Trem-bala

Trem-bala Martha Medeiros

Resenhas - Trem-bala

livia_ss 29/02/2024

Trem bala
Consegui terminar esse depois de um bom tempo. Crônicas são algo que eu gosto de ler com bastante calma pra poder degustar melhor. Em "Refeições literárias" Martha diz que os livros são alimentos. Nesse caso, posso dizer que os textos dela são um banquete.
Me apaixonei por todas as suas crônicas, em especial "Censo interno". Cada palavra daquele texto parecia tirada da minha cabeça. Adoro isso. Adoro essa conexão entre autor e leitor.
Esse livro, é uma coletânea de crônicas escritas entre 1997 e 1999. O mais interessante é que, mesmo tantos anos depois, elas continuam super atuais. Em algumas parecia até que ela estava prevendo o futuro. "Trem bala", o texto que dá nome ao livro, fala justamente sobre como nossa vida está cada vez mais apressada, e não conseguimos descansar, principalmente a nossa mente. Ela fala sobre como o entretenimento colabora pra isso, numa época em que nem se sonhava com o que estamos vivendo hoje. Conteúdos curtos, rápidos. Nossa vida parece passar no 2x. O trem bala que estamos vivendo nos impede do mais importante: aproveitar a viagem.
Sem dúvidas um livro ótimo e que me valeu cada minuto.

Ellen Rayane 27/10/2023

Boa reflexões trazem esse livro...
São críticas que muitas vezes fazemos, mas com um viés novo
É sempre bom refletir
Gostei muito e recomendo

Biblioteca Álvaro Guerra 09/10/2023

Trem-bala reúne mais de uma centena de textos de Martha Medeiros. Neles, a autora reflete sobre o que querem as mulheres, sobre relacionamentos virtuais, o fim da paixão nos tempos modernos, seus escritores, livros e neuras preferidas, sobre a rivalidade de um bom beijo versus uma transa insossa, e muito mais. Eis um conjunto poderoso de onde emerge uma das maiores cronistas em atividade no país.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525415400

Danielle.Aguiar 08/09/2023

A famosa leitura do cotidiano
Trem bala não é uma história com início, meio e fim, como estamos acostumadas, mas uma sucessão de 100 contos que se conectam com a banalidade da rotina, só que a rotina de 1999.
É uma viagem no passado recente e também uma reflexão de temáticas que hoje são super aquecidas até em debates políticos.
Martha se posiciona com sensatez de vários assuntos pertinentes e de aspectos da vida da própria autora.
É uma leitura leve e eu a fiz com essa leveza que o livro pede mesmo.
Se eu li até o final, recomendo, vale a pena para quem está no momento de sair da ressaca literária.

Atenasis 07/07/2023

A vida sem Air bag
Martha Medeiros é minha autora favorita, já li muitas crônicas dela e este livro comporta algumas muito boas (contanto não supera as de ?doidas e Santas?)

É uma leitura muito fluída e reflexiva, me faz pensar muito sobre a vida e como a vivemos. Duas crônicas me chamaram mais atenção; aquela onde ela argumenta sobre o ódio não ser o contrário do amor e sim a indiferença e a do ?pai nosso?, penúltima crônica, onde a cada parágrafo ela coloca uma frase da oração do pai nosso e argumenta com a sociedade atual. Genial.

Coloquei esse título primeiro pois não pensei em outro melhor, segundo pois ela utiliza essa analogia do air bag e a segurança na última crônica e terceiro pois a vida sem air bag é nossa própria vida. Temos que ter cuidado mas se aventurar sabendo que não teremos um amortecedor, mas muitas vezes a queda. O jeito como lidamos nos que temos que estipular.

Obviamente recomendo a leitura e inclusive acabei de ler e já emprestei para minha amiga.
É engraçado minha hipocrisia, pois o livro fala muitas vezes sobre a necessidade de ?parar e escutar e não se apressar?, mas li as últimas 30 páginas ?correndo? pois vou viajar hoje e não poderia levar o livro.

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e hoje trago mais a sugestão como uma fã. Quero muito recomendar a todos os livros da Martha Medeiros, uma autora nacional que sabe ser cronista. Talentosíssima, escrevia periódicos para vários jornais, dos quais são reunidos e podem ser apreciados nos livros das fotos e outros mais.

Ela escreve com uma sensibilidade e acuidade da realidade que me embasbaca e me faz desejosa de ler até a lista de mercado dela. Crônicas são narrativas curtas sobre o cotidiano e outros assuntos que você acha que só você pensa. O humor da Martha, então! Fica aqui a recomendação de que apreciem literatura nacional acessível e de qualidade!

libergurl. 25/01/2023

Amei!
Apesar de ser um livro antigo, Martha traz com leveza, e bastante atualidade, temas tao difíceis de se conversar, principalmente o quão a nulher tem de ser livre, de fato, deveria ser uma parafa obrigatória na leitura de qualquer um.

Tefy 31/12/2022

Livro de crônicas, me senti como se estivesse conversando com a Martha.
Gostei bastante do livro, foi meu primeiro contato com a autora e gostaria de ler mais livros dela.

Jaki.Land 24/12/2022

Crônicas
Gostei bastante. A escrita é bem legal. Tem algumas palavras que nunca tinha lido ou escutado antes; dá vontade de aprender novas palavras e sair escrevendo bonito. Favoritei algumas crônicas e, agora vou procurar mais livros da Martha.

Simone Pagliari 28/11/2022

Trem-bala
Trem bala é uma coletânea de crônicas da Martha Medeiros publicadas entre 1997 e 1999, apesar de antigos tratarem de temas ainda em atuais, gostei, mas a leitura não rende.

Marcello.Markss 14/08/2022

Livro atemporal
Livro perfeito. Li esse ano, mesmo sabendo que era um livro do começo dos anos 2000 sua publicação, e que tinha cronicas de 1995 em diante.
O livro se torna atemporal porque mesmo fatos e situações da década de 90 se repete até hoje e nos fazem pensar e repensar, até mesmos fatos de 95 nos faz refletir como muitas coisas mudaram nesses quase 25 anos.

Ro Ximenes 08/04/2022

Atualidades
É incrível o talento que Martha Medeiros tem para escrever crônicas atemporais. Muitas das histórias desse livro, escrito originalmente na década de 90, poderiam ser facilmente relatadas como dos tempos de agora. É como se Martha reparasse o presente prevendo o futuro que mesmo estando sempre em evolução continua a repetir comportamentos do passado, talvez por costumes passados entre gerações, talvez por que tem coisas que nunca mudam.

Madu 10/06/2021

10/06/2021
Trem bala é uma coletânea de crônicas da Martha Medeiros publicadas entre 1997 e 1999, são mais de 100 textos com temas diversos, alguns mais leves que outros. Eu adorei esse livro, mesmo sendo uma publicação antiga as reflexões continuam atuais.
As minhas crônicas preferidas foram: Baixo astral : de quem é a culpa?
Não dançando conforme a música
Emancipação masculina
Os melhores, os piores e os diferentes
O tempo e a pressa
Caminhando e cantando
O repouso das coisas
Pai nosso
Trem bala
É uma leitura leve e fluida, ótima para intercalar com livros mais densos ou para sair de uma ressaca literária. Foi minha segunda experiência com um título da autora e pretendo ler mais.

João Bruno 29/11/2020

Não é nenhum clássico da literatura nacional, são crônicas publicadas entre 97 e 99, mas me assustei com o fato de serem tão atuais.
E a Martha Medeiros é nada menos que espetacular, inteligente, fina e elegante.
Tem uma escrita direta com um humor ácido que me encantou.
Recomendo muito.
Martha Medeiros sensacional.

EvaíOliveira 06/05/2020

O livro traz ótimas crônicas de temas variados que trazem reflexões sobre questões sociais, relacionamentos, trabalho.