A Última Pergunta Isaac Asimov

Resenhas - The Last Question

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alice 13/12/2022

A ultima pergunta
Ok, eu queria ler o físico, mas n achei, ent foi o audiobook q me salvou e posso garantir q independente da forma q li esse livro, eu fiquei chocada, pensei tanto durante a narração, pensei nas questões científicas (obviamente), nas histórias e também nas religiosas. Eu fiquei surpresa com a genialidade do Isaac Asimov (n sei se escrevi certo), sério, simplesmente incrível e o melhor de tudo é q é um livro perfeito, com poucas páginas e faz vc pensar tanto q nenhum numero consegue mostrar quantas perguntas, respostas e pensamentos que surgem na sua mente. Indico muito... ameeeeeeiiiii

Luiz Gustavo 19/05/2021

A Última Pergunta
Um conto de pouquíssimas paginas pra ser lido em alguns minutos. Uma verdadeira viagem pelo 'tempo' de uma forma única. O final, tanto quanto o todo, é perfeito. Leiam.

Maria 02/02/2021

A obra traz a relação estranha que os seres humanos possuem com o fim, além de lembrar quão insignificante são as nossas complexas vidas humanas. Perfeito para os fãs de ficção científica que buscam uma crise existencial kkkkkkkk
Foi a minha primeira leitura do Asimov, mas espero ter a oportunidade de ler tantas outras obras do autor no futuro!

luizapmentel 14/03/2023

Isaac Asimov e a Inevitabilidade do Fim
Um conto ótimo, de uma complexidade e riqueza de detalhes pra época que foi escrito, aborda um assunto atemporal e intrínseco a raça humana, escrito com maestria, sem contar o clímax final de arrepiar.

Dayane.Persil 12/04/2020

Asimov sempre me surpreende e com nesse conto não foi diferente.

O que eu acho mais incrível é como ele aborta determinados assuntos de maneira que sempre nos surpreende

Jaque 29/02/2024

Amei!
Conto muito interessante!
Tô meio na fase de Ficção científica, então estou conhecendo melhor o Issac Asimov. Já ouvi alguns contos dele, mas esse foi o melhor, pra mim. Eu fiquei surpresa com o final, e gostei muito!! Achei interessante a perspecitiva de não ter a resposta, e encontrá-la daquele modo. Amei.

Rita625 11/12/2022

Meu querido Azimov...
Adoro a forma que o autor conduz suas histórias. Ele sempre utiliza o pano de fundo da ficção científica para abordar questões existenciais da humanidade. E eu amo isso!!!
É viciante e angustiante, porque Azimov desperta o interesse e em pararelo o medo do futuro. O medo do fim da humanidade, do mundo e do universo. Ele foi um escritor ímpar pois nao se prendeu a recursos limitados de máquinas extraordinárias e estruturas mirabolantes. Azimov domina os diálogos e a construção da tensão, te prende e te faz questionar a tua própria existência. Azimov escrevia maravilhosamente bem, doces poesias em um mundo ultra moderno no futuro. Azimov nao é sobre máquinas, azimov é sobre questionamentos filosóficos!

caiozin 05/05/2021

sensacional
esse eh sem dúvidas alguma um dos contos que eu já li.

não consigo pensar em palavras para descrevê-lo.

BrunaSoares 28/09/2020

Um pequeno conto que vai me fazer pensar por dias. O bom doutor era bom no que fazia hein.

livrosepixels 04/11/2017

Pergunte ao Multivac :D
Encontrei esse conto por acaso na internet enquanto pesquisava sobre histórias do autor. O título me despertou a atenção e, como não havia sinopse, mas sabendo em se tratar de SCI-FI, me atirei de corpo e alma nela.

O resultado final é que fiquei muito contente e empolgado com a história, e enfim posso dizer que depois de ler dois livros do autor, finalmente encontrei um que realmente me cativou por inteiro. Não que a leitura de Pedra no Céu e Eu, Robô tenham sido ruins, pelo contrário, foram ótimas, mas o conto possui uma sutileza, leveza e envolvimento que nos outros dois custou a conseguir.

Nesse conto o gênio Asimov trabalha a questão da Física conhecida como entropia, que é o ordem de caos em sistemas termodinâmicos. Tudo no universo tende a se desestabilizar, e isso só aumentará com o tempo. Logo, assim é compreensível o Big Bang. Somos resultado daquilo que um dia, por força da Entropia, entrou em colapso. Nesse sentido, o conto explora o temor humano pelo fim, já que, em dado momento, tudo no universo tenderá a desaparecer.
A genialidade do autor se mostra grande nessa obra, pois, ao conduzir as gerações humanas por bilhões de anos-luz no universo e no tempo, explora o quanto nós seres humanos, dotados de alta tecnologia, ainda não sabemos os mínimos detalhes para superar todos os obstáculos. Mesmo o supercomputador conhecido como Multivac, Microvac, AC-Universal, etc etc, não possuía todos os dados suficientes, mesmo em milhões de anos de coleta. Uma pergunta simples para uma resposta extremamente difícil.

E o final é incrivelmente interessante. A metáfora de que nós humanos somos produtos de nós mesmos, ou no caso, que nosso universo é só um entre outros que já existiram é muito instigante. A relação que a história faz com o Gêneses também é um ponto alto da trama, já que nos leva a ver o momento da Criação com outros olhos, algo menos "místico" e mais "tecnológico".

Sem dúvida um conto que vale a pena ser lido.

Tirza 24/04/2021

Final maravilhoso!
A leitura é rápida, mas as teorias após ela são intermináveis.

Recomendo muito ??

WILDTIGERSTAN 15/05/2024

A Última Pergunta
O conto é bastante curto, o que faz sentido pro tipo de enredo, mas é uma pena porque adoro o conceito todo.

Dante49 21/05/2021

inovador e atemporal
eu li esse conto totalmente sem expectativa e fui pego TOTALMENTE de surpresa. trouxe questões sobre vida, morte, consumismo, preservação da natureza.... tudo em 14 PÁGINAS. Asimov foi um GÊNIO escrevendo isso aqui. nem sabia se teria isso aqui no Skoob, mas fiz questão de vir avaliar e fazer minha resenha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5