O Entregador de Bonecos

O Entregador de Bonecos Denis Lenzi

Resenhas - O Entregador de Bonecos

Gisele Galindo 05/02/2012

Bucólico e suspense dividem espaço
Inicio esta resenha falando que já admirava a capa desse livro pelas redes sociais e qual não foi minha surpresa quando o autor entrou em contato comigo. Denis Lenzi, disse que me enviaria o arquivo do livro para que eu escrevesse sobre ele, pois tinha gostado do que lera aqui neste blog. Por minha vez, sugeri que então, trocássemos nossas obras, particularmente não gosto muito de ler no PC, prefiro papel nas mãos ou apoiado em um travesseiro, mesa, enfim, o livro propriamente dito. Ele topou.

Pessoalmente, O Entregador de Bonecos, não é muito o tipo de leitura que me agrada, digamos que fica no meio termo. Mas, como disse, isso é para mim. Com certeza pode ficar entre os preferidos de muitos leitores.

A narrativa até um pouco mais da metade é deliciosa, sabe por quê? Porque parece que uma boa senhora ou senhor, mas daqueles super fofos, está contando uma história na beira da cama ou em sua poltrona na sala. Não sei se soube me expressar direito, mas amei isso!!!! Uma delícia de ler. Aí sim, depois da metade, digamos 1/4 do livro, começa o suspense. Pessoal, tem uma gárgula... nossa! Muito bem criada pelo autor. Fiquei doida por ela, mas é do mal, tá?! Ah, Denis, nada de chazinho com ela em casa, por favor, hein?! rs

Voltando... O que tenho reparado é que muitos autores estão tomando um cunho espiritualista, pelo menos nos livros que tenho lido, acho isso bem interessante. É o que acontece nessa obra, pelo menos foi o que reparei. Não digo mais sobre esse ponto para não soltar um belo de um spoiler.

“Edwin!” – exclamou David, voltando à realidade, após recordar-se das cenas de sua infância. “Como pude me esquecer de você?”

Uma das partes positivas são os trechos de idas e vindas ao passado do personagem, ou devo dizer: personagens? Bom, quem já leu sabe bem a quê me refiro... Se não leu... Entre em contato com o autor ou aguarde o lançamento pela Editora Literata. ;)

Por falar nisso, devo dizer que como o meu livro foi da leva da publicação independente, encontrei vários errinhos, porém entrei em contato com o Lenzi (por sinal, muito simpático), que garantiu que houve nova revisão e que a publicação da Literata sairá certinha. Fiquei muito feliz com isso.

Os personagens são bem construídos e interessantes, estou curiosa quanto ao segundo livro. Acredito que algumas partes poderiam ter sido melhor aproveitadas e aprofundadas.

Preciso deixar claro que a capa é incrivelmente bela, vocês podem comprovar isso só de olhar o início do post. Ainda bem que a Editora Literata decidiu mantê-la. \o/

Para finalizar, digo que tem de tudo nessa obra, um pouco de romance (pano de fundo), fantasia, ação, suspense e um toque bucólico.

Agradeço ao Denis pela belíssima oportunidade de ler seu livro.

RUDY 03/01/2012

RESUMO SINÓPTICO
CITAÇÃO: “David, meu querido, você precisa deixar o passado ir embora, pensar nas coisas boas que estão por vir. Deve seguir, com plena confiança, a trajetória de sua vida, conforme ela se apresenta. Só desta maneira, conseguirá evoluir. Não deve deixar que o passado perturbe sua vida, entendeu? Se ficar preso a ele, aos momentos desagradáveis que lhe causaram desgostos, atrairá para si sentimentos ainda mais sombrios. Não vale a pena, meu querido. Deixe o passado lá para trás, que é o lugar dele. Chame pela vida. Você merece tudo de bom, merece ser feliz.[...]” (pág. 27)

RESUMO SINÓPTICO: David Forlin mora na cidade de “Las Gaivotas”, Solvang, Califórnia/EUA com a avó Elena; foi para lá aos 14 anos, após a morte dos pais em um acidente. Agora com 22 anos tornou-se amargurado após a traição que acha ter sofrido por seu melhor amigo Mike e por suas amada Mayra. Desdenha dos bonecos confeccionados pela avó; ela acredita que os mesmos são seres vivos e levam felicidade a quem os possui. Ele ri da avó, não acredita; esqueceu que um dia, Edwin foi um dos seus melhores companheiros de infância e agora está dentro de uma caixa, esquecido em cima do guarda-roupa.
As vésperas da morte, sua avó faz um estranho pedido: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte. Sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó.
Na longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida.
Mas nem tudo são flores na jornada de David,fatos inexplicáveis acontecem. Tiros, morte, acidentes de todos os tipos até mesmo aéreo. Tudo parecia querer impedir David de cumprir sua missão. Mas ele não esmoreceu, afinal, tinha uma meta a cumprir e enquanto o último boneco não fosse entregue ele não voltaria para casa.

Se desejar ler a resenha completa com opinião e avaliação,visite os blogs e deixe seu comentário:
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/01/resenha-1-o-entregador-de-bonecos-denis.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/01/o-entregador-de-bonecos-denis-lenzi.html
Michelle 07/03/2023minha estante
inusitado

Luara Cardoso 30/11/2011

Resenha - O Entregador de Bonecos
O livro conta a história de David Forlin, um jovem que após a morte dos pais, vai morar com a avó. Dona Elena Forlin faz bonecos e sempre conta a história de sobre como os bonecos são mágicos. Porém, David, por ter crescido e perdido sua inocência, não acredita nas “maluquices da avó”. Em seu leito de morte, a avó de David faz um pedido muito especial a ele: que ele entregue cinco bonecos a crianças eleitas.

Por ser o último pedido da avó, David embarca nessa jornada. Nessa viagem, David conheceu várias pessoas, ajudou crianças a passarem por momentos difíceis em suas vidas, e isso fez com que o próprio David evoluísse de uma maneira incrível ao longo de toda a história, pois uma vez que ele percebe que os bonecos realmente são mágicos, ele começa a notar certos comportamentos errados na sua personalidade e em todo o mundo, o que o faz refletir e melhorar a sua própria vida e personalidade.

"Fiquei triste por muito tempo, mas agora não estou mais. David me ajudou muito. Ele me fez ver o quanto a vida é importante e que precisamos aproveitar cada minuto dela. E eu tenho ainda tantas coisas para aproveitar na vida, não é? Olha, milagre existe, sabia? E o maior milagre é a vida. David me falou sobre isso. Você também pode viver um milagre. Se eu consigo, você consegue também."

Eu, sinceramente, me emocionei em diversas partes do livro. Chorei com algumas situações que me traziam certas recordações. A cada criança que ele ajudava, fazia eu refletir sobre a minha própria vida. Me fazia pensar: será que eu estou fazendo isso certo? Será que estou tomando as melhores decisões?

O livro me lembrou muito Eu Sou O Mensageiro, do Markus Zusak (resenha aqui). Me apaixonei pela evolução do personagem, e a cada vez que ele demonstrava o que pensava, sentia ou seus questionamentos, parecia que o autor estava me descrevendo e não ao personagem.

A evolução não foi só do personagem, foi minha também. A mensagem principal do livro é que as crianças crescem e com isso, acabam perdendo a inocência, que é o que torna o mundo muito melhor, pois uma vez que você não vê maldade e carrega todos os sentimentos bons com você, o mundo ao seu redor vai mudando também. Mas com toda a maldade, ódio, injustiça que existe no mundo, é praticamente impossível não perdê-la, mas devemos mantê-la viva em nossos corações. Então, eu percebi que eu também estou perdendo essa minha inocência. O livro veio em um ótimo momento da minha vida.

"A vida nos ensina até o último de nossos dias. De nada adiantará se lamentar, chorar, lamuriar-se ou fazer asneiras por causa do seu problema. Não mesmo. O inconformismo faz mal. Por mais difícil que seja a nossa jornada neste planeta, há sempre algo bom a ser descoberto. Quando menos esperamos, nos surpreendemos com alguma coisa que nunca percebemos antes."

Sobre os aspectos do livro, ele é em terceira pessoa, mas é narrado de uma forma tão incrível que faz com que você se conecte com a história de um jeito inexplicável. A história conta a jornada de David com os bonecos e também certos fatos da vida dele que são grande parte da essência do livro.

O livro é recomendadíssimo. É uma história incrível e que vale a pena ser lida e que vai emocionar a todos que vão lê-la.

Resenha publicada no blog Estante Vertical, confira: http://estantevertical.blogspot.com/2011/11/resenha-o-entregador-de-bonecos.html

Marcia 07/11/2011

Uma lição de vida!
O livro conta a estória de David Forlin, ele perde os pais de modo trágico na pré adolescia e vai morar com sua avó. Ele é um jovem comum, trabalha de operador de caixa em um supermercado perto de sua casa. Tem um grande amigo chamado Mike e uma bela namorada Mayra. Sua avó é uma simpática velhinha que tem um dom incomum, ela faz bonecos de pano artesanalmente e milagrosamente estes bonecos ganham vida. David – como a maioria de nós adultos – cresce, assim, perde a inocência e não acreditava mais nas estórias contadas por sua avó sobre os bonecos. Ele não dava muito atenção para suas fantasias.
Até ai parece ser uma estória de contos de fadas certo? Errado!
Isso muda quando sua querida vó é vitima de um assalto e vem a falecer. Seu último pedido para o jovem era, que teria de entregar seus últimos 5 bonecos a 5 crianças especiais. Para cumprir a promessa David sai em uma jornada cheia de perigos.

O que achei: Vou falar o que senti ao ler, O entregador de Bonecos. Sinceramente, o livro, a narrativa me emocionou e não uma vez, mas várias vezes. Principalmente quando David encontra cada criança. Cada criança encontrada é uma lição de vida ao protagonista e às vezes aos escolhidos. Todos aprendem alguma coisa, e essa mera leitora idem. O aprendizado foi triplo!
Acesse: http://www.segredosqueferem.blogspot.com/ e leia o restante!

Clícia 01/10/2011

Resenha do Blog: Silêncio Que Eu To Lendo
Disponível em: http://www.silencioqueeutolendo.com.br/2011/10/o-entregador-de-bonecos-denis-lenzi.html

“- Eu sei que dói. E dói porque você é bom. Conhece o amor de verdade, e esse amor foi ferido. A dor vai lhe trazer amadurecimento e, com o tempo, você irá esquecê-la e renovar seu coração. Transformar a dor em aprendizado. É isso que fazem os mais fortes.” – Avó para David. Página 230

A avó de David costurava bonecas e bonecos de pano e os distribuía para várias crianças, mas David nunca acreditou em seus motivos. Após um desastre, ele recebe um dom e uma missão, e sua vida ganha outros rumos. Com um coração partido e cheio de tristezas tem que se encontrar e aprender a perdoar.

David é um personagem muito cativante, até mesmo em seus acessos de fúria é impossível não querer acalmá-lo ou então quando está triste não querer consolá-lo, durante sua jornada de entregador dos bonecos, os últimos que sua avó costurou, ele tem vários flashes do passado, da sua ex-namorada e de seu ex-amigo, e nesses momentos é praticamente impossível não dar umas palavras amigas a David. Eu literalmente conversava com ele.

Várias vezes fui surpreendida pelos acontecimentos, e pelos personagens que surgiam, como o primeiro entregador de bonecos, ou a as feiras quíntuplas e idênticas. O livro passa uma mensagem muito linda, e levanta várias questões. Como por exemplo: Aonde esse mundo vai parar com tanta maldade? É realmente uma lição.

Só que durante sua missão, muita coisa ruim e inexplicável acontece, David várias vezes se pega duvidando se está no caminho certo. As vezes se coloca em perigo constante para ajudar as pessoas!

O livro flui muito bem, e os mistérios só se resolvem apenas no finalzinho do livro. No meio do livro eu tive uma sensação de que o final deveria ser muito bom e muito revelador, porque acontece tanta coisa sem um ‘propósito’ maior que é impossível não se questionar: “Aonde o Livro vai me levar?”. Mas posso dizer que não me decepcionou, o final apesar de acontecer bem rapidinho em comparação ao resto do livro, foi bem pensado e orquestrado.

A forma com que as peças se encaixaram também foi bacana, tudo ganha uma explicação, como a tragédia que acontece com sua avó, a traição que ele “ganha” Ele as vezes lembra da ex com tanta melancolia que eu me perguntei, mas como? Como assim? Um amor tão lindo acaba assim? E depois temos vários exemplos de como ajudar os próximos pode-nos fazer bem.

Eu realmente indico o livro como uma lição de vida. De como uma única pessoa pode mudar o mundo, ou pelo menos fazê-lo melhor. Com uma pegada sobrenatural e uma história super diferente, você vai viver altas aventuras em prol do bem junto com David.