Investimentos Inteligentes

Investimentos Inteligentes Gustavo Cerbasi

Resenhas - Investimentos Inteligentes

Flávio 02/04/2022

Como investir corretamente
É um bom resumo sobre diversos tipos de investimentos, com vários conselhos e alertas para o investidor iniciante.

Danielly 23/02/2022

Uma leitura excelente para quem quer iniciar no mundo dos investimentos, bem simples e bem inicial mesmo. Podem conter informações desatualizadas, devido o livro ter sido escrito em 2008, algumas coisas já mudaram, mas a ideia central de te instigar no mundo dos investimentos é ótima.

Pedro 12/02/2022

É bom para uma noção geral sobre investimentos
segundo o próprio autor no livro: "não é minha intenção fazer com que você se iluda com a ideia de que este livro é um compêndio completo sobre investimentos. ele está longe disso. este trabalho nada mais é do que uma reunião de ideias e reflexões de um investidor que passou anos esclarecendo dúvidas de quem confiou em sua capacidade explicativa."

o livro não te dará estratégia, filtros ou como analisar profundamente um investimento. mas lhe mostrará uma visão geral dos principais investimentos e maneiras de lidar com eles. a partir dele você poderá decidir para onde aprofundar.

para iniciantes, que já fizeram uma reserva de emergência e estão começando nos investimentos, será bem proveitoso.

Emille 09/02/2022

Livro excelente para iniciantes. Mas quem já tem algum tempo nesse mundo também consegue tirar bons proveitos, principalmente na primeira metade, p relembrar princípios básicos e eficientes dos investimentos, que tendemos a esquecer ou deturpar, pelo menos em parte, com o tempo...

fe.pauli 06/02/2022

Livro incrível!
Pra quem está começando ou quer ter uma base mais sólida sobre investir, esse livro é uma boa indicação.

Lucas 31/12/2021

Muito bom!
Um guia prático e extremamente útil, colocarei várias dicas em prática e utilizarei como livro para tirar dúvidas pontuais.

Tiago88 26/12/2021

Guia básico de organização financeira
Este livro trás diversos conceitos e aplicações do mercado financeiro para quem quer ter uma noção superficial sobre como se organizar e aplicar financeiramente. Recomendo para quem está começando a entrar no campo de batalha.

Sara M. 13/11/2021

Excelente guia
O livro apresenta uma visão geral sobre o mundo dos investimentos! Serve de guia e ajuda a entender as diferentes classes de ativos e formas de investimento. Se você não sabe por onde começar, esse livro será seu guia!
Recomendo também os demais livros do Gustavo Cerbasi!

Mikelle.Oliveira 12/11/2021

Estratégia de investimento
Primeira regra, não existe um investimento que seja o melhor. Existe um investimento que se adequa a cada pessoa e a cada perfil. Não podemos generalizar e colocar tudo dentro de único bolo, precisamos analisar o perfil de cada pessoa e identificar o que é ideal para cada um.
Quanto mais jovem, mais propenso a risco, e conforme a idade vai avançando geralmente se espera mais estabilidade. E isso não é uma regra.
Pensar em investimento deve ser leve e tranquilo, voltado para o perfil de cada pessoa. Há investimentos de todos os tipos e o melhor será o que você se sente mais confortável e incentivado a continuar a investir.
Outra regra: Investimento deve ser sinônimo de mais dinheiro, de lucro, então tudo que gera despesas não é investimento. Partindo desse pressuposto é possível começar moldar no que investir.
Para quem é iniciante é bom contar com um bom consultor financeiro (que seja do seu banco ou alguém de extrema confiança). Para aqueles que não tem essa opção e irão fazer por conta própria, a sugestão é estudar, conhecer um pouquinho de cada investimento e assim começar a montar sua estratégia. Sempre diversificando a sua carteira em investimentos conservadores e de risco.
Nunca manter todos os ovos em única cesta, pois se a cesta cair ficará sem nenhum ovo.
Mais uma regra: Disciplina. A disciplina gera constância que gera acúmulo de riqueza. Não falo em economizar no cafezinho, falo em separa um % dos ganhos mensais e fazer aportes nos investimentos, visando a multiplicação do patrimônio, os juros de quem tem 100 reais não serão os mesmos de quem tem 10.000 reais. O que é pouco hoje, pode ser transformar em algo maior amanhã, mas para isso é necessário a constância.
Outra regrinha: Sempre deixar uma reserva para usos emergenciais (mais ou menos 3 meses dos seus gastos mensais) um investimento que possa ser resgatado a qualquer momento ou seja de maior liquidez.
Outra consideração é a respeito da terminologia desse mundo de investimento, sim, é uma verdadeira sopa de letrinhas, é B3 para um lado, CVM para o outro, IGP-M aqui, IOF ali, também tem o IR. Não deixe que isso seja uma desculpa para postergar esses investimentos, hoje com todas as informações disponíveis, em um minuto é possível saber de tudo pelo Google.
Busque informações relevantes que irão fortalecer estratégia de investimentos através de jornais, revista, boletins, bancos ou corretoras de valor.
Faça o seu futuro, não espere por ninguém.

Henrique_ 28/09/2021

Voltado para os que buscam conhecer as diferentes formas de investimento financeiro pessoal, o livro traz diversas orientações para investidores iniciantes sem ser cansativo ou chato, trazendo uma linguagem acessível. Para o propósito do autor, acredito que o livro ajuda a refletir sobre as escolhas de investimento e abre caminho para a tomada de decisões considerando a escassez de recursos e tempo.

Thiago Martins 05/09/2021

O melhor livro de finanças que eu já li
Esse livro é uma obra prima.

Ele fala sobre todo tipo de título público: (renda fixa)

Tesouro Selic
Tesouro IPCA+
Tesouro IPCA+ com juros semestrais
Tesouro prefixado/pós
-----------------------------------------------
Renda variável:

Ações(nacionais e do exterior)
Fundos de investimento imobiliário (FII's)
-------------------------------------------------
CDBS (Certificado de depósito bancário)

E ainda fala de como se defender dos "gurus da bolsa".

O conteúdo desse livro deveria virar matéria de escola.

Maju 12/08/2021

Abriu MUITO minha cabeça acerca de investimento (jura? Kkkkkkkkk), não sei se consegui absorver tudo que eu podia mas com certeza me ajudou muito com todos os conselhos,direcionamentos e compartilhamento de experiências. Obrigada Gustavo!

Camila.Guntzel 08/08/2021

Linguagem simples e direta ao ponto.
Se você busca uma leitura que te diga exatamente onde investir não abra esse livro ou qualquer outro de um autor responsável e confiável ao falar sobre investimentos. Entretanto se você busca aprender um pouco mais e sair com varias possibilidades de locais para estudar, investir e se sentir ainda mais segura leia Cerbasi. O livro é dinâmico, muito interessante e sem muitos rodeios! Certamente digno de ler e reler durante o inicio do processo de se tornar um investidor.

Bacurau 20/07/2021

Investimos de maneira geral!
Gostei da proposta.

Pensei inicialmente que iria falar apenas de mercado financeiro, foi muito além! Aborda diversos tipos de investimentos, muito bom pra quem quer construir ou preservar patrimônio com segurança.

Alvazir de direito 16/07/2021

Espetacular
Mais um livro espetacular. Realmente Gustavo Cerbasi nos aponta investimentos inteligentes, maneiras de investir, hábitos que auxiliam na formação de patrimônio, tudo de forma sagaz. Lições para iniciantes e intermediários no mundo dos investimentos. Recomendo demais!!!