O Homem que Venceu Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daiana 17/01/2024

O homem que venceu Auachwitz
O livro é bom.
Foi um livro que surgiu ao acaso. Nunca tinha visto nada sobre ele.
Me surpreendeu.
O livro retrata a história de um soldado que está lutando contra os alemães, porém foi capturado e levado a trabalhar nos campos de concentração de Auschwitz.
Lá, como soldado, ele ficava fora do campo e possuíam um tratamento um pouco melhor do que os prisioneiros.
Ele, não contente, quer adentrar ao campo para ver com seus próprios olhos tudo o que acontece lá dentro.
E por incrível que pareça ele consegue, por mais de uma vez, fazer a troca com um dos prisioneiros e adentrar ao campo de concentração, Auschwitz.
Ele também é um sobrevivente do holocausto e depois de muitos anos decidiu escrever sua história e nos mostrar um pouco do que se passou naquela época.

Drica Liller 10/11/2023

Pessoas que enfrentaram uma guerra muitas vezes têm dificuldade de relatar o que aconteceu com eles, e esse era o caso de Denis Avey. Mas quando ele conseguiu contar foi aí que se libertou.

iam.jss 17/10/2023

Tenho muitas críticas
Eu gosto muito de livros históricos, principalmente sobre a Segunda Guerra e Holocausto, mas esse aqui destoou.

Vai ser difícil achar um livro mais cansativo que esse, ele abusa do excesso de detalhes de uma maneira que se torna agoniante, você não consegue avançar na história.

O título dá a impressão de que será sobre um judeu que viveu as barbaridades de Auschwitz, mas na verdade o foco está em um soldado britânico que trocou de lugar com um judeu por apenas duas noites. Auschwitz só entra na história no meio livro e é retratado de maneira superficial.

O Avey tem "síndrome de protagonista" ele se alto engrandece o tempo inteiro, parecia um personagem da Marvel, imbatível e sem fraquezas. O que tornou a narrativa muitas vezes confortável, sobre coisas que não são.

A única coisa que eu gostei foi o final, onde conhecemos a história de Ernst, o homem que de fato venceu Auschwitz. Além de ser o único momento em que o Avey se permite compartilhar vulnerabilidades.

Por ser uma história real não me cabe fazer juízo de valor. Apenas acho que a proposta do livro deveria ser sobre relatos de um soldado na Segunda Guerra Mundial e não sobre o Holocausto.

Marjory.Vargas 27/08/2023

Como a maioria dos livros que relatam esse período, a história nos emociona, nos choca e nos deixa perplexo. Mais um relato de um sobrevivente de um dos piores capítulos da nossa história.

anapauladias 12/05/2023

Que momento triste da história da nossa humanidade. Um história emocionante de um sobrevivente que se importou com a dor do próximo.

Mel 19/01/2023

Brutal...
Não existe outra palavra melhor pra descrever esse livro, os fatos narrados nele são dolorosos de se ler, tanto que poderia certamente se passar por uma ficção, porém infelizmente não foi e o livro é importante demais pra NUNCA esquecermos dessa mancha horrorosa na história da humanidade, pra que erros e tragédias como essa não voltem a acontecer jamais.

Carlos.Salvio 06/01/2023

Gostei muito do livro. Apesar da leitura cansativa e lenta na primeira etapa, achei a riqueza (excesso) dos detalhes essêncial para compreensão do ambiente e de tudo que aconteceu em Auschwitz, uma vez que, a idéia é justamente a narragem de uma história real para conscientização e documentação das vivências do autor no maior complexo de Campos de Concentração durante o Holocausto.

Leituras e Reflexões 04/06/2022

Ler livros baseados em histórias reais que aconteceram durante a Segunda Guerra mexe demais com nosso íntimo.
E cada uma fornece uma peça a mais neste grande quebra-cabeça sombrio e desumano.
Livro emocionante!
Indico muito.
Taty 06/06/2022minha estante
Também gosto da temática e pareceu interessante

Leituras e Reflexões 06/06/2022minha estante
?????

jadysmin 04/05/2022

mas que profissional...
Que experiência, ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e viajante!! Além de informativo, é comovente, inteligente e originalíssimo.

Feli 18/02/2022

Parece uma fic...
Queria ler um livro que relatasse com detalhes a vida de judeus dentro dos campos de concentração, fui muito infeliz em escolher um livro pelo título e capa e não pesquisar antes, digo isso pois o "homem que venceu awschwitz" foi uma grande decepção, decepção essa dada muito por frustrações pessoais, pois como havia dito queria ler uma coisa e me.foi apresentada outra, porém não vou me culpar por completo já que o livro tem um título muito sugestivo e não é honrado 100%.

A narrativa é completa e bem detalhada, na visão de um ex combatente de guerra británico no período da segunda guerra mundial, seus relatos ou a escrita de Roby foi adaptada de forme muito surreal, muitas vezes me afastei do terror da guerra e da realidade triste que foi esse período pq a narrativa me deixava confortável, Avey se colocou em nível soldado da Marvel, sempre imbatível, até em seus momentos mais fracos e doentes o ego dele sempre era bem tratado, e por isso digo que me afugentou da realidade.

Outra frustração foi saber que os relatos de awschwitz III foram tão breves! O livro até sua metade é um livro de guerra e de estrategias de guerra, boa parte de luta entre um batalhão "x" na parte norte da África contra os Italianos, poderia ser um excelente livro histórico de guerra se a proposta inicial não fosse presa a ideia de um holocausto.... E por falar nisso Avey troca de lugar com um judeu e fica apenas dois dias em um campo de concentração. Em resumo estou decepcionado, por gostar da escrita e dos detalhes que receberá 3 estrelas.

Me sinto injusto também em julgar uma história verdadeira e relatando a vida de grandes heróis! Mas estou falando como leitor para leitores, resenha e crítica específicamente ao livro e não seu conteúdo íntegro.

Denny 29/01/2022

A vida
A vida e seus mistérios mesmo diante das barbáries nazistas esse braço soldado britânico consegue sobreviver e viver pra contar sua história. Gostei bastante!

Eduarda Veloso 14/01/2022

Não é preciso muito para acontecer de novo...
O livro conta a história de Denis Avey, um jovem britânico que serviu durante a Segunda Guerra Mundial e que se deparou com seus horrores. Ele nos conta histórias desde as batalhas do deserto, suas várias tentativas de fuga até sua condição de prisioneiro de
guerra alemão e sua entrada VOLUNTARIA em Auschwitz IlI. Por fim, em seu pós guerra, ele narra sua busca para encontrar os familiares.

Denis descreve com muita precisão tudo o que viu, sentiu e fez. Contou de seus traumas e da dificuldade de retomar a vida no pós-guerra. Fala sobre o descaso do governo que o oferece 204 libras como "desculpas pelo sofrimento".

Apesar de ter tido um começo bem prolixo e de já ter iniciado a história "no meio do deserto", o livro se revelou uma verdadeira surpresa. As descrições do autor eram tão precisas a ponto de me fazer ter asco dos cheiros, mas a narrativa e as descrições seguiram me surpreendendo até o fim. Não me canso de ler livros assim pelo simples fato de que não podemos nos esquecer do aconteceu com a aquela terra e principalmente com aqueles seres humanos. É dolorido e sempre vai ser, mas não podemos nos esquecer.

Camila Westphal 24/12/2021

Esse assim como outros livros que contam histórias reais sobre sobreviventes do holocausto,o que passaram nos campos e depois deles, faz com que a leitura seja algo "pesado" de ler, porque é extremamente desconfortável saber a que ponto a maldade humana chegou. Acompanhar tudo o que ele passou é sentir uma aflição a cada página, admiro muito toda a força e coragem que ele teve, assim como todos os outros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5