O Terceiro Reich no Poder

O Terceiro Reich no Poder Richard J. Evans

Resenhas - O Terceiro Reich no Poder

João 11/10/2023

Humanos, e sua falta de humanidade...
Cobrindo os anos de Hitler no poder antes da segunda guerra, o Terceiro Reich transformou a Alemanha de um país economicamente devastado, em uma economia em grande parte revitalizada. Desde o começo Hitler tinha uma idéia maluca de dominação mundial, e não mediria esforços, e crueldades para cumprir seus objetivos.

Hitler imediatamente fez do rearmamento da Alemanha sua prioridade número um ao conquistar o cargo de chanceler. Igualmente perturbador é o esforço que o Terceiro Reich fez para se insinuar em todas as facetas da vida alemã. Não satisfeito com a mera política, ele invadiu os clubes e as organizações comunitárias que eram fundamentais para a sociedade alemã. Também assumiu o controle não apenas dos jornais, mas de todas as formas de mídia, incluindo arte, música, arquitetura, cinema e, provavelmente o mais importante, o rádio.

Seus professores tinham de ensinar o currículo nazista, os livros didáticos eram "arianizados" e o pensamento crítico era punido durante todo o curso universitário. À medida que Hitler assumia um controle cada vez mais rígido sobre as rédeas, as igrejas em geral e a Igreja Católica em particular cediam às exigências nazistas. A Igreja Católica literalmente fez um acordo com o demônio.

À parte final do livro é de partir o coração, começa toda a perseguição aos judeus (é ainda mais triste sabendo o que estava por vir...) Se colocando no lugar dessas pessoas é desesperador pensar no que elas passaram.

Segundo livro da trilogia, se torna uma leitura indispensável para entender todo esse período nefasto da humanidade.

"Primeiro pegaram os comunistas, mas eu não era comunista, por isso não disse nada. Então pegaram os social-democratas, mas eu não era social-democrata, por isso não fiz nada. Depois foi a vez dos sindicalistas, mas eu não era sindicalista. E a seguir pegaram os judeus, mas eu não era judeu, por isso não fiz nada. Então, quando vieram me pegar, não havia sobrado ninguém que pudesse ter me defendido."
Jamayra Greyce 11/10/2023minha estante
oieeeee desculpa o spam, mas estou sorteando FRANKENSTEIN agora pra esse halloween no meu IG literário!!

se quiser participar, o link tá na mão:

(@fentybooks meu arroba!)

Max 12/10/2023minha estante
Ótima resenha, JP!?

João 13/10/2023minha estante
Obrigado ?

Krisley 15/02/2017

O livro não segue uma ordem cronológica, é dividido por temas em 7 partes e cada parte aborda o período de 1933-39.

Com uma pesquisa hercúlea e muito bem referenciada, este certamente é um dos livros com a maior quantidade de informações detalhadas e com alto nível de confiabilidade sobre o Terceiro Reich.

Um grande mérito do livro é abordar vários temas amplos e complexos e ainda assim conseguir apresentar um nível de detalhamento parecido com de livros específicos. Um bom exemplo é a economia, Richard J. Evans consegue mostrar toda a transformação do setor econômico alemão, os programas governamentais para redução do desemprego, a construção das autobahns, a venda do “carro do povo”, o armamento, etc numa profundida só superada pelo excelente “O Preço da Destruição” do Adam Tooze.

A ausência de uma linha narrativa contínua em favor da divisão por temas afetou um pouco a ligação e a simultaneidade dos eventos. Alguns pontos ficaram levemente repetitivos, principalmente no início do livro quando informações são repassadas em espaços de uma ou duas páginas como se nunca tivessem sido mencionadas.

Há alguns erros de digitação no texto – palavras repetidas, virgulas digitadas no local errado como em “por, exemplo” – mas nada que comprometa a leitura. Li a versão capa dura - 1ª edição, 1ª reimpressão – que é uma edição caprichadíssima da editora Planeta, com uma sobrecapa (jaqueta) com a imagem padrão e a capa dura em si em, em estilo clássico, apresentando o título e o nome do autor apenas na lombada. Fotos em papel fotográfico e ótima diagramação em folhas amareladas.

Em termos de conteúdo o livro é excepcional, só a escrita que ficou levemente abaixo do primeiro volume - A Chegada do Terceiro Reich.

_San_ 18/06/2021

Surreal!
Um livro eletrizante e desafiador.
Com muita propriedade e cuidado, o autor conta detalhes minuciosos dos preparativos para o evento que entraria para a história da humanidade!
A humanidade é boa. O que a estraga são os humanos.

Rafael 07/02/2022

Ótimo
Tem algumas partes maçantes, mas são necessárias para intendimento de todo o ocorrido na Alemanha antes da guerra. Mais pro final o livro se torna excelente.

Drigo.Cardoso 20/08/2021

Obra essencial e poderosíssima
Richard J. Evans se debruça sobre todas as nuances e esferas de ações do nazismo sobre a Alemanha do século XIX, não deixando nada para trás, cultural, economia, social. Através de 3 livros, o autor narra como o NASDP controlou o país em 3 momentos diferentes: a chegada ao poder (e todo o cenário que tornou isso possível), o partido no poder, e a guerra (e a derrocada do nazismo). De escrita ágil e de fácil compreensão, evitando todo e qualquer academicismo, Evans se faz valer de uma colossal documentação da época disposta entre cartas e diários de pessoas que viveram os fatos.

O livros (assim como os outros 2 volumes) se torna essencial na medida que entender o passado é uma poderosa ferramenta para evitar repeti-lo.

Finalizo com a conclusão do próprio autor ao final do 3º volume, mas que de forma alguma é um spoiler, pois poderia estar na introdução para encorajamento à leitura:

"O legado do Terceiro Reich é muito maior. Ele se estende muito além da Alemanha e da Europa. O Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós. [...] Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais com que todos nós deparamos e um momento ou outro de nossa vida; conformidade ou resistência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados."

comprido 12/09/2021

Ótimo livro para entender a Alemanha nazista
Imagina um livro rico em detalhes , com bastante informações sobre esse período
O autor no demonstra que divergências ocorreram entre pais e filhos com a ideia do nazismo naquela época, pois os daquela época jovens entusiastas por natureza ficaram deslumbrados com ideia de Hitler e o governo da época, enquanto os pais ficaram desconfiados.
Basicamente esse é um livro ao meu ver voltado para aqueles que amam história do nazismo e que querem conhecer a fundo esse período nefasto na história da Alemanha e também do mundo. Esse livro é magnífico, é uma obra grandiosa que tem um clímax maravilhoso e que demonstra um pouco o lado obscuro do ser humano.

Luiz Camargo 09/04/2023

?Quando vieram me pegar??
?Primeiro pegaram os comunistas, mas eu não era comunista, por isso não disse nada. Então pegaram os social-democratas, mas eu não era social-democrata, por isso não fiz nada. Depois foi a vez dos sindicalistas, mas eu não era sindicalista. E a seguir pegaram os judeus, mas eu não era judeu, por isso não fiz nada. Então, quando vieram me pegar, não havia sobrado ninguém que pudesse ter me defendido?. Niemöller.

DaniM 04/01/2018

segundo volume da colossal biografia do Nazismo, que ao longo de mais de mil páginas esmiúça as relações de poder, ódio e ambição que levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial. Sua profunda análise nos mostra que não apenas o país que ambicionava dominar o mundo nos levou até ali, mas todo o conjunto de ações e omissões dos grandes atores naquele momento histórico levou a humanidade ao conflito mais sangrento da sua história.
“A Alemanha estava longe de ser o único país da região na época a restringir os direitos judaicos, privar os judeus de seu sustento, tentar fazer os judeus emigrar em grande número ou testemunhar explosões de violência, destruição e assassinato contra a população judaica. Mesmo na França havia uma forte corrente de antissemitismo de direita, alimentada pela acrimoniosa hostilidade ao governo da Frente Popular de León Blum, ele mesmo um judeu e socialista, apoiado pelo Partido Comunista na Câmara de Deputados, que chegou ao poder em 1936”

site: https://www.instagram.com/danimansur/

melo_natan 30/03/2024

Livro obrigatório sobre o assunto
Richard J. Evans é indiscutivelmente o maior nome quando o Terceiro Reich é o assunto. O livro conta com quase 400 páginas de fontes primárias, indo desde páginas do diário de uma simples professora de ensino médio até documentos importantes do alto escalão do partido. Junto com os outros dois livros da trilogia, essa obra é a maior, mais completa e confiável fonte de estudos do assunto.