A Colher Que Desaparece

A Colher Que Desaparece Sam Kean

Resenhas - A colher que desaparece

Antonio Luiz 17/12/2012

Um autor fraco, com uma tradução pior
Dá para aprender alguma coisa de química com esse livro, mas vale mais a pena procurar outro melhor. O autor, jornalista de ciência, escreve mal e é provinciano no sentido de ver mal (e entender pior) o que existe fora dos EUA e da especialidade científica que pesquisou para esse livro. O americanocentrismo inclui comparar a tabela periódica ao mapa dos EUA (o que, naturalmente, faz pouco sentido para quem não é de lá) e a falta de noção de tratar os cientistas estadunidenses que desenvolveram e aperfeiçoaram a bomba atômica e a bomba de hidrogênio como heróis brilhantes, logo depois de descrever Fritz Haber, o químico alemão responsável pelo desenvolvimento das armas químicas na I Guerra Mundial, praticamente como um vilão de gibi.

A tradução inepta, que comete erros óbvios aos olhos de qualquer leigo bem informado, também não ajuda.
Felipe 10/09/2013minha estante
Caro Antônio, e eu pensando que fui o único que percebeu isto, pois todas as resenhas que li só tecem bons comentários sobre o livro. Há erros conceituais bobos, escrita mal elaborada e, como você mesmo colocou, o americanocentrismo (boa palavra!) é tão descaradamente evidente que chegou a me dar raiva.

Rafael 02/10/2013minha estante
concordo com o irritante americanismo que contamina o ponto de vista do autor, mas acredito que isso não diminui o valor da obra, basta perdoar seu nacionalismo um pouco babaca e aproveitar uma leitura leve e agradável e mesmo assim recheada de informações, achei a obra inspiradora. o sr disse valer a pena procurar um livro melhor, por acaso teve a felicidade de encontrar?

Juliana-- 25/07/2016

Bolhas
O autor consegue agregar um pouco de história citando as curiosidades e descobertas sobre os elementos químicos. Escorrega um pouco nas explicações sobre mecânica quântica, mas como não há muito aprofundamento não afeta a compreensão.
Uma das partes mais fascinantes trata-se das bolhas que ele consegue expor de forma envolvente. Viajamos longe.

_Wesley_ 05/03/2022

Elementar
A Colher que Desaparece reúne várias histórias e conceitos que corroboraram para o surgimento da tabela periódica, bem como a descoberta de novos elementos e suas propriedades químicas. Sam Kean de uma maneira bem tranquila e descontraída, aborda os primórdios de formação da química, a análise dos elementos. Alternando entre histórias dos acontecimentos e assuntos técnicos da química, o autor apresenta um lado da química que muitos nunca viram.

Claudio.Mussa 21/09/2022

O livro é bem informativo e vai além de apenas falar sobre a tabela periódica, mencionando diversos contextos históricos importantes e explicando alguns fenômenos curiosos com base científica.

Em alguns momentos achei a escrita chata e devagar o que me fez ter uma experiência desconfortável, porém muitos capítulos conseguem te prender até o final.

André 17/08/2016

Divulgação científica baseada na tabela periódica
Livros de divulgação científica existem vários. A novidade geralmente fica por conta de como o autor decide fazer a narrativa de forma que o livro não seja um compilado de contos soltos. Nesse caso e linha que faz essa ligação entre as histórias é a tabela periódica dos elementos!
O autor passa por praticamente todos os elementos da tabela periódica comentando como foram suas descobertas e o desenvolvimento científico que foram obtidos na busca desses elementos. Como os elementos químicos são base de tudo, o autor consegue passar pelas descobertas de química, física, biologia, medicina e etc.. Em todas as áreas da ciência existe uma interface com os elementos químicos e isso que faz esse livro ter uma unidade.
O livro é feito para divulgação de ciência para todas as pessoas, mas se você tiver alguma formação em alguma área científica certamente vai achar algum relato correlacionado com seu campo de atuação nesse livro e se identificar mais com ele.
A única coisa que eu não entendi é o título desse livro que me pareceu totalmente desinteressante, ao contrário do livro em si.

site: www.exatamente.com.br
Maria.Gracas 25/01/2017minha estante
gostei do seu ponto de vista, este livro foi indicado por um professor de química e foi bem recomendado!!!! Do ponto de vista literário não conhecia mesmo este autor, mas como sou estudante de quimica tenho certeza de que toda leitura é muito preciosa!!!!

Nayara 14/04/2017minha estante
Acredito que o título faz uma referência a " brincadiera da colher de Gálio", a qual ele cita no livro. O Gálio é facilmente moldável e se aparece com o alumínio porém possui baixo ponto de fusão, dessa maneira , fabrica-se uma colher com um aspecto igual àquela normal porém quanto utiliza-se a mesma, ela desaparece dentro do líquido.

Gabriel 09/01/2020

Uma história para cada elemento
O autor utiliza a tabela periódica e seus elementos como fio condutor para amarrar narrativas diversas relacionadas à evolução das ciências, aplicações curiosas de elementos e fatos históricos (tanto no âmbito geral quanto na vida de cientistas famosos). Pessoas que ficam azuis por consumir prata, discussões sobre a nomenclatura de elementos durante a Guerra Fria, chumbo radioativo para provar que a carne estava sendo reutilizada... estas e outras histórias fascinantes mostram que a química está por toda parte.
O livro possui uma alta quantidade de informações, mas também é possível destacar alguns pontos negativos. Algumas explicações de conceitos científicos não são tão fáceis de assimilar. Diria que para lê-lo e conseguir absorver um número satisfatório de conhecimento, é necessário que a pessoa tenha estudado e relembre pelo menos a química do ensino médio. Até para mim, formado em química, alguns tópicos ficaram um pouco nebulosos, principalmente os voltados para a física moderna. Entretanto, não é escopo do livro ensiná-los, assim o leitor pode considerar isso como um incentivo para buscar o domínio deste conhecimento. Algumas explicações poderiam ter ficado mais claras com o auxílio de figuras, cuja presença é escassa na obra. Também encontrei erros de tradução, o que pode ser relevado para pessoas da área, mas pode confundir e criar concepções alternativas em leigos.
Entretanto, de modo geral, é um bom livro de divulgação científica, principalmente se levarmos em conta a raridade de publicações na área (e em química, especificamente) em português.
#leiamaisciencia

Roberto 24/02/2020

A tabela em nossas vidas
O estudo e o ensino da química esbarram na dificuldade de apreensão daquilo que está muito longe da nossa experiência ordinária, macroscópica. Sean Kean ajuda-nos a entrar em contato com a química além do conceito (ideia), a entender a tabela periódica e os elementos em sua manifestação no mundo, e não apenas como modelos matemáticos.

Enzo.Moura 25/02/2022

Um livro agradável de se ler, especialmente para leigos.
Se tu é um estudante de química ou de algo da área rapidamente perceberá isso, provavelmente esse livro não foi feito para você, mas tu consegue aproveitar, o autor trata dos assuntos com uma simplicidade que crianças conseguem compreender, o que é um defeito para quem é mais versado, mas tem a vantagem de deixar a leitura sucinta, breve e simples.
Seu maior problema é ser ultra americanizado, muitas analogias não se aplicam aos não americanos, dito isto este é um problema leve considerando que se tu não viveu em uma pedra nos últimos 30 anos já acostumou a isso.
No fim do livro tu terá uma noção básica da história da química, só por favor tenha consciência que isso é uma simplificação e que tu não vai fazer um reator nuclear no teu quintal, por mais que alguém já tenha tentado.
@PinkLemonade 26/02/2022minha estante
Dá até curiosidade de ler quando colocas as coisas dessa forma.

Barbie grew 16/01/2022

"Nem sempre erros na ciência levam a resultados desastrosos"
Como foi a "montagem" da famosa tabela periódica? Houve uma reunião de pesquisadores? Uma pessoa pôs ordem todos os elementos? Houve brigas?

Neste livro você encontra esta e outras questões que envolveram a descoberta de cada elemento estudado até os dias atuais. Algumas levadas de forma leve, outras nem tanto, já que estamos falando da época bemmm antes do século XX.

Elementos curiosos, outros que desencadearam discussões e brigas de ego entre homens da comunidade científica são abordados aqui, de forma que você, leitor, possa ir além de certas aulas de química dadas em sala de aula.

Adriana 19/10/2023

Surpreendentemente de Fácil Entendimento
Uma aula de química das melhores!!!
Uma leitura fluída apesar do tema
Abre sua mente sobre ciências e várias possibilidade.
Super recomendo

George 23/04/2020

Curiosidades da Química maravilhosa
Sou Eng químico de formação....amo química, amo este tipo de leitura, o autor consegue ser muito agradável relatando enventos históricos da descoberta dos elementos....muito válido o livro

Oscar 21/02/2015

A magia da tabela periódica química
Sam Kean fez contribuições excelentes na ciência, escreveu o livro “O polegar do violinista” uma aula de genética além desta obra, uma aula de química. Quem é professor de química tem que ler este livro para enriquecer as suas aulas e motivar aos alunos no estudo da tabela periódica.
Cada capítulo tem excelentes histórias sobre os elementos químicos, aqui estão alguns em destaque:
1.- Tungstênio com símbolo W (wolfram em alemão), Wolf (lobo em inglês) símbolo da guerra. Este metal foi muito utilizado pelos alemães como armamentos na II guerra mundial para furar os tanques inimigos dos nazistas. Quem forneceu este valioso metal era um pais neutro na guerra, Portugal que por meio do seu líder o ditador Antonio Salazar fez um ótimo negocio, em 1940 a tonelada de Tungstênio valia 1.100 dólares logo em 1941 valia 20.000 dólares. Salazar também ajudava os aliados liberando a ilha Açores para as tropas inglesas.
2.- Alumínio (Al) era um metal muito valioso tanto que os americanos cobrirão o monumento de Washington com o metal mais caro do mundo em 1884, logo o valor do metal cai no mercado depois que Hall com 23 anos descobre como produzir alumínio utilizando uma corrente elétrica tornando-o barato o alumínio, hoje temos latinhas de alumínio nos refrigerantes e cervejas.
3.- Prata (Ag) um metal medicinal utilizado para desinfetar os vírus contaminantes e letais para humanidade. Uma das razões porque o exercito romano era tão sadio e dominador era porque os pratos dos soldados eram feitos de prata. A nariz de Tycho Brahe (professor de Kepler) era uma próteses de prata já que ele perdeu sua nariz num dia de bebedeira, a prótese de prata era mais higiênica que a de madeira. Os pioneiros americanos guardavam as moedas de prata dentro dos tambores de leite, não só para esconder as moedas, mas para o leite não azedar. Os filtros de água de cerâmica que se utilizam nas casas de São Paulo são mais caros os recobertos de prata. Geralmente os corrimãos das escadas dos hospitais são de metal geralmente de cobre ou prata para eliminar micróbios em abundancia nestes locais.
Este livro dei de presente para minha aluna Priscila quem é apaixonada pela química.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Faz a Química mais interessante
Tipo, algumas poucas pessoas gostam de química, e vêem utilidade nela para o cotidiano. Esse livro faz ela parecer bem mais interessante.

Tialfi 06/06/2020

Muito Curioso
Um livro interessante para todos aqueles que queiram ir além dos números e letras da tabela periódica.
O autor foi buscar a história, fatos e fofocas do mundo da química para compor este livro.
Recomendo.