Diário de um Banana

Diário de um Banana Jeff Kinney

Resenhas - Diário de um Banana: Casa dos Horrores

emmanuel_arankar 31/10/2023

"Diário de um Banana 6" de Jeff Kinney

"Diário de um Banana 6: Casa dos Horrores" é a sexta adição à série de livros escrita e ilustrada por Jeff Kinney, que narra as desventuras de Greg Heffley, um estudante do ensino médio. A série é amada por leitores de todas as idades e é conhecida por seu humor peculiar e ilustrações hilariantes.

A história se desenrola durante as festas de fim de ano, e Greg, nosso protagonista, começa a narrativa expressando suas preocupações sobre a temporada de festas. Ele tem uma relação conflituosa com o Natal e com a figura do Papai Noel, que, segundo a lenda, observa as crianças o ano inteiro para determinar se foram comportadas ou não. Essa ideia de vigilância constante o deixa desconfortável, e ele até decide não dormir de cueca, com medo de ser pego nas situações mais constrangedoras.

Mas o enredo do livro não gira apenas em torno das festas de fim de ano. Greg também está lidando com questões de dinheiro e emprego. Ele é um grande fã de um jogo virtual chamado Net Kritterz, no qual cuida de um bichinho virtual. O problema é que esse jogo requer dinheiro real para continuar cuidando de seu pet virtual. Ele tenta encontrar maneiras de ganhar dinheiro, mas suas tentativas são desastrosas e cheias de humor. Isso é um exemplo da abordagem única da série, que transforma situações cotidianas em comédia pura.

Outro ponto interessante do livro é a chegada de um brinquedo chamado "Assistente do Papai Noel" na casa de Greg. Segundo ele, esse brinquedo vigia suas ações e relata tudo ao Papai Noel. Greg se esforça para se comportar bem na presença do Assistente, mas sua interação com o brinquedo é, na maioria das vezes, inútil, já que seu irmão mais velho, Rodrick, adora sabotar seus esforços. Essa dinâmica é um exemplo do humor da série, que muitas vezes gira em torno das relações familiares e das situações embaraçosas em que os personagens se envolvem.

Um dos personagens mais engraçados do livro é o irmão mais novo de Greg, Manny. Manny é mimado por seus pais e frequentemente manipula situações a seu favor. Ele não tem problemas em jogar birras para conseguir o que quer, e suas táticas são hilariantes. A interação entre Manny e Greg é uma fonte constante de comédia ao longo do livro.

Em busca de dinheiro para jogar Net Kritterz e realizar suas atividades de Natal, Greg e seu amigo Rowley decidem organizar um Bazar de Natal. Eles planejam arrecadar dinheiro vendendo itens e organizando jogos, mas enfrentam muitos obstáculos ao longo do caminho. Eles também decidem criar um jornal chamado "The Neighborhood Tattler" para promover seu evento e compartilhar notícias com a vizinhança. No entanto, suas tentativas de distribuir o jornal e promover o bazar são frequentemente desastrosas, o que resulta em situações hilariantes.

A história do livro também explora a importância de se comportar bem durante as festas e o desafio de impressionar o Papai Noel. Greg tenta se redimir e se comportar melhor, mas suas tentativas geralmente não saem como o planejado, o que leva a mais confusões e momentos cômicos.

O enredo culmina em uma grande tempestade de neve que aprisiona a família de Greg em casa. A falta de eletricidade, a inundação do porão e a falta de comida tornam a situação ainda mais desafiadora. Manny também desempenha um papel importante nesse ponto da história, quando suas travessuras resultam em cortes de energia inesperados.

Greg é forçado a lidar com a situação e cuidar de Manny, o que leva a uma série de situações engraçadas e, às vezes, frustrantes. A dinâmica entre os membros da família durante o período da tempestade de neve adiciona uma camada adicional de humor ao livro.

À medida que a história se desenrola, Greg experimenta um crescimento sutil como personagem. Ele aprende a lidar com as situações de maneira mais madura e assume a responsabilidade por suas ações. Esse desenvolvimento é sutil, mas demonstra que, mesmo em meio a todas as confusões e situações engraçadas, há espaço para o crescimento pessoal.

Em resumo, "Diário de um Banana 6: Casa dos Horrores" é uma adição brilhante à série e mantém o padrão de comédia e entretenimento que os fãs adoram. Jeff Kinney continua a criar uma narrativa ágil e repleta de humor, que é a marca registrada da série "Diário de um Banana". Greg Heffley permanece um personagem cativante, e suas travessuras, dilemas e relações familiares são garantia de muitas risadas e momentos agradáveis de leitura.

A série "Diário de um Banana" é conhecida por transformar as situações mais comuns do cotidiano em comédia e por cativar leitores de todas as idades. O sexto livro é mais uma prova do talento de Jeff Kinney em criar histórias que combinam humor, relacionamentos familiares e os desafios da vida cotidiana.

Kaiky17 26/10/2023

Diario de um banana
Sempre achei diário de banana um bom livro mais esse aqui é o meu favorito, adorei o tema da tempestade de neve foi muita legal, a mistura de ilustrações e texto torna o livro acessível e envolvente para leitores de todas as idades. Além disso, os temas abordados, como amizade e relacionamentos familiares, tornam a obra relevante para os adolescentes. É uma leitura recomendada para quem procura uma história leve e divertida.

Rafael1929 25/10/2023

Engraçado
Eu achei legal, interativo e engraçado. eu acho os personagens legais, eu leria esse livro varias vezes. a maioria das partes fala do jogo dele do animal do Greeg, também o que mais fala é do natal, fala muito mesmo do natal no livro. eu acho que um nome diário de um banana não faz sentido por que ele não parece um banana.

Stepolydoro 23/10/2023

Tinha parado no livro roxo muito tempo atrás, retomei agora a leitura dos diários. Gostei da narrativa apesar de esse estar mais parado que os outros de antes acho

yarisyoyi 22/10/2023

Assustador
Não é meu livro favorito da série ? nem de longe ?, mas pqp impressionante como o MANNY é o maior psicopata de todos o tempos com apenas "tlês" anos.

AnaJA 06/10/2023

Oh, darlin', don't you ever grow up
Depois de mais de um ano sem ler essa saga é como retomar a anajulia pequena,aquela criança que passou dias lendo aquela história,ou mais especificamente o 1 livro do diário.Foi como,mesmo por um curto período,trazer uma parte da infância de volta

Kelrygg 28/09/2023

Gostei ?
.......................
.???????????????????????????????????????????????

Joaquim.Davi 24/09/2023

Que situação!
Ficar preso em casa durante uma nevasca deve ser horrível mas ver o Greg passar por cada situação foi muito engraçado. Sinceramente eu tenho um carinho por diário de um banana, um dos primeiros livros que eu tive interesse em comprar e também foi meu primeiro e por muito tempo o único livro que eu tinha de capa dura.

Taynah9 17/09/2023

Nao vou ser críticakkkkk vejo essa "saga" como algo cômico sem mt esforço... para o público alvo tá de bom tamanho, eu adorava na infância.

Valen 11/09/2023

Fraco
Eu gosto bastante dos livros do diário de um banana, mas esse foi bem sem graça na minha visão, a história poderia ser mais engraçada ou emocionante

jucoaio 11/09/2023

? diário de um banana 6
maio/2014 ??

??:: li todos os livros de diário de um banana porque a filha da minha professora do 5° ano (aliás, se algum dia você ver isso, obrigada gabi!!!) me emprestou. atualmente eu honestamente não lembro muito da história pra poder comentar aqui, mas lembro que na época eu amei e devorei todos!

bri bri 09/09/2023

Estou amando esses diários do Greg, pena que esse era o segundo que eu tinha. Mas a leitura foi ótima, e é tão fácil de ler que passa voando!

Anna 04/09/2023

Como todos os outros, fácil de ler. Muito engraçado as coisas que acontecem na vida do greg (ps: se eu fosse ele, já estaria chorando).