The Last Question

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jaque 29/02/2024

Amei!
Conto muito interessante!
Tô meio na fase de Ficção científica, então estou conhecendo melhor o Issac Asimov. Já ouvi alguns contos dele, mas esse foi o melhor, pra mim. Eu fiquei surpresa com o final, e gostei muito!! Achei interessante a perspecitiva de não ter a resposta, e encontrá-la daquele modo. Amei.

Joilson Brandão 24/01/2024

Não consegui embarcar muito na vibe do livro e achei confuso em determinados momentos . Não funcionou pra mim

cahkkb 11/12/2023

Poderá um dia a entropia ser revertida?
Simplesmente absurdo!! Uma das minhas leituras preferidas da vida. Asimov foi brilhante quando escreveu esse conto. A construção é impecável e quando finalmente o multivac consegue responder como reverter a entropia, é uma sensação única. Eu, por exemplo, fiquei completamente arrepiada e imóvel por minutos.

Yavanna 22/09/2023

Achei bem interessante, me lembrou muito o Guia do Mochileiro das Galaxias kkkkkkk e um pouco de a Odisseia no Espaço.

HeitorStormcloak 03/08/2023

Profundo, triste e reflexivo.
O primeiro conto que li do mestre Asimov, ilustra uma mesma situação que se repete ao passar dos anos: diversas pessoas de períodos do tempo perguntam ao computador Multivac se existe uma maneira de reverter a entropia (basicamente o apagamento de toda a vida do universo), e o computador não consegue dar uma resposta. Isso se repete ciclicamente pela história, até chegar em um desfecho emocionante, triste e existencial. Asimov consegue te deixar instigado, curioso, triste e com um aperto no peito causado por um tipo de medo existencial que jamais havia sentido antes desde o episódio Eye of The Beholder, da série Twilight Zone.
O conto é magnífico, embora eu não tenha me aprofundado nos trabalhos do mestre Asimov.

wellingtonmateus 06/07/2023

O conto narra a eterna busca da humanidade por respostas, cuja motivação é o medo advindo da finitude da nossa própria existência.

Karol.Rengel 23/06/2023

Uma fusão perfeita de ciência e filosofia!
Sempre me surpreendo com a genialidade desse autor, ele consegue escrever um enredo tão complexo em apenas um pequeno conto. Sem sombra de dúvidas um dos maiores da ficção científica!

Carla.Floores 18/06/2023

Que conto extraordinário!
É uma mistura de Google, IA, Upload, Deus.
Soou estranho né?! Peraí...
Começa com uma aposta entre dois técnicos de um supercomputador ou computador automático (tipo inteligência artificial) de qual resposta o AC(automatic computer) daria a eles sobre uma pergunta específica: como reverter a entropia?
O desenvolvimento da história é surpreendente. O AC era gigantesco, combustíveis fósseis, superpopulação, viagens ao hiperespaço, colonização de outras galáxias, imortalidade e...
"AINDA HÁ DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA."
Você, vai ler o conto!

Pedro.Henrique 08/06/2023

E se a energia acabar?
Li esse conto para testar e conhecer como é a escrita e o desenvolvimento de Isaac Asimov.

Esperando apenas mais um conto qualquer, fui surpreendido por um conto com universo mais bem construído que muitos livros grandes e famosos.

Gostei muito da escrita de Asimov, o que me anima a ler o autor. O paralelo final foi muito interessante e o livro nos leva a pensar sobre o nosso próprio planeta. E quando nossa energia acabar? O que faremos quando não houver mais uma gota de petróleo ou carvão? Será que todos já usarão energia sustentável?

lu ;) 10/05/2023

Como q um livro de 50 pags é tão incrivelmente bom?
já sei q cou viciar em isaac asimov! pq pqp aquele final. o loop eterno. pra sempre e pra sempre.

Lex 22/04/2023

Expectativa cresce exponencialmente
Conto curto mas que conta muito (quando ler fará mais sentido ainda)! Você fica na espectativa para saber qual é a resposta para a última pergunta, enquanto isso, depara-se com descrições de futuros cada vez mais distantes do nosso. Suscita muitas reflexões, a resposta é curta, mas o impacto é grande.

luizapmentel 14/03/2023

Isaac Asimov e a Inevitabilidade do Fim
Um conto ótimo, de uma complexidade e riqueza de detalhes pra época que foi escrito, aborda um assunto atemporal e intrínseco a raça humana, escrito com maestria, sem contar o clímax final de arrepiar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5