O Pequeno Filósofo

O Pequeno Filósofo Gabriel Chalita

Resenhas - O Pequeno Filósofo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lara328 14/03/2024

Um livro que todo mundo deveria ler ou melhor muitas pessoas
Que livro
Esse livro me trouxe a minha essência, me fez refletir, e com certeza me fez enxergar o mundo de outra maneira.
Geralmente tentamos por motivo em tudo, tudo tem que haver uma explicação. Mais pq?
Por que tudo q a gente faz precisa de uma explicação? Será que o q nos fazemos, fazemos por que queremos ou por que simplesmente a sociedade impõe?
As vezes a vida não precisa de uma explicação exata, você tem que sentir.

Maar.hh 15/02/2024

Meu primeiro livro
Esse foi o primeiro livro que li que não estava na lista de livros da escola, vejo muitas opniões ruins sobre esse livro, não quero que ninguém concorde com a minha opinião, mas esse foi o livro que me fez despertar gosto pela leitura, eu me identifico muito com várias partes do livro, é um livro que sempre faz a gente pensar sobre tudo! Eu simplesmente adoro!!

Gi Violeta Literária 25/01/2024

Bem reflexivo.
Um livro bom ,que nos mostra a vida de outra forma,no trazendo boa reflexões sobre família, morte e nossas atitudes, foi uma leitura rápida e bem legal.
"A generalização é um caminho para a injustiça ."

"Com o tempo,se as pessoas não aprendem,elas deixam de se importar".

Renan301 20/01/2024

Apesar de ser um livro que fala muito comigo e ser minha quarta releitura o livro não é bom.
Todas as vezes que eu li o livro sempre me encontrei em muitas partes. Toda vez que releio, um significado diferente me desperta, mas sei de toda consciência que não é um livro bom.

Kleber Rafael 08/01/2024

"Muito similar ao pequeno príncipe, achei o livro razoável, a retórica entre o personagem e o seu eu (consciente) que é o menino é um pouco vazia... As estações em que o trem para soa como os planetas que o pequeno príncipe viaja... Mas o livro não é de todo ruim, tem algumas boas frases para reflexão. É um livro pequeno, a leitura flui muito rápido, a qualidade do material impresso é sensacional, e conta com lindas ilustrações."

Annað¦ 14/12/2023

O pequeno filósofo
O livro certamente é muito bom. Cada estação demonstra uma parte da vida dele, uma parte do mundo (como o pequeno filósofo disse no penúltimo capítulo).
Tem coisas que são bem difíceis de entender, mas se você puder ler, leia.:)

marrdduda 08/11/2023

Poético, reflexivo e bonito
Vi muitas opiniões ruins sobre este livro, o que me deixou triste. não que as pessoas precisem concordar comigo para eu me sentir satisfeita, mas percebi uma certa rejeição injustificada. pessoas dizendo que o autor tentou copiar (miseravelmente) O pequeno príncipe, outras dizendo ser confuso e repetitivo e ainda dizendo que traz discussões rasas e óbvias!
bem, darei minha opinião agora.
sim, claramente o livro faz referência ao clássico aclamadíssimo (e com toda a razão) O pequeno príncipe, de Antoine Exúpery, e uso a palavra "referência", não cópia. Sou apaixonada pelo clássico e gostei muito da forma como gabriel chalita usou de alguns elementos estruturais da mesma em seu livro ? o menino-anjo e o homem mais velho, a linguagem verbal e não-verbal repleta de metáforas, analogias e reflexões, e por aí vai...
sobre o livro especificamente, posso dizer que fiquei encantada. ele brinca com sentimentos e ações tanto ruins quanto boas e tão humanas de forma muito bonita. gostei demasiadamente do recurso das "estações" para expressar de forma artística comportamentos humanos. as discussões criadas muito me agradaram também. ah, e me emocionei em certas partes do livro; em especial no final: fiquei feliz por ver uma melhora na forma do protagonista de pensar e agir, por ele ter entendido as mensagens que o menino queria passar.
finalizarei, então, com algumas citações da obra:

"haverá um dia em que os interesses serão maiores pela essência do que pela aparência! Um dia em que os nossos sentimentos poderão ser convidados a conviver, sem disfarces, com os nossos outros convidados. Como eu gostaria de acreditar que haverá um dia em que a palavra essencial será o respeito! Isso mesmo, o respeito. O outro não será apenas uma necessidade transitória. O outro não será descartável. Nada de redomas, menino!"

"E, com muita limpeza e organização, descartavam as que vinham com algum defeito. E os adultos faziam isso, várias vezes. Eu entendi que era algo semelhante à escolha de um sorvete, em que se provam vários sabores até se encontrar o adequado. Olhei para o menino, que não movimentava nenhum músculo da face. Quis dizer do meu descontentamento, mas tive receio de ir contra o que todo mundo estava fazendo.
? É sempre assim?
? O quê?
? É difícil ir contra o que aparentemente é consenso?
Com certeza."

"Que estranho! Eu queria água para limpar toda aquela lama. Mas a água era lama. E lama não lim- pa lama. Sem perceber, eu comecei a me cheirar. Não tinha cheiro de nada. Os meus pés deviam estar cheios de lama também, mas não estavam. Era como se nada daquilo nos atingisse. Ou não. Eu não sei.
? Eles eram feitos de lama ou estavam sujos?
? Que diferença faz?
? Toda diferença. Se eles foram feitos de lama, não há o que fazer. Se estiverem sujos, basta limpá-los.
? É difícil saber a origem. Viemos de onde? Fomos feitos por quê? Para quê? O que é nosso de verdade e o que nos foi grudado? Se não foram feitos de lama, a lama se tornou tão natural que talvez seja muito difícil perceberem a própria lama. É isso o que veem, é isso o que sentem. Se não foram feitos de lama, acostumaram-se com ela."

"? Por que os adultos não ensinam o que é correto?
? Talvez porque não saibam o que é correto."

"O essencial está nas mãos que conseguimos enlaçar, nos abraços que conseguimos dar. Toda a beleza da música irá se esvair enquanto não conseguirmos compreender o amor em que nascemos e o amor que haveremos de crescer. Se não enfrentarmos a nossa solidão, a música será incapaz de nos levar à tenda preparada cuidadosamente para o que virá depois. Sozinhos, não haverá depois!"

Julia 06/11/2023

Foi um livro muito bom e rápido de ler terminei em 1h, ele é bem curtinho e bem ilustrado, amei o jeito em que ele apresentou certas situações e perguntas, o final foi simplesmente perfeito e inesperado. Quero ler mais livros assim. Enfim... Leiam, vale muitooo apena mesmo foi uma experiência magina (pelo menos para mim), me fez refletir e pensar em coisas que eu não havia reparado antes.

Vanessa 18/10/2023

O Pequeno Filósofo
Através dos diálogos socráticos com o pequeno filósofo e da vivência em cada estação, o narrador-personagem vai resgatando as memórias do seu subconsciente, redescobrindo as razões de sua existência, curando os seus traumas, vencendo seus bloqueios psicológicos mais profundos e liberando as emoções encravadas em sua alma.
Eu fiquei encantada com esse livro! Foi uma leitura leve, mas ao mesmo tempo profunda.

Caliope 24/08/2023

Para um texto que começa falando que os que dizem saber muito nada sabem, esse livro se contradiz.
Um monte de conceitos superficiais em meio a diálogos vazios e irritantes, que não me fizeram refletir como tinham prometido.
Talvez alguém iniciante em filosofia possa tirar algum proveito, apesar de que ambos os personagens são extremamente irritantes.
Mas não é de se jogar tudo fora, gostei das pautas sobre gerações dentro de uma família.

Sthefani.Praes 05/06/2023

Rápido
Foi realmente uma leitura rápida, foi um bom passatempo para quando estava intediada... não prestei muita atenção e já faz bastate tempo que li então não lembro de muita coisa... gosto de livros com ilustrações mas não tenho vontade de reler para relembrar.

sadbroccolitree 04/02/2023

Razoável
Eu entendi onde o autor queria chegar e o livro é bonitinho, mas assim, o autor estava tentando escrever um O Pequeno Príncipe, isso fica escancarado. Tentou ser mais profundo do que conseguiu de fato.

J^! 28/01/2023

Singelo
Estar atento as coisas simples da vida. Esse livro passa por temas como família, luto e amor de forma muito singela mas sem perder a oportunidade de tratar com seriedade essas questões.

bruresignares 18/01/2023

"só os incultos têm tanta certeza"
A leitura é agradável, bem rápida e dinâmica - considerando o grande número de diálogos curtos e ilustrações que o livro apresenta.
No começo não estava conseguindo entender muita coisa, porém ao decorrer da leitura tudo vai se encaixando e fazendo sentido. É muito interessante ver que todas as estações refletem, de alguma maneira, na vida do protagonista e acaba sendo bem legal poder acompanhar essa descoberta de consciência dele sobre si mesmo.
Bom, gostei da leitura, só não acho que tenha sido extremamente marcante pra mim.

Ana lu 07/01/2023

Um livro para refletir
Tenho que admitir que no começo o livro não me prendeu muito pelo fato de ser um pouco confuso, mas quando eu comecei a compreender a história (nas 20 páginas do livro) não consegui mais parar.
Ele trás muitas reflexões por meio de diálogos entre o pequeno filósofo e o protagonista (que em nenhum momento foi dito o nome).
Nos mostra o passado do homem e seus traumas, seu relacionamento com a família e sei modo de pensar.
Mesmo o livro tendo um teor infantil em suas ilustrações e capa creio que Gabriel Chalita escreveu um livro capaz de nos fazer perceber que o modo que o ser humano age e que devemos prestar mais atenção ao nosso redor e no modo em que vivemos a vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5