Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Jklaos 05/07/2018

Não é épico, mas bom!
Gostei do livro, a trama toda se baseia em bullying sofrido por muitos hoje em dia. Não é um dos melhores que já li, mas recomendo.

Mariana Orico 10/06/2020

Um livro atípico!
Quando li esse livro, lembro que nunca tinha visto nada igual, pelo menos não como estamos acostumados.
A obra Ratos me trouxe outros olhares para a vida, onde nem sempre o bem vence o mal. O livro retrata a história de uma mãe e uma filha que precisam se mudar por conta do pai/marido agressor. As vezes na vida nós não somos homens/mulheres, somos ratos e a situação é relatada pela filha, que se questiona se ela quer viver a vida como homem/mulher ou como um rato. Um suspense tranquilo de se ler e muito bom!

Mi Sgarbi 15/01/2021

A melhor leitura desse ano até agora. Me surpreendeu bastante. Livro envolvente!

Lehlivros 22/01/2021

Leitura perfeita, adorei a escrita envolvente do autor assim como a história que nos leva a reflexões sobre nossos comportamentos e atitudes.A história é narrada somente por uma adolescente e talvez em alguns momentos a infantilidade nos fatos nos deixa um pouco incomodados, mas nada que mude nossa opinião sobre o livro, maravilhoso.

AnaPah42 10/02/2021

Vítima/agressor
Bom, eu ja comecei lendo pensando "homem escrevendo mulheres vítimas de violência domestica, tem tudo pra dar errado", mas me enganei. As personagens demonstram niveis diferentes de trauma e culpa, mostrando diferentes modos que pessoas lidam com um mesmo problema em suas vidas. Só não recebeu 5 estrelas por que não tenho certeza se gostei da transformação da filha de vítima para agressor, pareceu muito automático e rápido. Tirando isso é uma ótima história. Leria de novo.

Myrandha 17/03/2021

Até os ratos podem ser cruéis
"? ??talvez o mais brilhante a respeito de Macbeth é que, de certa maneira, ele não tem um caráter. Ele é leal, ele é traiçoeiro; ele ama sua esposa, ele não se preocupa quando ela morre; ele é corajoso na guerra, ele é um covarde na noite do assassinato; ele mata uma mulher e uma criança indefesas, ele morre como um herói? Sha?espeare parece dizer que nós, pessoas reais, não somos o que nossos caracteres determinam, somos nossas ações. Os corajosos são, na verdade, covardes;
os covardes são corajosos; os cruéis podem ser gentis; os gentis, cruéis??-"
Essa frase, descreve toda a narrativa maravilhosa,tocante e filosofica desse livro.

Babi 13/01/2022

Leitura fluida
Não é um gênero literário que estou acostumada a ler, mas gostei bastante do livro. Achei uma história legal (nada muito uau), a leitura é bem fluida e fácil

Jana ð 26/01/2022

Esperava mais
Ok, uma história de superação.
A mãe como uma advogada achei muito fraquinha, apesar de ter umas sacadas legais em alguns momentos.
A filha, nao tenho muito o que pensar sobre ela, achei bem água e sal. Algumas coisas não me desceram... enfim, a expectativa era minha.

Samara638 10/02/2022

Eu simplesmente amei esse livro, foi uma leitura muito rápida, tensa, angustiante e em partes dolorida. Acompanhar o desenvolvimento da Shelley e de sua mãe foi esplêndido.

Natalia 11/05/2022

Interessante
Ratos conta história de uma mãe e sua filha adolescente (15 anos) que precisam mudar suas vidas por não conseguirem se defenderes dos agressores que faz delas "ratos" na busca incessante de causar o mal. No caso de Shelly (15 anos) 8 meses guardando o segredo dos seus hematomas, e da infelicidade que vinha vivendo com três "ex amigas" que usava o bulling como meio de causar mal. Ofender e humilhar a garota, em segredo aguentando tudo calada. Cada hematoma uma historia diferente. Sem poder alguém defende-la. Até que um dia ao ver seu rosto em chama, causados pelas ex- amigas, sua mãe encontrou o diário e pode ver o quanto a filha sofria nas mãos daquelas garotas.

Elizabeth foi trocada pelo marido por uma mulher mais jovem, e a casa única coisa que ainda restava daquele casamento que ele deixou, foi vendida. Ela receberia a parte da venda, então resolveu comprar uma casa longe da cidade. Onde a filha poderia se sentir segura. Como ratos se escondendo dos gatos.

Após um incidente que vai mudar completamente a vida da mãe e filha, a gente se depara com o peso entre elas. E como essa adolescente precisa amadurecer de uma forma cruel.

Mariana.Moreira 18/05/2022

Ratos
Livro com a história de uma jovem de quinze anos que sofre terríveis bullying na escola, e por este motivo ela e sua mãe recém separada irão morar em um local longe da cidade.
Algum tempo a casa delas é invadida e as duas indefesas e fragilizadas, por conta dos acontecimentos se tornam pessoas mais fortes e seguras de si.
O livro nos mostra que o que nos torna mais fortes, confiantes são as diversidades da vida.
Como diz o ditado: mãe calmo nas faz bons marinheiros.

Garfield 10/09/2022

A história foi bem envolvente, mas achei o final ruim.
A história de como Shelly e a mãe dela deixam de ser "ratas" para se tornarem "caçadoras" é bem interessante.

Micael 22/09/2022

A violência que coisifica
Desde que esse livro foi traduzido aqui no Brasil, o vejo pipocando como sugestão de compra em sites de livros. Pois bem, resolvi ler e fui atravessado pelo que li.

Em “Ratos” (2011) de Gordon Reece, o leitor é apresentado para Shelley e sua mãe, uma adolescente prestes a completar dezesseis anos e uma mulher adulta, vivendo num chalé em uma cidade no interior da Inglaterra.

Para além dos laços parentais, há algo que as identifica: são vítimas de violência. A mãe de Shelley que ao casar abdicou-se de todos os seus sonhos e desejos, a fim de maternar e cuidar de sua família, se vê com as mãos abanando quando o marido resolve se separar dela, e viver um romance com uma mulher mais jovem do que ela. Shelley, em contrapartida, sofre bullying de três meninas que ela considerava serem as suas melhores amigas.

Em determinado momento, Shelley adjetiva ela e sua mãe como ratos prestes a serem devoradas por um caçador. É assim que ela nomeia o modo com que ela e sua mãe existem no mundo. Na véspera de seu aniversário de dezesseis anos, algo inesperado acontece que as colocará na posição não mais de ratos, mas sim de caçadoras. O que ocorreu para que as peças do jogo fossem mudadas? Isso eu não irei te contar, você precisará ler para saborear e sentir essa mudança brusca na vida de mãe e filha.

“Ratos” é sobre o quanto a violência pode descaracterizar um ser humano, colocando- o num lugar de coisa e não de ser humano digno de direitos e cuidados.

Nayara364 27/12/2022

não esperava
Comecei o livro pensando que seria um drama e recebi boas doses de thriller com o adorado female rage. As personagens principais, mãe e filha, são descritas como ratos, não possuem voz e força para lutar com as opressões e humilhações. Após um divórcio conturbado e graves agressões no ambiente escolar, as duas se mudam para uma casa isolada. Lá, um fato mudará suas rotinas e vidas, fazendo o leitor se questionar se as mulheres da narrativa não possuem mesmo uma voz?? elas se tornaram gatos capazes de caçar e se defenderem??