Shantaram

Gregory David Roberts
Gregory David Roberts

Resenhas - Shantaram

adrianovinicius1976 01/04/2024

Em "Shantaram", seguimos a história de Lin, um ladrão de bancos que fugiu de uma prisão australiana para acabar nas ruas fervilhantes de Mumbai (ou Bombaim, já que é pelo nome antigo que a história trata a Cidade Dourada, ela própria uma personagem de luzes e vida) à procura de um momento de redenção.
O próprio autor, explica que escreveu o livro como sendo um romance tendo por base fatos verídicos. E os fatos verídicos surgem da sua experiência na Índia, onde viveu durante oito anos, embora esse não fosse o plano.
O livro não dá um sossego pro leitor porque tem mudança de situação a todo momento, o que te faz querer ler só mais aquela página e quando você vê já se passaram horas.
Lin passa uma temporada na vila de Prabaker, é assaltado, vai morar em uma favela, acaba sendo o responsável por um posto médico por lá, se apaixona por uma misteriosa expatriada, vai preso, entra pra máfia de Bombaim e vai até pra guerra.
Apesar das histórias do livro Shantaram terem acontecido na década de 80 acredito que muito do cotidiano do povo indiano não tenha mudado. O que eu gostei nele foi poder conhecer um pouco mais da Índia em passagens que talvez não sejam tão relevantes pra alguém que não tenha tanto interesse na cultura indiana.
Gostei de como Lin descreve a forma de viver de seus amigos indianos, as comidas que ele acaba conhecendo, o fenômeno das Monções que acontecem anualmente e também a religiosidade do povo.

Maria.Batagin 23/09/2023

Só leiam
Que livro maravilhoso, uma viagem onde você só vai gastar em lençol para enxugar as lágrimas.
Um livro de uma história feita em camadas e bem amarrada no final, aquele livro com várias histórias impactante.
Detalhe esse livro é uma autobiografia
?Todas as batidas de um coração humano, dissera ele muitas vezes, abrem um universo de possibilidades.?
Não se assuste com o tamanho do livro, pq nas primeiras páginas vc não quer parar de ler.
Maria.Batagin 24/09/2023minha estante
Oiii? leia sim, é um dos melhores livros que já li. Além de ser enriquecedor de detalhes dos costumes da Índia.
Viajar sem sair do lugar!!!
Lindo demais.

Maira.Ferreira 17/08/2023

Shantaram
O livro é envolvente. Conta a história de um australiano que fugiu de uma prisão australiana e foi parar na Índia.

É tanta coisa que acontece que muitas vezes me peguei pensando se era verdade ou uma ficção.

Os fatos são apresentados com a mistura de cultura, quebras de preconceitos. É interessante a forma que foi feito.

Durante a leitura, muitas vezes o autor nos faz amar a Índia, apesar de toda desigualdade social e problemas.

Gostei muito.

Paula 25/01/2023

Maravilhoso
São quase mil páginas de uma história espetacular. Difícil imaginar que tenha se baseado na vida de alguém e como este alguém pôde viver tantas vidas numa só existência. Um livro de aventuras, ação, amor e amizade. E não poderia faltar a querida Índia como desenrolar de tanta coisa.
" todo mundo, no mundo inteiro, foi indiano em pelo menos uma de suas vidas passadas ".( Não posso negar que acredito nisso).

Regis 31/12/2022

Uma História Maravilhosa de Redenção
"Shantaram é o fruto de uma vivência intensa e pessoal do autor, revelando divertidas facetas da Índia, desde a sórdida vida na cadeia até a exuberância dos estúdios de Bollywood."

Lindsey, o personagem principal do livro, teve uma vida intensa e cheia de aventuras com pessoas maravilhosas que cruzaram seu caminho e outras nem tão maravilhosas, mas mesmo assim, pessoas interessantíssimas.

A escrita é viciante, o livro é cheio de vida e vibra assim como a cidade de Bombaim (atual Mumbai).
O autor retrata a Índia com uma perfeição escandalosamente emocionante, mostrando um pouco do dia a dia dos indianos de forma realista, bem humorada e cativante.

Ele fala a linguagem da cidade de um jeito que te transporta para Bombaim e te faz sentir um dos renegados do Leopold (O ponto de encontro dos negociantes de tudo que há para se cambiar na cidade e dos estrangeiros residentes no país). Assim como te faz sentir inserida em cada ambiente em que Lin esteve presente (cheguei a sentir o cheiro fétido da entrada da favela quando foi narrado, a alegria com a chegada das monções, o frio e a fome dilacerante que ele enfrentou próximo a fronteira do Paquistão). Muitas vezes senti que estava assistindo a um filme de Bollywood, dos quais sou muito fã, com seus personagens extravagantes, amáveis e vivazes.
As pessoas da favela são tão reais, calorosos e palpáveis, a última vez que vi personagens tão realistas assim, foi no livro Capão Pecado do Ferréz. Eles são tão incrivelmente cativantes na e sua luta diária sempre ajudando o próximo e se preocupando com os problemas dos outros como se fossem seus, que senti vontade de estar presente em várias situações que envolviam todos eles.

A amizade de Lin com o indiano Prabaker é o tipo de amizade verdadeira e desprovida de qualquer malícia e interesse que todos nós almejamos na vida. Prabaker ganhou meu coração de um jeito que me vêm lágrimas aos olhos só de escrever sobre ele. Ele é apenas perfeito!
Os diálogos e embates sobre teologia,  física e a vida entre Lindsey e Khan são maravilhosos de se ler. Khan é um personagem intrigante e interessante ao extremo.
Didier é outro personagem cativante, está sempre disposto a conversar e informar os novos acontecimentos da cidade, tem umas tiradas ótimas é confiável e você sabe sempre onde pode encontrá-lo. Ainda há outros personagens que são tão especiais e importantes para história quanto os que citei aqui. Mas terão que ler para conhecê-los.
Nenhum personagem apresentado nesse livro é unidimensional, todos são complexos e perfeitamente bem desenvolvidos. Gregory David os descreve não apenas como se os tivesse conhecido mas como se os tivesse analisado ao longo dos anos, por vários ângulos e de dentro para fora com um minúcia assombrosa (que é o que acredito que aconteceu já que são todos baseados em pessoas que ele conheceu em sua jornada pela Índia).

O episódio na prisão de Arthur Road me deixou perplexa, sofri junto com o Lin, torcendo o tempo todo para que aquela tortura escabrosa acabasse (aquilo foi tão real que até agora quando recordo, sinto os piolhos andando pelo meu corpo depositando seus ovos).
Embarquei nessa leitura sem a consciência de que estaria a bordo de uma montanha russa de emoções e em alguns momentos estive lá em cima com Lin mas devo dizer que as decidas eram as mais eletrizantes possíveis.

Vemos Lindsey viver entre os indianos e os estrangeiros, passar por várias situações e enfrentar todo tipo de coisa quase inimaginável e em momento algum dessa jornada paramos para pensar que isso não pode ter acontecido. É real, é palpável e extraordinariamente bem escrito. A cada capítulo torcemos por ele, nos alegramos com ele, sofremos com ele e desejamos que o fim de sua jornada seja feliz, mesmo sabendo que o livro é uma ficção baseada na vida real.

Esse é um livro intenso, com uma ótima escrita, personagens sublimes e muito fascinantes que pretendo reler outras vezes de tão envolvida que fiquei com tudo que Lin viveu em sua passagem pela Índia e outros lugares.

Amei o livro, me apaixonei por todos que fizeram parte dessa história e que foram tão suntuosamente descritos. Me encantei completamente pela escrita de Gregory David.

Tentei fazer uma resenha sem muito spoiler para que os que desejarem conhecer essa obra prima possam se surpreender e se maravilhar, assim como eu.
Recomendo muitíssimo essa esplêndida experiência literária.

Agradeço ao Alex, por ter me apresentado esse tesouro que se tornou um dos meus livros favoritos da vida. ? ?
Alex 31/12/2022minha estante
Era impossível não se tornar um de seus favoritos. Detalhe que eu jamais imaginei que gostasse do cinema indiano, mas com isso, certamente deve ter viajado ainda mais nas aventuras, encontros e desencontros de Lin. Fico feliz por ter gostado.

Regis 05/01/2023minha estante
Não apenas gostei, Alex... se tornou um preferido da vida. Agradeço imensamente a você por me ter apresentado esse livro maravilhoso. ??

HenryClerval 08/01/2023minha estante
Esse livro foi uma grata descoberta que só fiz por causa dos dois. Estou muito agradecido, o livro é incrível.

Regis 08/01/2023minha estante
Não esqueça de passar para frente a palavra do Shantaram. Esse livro é extraordinário. ?

Alex 31/12/2022

Um livro contemporâneo que mereceria se tornar um clássico
Shantaram, que livro absurdo e incrível. Shantaram é uma obra de ficção, mas sim, os fatos se basearam em experiências de seu autor. Só isso, já torna a leitura, para alguns, mais interessante.

Shantaram conta a história de um professor de filosofia australiano, que teve seu casamento destruído, se perdeu na heroína, com ela foi para o crime e acabou preso num presídio de segurança máxima, cujo protagonista, fugiu pelo muro da frente e se exilou numa favela de Bombaim. Mas não se engane, isso apesar de já ter conteúdo para um filme, é contado em 3 ou 4 parágrafos.

A história de Shantaram de fato começa quando ele se exila na Índia, quando ele chega em Bombaim e se apaixona pela efervescência daquela cidade multicolorida. E, eu como leitor, me apaixono, a cada leitura, por esse cosmopolitismo indiano, pelos detalhes culturais e maneirismos regionais.

Outro fator de profunda beleza, característica que me faz querer reler esta obra, é a sensibilidade com que os temas são tratados, seja a questão religiosa, a moral, a amizade, o amor fraterno, a lealdade e a honra, o exílio, a solidão, a compaixão e o altruísmo, o crime e a guerra, as drogas e a desintoxicação, a paternidade e filiação, talvez o que menos se fala é sobre amor romântico, até pincela sobre, mas os todos estes outros temas são carregados de uma sensibilidade que, ou mareja os olhos, ou te leva a refletir, como o mundo pode ser melhor com pequenas atitudes.

A história te levará por Bombaim, pelo interior da Índia, para o interior de um presídio Indiano, para Goa, para o submundo do crime, mas também para o vácuo da droga para o Afeganistão e Paquistão, para uma guerra estrangeira e para a paz, quiçá para a mais profunda sensação de liberdade. Você conhecerá 30 vidas vividas em 10 ou 15 anos, e no final se perguntará, como o Lin conseguiu ter todas essas experiências absolutamente incríveis.

Este livro merece a sua degustação, ele é uma linda história de redenção, de autoconhecimento e de bondade. Mostra que o mundo não é preto e branco, que há bondade até no mais sujo e perverso catre . Sua leitura faz o leitor encontrar novas esperanças de que, talvez, o mundo ainda tenha solução.
Edneia.Albuquerque 31/12/2022minha estante
Parabéns pela resenha! Agora terei que ler o livro rs

Alex 31/12/2022minha estante
A ideia era essa, rsss, tenho certeza que gostará, Neia.

Esdras 31/12/2022minha estante
Depois dessa resenha fica difícil não ler o livro rs.

Alex 31/12/2022minha estante
Valeu Esdras. Tomara que goste.

Vanessa.Castilhos 31/12/2022minha estante
Resenha encantadora! Parabéns! Tbm quero ler!

Alex 31/12/2022minha estante
Muito obrigado Vanessa. Leia, suspeito que entrará na lista de seus preferidos.

Regis 05/01/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Alex. Esse livro foi absurdamente intenso e o melhor do ano com certeza. Obrigada pela recomendação. ??

Fabio 22/07/2022

Estonteante!
Apesar de não ter muita vontade de conhecer, eu me interesso muito pela Índia. Acho um lugar muito singular, com uma cultura muito vasta, complexa e interessante.

Shantaram foge dos estereótipos das histórias da Índia. Aqui, o foco não é o lado místico ou a extrema pobreza de determinas regiões (ainda que isso também seja debatido). Por seu narrador não ser um nativo do local, a história fica mais fácil de ser absorvida e entendida, já que é a visão de um ocidental que está vivendo lá.

Eu fiquei encantado com o livro e seus personagens. A maioria dos personagens são muito carismáticos. Você sente afeto por deles, além de dor, raiva, tristeza, amor, amizade. Um mix de sentimentos que impulsionam a leitura. Assim como Vargas Llosa em "Travessuras da Menina Má" trazia personagens secundários para explicar determinado período histórico, o Gregory insere personagens nativos que o conduzem pela sua cruzada na Índia. Nada acontece por acaso ou por um impulso exclusivo do Shantaram, existe sempre um amigo, inimigo, conhecido ou trabalho que o levam a determinado lugar. O autor soube muito bem trazer uma visão de determinadas partes da Índia por meio desses personagens que guiam o Lin/Shantaram.

Eu fiquei bastante curioso para saber se, de fato, tudo aquilo aconteceu. Ou, ao menos, descobrir o que foi ficção, porque, sinceramente, a história é uma LOUCURA! O livro é excelente! E, se a visão do autor for honesta e sincera, é um passeio pela Índia fora dos cartões postais e/ou da maioria dos estereótipos inseridos na maioria das obras que retratam o país.

E, acima de tudo, o livro garante um prazer/orgulho adicional quando você consegue terminar esse "tijolo" de 912 páginas. Uma pena que seja cada vez mais difícil encontrá-lo. Merece reedições.

Jow 18/05/2022

O livro é tão bom quanto seu tamanho. É maravilhoso! Que história!
Não é uma biografia, mas os fatos foram 100% inspirados na vida do próprio autor. Vale muito a leitura.

JMM 11/04/2022

Livro com suas 910 páginas onde vc lê com tanto interesse que você nem percebe em razão da história e de como o autor conta a realidade da Índia e suas multi culturas, enfim eu índico a leitura desse livro.

Elaine 28/01/2022

Um livro para transcender...
"A sorte é o que acontece quando o destino se cansa de esperar". Esse livro é uma verdadeira viagem à Índia, seus costumes, à coragem e à redenção. Um brinde ao autoconhecimento e aos recomeços, aos laços que construímos e aos que perdemos ao longo da vida. Baseado na vida de Gregory David Roberts e escrito por ele mesmo. Recomendo muitíssimo. ?????

Gabriel Baliza 22/06/2021

Todos deveriam ler, marcante, profundo, intenso!
Ainda estou sem palavras, terminei de ler exatamente agora. Um livro que te leva aos extremos de sentimentos. Comecei a ler querendo um livro tranquilo, pra descansar a mente e de fato ele faz isso durante boa parte do início da narrativa. Então novos fatos são apresentados, coisas que aguçam a curiosidade e te fazem mergulhar cada vez mais nesse universo, que surpreende ainda mais por ser baseado em fatos reais. Um livro que te faz sentir amor, ternura, compaixão, te mostra simplicidade. E então te leva pro oposto, retratando mortes, tortura, traições, guerras, vícios. Ao mesmo tempo traz ensinamentos importantes, tanto que me peguei diversas vezes anotando algumas frases. Aprendi muito com o livro, recomendo a leitura a todos, e com certeza ele entrou para os meus favoritos.

MrkFloripa 13/04/2021

Inesperado e fascinante
Inesperado do início ao fim. Acaba com todos os estereótipos de Australianos, de Indianos, de tudo.
O livro diz ser autobiográfico e deve surpreender qualquer leitor com experiências e pensamentos muito fora do lugar comum.
Fascinante, difícil interromper a leitura sequer para dormir

Velho Vesgo 08/04/2021

Inesquecível
Simplesmente inesquecível. Entrou com um dos melhores livros que já li em minha vida. Uma história de amor, em todos os sentidos.

Leticia.Miranda 21/09/2020

Pecou por excesso e foi perdoado por ele
A narrativa de Shatantaram é extremamente bem feita e detalhada, mas, guiando-se a partir do número de páginas, percebe-se que as descrições minuciosas de tudo carrega um excesso que vez ou outra pode ficar batido. O autor deve ter esgotado todos os adjetivos possíveis ao escrevê-lo rs. Acho que as palavras que definem melhor o livro são essas mesmo: excesso, demasia, exuberância. A obra tem algumas informações que parecem ser falaciosas, cenas totalmente improváveis, ainda que fictícias e discussões filosóficas sobre a vida autênticas, mas que, pela sua overdose, se tornavam um tanto surradas, embora sempre tendo sua vitalidade e importância recuperadas nas páginas seguintes. Porém são esses acompanhamentos volumosos de tudo que acaba deixando o livro tão único, tão singular numa medida emocionante, cômica, intrigante e, acima de tudo, bonita. Coisa de filme mesmo; pra rir, chorar, sentir raiva, entrar em êxtase, se surpreender, engolir a seco etc. A trajetória de Roberts, passando por Lin e chegando à Shantaram é incrivelmente bem margeada e linda em todas as etapas, apesar da fartura. A maneira que ele descreve os olhares, os trejeitos, as emoções, as repugnâncias e o abandono de cada personagem (muitíssimos bem construídos e com histórias graciosamente delineadas) é algo que não se acha escrito com tanta precisão e zelo como o autor conseguiu transparecer nas mais de novecentas páginas, porque o leitor imerge totalmente na sua realidade. Ele faz questão que você saiba tudo o que lhe acometeu nos anos que passou na Índia, desde as belezas mais arrebatadoras até as podridões mais abomináveis, tanto do ambiente quanto do humano. Lin quer que você sinta como foi ser ele, por isso cada particularidade é exposta com esmero. A dor e a delícia de ser o Linbaba. Meu ponto: mesmo com o pecado da abundância em algumas (muitas) partes, o livro é, por essência, humildemente deslumbrante; shatantaram é uma contradição que deu muito certo. E as últimas páginas são a prova definitiva disso.