Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Antônio Joaquim Severino




Resenhas - Metodologia do Trabalho Científico


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BeatrizFonseca1 17/04/2023

Severino, Joaquim Antônio Metodologia do Trabalho Cientifico, 23 ed., ed. Cortez, São Paulo, 2007


.” O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor.”(p.51)
“Em toda unidade de leitura há sempre alguns conceitos básicos que dão sentido á mensagem e , muitas vezes , seu significado não é muito claro ao leitor numa primeira abordagem” (p.55)
. “A utilização do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto”(p.56)
“O debate e a reflexão são essenciais á própria atividade filosófica e cientifica” (p. 62)
. “o raciocínio é o momento amadurecido do pensamento ; raciocinar é encadear juízos é encadear conceitos”(p.83)
“Indução e dedução aso duas formas de raciocínio, isto é procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese”(p.104)

De acordo com Severino, o ensino superior tem três objetivos, que são a formação de profissionais, de diferentes áreas do conhecimento, o segundo é a de formação de cientista, com a capacidade de lidar com métodos e teorias, e a terceira é a cidadão que possui ética e capacidade de consciência histórica social e política, a universidade para conseguir dar conta desses três elementos tem que criar mecanismos relacionados a pesquisa, ensino e extensão. O processo de ensino e aprendizagem está relacionado e vai influenciar o aluno a fazer pesquisa, e ela é um aspecto obrigatório, pelo fato que o aluno tem que produzir uma monografia, na conclusão do curso.
No Brasil, em muitas universidades, não existe as condições necessárias para que os discentes, desenvolvam as pesquisas, isso prova que essas instituições estão fragilizadas, atualmente é exigido dos profissionais, que eles consigam revolucionar problemas com criatividade e tomar inciativas da situação, a extensão está ligada a pesquisa pelo fato que é ela vai mostrar a realidade concreta para os alunos. Não haveria o conhecimento a ser lecionado se não fosse a pesquisa, para buscar o novo, tentar buscar reparar as lacunas em um determinado tema, entretanto se não fosse o ensino os conteúdos não poderiam ser transmitidos e discutidos por outros indivíduos.
O aluno deve ter consciência, que é dele a maior responsabilidade pela sua aprendizagem e organização das tarefas, que são responsabilidades do estudante, como ler textos e debater os assuntos, Severino salienta que é necessário, se ter um suporte para a aprendizagem que são os fundamentos bibliográficos, ou seja diversos livros e autores, que vão auxilia-lo na sua vida acadêmica, é necessário que o estudante tenha uma biblioteca em sua casa, com dicionários, livros artigos, que lhe possibilitem criar um quadro teórico para que ele possa desenvolver a aprendizagem assim como amadurecer suas ideias e convicções.
Para ser um bom profissional não basta ser especialista em determinado assunto, tem que entender a realidade dos alunos e o compreender o contexto histórico e social , que está lecionando, um bom professor incentiva seus alunos a estudarem e a pesquisarem mais, para se ter um bom aprendizado é necessário fazer anotações sobre o que fosse debatido , em sala de aula, entretanto não faça essas anotações quando o professor está explicando, porque as ideias podem sair confusas e devem-se prestar atenção na hora da exposição do assunto.
Não é tão importante a quantidade de horas, que o individuo estuda, mas a qualidade também, e essa questão de esquemas de estudo e aprendizagem é relativo, porque cada individuo pensa e aprende de uma forma distinta, é necessário ter disciplina com o estudo, ou seja ter uma organização , estudar um pouco todos os dias, principalmente os jovens que trabalham
“Pode-se partir da consideração de que comunicação se dá quando da transmissão de uma mensagem entre emissor e um receptor.” O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor.”(p.51) essa comunicação acontece através de um código, ou sinal simbológico, que é a linguagem. Quando um autor(emissor) escreve uma obra, ele codifica, e o leitor (receptor) recebe essas informações, ele deve filtra-la, assimila-la e compreendê-la , só dessa forma, que existe, a comunicação, se o leitor não conseguir realizar esses elementos, a comunicação foi falha, o ser humano sofre de varações culturais e pessoais, que podem modificar a comunicação entre emissor e receptor.
“Em toda unidade de leitura há sempre alguns conceitos básicos que dão sentido á mensagem e , muitas vezes , seu significado não é muito claro ao leitor numa primeira abordagem” (p.55) é por isso que deve-se ler mais de uma vez, o texto para que o discente possa compreender de fato ,a mensagem o autor(emissor) está tentando passar, e se necessário recorrer a dicionários, outros textos e pessoas que tenham mais conhecimento desse assunto.
Muitos indivíduos confundem a questão da esquematização com resumos, na verdade esse aspecto é necessário para que o discente possa organizar mais suas ideias, com relação ao assunto estudado. “A utilização do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto” (p.56) é bom desenvolver em processo em três setores: introdução, desenvolvimento e conclusão. é necessário que o individuo, tenha cuidado, quando for analisar o tema do texto, pelo titulo, porque ele pode ser uma ironia, ou uma analogia, e não ter muito haver com o assunto do texto de fato,
todos os textos tem problemas, principalmente os filosóficos, deve-se analisar aspectos como qual posição o autor assume, quais ideias defende, o que quer provar, quais são os argumentos que ele usou para provar, etc.
É necessário interpretar o texto, ou seja tomar uma posição própria, com relação as ideias, do autor deve-se aprender a ler as estrelinhas, ter um dialogo com o autor, questiona-lo, interroga-lo e por fim tirar suas próprias conclusões a respeito do texto analisado , a problematização consiste em levantar os problemas do texto, para discuti-lo com outros indivíduos, deve-se debater, questionar, “o debate e a reflexão são essenciais á própria atividade filosófica e cientifica” (p. 62) , deve-se fazer uma leitura analítica, que vai trazer uma série de benefícios aos estudantes, como exemplo permitir que ele tenha um entendimento global, a respeito do texto, treinar a compreensão e intepretação dos textos, colaborar para que ele tenha um maior raciocino lógico, e proporcionar instrumentos de trabalho, como resumos, livros, artigos, resenhas, etc.
A redação de um texto é codificado por signos linguísticos para que haja a transmissão da mensagem através do raciociocio , juízos e conceitos. “o raciocínio é o momento amadurecido do pensamento ; raciocinar é encadear juízos é encadear conceitos”(p.83) o conhecimento cientifico, exige que se use uma linguagem apropriada e técnica, não se deve usar uma linguagem comum para salientar as ideias, no campo cientifico e o raciocínio permite que o pesquisador possa obter novos conhecimentos.
A ciência sempre lida com métodos, que é o que diferencia, ciência e senso comum e a religião, o cientista deve sempre trabalhar com métodos que hipóteses, que se forem comprovadas através de experiências viram lei, como é ocaso da lei de Newton, sobre a gravidade. “Indução e dedução aso duas formas de raciocínio, isto é procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese”(p.104) No caso, da indução faze-se uma generalização dos aspctos, ou seja existe uma universalização dos eventos, por exemplo, a morte, todo homem morre, ou seja que todos os seres humanos vão falecer independente de qualquer circunstância.
O ser humano começou a dominar e criar um campo cientifico natural, através das leis naturais, que salientam que os elementos da natureza e o mundo é fixado por leis, que determinam como esses elementos se manifestam, foi assim que surgiu o positivismo, entretanto as ciências humanas não possuem leis, porque o ser humano é subjetivo, complexo e por isso não pode ser determinado por essas leis.
Severino explica que a pesquisa no campo cientifico pode ser feita de várias formas, dependendo do campo de conhecimento, existe a pesquisa quantitativa e a qualitativa, a quantitativa se preocupa em analisar a quantidade, por exemplo, se formo pesquisado a respeito da obesidade infantil, vai-se se preocupar com a quantidade de crianças que estão acima do peso, e a qualitativa, vai se interessar, em analisar aspectos como tipo de alimentação elas comem, se fazem algum tipo de atividade física, etc.
A pesquisa etnográfica, busca compreender o cotidiano e o dia-á-dia de uma população, “Trata-se de um mergulho do microssocial , olhando com um lente de aumento” (p.119) , a pesquisa participante é aquela em que o pesquisador participa de todas as atividades dos sujeitos pesquisados, para compreender melhor a forma que vive, pensa, e se comporta na sociedade, a pesquisa bibliográfica, se baseia em analisar textos e livros já escritos para que eles, se tornem fontes e o pesquisador possa pesquisar, a documental é aquela que o cientista vai analisar jornais, revistas, entrevistas através da oralidade para que se possa compreender melhor a respeito dos fatos estudados, é a que o historiador pratica. A pesquisa explicativa é aquela que explica como os fenômenos estudados, tenta encontrar suas causas, através de métodos matemáticos e experimentais, existe a pesquisa laboratorial, feita pelo campo da biologia e da química geralmente, a qual os cientistas vão analisar substantancias químicas para a fabricação de remédios, produtos de limpeza, etc.
Antes de fazer o projeto, o discente deve elaborar um plano de estratégias, que deve seguir os seguintes passos, tem um objeto bem definido , problematiza-lo, levantar hipóteses, quais recursos ele usou para fazê-lo, ou seja explicar seu método, o projeto deve ter um título, a qual vai nomear o seu trabalho, ele deve ser fiel ao tema estudado, ele pode ser uma metáfora, mas deve possui um subtítulo, que seja expressivo, deve ter uma apresentação de explica porque decidiu estudar aquele tema, enfatizar qual o inicio do problema, e os elementos que influenciaram o processo , deve haver uma delimitação do tema, ou seja explicar e recortar o espaço geográfico, o recorte temporal, as pessoas que vou investigar , etc. Na Justificativa, o pesquisador, deve salientar qual a importância do seu tema, no meio social e acadêmico, porque escolheu esse tema, deve-se ter um quadro teórico, ou seja um suporte de autores, que vão dar embasamento para sua pesquisa, autores, que conhecem mais, o tema que o indivíduo, as fontes usadas, que podem ser as empíricas, documentais ou as bibliográficas, dependendo do capo de estudo. O cronograma tem o intuito de do pesquisador indicar as várias etapas do seu projeto, e explicando cronologicamente por datas, quando fez cada procedimento de sua pesquisa.
De acordo com Severino o pesquisador deve trabalhar com a ética, principalmente aquelas que envolvem pesquisas, que precisam de humanos, para serem realizadas, e a monografia, deve-se abordar um tema de forma estruturada, o ensino superior prega que o aluno deve desenvolver outros tipos de trabalhos como artigos, resenhas, relatórios, etc. Um discente quer ser um bom pesquisador, participa de palestras, simpósios, painéis sobre o tem a que resolveu estudar, uma tese de doutorado deve buscar um aspecto original, novo na ciência, deve vim acompanhada de capa, pagina de rosto, pagina de dedicatória , pagina de aprovação , sumario, lista de tabelas ou figuras, resumo, o corpo do trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, e depois devem vim apêndices, anexos, bibliografia e página de créditos do autor, A relação entre orientador e orientado, não deve ser paternal, mas também não pode ser de intrigas, deve haver um diálogo entre eles, para que a pesquisa quando for concluída possuía qualidade, o orientador deve salientar as possíveis fragilidades e erros da pesquisa e pedir para que seu orientado corrija e melhore esses aspectos, livro de extrema importância para todo discente que está interessado em começar a pesquisa, porque explica todos os passos de uma forma simples e pratica .










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BeatrizFonseca1 17/04/2023

Severino, Joaquim Antônio Metodologia do Trabalho Cientifico, 23 ed., ed. Cortez, São Paulo, 2007


.” O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor.”(p.51)
“Em toda unidade de leitura há sempre alguns conceitos básicos que dão sentido á mensagem e , muitas vezes , seu significado não é muito claro ao leitor numa primeira abordagem” (p.55)
. “A utilização do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto”(p.56)
“O debate e a reflexão são essenciais á própria atividade filosófica e cientifica” (p. 62)
. “o raciocínio é o momento amadurecido do pensamento ; raciocinar é encadear juízos é encadear conceitos”(p.83)
“Indução e dedução aso duas formas de raciocínio, isto é procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese”(p.104)

De acordo com Severino, o ensino superior tem três objetivos, que são a formação de profissionais, de diferentes áreas do conhecimento, o segundo é a de formação de cientista, com a capacidade de lidar com métodos e teorias, e a terceira é a cidadão que possui ética e capacidade de consciência histórica social e política, a universidade para conseguir dar conta desses três elementos tem que criar mecanismos relacionados a pesquisa, ensino e extensão. O processo de ensino e aprendizagem está relacionado e vai influenciar o aluno a fazer pesquisa, e ela é um aspecto obrigatório, pelo fato que o aluno tem que produzir uma monografia, na conclusão do curso.
No Brasil, em muitas universidades, não existe as condições necessárias para que os discentes, desenvolvam as pesquisas, isso prova que essas instituições estão fragilizadas, atualmente é exigido dos profissionais, que eles consigam revolucionar problemas com criatividade e tomar inciativas da situação, a extensão está ligada a pesquisa pelo fato que é ela vai mostrar a realidade concreta para os alunos. Não haveria o conhecimento a ser lecionado se não fosse a pesquisa, para buscar o novo, tentar buscar reparar as lacunas em um determinado tema, entretanto se não fosse o ensino os conteúdos não poderiam ser transmitidos e discutidos por outros indivíduos.
O aluno deve ter consciência, que é dele a maior responsabilidade pela sua aprendizagem e organização das tarefas, que são responsabilidades do estudante, como ler textos e debater os assuntos, Severino salienta que é necessário, se ter um suporte para a aprendizagem que são os fundamentos bibliográficos, ou seja diversos livros e autores, que vão auxilia-lo na sua vida acadêmica, é necessário que o estudante tenha uma biblioteca em sua casa, com dicionários, livros artigos, que lhe possibilitem criar um quadro teórico para que ele possa desenvolver a aprendizagem assim como amadurecer suas ideias e convicções.
Para ser um bom profissional não basta ser especialista em determinado assunto, tem que entender a realidade dos alunos e o compreender o contexto histórico e social , que está lecionando, um bom professor incentiva seus alunos a estudarem e a pesquisarem mais, para se ter um bom aprendizado é necessário fazer anotações sobre o que fosse debatido , em sala de aula, entretanto não faça essas anotações quando o professor está explicando, porque as ideias podem sair confusas e devem-se prestar atenção na hora da exposição do assunto.
Não é tão importante a quantidade de horas, que o individuo estuda, mas a qualidade também, e essa questão de esquemas de estudo e aprendizagem é relativo, porque cada individuo pensa e aprende de uma forma distinta, é necessário ter disciplina com o estudo, ou seja ter uma organização , estudar um pouco todos os dias, principalmente os jovens que trabalham
“Pode-se partir da consideração de que comunicação se dá quando da transmissão de uma mensagem entre emissor e um receptor.” O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor.”(p.51) essa comunicação acontece através de um código, ou sinal simbológico, que é a linguagem. Quando um autor(emissor) escreve uma obra, ele codifica, e o leitor (receptor) recebe essas informações, ele deve filtra-la, assimila-la e compreendê-la , só dessa forma, que existe, a comunicação, se o leitor não conseguir realizar esses elementos, a comunicação foi falha, o ser humano sofre de varações culturais e pessoais, que podem modificar a comunicação entre emissor e receptor.
“Em toda unidade de leitura há sempre alguns conceitos básicos que dão sentido á mensagem e , muitas vezes , seu significado não é muito claro ao leitor numa primeira abordagem” (p.55) é por isso que deve-se ler mais de uma vez, o texto para que o discente possa compreender de fato ,a mensagem o autor(emissor) está tentando passar, e se necessário recorrer a dicionários, outros textos e pessoas que tenham mais conhecimento desse assunto.
Muitos indivíduos confundem a questão da esquematização com resumos, na verdade esse aspecto é necessário para que o discente possa organizar mais suas ideias, com relação ao assunto estudado. “A utilização do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto” (p.56) é bom desenvolver em processo em três setores: introdução, desenvolvimento e conclusão. é necessário que o individuo, tenha cuidado, quando for analisar o tema do texto, pelo titulo, porque ele pode ser uma ironia, ou uma analogia, e não ter muito haver com o assunto do texto de fato,
todos os textos tem problemas, principalmente os filosóficos, deve-se analisar aspectos como qual posição o autor assume, quais ideias defende, o que quer provar, quais são os argumentos que ele usou para provar, etc.
É necessário interpretar o texto, ou seja tomar uma posição própria, com relação as ideias, do autor deve-se aprender a ler as estrelinhas, ter um dialogo com o autor, questiona-lo, interroga-lo e por fim tirar suas próprias conclusões a respeito do texto analisado , a problematização consiste em levantar os problemas do texto, para discuti-lo com outros indivíduos, deve-se debater, questionar, “o debate e a reflexão são essenciais á própria atividade filosófica e cientifica” (p. 62) , deve-se fazer uma leitura analítica, que vai trazer uma série de benefícios aos estudantes, como exemplo permitir que ele tenha um entendimento global, a respeito do texto, treinar a compreensão e intepretação dos textos, colaborar para que ele tenha um maior raciocino lógico, e proporcionar instrumentos de trabalho, como resumos, livros, artigos, resenhas, etc.
A redação de um texto é codificado por signos linguísticos para que haja a transmissão da mensagem através do raciociocio , juízos e conceitos. “o raciocínio é o momento amadurecido do pensamento ; raciocinar é encadear juízos é encadear conceitos”(p.83) o conhecimento cientifico, exige que se use uma linguagem apropriada e técnica, não se deve usar uma linguagem comum para salientar as ideias, no campo cientifico e o raciocínio permite que o pesquisador possa obter novos conhecimentos.
A ciência sempre lida com métodos, que é o que diferencia, ciência e senso comum e a religião, o cientista deve sempre trabalhar com métodos que hipóteses, que se forem comprovadas através de experiências viram lei, como é ocaso da lei de Newton, sobre a gravidade. “Indução e dedução aso duas formas de raciocínio, isto é procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese”(p.104) No caso, da indução faze-se uma generalização dos aspctos, ou seja existe uma universalização dos eventos, por exemplo, a morte, todo homem morre, ou seja que todos os seres humanos vão falecer independente de qualquer circunstância.
O ser humano começou a dominar e criar um campo cientifico natural, através das leis naturais, que salientam que os elementos da natureza e o mundo é fixado por leis, que determinam como esses elementos se manifestam, foi assim que surgiu o positivismo, entretanto as ciências humanas não possuem leis, porque o ser humano é subjetivo, complexo e por isso não pode ser determinado por essas leis.
Severino explica que a pesquisa no campo cientifico pode ser feita de várias formas, dependendo do campo de conhecimento, existe a pesquisa quantitativa e a qualitativa, a quantitativa se preocupa em analisar a quantidade, por exemplo, se formo pesquisado a respeito da obesidade infantil, vai-se se preocupar com a quantidade de crianças que estão acima do peso, e a qualitativa, vai se interessar, em analisar aspectos como tipo de alimentação elas comem, se fazem algum tipo de atividade física, etc.
A pesquisa etnográfica, busca compreender o cotidiano e o dia-á-dia de uma população, “Trata-se de um mergulho do microssocial , olhando com um lente de aumento” (p.119) , a pesquisa participante é aquela em que o pesquisador participa de todas as atividades dos sujeitos pesquisados, para compreender melhor a forma que vive, pensa, e se comporta na sociedade, a pesquisa bibliográfica, se baseia em analisar textos e livros já escritos para que eles, se tornem fontes e o pesquisador possa pesquisar, a documental é aquela que o cientista vai analisar jornais, revistas, entrevistas através da oralidade para que se possa compreender melhor a respeito dos fatos estudados, é a que o historiador pratica. A pesquisa explicativa é aquela que explica como os fenômenos estudados, tenta encontrar suas causas, através de métodos matemáticos e experimentais, existe a pesquisa laboratorial, feita pelo campo da biologia e da química geralmente, a qual os cientistas vão analisar substantancias químicas para a fabricação de remédios, produtos de limpeza, etc.
Antes de fazer o projeto, o discente deve elaborar um plano de estratégias, que deve seguir os seguintes passos, tem um objeto bem definido , problematiza-lo, levantar hipóteses, quais recursos ele usou para fazê-lo, ou seja explicar seu método, o projeto deve ter um título, a qual vai nomear o seu trabalho, ele deve ser fiel ao tema estudado, ele pode ser uma metáfora, mas deve possui um subtítulo, que seja expressivo, deve ter uma apresentação de explica porque decidiu estudar aquele tema, enfatizar qual o inicio do problema, e os elementos que influenciaram o processo , deve haver uma delimitação do tema, ou seja explicar e recortar o espaço geográfico, o recorte temporal, as pessoas que vou investigar , etc. Na Justificativa, o pesquisador, deve salientar qual a importância do seu tema, no meio social e acadêmico, porque escolheu esse tema, deve-se ter um quadro teórico, ou seja um suporte de autores, que vão dar embasamento para sua pesquisa, autores, que conhecem mais, o tema que o indivíduo, as fontes usadas, que podem ser as empíricas, documentais ou as bibliográficas, dependendo do capo de estudo. O cronograma tem o intuito de do pesquisador indicar as várias etapas do seu projeto, e explicando cronologicamente por datas, quando fez cada procedimento de sua pesquisa.
De acordo com Severino o pesquisador deve trabalhar com a ética, principalmente aquelas que envolvem pesquisas, que precisam de humanos, para serem realizadas, e a monografia, deve-se abordar um tema de forma estruturada, o ensino superior prega que o aluno deve desenvolver outros tipos de trabalhos como artigos, resenhas, relatórios, etc. Um discente quer ser um bom pesquisador, participa de palestras, simpósios, painéis sobre o tem a que resolveu estudar, uma tese de doutorado deve buscar um aspecto original, novo na ciência, deve vim acompanhada de capa, pagina de rosto, pagina de dedicatória , pagina de aprovação , sumario, lista de tabelas ou figuras, resumo, o corpo do trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, e depois devem vim apêndices, anexos, bibliografia e página de créditos do autor, A relação entre orientador e orientado, não deve ser paternal, mas também não pode ser de intrigas, deve haver um diálogo entre eles, para que a pesquisa quando for concluída possuía qualidade, o orientador deve salientar as possíveis fragilidades e erros da pesquisa e pedir para que seu orientado corrija e melhore esses aspectos, livro de extrema importância para todo discente que está interessado em começar a pesquisa, porque explica todos os passos de uma forma simples e pratica .










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Gustavo.Henrique 19/05/2021

De fato quando integramos a vida acadêmica geralmente somos jogados a deriva, muitas vezes carecendo de um bom aprendizado nas escolas públicas e entrando com um enorme déficit de aprendizado, com certeza, se eu tivesse lido este livro durante a graduação o meu norte no processo de aprendizado seria muito mais definido, hoje, serve de base para meu ingresso no mestrado, com certeza uma leitura gratificante e indispensável para graduando e pós graduando, pois o saber, nunca se limita ao que lemos na faculdade
.
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Leo 19/02/2021

Tudo sobre o método científico e um pouco mais
No início, o autor expõe sua visão do ensino superior no Brasil, criticando a forma dominante atual e propondo mudanças.

Também defende a ideia de que na graduação o aluno já deve ser incentivado a aprender produzindo conhecimento e que os três pilares da universidade (ensino/pesquisa/extensão) devem estar presentes em qualquer instituição, mas que a pesquisa é prevalente, pois sem ela, não se produz conhecimento (novo) nem a universidade pode servir a comunidade, pois a pesquisa surge como necessidade de se solucionar um problema proposto, de tal forma que um conhecimento novo deve ser descoberto, fechando o ciclo.

No restante do livro, são estabelecidos os métodos de pesquisa e sugeridas as formas de o colocá-lo em prática.

O livro engloba um público alvo que vai desde o ingressantes até o os professores do ensino superior. Portando, é bem abrangente.

Obrigatório para todo universitário que não quer apenas passar pela universidade, mas sim ser um agente transformador de si mesmo e da sociedade.
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Ckrayuska 19/11/2020

Resenha Oficial (Amazon)
Este livro tem por objetivo apresentar aos estudantes universitários alguns subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhes serão solicitadas ao longo do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem de sua formação acadêmica. Trata-se, também, de eficiente ferramenta para o trabalho docente em sua interface com a aprendizagem dos alunos

site: @livrequetequero.livro
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Volnei 03/12/2017

Metodologia do Trabalho Científico
Esta obra tem como finalidade apenas orientar os trabalhos acadêmicos seguido as normas da ABNT

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
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Fernanda 25/07/2014

Bíblia do Trabalho Científico
Este livro é maravilhoso para quem precisa fazer o trabalho científico na faculdade ou pós.
Ele me ajudou muito na minha primeira graduação e agora me ajuda novamente com a segunda graduação. As dicas do Severino são claras, objetivas, fáceis de entender, traz todas as normas da ABNT que atormentam a vida de todos os estudantes de forma fácil de entender.

site: https://www.youtube.com/watch?v=A-Bq75fc8vI
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Guardia 08/07/2010

Resenha: Metodologia do Trabalho Científico - A.J. Siverino
Nos Capítulos I e II do referido livro, o autor esclarece como um aluno universitário deve organizar seus estudos. No Capítulo I o autor leva o aluno a entender a importância de uma metodologia de sistematização de estudos, enquanto no Capítulo II o autor descreve passo a passo a técnica que ele acredita ser a mais adequada na preparação do material de estudo que servirá como base para a aprendizagem autodidata.
Para o autor aluno universitário deve entender que o resultado do processo de aprendizagem depende fundamentalmente dele mesmo e que o ensino superior exige uma postura autodidata. O ensino superior tem, portanto, a mera função de fornecer instrumentos para uma atividade criadora que deverá ser desenvolvida pelo próprio aluno. Todos os processos de assimilação passiva e mecânica praticada nas escolas de ensino fundamental e médio devem ser deixados para trás.
O autor sustenta que as atividades em sala de aula devem servir de ponto de início para embasamento teórico, mas que a assimilação dos elementos teóricos é garantida apenas pelo estudo individual. A bibliografia pessoal seria, portanto, o instrumento de trabalho de cada aluno.
Assim, ao dar início à vida universitária, o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal. Nesta devem constar livros fundamentais, textos básicos e textos especializados, que devem ser adquiridos progressivamente no decorrer do curso. O aluno deve iniciar sempre com livros fundamentais, passando pelos textos básicos e só em um estágio mais avançado passar aos textos especializados de sua área e de áreas afins. Neste ponto o autor critica duramente os professores que acreditam que os alunos universitários devem fazer uso apenas dos textos especializados. O autor argumenta que o aluno deve passar por um encaminhamento lógico que o inicie a pensar, sendo o professor apenas o agente condutor da aprendizagem.
O autor discorre, ainda, sobre um fator fundamental para o sucesso do processo autodidata: a organização do tempo de estudo. O autor enfatiza que o aluno deve aproveitar sistematicamente o tempo disponível, predeterminado um horário para o estudo em casa. Tal horário deve ser cumprido rigorosamente, mantendo um ritmo de estudo. Os mesmos procedimentos devem ser tomados durante a elaboração de trabalhos ou seminários em grupo.
Até esse ponto o texto é bastante adequado, dando dicas importantes para a postura de um universitário e incentivando o aluno a ser o agente criador não apenas do seu processo de aprendizagem, mas também dos instrumentos que utilizará nesse processo. Esse tipo de abordagem é de grande proveito numa época em que a quantidade de informações acumuladas ultrapassa a capacidade humana, deixando o aluno perdido, sem saber por onde começar a entender e organizá-las.
No final do Capítulo I o autor começa a descrever a técnica que deve ser usada na organização do material bibliográfico. A técnica que começa a ser descrita aqui, e que será mais detalhada no Capítulo II, é cheia de regras e com nenhuma plasticidade para adequação à personalidade e estilo de vida de cada aluno. O autor insiste no fato de que a organização da informação adquirida pelos alunos deve ser feita em fichas, para as quais ele fornece um modelo que deve ser criteriosamente seguido. Nesse modelo o autor impõe sua percepção de organização, descrevendo detalhadamente como devem ser escritos e dispostos os títulos de cada assunto, as anotações pessoais do aluno, as citações dos autores consultados etc.
Acredito que uma técnica tão detalhada e rigorosa de organização de conhecimento não funcione para todas as pessoas, pois o processo de aprendizado depende de vários fatores, em especial aqueles relacionados ao meio cultural em que cada aluno cresceu sua idade, sua própria percepção de organização entre vários outros. Uma técnica pré-estabelecida por outra pessoa pode arruinar completamente o prazer do processo de aprendizagem, que é pessoal, ou seja, para cada indivíduo. Prescrever uma receita de aprendizagem no ensino superior é apenas tornar mais técnico o processo de mecanização desenvolvido nos ensino fundamental e médio.

SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. ver. E ampl. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23-45.

Resenha publicada no blog www.blogdoguardia.co.cc
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