Nos Bastidores do Google - Tudo o Que Sei Sobre Marketing Aprendi Com o Google

Nos Bastidores do Google - Tudo o Que Sei Sobre Marketing Aprendi Com o Google Goldman...

Resenhas - Nos Bastidores do Google - Tudo o Que Sei Sobre Marketing Aprendi Com o Google

Simone 25/01/2021

Google
Algumas coisas que você não encontra no Google sobre a empresa Google estão nesse livro :)

Belisa 05/09/2013

Amei
Me apaixonei por esse livro. Apesar de algumas partes serem bem repetitivas, aprendi muito sobre o google e sobre marketing digital.

Cada capítulo traz uma "lição do google", tratando de alguma ideia/filosofia/modo de trabalho da empresa e em seguida associando esta ideia com o marketing. Essa associação pode ser mais óbvia ou não.

As partes que tratam do google mesmo trazem às vezes linguagens mais difíceis (para mim), e acabam tornando-se um pouco chatas, portanto pra mim o livro valeu muito mais pelas lições de marketing.

Recomendo muito a leitura.

SGolzio 11/05/2013

O inicio considero chato e enfadonho devido a minha interpretação de um narcisismo do autor, é provável que o autor use esse recurso de autopromoção por ser um profissional de marketing e utiliza o recurso do marketing pessoal.
Na metade do livro, o autor tem excelentes dicas e ferramentas para o uso do marketing personalizado ao cliente, várias técnicas importantes são demonstrado e detalhadamente explicado. Excelente.
No final do livro, no fechamento do livro considerei novamente enfadonho, mas com uma conclusão muito boa do desenvolvimento.

Tauana Mariana 12/03/2013

Eu curti muito o livro. Apesar de não gostar de livros de página branca e de ter dificuldade para ler a fonte fininha que foi escolhida para esta obra, a leitura foi muito boa. Como o próprio autor nos informa no início do livro, ele gosta muito do Twitter, e é com uma linguagem desta plataforma que ele procura desenvolver seus argumentos, ou seja, com parágrafos curtos, e uma linguagem bem jovial.

Aaron apresenta as suas argumentações embasado em seus conhecimentos acadêmicos e de mercado, além de uma bela bibliografia e diversas entrevistas com pessoas relevantes da área. A seriedade da obra não impede o autor de fazer piadinhas ao longo de suas páginas, como: "obrigada mãe, por divulgar esse livro".

Ao longo da obra, Aaron insere diversos tweet's de seus entrevistados, que foram solicitados pelo autor. Então, você conhece um monte de gente interessante e suas perspectivas em relação ao Google, à era Google e ao markting da era Google. Aliás, o autor comenta que você deve conseguir explicar a sua empresa/negócio em apenas um tweet. Também sugere que a sua mãe deve saber explicar qual é o seu negócio, pois se nem ela souber fazer isso, você tem um problema a resolver.

Ao longo do livro você aprenderá muito sobre otimização para ferramentas de busca - ou Search Engine Optimization (SEO), que é a "é a prática de aumentar a visibilidade de uma marca ou website no Google e em outras ferramentas de busca" (p. 17). Aprenderá que "a ferramenta de busca do Google tem dois recursos importantes que ajudam a produzir resultados de alta precisão. Em primeiro lugar, ela utiliza a estrutura de links da internet para calcular uma classificação de qualidade para cada página na internet. Essa classificação é chamada de PageRank... Em segundo lugar, o Google utiliza link[s] para melhorar os resultados da busca", ou, dito de outra forma, "o algoritmo do Google analisa o número de links que leva a cada página da internet indexada (inbound links) como uma medida da importância dessa página. Quanto mais links (citações) uma determinada página tiver, mais importante ela é"(p. 39).

Aprenderá brevemente sobre a história, os números e os fatores de sucesso do Google, aprenderá a importância de ser simples, de ser relevante, de criar fascínio, de encontrar a sua tribo, de perceber e utilizar a sabedoria da multidão. Aprenderá que muitas vezes, as pessoas não querem que você as ajude, simplesmente; mas as ajude a ajudar. Enfim, saberá um pouco mais sobre a comunicação, publicidade e marketing e suas modificações nesta era Google.

A obra possui um site e ao longo das páginas, você encontra links para publicações referentes ao que está lendo. Também possui um canal no Youtube com vídeos do autor (Também estranhei o estilo rapper dele, mas tudo bem). Além disso, Aaron nos apresenta diversos autores e bibliografias interessantes, entre elas: A cauda longa, Tribes (que infelizmente ainda não foi traduzido), Web Analytics 2.0, O Ponto Da Virada, Google - A História do Negócio de Mídia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos, O que a Google faria?, A Estratégia do Oceano Azul, A Busca, entre outros. No blog você confere os capítulo que compõem a obra, e seus respectivos resumos, elaborados pelo autor.

Silvio 27/08/2012

5 motivos para ler Nos bastidores do Google
No Brasil, 9 em cada 10 pesquisas na internet são feitas através do Google, que também concentra cerca de 50% do volume de investimentos em marketing digital no país. São números suficientes para mostrar a importância que o site tem hoje na nossa vida pessoal e profissional, assim como para as empresas. Ao mostrar como o Google se transformou no que é hoje, o autor Aaron Goldman revela também como ele vem redefinindo também a forma como vendemos, compramos e nos relacionamos com empresas e produtos. Os 5 motivos que eu recomendo a leitura deste livro são:

1. Explica como o Google transformou nosso processo de compra, a percepção como tomamos conhecimento, avaliamos e decidimos uma compra, seja de um produto, serviço ou marca.

2. Mostra os principais conceitos e formas de atuação que o Google utilizou para se consolidar no mercado mundial de buscas e que você também pode fazer uso na sua empresa para ganhar participação no seu mercado.

3. Apresenta as principais estratégias e ações de marketing de empresas e agências de publicidade do mundo que tem o Google como base.

4. É repleto de orientações e dicas para sua empresa aparecer com relevância no Google.

5. Dá uma prévia da evolução do "mercado" de buscas e de como sua empresa deve se preparar para as mudanças que virão.

Trecho
Desenvolver uma loja ou website corporativo e esperar que as pessoas venham até você não é apenas tolo, é rude!
A chave é construir uma marca onde seu público estiver. Não peça às pessoas que elas parem o que estiverem fazendo ou saiam de onde estiverem para ir visitá-lo. Divida a sua marca em ativos que elas possam usar onde quer que estejam. Descubra onde estão ocorrendo conversas sobre sua marca ou oferta e plante sementes lá. O que o Google faz para ganhar participação de mercado é o que as marcas precisam fazer pelos produtos delas. É uma questão de disponibilizar a sua marca por toda parte.

Natascha 08/01/2012

Excelente!
Este livro é ótimo tanto para profissionais de Marketing quanto para os profissionais de TI que trabalham com SEO.
Super recomendado, cita diversas ferramentas Google que podem ser úteis tanto para alavancar nos resultados de busca quanto para avaliar as métricas.
dox 12/06/2012minha estante
O livro é mesmo ótimo, porém acho que ele perde um pouco o foco no Google e em alguns momentos trata de algumas questões relacionadas a branding e marketing sem relacionar às ferramentas da Google. Ainda faltam 100 páginas para eu finalizar a leitura, mas já posso afirmar que esperava um pouco mais.

Curiosidade minha: se você achou o livro excelente por que avaliou ele com um 3? ;-)

Kakau 12/09/2012minha estante
Boa! Pq avaliou com um 3?

Natascha 12/09/2012minha estante
Ops, eu coloquei 3 no início da leitura e depois esqueci de atualizar.

Para mim, vale por 5 estrelas! Atualizado!