Tauana Mariana 12/03/2013
Eu curti muito o livro. Apesar de não gostar de livros de página branca e de ter dificuldade para ler a fonte fininha que foi escolhida para esta obra, a leitura foi muito boa. Como o próprio autor nos informa no início do livro, ele gosta muito do Twitter, e é com uma linguagem desta plataforma que ele procura desenvolver seus argumentos, ou seja, com parágrafos curtos, e uma linguagem bem jovial.
Aaron apresenta as suas argumentações embasado em seus conhecimentos acadêmicos e de mercado, além de uma bela bibliografia e diversas entrevistas com pessoas relevantes da área. A seriedade da obra não impede o autor de fazer piadinhas ao longo de suas páginas, como: "obrigada mãe, por divulgar esse livro".
Ao longo da obra, Aaron insere diversos tweet's de seus entrevistados, que foram solicitados pelo autor. Então, você conhece um monte de gente interessante e suas perspectivas em relação ao Google, à era Google e ao markting da era Google. Aliás, o autor comenta que você deve conseguir explicar a sua empresa/negócio em apenas um tweet. Também sugere que a sua mãe deve saber explicar qual é o seu negócio, pois se nem ela souber fazer isso, você tem um problema a resolver.
Ao longo do livro você aprenderá muito sobre otimização para ferramentas de busca - ou Search Engine Optimization (SEO), que é a "é a prática de aumentar a visibilidade de uma marca ou website no Google e em outras ferramentas de busca" (p. 17). Aprenderá que "a ferramenta de busca do Google tem dois recursos importantes que ajudam a produzir resultados de alta precisão. Em primeiro lugar, ela utiliza a estrutura de links da internet para calcular uma classificação de qualidade para cada página na internet. Essa classificação é chamada de PageRank... Em segundo lugar, o Google utiliza link[s] para melhorar os resultados da busca", ou, dito de outra forma, "o algoritmo do Google analisa o número de links que leva a cada página da internet indexada (inbound links) como uma medida da importância dessa página. Quanto mais links (citações) uma determinada página tiver, mais importante ela é"(p. 39).
Aprenderá brevemente sobre a história, os números e os fatores de sucesso do Google, aprenderá a importância de ser simples, de ser relevante, de criar fascínio, de encontrar a sua tribo, de perceber e utilizar a sabedoria da multidão. Aprenderá que muitas vezes, as pessoas não querem que você as ajude, simplesmente; mas as ajude a ajudar. Enfim, saberá um pouco mais sobre a comunicação, publicidade e marketing e suas modificações nesta era Google.
A obra possui um site e ao longo das páginas, você encontra links para publicações referentes ao que está lendo. Também possui um canal no Youtube com vídeos do autor (Também estranhei o estilo rapper dele, mas tudo bem). Além disso, Aaron nos apresenta diversos autores e bibliografias interessantes, entre elas: A cauda longa, Tribes (que infelizmente ainda não foi traduzido), Web Analytics 2.0, O Ponto Da Virada, Google - A História do Negócio de Mídia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos, O que a Google faria?, A Estratégia do Oceano Azul, A Busca, entre outros. No blog você confere os capítulo que compõem a obra, e seus respectivos resumos, elaborados pelo autor.
http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2013/03/nos-bastidores-do-google.html