não entedia o porque de um menino de oito anos se achava tão "crescido " e resolveu sair de casa, "ainda continuo sem entender, mas a mensagem do contexto fica bem clara no decorrer do diálogo entre os personagens. Sou suspeita porque amo fantasia e magia, sim para quem gosta é um livro bem gostosinho.

Gabryely2 28/07/2021

Apaixonei
Que livro maravilhoso mds.
Uma narrativa super rapidinha e fofa de ler.
Me emocionei e me identifiquei com a maior parte do livro.
Ainda não tinha conhecido a narrativa desse autor e agr pretendendo me aprofundar mais.
TRECHO -" ? Sinto muito por seu pai ? disse Noah, olhando para o chão. ? Ainda sente falta dele?
O velho fez que sim e correu os olhos pela sala.
? Penso nele quando venho para cá todas as manhãs ? falou. ? Quando tomo meu café, quando espero o dia que tenho pela frente. E de noite, quando sento junto da lareira, lendo um livro, eu imagino que ele está atrás de mim, me olhando.
Sinto-o perto de mim e digo que é para mim uma grande tristeza não ter estado presente no fim."

naniedias 13/10/2011

Noah Foge de Casa, de John Boyne
Noah já tem oito anos. E até hoje não fez nada importante na vida. E ainda tem aquele outro assunto. Por isso, ele decide fugir - para viver aventuras sem fim!
"Não tinha escolha. Não aguentava mais continuar em casa. E, claro, ninguém podia criticá-lo por isso. Em todo caso, provavelmente o melhor mesmo era ele ir embora e abrir seu caminho no mundo. Afinal de contas, já tinha oito anos, e a verdade é que até então não havia feito nada de importante na vida."
E, assim, antes que os pais levantassem, o garoto sai de fininho, tomando todo o cuidado para não ser visto, e ganha o mundo! Passa em duas cidades, antes de chegar à terceira. Mas é lá que tudo vai acontecer. Quando ele encontra aquela árvore - que se parece com todas as outras, mas ao mesmo tempo não parece. Porque ele sabe que aquela é uma árvore especial. E atrás da árvore especial está uma loja de brinquedos.
Ele pretendia apenas olhar, pela vitrine, o que estava sendo vendido lá dentro - afinal de contas, nem mesmo tinha dinheiro para comprar nada. Mas antes que possa se dar conta, ele já está dentro daquela loja maravilhosa - onde todos os brinquedos são de madeira.
"Não pareciam ser brinquedos, e sim algo muito mais importante do que isso. [...] Quase tudo era cuidadosamente pintado, e não com cores antigas apenas [...](mas com) cores que ele nunca tinha visto, cores que ele nem sabia como chamar. Aqui, à sua esquerda, havia um relógio de madeira, pintado não exatamente de verde, mas de uma cor que o verde até poderia ser se tivesse um pingo de imaginação. E ali, junto do porta-lápis de madeira, havia um tabuleiro também de madeira, cuja cor predominante não era o vermelho, mas uma cor para a qual o vermelho olharia com inveja, ficando rubro de vergonha com a sua aparência sem graça. E os conjuntos de letras de madeira? Bem, havia os que se podia dizer que eram pintados de amarelo e azul, mas esses conjuntos responderiam que esses nomes simplórios de cor eram um insulto ultrajante para as cores de suas letras."
E é dentro dessa loja singular, que ele irá viver uma grande aventura - uma conversa inigualável com um senhor muito simpático. Um senhor, já nosso velho conhecido, que irá contar para o garoto várias histórias maravilhosas!

O que eu achei do livro:
Encantador!
Não há nenhuma outra palavra que consiga descrever tão bem esse livro. Aliás, não há nenhuma palavra que realmente consiga descrever bem esse livro.
Eu nunca havia lido nada de John Boyne, embora tenha visto o filme O Menino do Pijama Listrado e tenha muita vontade de ler essa história. Agora me encantei pelo autor e quero ler todos os livros dele - mesmo os adultos. Porque alguém que consegue escrever uma história tão linda quanto Noah Foge de Casa, só pode ser um autor magnífico em todas as suas outras obras.
A história é tão ingênua, tão simples e, ao mesmo tempo, tão profunda... Uma mistura de inocência com non-sense, que fazem da leitura uma agradável viagem pela mente infantil. A lógica pode ser deixada de lado, ela não irá ajudar em nada, pelo contrário, só irá nos atrapalhar a visualizar esse mundo tão colorido.
Desde que nos deparamos com o velho, somos levados a pensar em certo personagem, muito conhecido e amado pelas crianças (e sempre usado como exemplo pelos pais dessas crianças). E esse personagem acabará por povoar nossas mentes até o final, quando descobrimos porque o autor o colocou na nossa cabeça. Não há outra maneira de explicar, John Boyne colocou o personagem na minha mente, e não sem motivo.
Eu já me apaixonei por Noah - e pela narrativa de Boyne - logo no primeiro capítulo. Quando vi a lista que o menino fez, achei-a muito graciosa e não mais pude ver aquele personagem com outros olhos que não amorosos.
"O que Noah tinha feito de comparável na vida? Nada. Bom, uns dias antes tinha tentado fazer uma lista com tudo o que fizera de importante, e olhe só o que anotou:
1. Li catorze livros do começo ao fim.
2. Fui medalha de bronze nos 500 metros no Dia do Esporte no ano passado e teria sido prata se Breiffni O'Neil não tivesse começado a correr antes do tiro de partida e por isso levou vantagem.
3. Sei qual é a capital de Portugal. (É Lisboa.)
4. Posso ser pequeno para a minha idade, mas sou o sétimo mais inteligente da minha turma.
5. Sou craque em separar as sílabas."
Títere. Sabe, sem olhar em lugar algum o que é isso? É um brinquedo. Mesmo com a dica não sabe me dizer? Pois eu também não sabia o que era tão logo li essa palavra... tive que recorrer ao dicionário - meu velho e querido amigo dos momentos de ignorância. Títere nada mais é do que uma marionete - aquelas com cordinhas que servem para lhes dar movimento. Tendo isso bem entendido, você precisa agora ir à livraria mais próxima (nem que seja essa aí do seu navegador) e comprar/pegar emprestado/roubar/afanar/trocar por pontos/etc e tal, resumindo, conseguir Noah Foge de Casa. Porque esse é um livro que você, definitivamente, não pode deixar de ler.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Beatriz.Praciano 25/07/2020

Noah Foge de Casa
Noah foge de casa é o segundo livro de John Boyne que leio sendo O Menino do Pijama Listrado o primeiro. É uma fábula suave, mágica e repleta de aventuras. Que prendeu a minha atenção do início ao fim. Gosto muito da forma simples e delicada que ele utiliza em suas obras e já estou ansiosa para ler outro trabalho do autor.

Renata Rocha 14/10/2023

É um livro bonitinho que fala sobre relações familiares, rápido de ler e não tem muitas páginas, mas de alguma forma o livro não me cativou tanto e não entendi muito bem a proposta

Luan 30/12/2020

Uma fábula para crianças, jovens e adultos
Ousado, John Boyne é um autor que tem domínio sobre sua escrita. Sabe, como escritor, como e o quê escrever para seus públicos. E ele tem dois muito distintos. Faz seus livros adultos como poucos autores conseguem, e tem sensibilidade aguçada para as histórias infanto-juvenis, que vêm sempre acompanhadas de uma moral e ensinamento.

Em Noah Foge de Casa, o autor conta a saga do protagonista (de mesmo nome), de oito anos, ao fugir de casa, como o título já diz. Mas o grande mistério é sobre o motivo de ele tomar essa atitude. Ao entrar em uma estranha floresta, ele se depara com um personagem peculiar, com quem trava uma conversa que pode mudar sua vida.

Este é um dos melhores livros do autor dentro deste gênero. A verdade é que os outros também se destacam. Gosto muito de A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket. Mas nesse a escrita dele, em Noah foge de casa, é pontual, precisa, única e sensível, tudo ao mesmo tempo. Em “Barnaby”, tive uma ressalva quanto a esse quesito, o que não aconteceu neste.

“Noah” tem um ensinamento e uma mensagem clara sobre como lidar com a mortes e a fuga dos problemas. A história, contada em forma de fábula, mostra personagens tão bem construídos e que agregam de forma forte à história. Os cenários descritos são lúdicos e mexem com a nossa imaginação. Teve um único problema. Da metade para o final, alguns momentos soaram um pouco enfadonhos ou enrolados – mas nada que prejudicasse o conjunto.

De toda a forma, Noah foge de casa é um livro para crianças, jovens e adultos. E é incrível como Boyne, um dos meus autores preferidos, conseguem entregar uma obra desse jeito abrangendo todos os públicos. A cada novo livro do escritor que eu leio, mais me impressiono com a capacidade que ele tem para criar e contar histórias.

Thais.Carvalho 28/10/2021

Noah segue em uma jornada mágica quando resolve fugir de casa. Conhece diferentes personagens, como um cão salsichinha e um burro que fala, assim como um senhor gentil e misterioso.

Carol 15/10/2011

Noah foge de casa / ENCANTADOR!!
Vocês se lembram quando postei o lançamento deste livro no blog? Então, muitas leitoras ficaram curiosas para descobrir o motivo de Noah ter fugido de casa.

Eu descobri e não conto! Hahaha Sério! Que menino mais fofo, gente! Me fez mergulhar na história e acompanhar suas aventuras na loja de brinquedo de um senhor muito misterioso. Vocês não têm ideia de quem é esse Admirável velho. Só posso dizer que ele é muito famoso nos contos de fadas da Disney!

A capa do livro me lembra muito a lugares frios e sombrios, mas o fato de ser amarela e marrom destacando a madeira me fez viajar pelas florestas que Noah Barleywater passou. Gostei muito da composição da capa e das ilustrações ao longo da narrativa. Não entregou tudo ao leitor e mostrou um mundo novo de fantasia.

O autor entrou mesmo na cabeça de uma criança de 8 anos para contar os conflitos infantis e narrou com delicadeza essa aventura. Não foi uma aventura mágica, pois tudo parecia verdade, apesar de Noah se surpreender várias vezes, os outros personagens já estava acostumados ao mundo infantil. Viajando mais um pouquinho... A partir do momento em que saiu de casa, Noah perdeu um pouco de sua inocência, por isso não entendeu como a árvore do dono na loja de brinquedos se afastava toda vez que ele se aproximava ou então como as maças sumiram de suas mãos. Isso não é mágica, é realidade!Nós adultos é que perdemos a verdade que existia, ou ainda existe dentro de nós!

A leitura é rápida e recomendadíssima para todas as idades. Noah dá um show de sabedoria para todas as crianças. O livro não é forçado, nem didático. É lúdico, criativo e bem natural. Detesto aqueles livros obrigatórios de escola com lição de moral no final.

Dá licença se é para ler lição de moral, prefiro ler bula de remedido que pelo menos aprendo algo da minha maneira. Alguns professores querem ensinar, mas tem preguiça e apelam para livros com tudo explicadinho que não desenvolvem a capacidade intelectual da criança!

Adotem Noah foge de casa nas escolas! Garanto que os alunos vão adorar. :)

Espero voltar ao mundo de Noah em breve ...

Resenha postada em : www.romanceseleituras.com Visitem!
Lennon 31/10/2013minha estante
Magnífico!

beca 15/03/2023

Noah foge de casa
Que livro incrível! é super fofo e profundo também...eu amei as lições passadas pelo velho e amei a inocência misturada com inteligência do Noah, só não dei nota 5 porque achei o final simples ou confuso demais? não sei ao certo? mas indico muito pra quem procura uma leitura rápida e divertida (principalmente pra crianças e iniciantes)

@gugugb 24/08/2021

Primeiro bola fora do John Boyne, que é um escritor incrível.
Faltou um desfecho mais humano numa história tão pueril.