Superinteressante N° 295 (Setembro de 2011)

Superinteressante N° 295 (Setembro de 2011) Abril

Resenhas - Superinteressante 295 - Setembro 2011

z..... 17/09/2023

Setembro de 2011
"Como tomar decisões"
Destacou o equilíbrio entre três aspectos: razão, instinto e experiência.
A percepção que guardei, o que não sintetiza a reportagem, é que a razão prioriza o futuro com racionalidade; o instinto é movido pelo presente com emotividade; e a experiência olha o passado com suas aprendizagens.
Não me empolguei no texto, apesar de reconhecer informações importantes, por priorizar (ou tentar) outra via para as decisões: a percepção bíblica da vontade de Deus. Obviamente tenho falhas, mas cumprindo ou não, quero ter sempre esse discernimento em todas as áreas da vida. Digo ainda que é a mais difícil, tendo como ponto importante a decisão, a atitude. Só assim para viver em comunhão com Deus, quando razão, instinto e experiência se opõem a ela. A razão costuma chamar essa comunhão de loucura, o instinto incendeia ações contrárias à vontade de Deus e a experiência é o que as pessoas olham (nos maus exemplos) para matar a sua fé incentivando também outros a isso.
A palavra do Senhor é luz, é vida, é alimento, é bússola, é o que precisamos para nossa vida, sobre nossas decisões.