Uma Noite no Palácio da Razão

Uma Noite no Palácio da Razão James R. GAINES

Resenhas - Uma Noite no Palácio da Razão

erreve 15/03/2009

Bach x Frederico, o Grande, ou a eterna luta entre a religião e a razão
Uma das melhores biografias que li. E uma das mais belas de Bach. O autor entrelaça o relato da vida desses dois homens do passado (Bach e Frederico, o Grande) desde a infância até o encontro desses dois gigantes.

Pressionado pelo próprio filho, Carl Philipp Emanuel Bach, que servia na corte de Frederico, Bach, então com 62 anos e a três anos de sua morte, empreende uma longa viagem desde Leipzig até a corte do rei. Lá chegando, é imediatamente convocado ao palácio e é apresentando a um desafio tido como impossível por todos os grandes músicos, desafio este que seria improvisar a partir de um impossível tema musical, alegadamente composto pelo Rei, uma fuga a três vozes e um cânone. Bach, não só atendeu ao pedido do Rei, como compôs toda uma série de variações sobre o tema, presenteando o rei e a humanidade com uma de suas maiores obras, a Oferenda Musical.

É em cima desse incidente que o autor nos revela um retrato dos dois homens e da sociedade do século XVII, época dos grandes conflitos numa Europa que estava emergindo do negro período de guerras religiosas motivadas pelas lutas entre cristãos católicos e cristãos protestantes.

Este livro é um de meus livros de cabeceira e, acredito, o será também de todo amante da boa música.

RV