A Dupla Hélice

A Dupla Hélice James D. Watson

Resenhas - A Dupla Hélice

Liny Arguilera 12/02/2024

A primeira vez que me deparei com esse livro foi quando tinha uns 13 ou 14 anos pela internet, tirando bichos e plantas, acho que o DNA foi meu primeiro contato com a Biologia lá em 2012, quando tinha 07 anos, ainda me lembro do primeiro livro de ciências naturais que ganhei, e em um dos capítulos estava repleto dessas hélices, e cheio de curiosidades para uma criança na idade das descobertas, até podia ver os cromossomos, tagarelar sobre eles, mas de fato provavelmente nada entendia, e ainda hoje a genética é um mistério que precisa de mais estudos profundos.
Essa belezura adquiri ano passado para uma prova de citologia, ainda me lembro de ter postado um meme do atraso da mercadoria que chegou um dia antes da prometida prova.?
Eu diria que esse livro é uma verdadeira aventura, e me é muito interessante saber como as coisas vieram, de onde vieram, por qual motivo vieram, e para onde foram, e esse livro responde boa parte até a penúltima questão para mim.
Me foi intrigante o modo como Rosalind Franklin foi retratada no livro, no entanto surpreendi-me ao final, o livro foi muito além de sanar curiosidades, me fez refletir sobre o que é fazer ciência, sobre ser jovem, e quanto podemos cometer bobagens diante das belezas da juventude, mas que é parte do crescimento de um ser em desenvolvimento, e pensando em humanos, também pensamos em intelecto.
Resumidamente o livro foi uma verdadeira aventura intrigante, divertida, chateei-me com algumas partes, mas adorei poder ver as letrinhas originais das descobertas do Ácido Desoxirribonucleico (DNA), minha admiração pelos cientistas e suas descobertas tornaram-se ainda mais incríveis, e surgiu um desejo ainda maior de saber mais sobre esse assunto instigante e tão complexo que é uma parte essencial da perpetuação da vida neste planeta.
#livro #resenha #aduplahelice #jameswatson #science

Isadora243 25/06/2023

Uma leitura mediana
Esta foi uma leitura surpreendentemente fluida e fácil de fazer. O relato pareceu franco e íntimo, de modo que me senti realmente acompanhando James Watson em sua jornada rumo ao Nobel. Suas concepções sobre aqueles ao seu redor, suas opiniões e não exitação em supor as reções alheias me fizeram sentir quase que lendo um livro de ficção ou um diário, meus tipo favorito de livro. Acho que é um livro que vale a pena ser lido para aplacar o tédio, no entanto não foi transformador e não acho que eu leria de novo.
Durante a leitura me senti estranhamente validada ao constatar que, como qualquer um, Watson tinha seus dias de inprodutividade e procrastinava temas que julgava desinteressantes á torto e a direito. Aimda assim, o modo como ele tratava suas responsabilidades e seus privilégios... na verdade o quão filhos do nepotismo ele e seus amigos cientístas eram me revoltou profundamente. Ele estavamsendo sustentado pelo governo e mal ligou de pegar dinheiro destinado ao avanço de ciência para viajar!
Além disso, algumas de suas impressões, em minha concepção, beiravam a xenofobia (falando do ingles de colegas estrangeiros por ex) e eram abertamente machistas (Rosalind não era assistente e eu não vi ,menções ao fato de que ela calculou o as proporções arquitetõnicas do dna em seus relatos).
Ainda assim não posso invalidar seus esforços , perseverança e noites de trabalho da metade do livro em diante. Ele e Creeck merceram o nobel de verdade (Maurice mau merecia um tapinha nas costas e Chargaff não foi suficientemente reconhecido por suas leis). E foi inspirador ver o quanto dedicação pode recompensar se você souber comunicar seus conhecimentos e reinvindicar seus crédidos. O quão simples algumas coisas podem ser e o quanto é importante buscar novos conhecimentos, não necessáriamente na sua área, ver coisas que lhe interessem simplesmente, nenhum dos dois era químico ou cristalógrafo e no entanto foram capazes de realizar seus sonjos apenas por serem apaixonados pelas próprias idéias e estarem dispostos a trabalhar incansavelmente para explorá-las.

Camaradalopes07 17/06/2021

Excelente!
Para aqueles que buscam entender como foi descoberto a molécula do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) esse livro é um ótimo começo contado por J.D. Watson. O livro se trata de como ele e Crick começaram sua investigação que mudaria o rumo da Biologia.

Vítor.Cerati 03/03/2020

Leitura interessante e fluida. Uma narrativa do processo de descoberta da estrutura do DNA. James D. Watson e Francis Crick

Marcos 01/12/2019

Interessante o livro, mas enfadonho em certos momentos. Para aqueles que amam ciência vale a pena.

Vinicius 08/05/2017

A corrida em Busca da Molécula da Vida
Livro narrado por James Dewey Watson um dos cientistas responsáveis pela descoberta e elucidação da organização em cadeia de dupla hélice no acido desoxirribonucleico (DNA).

O livro se apresenta toda a narrativa dos erros e acertos da equipe no laboratório de Laboratório de biofísica de Cavendish, na Universidade de Cambridge da corrida pela elucidação da molécula de DNA.
Livro emocionante onde foi possível entender de perto toda a trama desta corrida cientifica, como intrigas, disputas e erros além de também abordar características da vida acadêmica naquela época.

Com certeza um leitura incrível para amantes do assunto.
Onde apesar de ser um livro que narrara uma descoberta cientifica os termos técnicos de nada interferem no entendimento da trama principal do livro.
Ótima Leitura!!!
Eu sou Groot 25/08/2019minha estante
Hhh

Hugo.Espinheira 10/02/2017

Livro para quem gosta de ciência !
A dupla hélice é um livro contado em primeira pessoa por James Watson ( um dos descobridores da dupla hélice).

É um livro incrível para quem realmente se interessa por ciência e gosta de saber os bastidores do que os cientistas realmente passam ou passaram.

Um dos melhores pontos do livro sem dúvida foi a forma sincera da escrita de Watson, deixando escapar inclusive maus hábitos e incapacidades tanto suas quanto de seus companheiros de ciência.

Sem dúvida o mais interessante do livro é como as relações entre as pessoas , a cultura de cada país , o momento histórico ( Guerra Fria ) , o preconceito , o machismo , o feminismo e a busca por reconhecimento conseguem implicar direta ou indiretamente na trama da dupla hélice.

Super recomendo!

André 13/09/2016

Livro sincero que deve ter incomodado muita gente!!
Esse livro conta como foi a descoberta da estrutura do DNA, pelo ponto de vista de James D. Watson, um dos cientistas responsáveis pelo trabalho e ganhador do Prêmio Nobel por isso.

É escrito de uma forma bem informal, o que certamente pode ter deixado algumas pessoas citadas ofendidas. Ele não economiza em rotular alguns dos personagens que fizeram parte da sua vida nesse período. Algo que eu até achei desnecessário. Ele poderia contar a mesma história sem o tom de deboche para com alguns de seus colegas.

Em contrapartida o livro é bom para desmitificar aquela imagem do cientista do cinema, com laboratórios de alta tecnologia e milionários. O cientista real vive de bolsa de estudos, que frequentemente precisa de revalidação, dorme em quarto emprestado, come mal e fica tentando se aproximar das garotas (sem sucesso).

Ok, esse cientista "real" também é muito caricato, hoje em dia obviamente não é mais assim. Talvez não para todos, pelo menos.

Um ponto interessante é a disputa que eles travaram com Linus Pauling na descoberta da estrutura do DNA. Todos os avanços de Pauling eram acompanhados pelos artigos que eram publicados e por carta. Ou seja, existia ciência antes do e-mail!!! Essa disputa com Linus Pauling eu já tinha lido de forma reduzida no Livro A Colher que Desaparece. Fica a dica para quem quiser ver um outro ponto de vista.

site: www.exatamente.com.br

Enio Myrddin 01/06/2015

Fiquei surpreso como a história de uma descoberta científica pode ser tão empolgante.