O Mestre das Sombras

O Mestre das Sombras Ivan Jaf

Resenhas - O Mestre das Sombras

Raquel S. Ramos 23/03/2020

Para aprender um pouco de história
O livro junta três coisas que eu gosto muito: história, arte e realismo fantástico com VAMPIROS ??. O autor insere um protagonista vampiro na história real (muito bem pesquisada, por sinal) da Revolução Pernambucana de 1817.
A narrativa é bem interessante e intercala bem os fatos históricos com a história pessoal dos personagens, creio que seja um livro produzido pensado para leitura em escolas por vir acompanhado de ficha de leitura e fazer parte de uma série que conta outros acontecimentos da história do Brasil de forma semelhante.
As ilustrações são bem bonitas, mas ao meu ver poderiam interagir mais com a história, ajudar mais a contá-la. Elas são bonitas, tem uma estética que combina com o clima sombrio da história, mas aparentemente só preenchem espaço de páginas e "descansam os olhos", sendo removidas não alterariam o fluxo da história.
A mitologia de vampiros segue a linha clássica, se alimentar de sangue, não sair ao sol e alguns poderes a depender do indivíduo. Claro que cada autor tem sua peculiaridade ao escrever vampiros e neste livro não seria diferente, eu particularmente, aprovei.
No geral é um bom livro e eu recomendo a leitura principalmente pra quem quer conhecer mais sobre a história de Pernambuco.

Julia.Feitosa 29/05/2019

Recomendo muitíssimo!
Um livro que merece ser apreciado! Ótima história e trajetória,figuras que sinceramente dão arrepios,mas,são fantásticas! O único defeito deste livro é que possui poucos capítulos (resumindo,a leitura é rápida)e você acaba ficando com aquela sensação de "quero mais!" sabe!?