O Homem que Venceu Auschwitz

Resenhas - O Homem que Venceu Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Milla Ribeiro 30/03/2014

Para mim foi regular!
Marquei como regular, mas acredito que muitas pessoas podem e devem achar esse livro ótimo.

Ele é bem detalhista sobre antes da guerra, durante os combates na guerra, quando ele é preso, sobre AUSCHWITZ , nas fugas, na liberdade e depois da guerra. Achei muito cansativo.

Em relação ao título, no começo, pensei que ele tinha trocado de lugar com um judeu, entrado em AUSCHWITZ e passado até o fim da guerra lá, mas não, ele trocou duas vezes e passou pouco tempo, teve uma vaga ideia das atrocidades que lá aconteciam. Santa ignorância minha, CLARO que ele não podia ficar lá, pois seriam descobertos, mas na minha cabeça, para condizer com o título ele teria que está dentro de AUSCHWITZ vivendo como judeu.

Não estou dizendo que ele não é um vencedor, ele realmente passou por MUITAS dificuldades, mas vencer AUSCHWITZ ,não venceu.

Quando eu percebi que ele ficou DUAS noites lá comecei a me aborrecer com o livro, como ele diz que VENCEU AUSCHWITZ se só ficou duas noites? Até que ele começa a contar sobre a vida de outra pessoa que até então eu não tinha dado muita atenção e CAI a minha ficha sobre quem realmente VENCEU AUSCHWITZ!

Sei que minha resenha ficou um pouco confusa, mas quem leu o livro com toda certeza entendeu, só queria deixar registrado que pra mim não foi Denis Avey que venceu AUSCHWITZ apesar dele ter tido uma grande importância na história.
Thiago.Souza 02/06/2017minha estante
Mila, eu também tive o mesmo aborrecimento e tive que fazer um certo esforço para chegar ao fim do livro. Realmente, quem venceu Auschwitz foi Ernst, que recebeu ajuda do soldado até então apelidado "Ginger". No entanto, a vitória de Denis é mais emocional, pois, mesmo tendo passado dois dias como Judeu e todo o resto do período como prisioneiro de guerra, ele vivenciou atrocidades como o garoto sangrando em continência, evento que rendeu um olho de vidro, o amigo que fora explodido momentos antes de ele ter sido levado pelos soldados alemães, enfim. Tudo o que ele vivenciou lá fez com que ele tivesse reflexos traumáticos como os pesadelos recorrentes.
Eu vi depois o documentário sobre ele, onde mostra o primeiro encontro dele com a irmã de Ernst, o mesmo descrito no fim do livro.
Bem, de qualquer forma, eu aceitei o cansaço do livro, pois só mostra que é realmente um relato, sem elementos dramáticos para deixar tudo mais interessante. Ele venceu os próprios traumas, talvez.
Se achou esse cansativo, leia "É isto um homem?" de Primo Levi. Esteé um relato de um judeu de Auschwitz, o mais completo. No entanto não será possível encontrar um livro com uma narrativa muito mais forte, pois, quem passou por eventos devastadores, não sobreviveram.
Sua resenha ficou boa sim!rs

Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Ninha 08/07/2021minha estante
realmente é isso, o livro é muitoooo descritivo se tornando uma leitura cansativa.

Arthur 21/09/2022minha estante
Como vcs tão lendo o livro?

Arthur 21/09/2022minha estante
Como faz pra lê

Daiana 17/01/2024

O homem que venceu Auachwitz
O livro é bom.
Foi um livro que surgiu ao acaso. Nunca tinha visto nada sobre ele.
Me surpreendeu.
O livro retrata a história de um soldado que está lutando contra os alemães, porém foi capturado e levado a trabalhar nos campos de concentração de Auschwitz.
Lá, como soldado, ele ficava fora do campo e possuíam um tratamento um pouco melhor do que os prisioneiros.
Ele, não contente, quer adentrar ao campo para ver com seus próprios olhos tudo o que acontece lá dentro.
E por incrível que pareça ele consegue, por mais de uma vez, fazer a troca com um dos prisioneiros e adentrar ao campo de concentração, Auschwitz.
Ele também é um sobrevivente do holocausto e depois de muitos anos decidiu escrever sua história e nos mostrar um pouco do que se passou naquela época.

Leituras e Reflexões 04/06/2022

Ler livros baseados em histórias reais que aconteceram durante a Segunda Guerra mexe demais com nosso íntimo.
E cada uma fornece uma peça a mais neste grande quebra-cabeça sombrio e desumano.
Livro emocionante!
Indico muito.
Taty 06/06/2022minha estante
Também gosto da temática e pareceu interessante

Leituras e Reflexões 06/06/2022minha estante
?????

Thais.Moreira 21/08/2020

Simplesmente chocante esse livro, muito impactante, mostra a superação de quem viveu em Auschwistz III, declarado como o inferno na terra. Que tiveram que serem os heróis da suas próprias histórias.

letisia 12/07/2021

Cansativo
As 100 primeiras páginas são apenas estratégias de guerra e não me interessou muito, o que deixou o inicio bem lento. Quando ele chega realmente em Auschwitz começa a desenrolar melhor e ele detalha muito a vida lá, mesmo não sendo um judeu, ele vivencia suas experiências quando troca de lugar com Ersnt. Porém o final volta a ser cansativo e precisa lutar um pouco para terminar o livro.
Por contar sobre a Segunda Guerra, e por ser um regime totalitário, várias vezes senti que estava lendo uma distopia, quem dera! Aliás, teve pensamentos do Denis que me lembrou muito 1984, quando ele diz que não podem vencer o que ele acredita, e também Admirável Mundo Novo quando ocorre a desvalorização da vida dos judeus pelos nazistas.
O último capítulo é com certeza a melhor parte do livro, pois foca no que o Ersnt passou. Ele, na minha concepção, foi quem realmente venceu Auschwitz.

thyarac 31/08/2020

Leitura um pouco arrastada, precisa persistir pra terminar de ler.

robertals 28/08/2020

Perfeito!
Não há como não listar como um livro perfeito. História real e comovente de Denis Avey durante a segunda guerra mundial. Nesse livro ele relata tudo o que passou nesse período, as pessoas com quem conviveu nos campos de concentração, as que ajudou e que o ajudaram. Um relato maravilhoso que deixou marcas profundas na vida de muitos que compartilharam do mesmo que ele, mas que infelizmente não tiveram o mesmo fim. De início o livro parece com uma leitura densa, mas no decorrer da história, não há como não se envolver e se sentir parte da história também. Só posso dizer para que leiam e aproveitem o máximo dessa história maravilhosa e real. Só amei demais essa leitura, assim como amo livros com essa mesma temática.

Larissa Tabosa 29/08/2020

História incrível!
Ler sobre os horrores da 2ª Guerra Mundial é sempre doloroso. Uma mancha na história mundial que nada nos fará esquecer e superar. Isso porque a maioria de nós não viveu diretamente, imagina para quem viveu.

E é justamente essa a história desse livro, os relatos da guerra a partir de um soldado britânico.
Confesso que achei o livro bem cansativo, descritivo demais, por vezes monótono e chato. Felizmente o tema e a última parte compensam bastante, fazendo a leitura valer a pena.

A maior lição e a melhor frase do livro é: ?Para que o mal triunfasse, bastou apenas que os bons não fizessem nada?. Essa frase nos faz bastante e fazendo para os dias atuais nos mostra que não basta que sejamos contra os abusos e absurdos que acontecem, mas devemos ser ativos. Não basta não ser racista, homofóbico ou machista, mas temos que ser anti tudo isso e lutar ativamente.

Enfim, ótimo tema, falhou apenas na execução.

Luiz Henrique 21/09/2021

O homem que venceu Auschwitz
Como todo título de relato pessoal sobre o holocausto, é uma leitura árida e chocante. Existem momentos de alívio nos relatos e até de esperança, mas a tensão é presente em boa parte da leitura. Riquíssimo em detalhes, recomendo a quem tiver interesse em relatos verídicos sobre o tema.

Roberta 10/04/2021

Um relato emocionante
Este é um daqueles livros que acho difícil de classificar. Como dizer se a história que marcou a vida de tanta gente merece 4 ou 5 estrelas? Este livro é o relato de um soldado britânico que foi capturado durante a guerra e viveu de perto os absurdos e crueldades que aconteciam com os prisioneiros no mais temido campo de concentração da segunda guerra.
Ele começa falando de como era o dia a dia como soldado em combate e só então começa a narrar sua experiência como prisioneiro. Também conta sobre os traumas e superações após ser liberto tentar retomar sua vida "normal".
Um relato emocionante.

jotape 27/03/2012

de volta a 2ª Guerra Mundial
Segunda Guerra é um assunto que eu adoro estudar, os efeitos, e os transtornos mesmo depois de anos gerados numa sociedade, e como li recentemente Resistência que conta história de uma prisioneira Francesa chamada Agnés Humbert,logo que vi o Homem que venceu Auschwitz me senti com a necessidade de entender como era tratados os prisioneiros lá, não cheguei nem na metade, posso dizer que o maior dos nossos problemas jamais irão se comparar ao que essas pessoas passaram. #Ficadicadeleitura
Márcia Naur 18/06/2012minha estante
Jota, qual nota você dá para este livro?

jotape 15/07/2012minha estante
nota 9... para os entusiastas de 2ª Guerra é leitura obrigatória. (:

Gabriel 05/05/2014minha estante
Um ótimo livro!

Rafa 10/08/2015minha estante
Os dois livros são otimos!!!

Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante

_Tá_no_livro_ 29/12/2020

Um homem vitorioso
"Admito que desabafei um pouco tarde, mas agora as pessoas estão prontas para ouvir, e eu quero que minha história faça algum bem, foi isso o que eu sempre quis realmente.

Mesmo na minha idade, ainda posso aproveitar um pouco, e sei que tive uma vida boa e a vivi intensamente. E, como gosto de dizer, ela mereceu um livro inteiro."

Ernie caminhou lado a lado com a sorte, mesmo quando achou tá acabado, a sorte veio e tomou ele em seus braços mais uma vez.
Ernie foi um homem forte e vencendor.

Matielo 30/05/2020

Não é um livro sobre Auschwitz
O título do livro diz muito pouco sobre a real história contada, a maior parte do livro é sobre como o narrador chegou aos campos de concentração, o que não é ruim, pois se consegue ter uma noção de como é uma guerra mas a narrativa se apresenta um pouco maçante em determinados momentos. É um bom livro para aquele que gostaria de conhecer um pouco além dos campos de concentração.

BArbara 20/08/2020

O homem que venceu Auschwitz
Livro um pouco cansativo no começo devido a quantidade de detalhes e informações (algumas desnecessários, no meu ponto de vista).
Na maior parte do livro eu achei que havia criado muita expectativa para ler ele e ia acabar me arrependendo. Mas quando cheguei aos últimos capítulos percebi o quão fantástico ele é.
Inclusive, um pensamento que eu tive durante a leitura foi abordado de alguma forma nele e foi como se eu tivesse levado um soco no estômago.
O que eu posso dizer é: leiam e não se arrependam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5