GenÉtica

GenÉtica Mayana Zatz

Resenhas - GenÉtica

PâmelaVielmo 26/11/2023

Vale a pena ler!
Para quem gosta do tema, vale a pena a leitura. Linguagem acessível, com assuntos extremamente importantes que nos levam a pensar sobre os vários dilemas que os geneticistas enfrentam. A autora traz casos tristes, chocantes e alguns felizes que mostram a grandiosidade do desenvolvimento científico em relação a genética.

jubs 11/10/2022

o que vc faria?
para mim, que sempre amei genética e os questionamentos dela, esse livro foi absolutamente incrível. ele nos traz perguntas sem respostas que nos fazem refletir sobre tudo o que pensamos sobre a ?nova? biologia e suas questões éticas.

além de tudo, o livro me fez ter ainda mais certeza de que é isso que eu quero estudar e que é uma profissional como essa que eu quero ser

Felipe770 07/06/2022

Excelente discussão ética sobre a genética e suas consequências. A autora é clara e intercala a abordagem mais técnica com histórias ilustrativas das questões apresentadas. Uma ótima introdução ao assunto para quem não é da área (e para quem é também!).

Lucas 30/05/2022

Fofoquinhas científicas
Esse livro é bastante interessante de ler. A Dra. Zatz nos informa sobre discussões muito interessantes no campo da ciência genética, expõe onde chegamos, possibilidades inexploradas e aquilo que é apenas ficção.

O livro discute muito sobre como saber sobre determinadas informações podem acabar ou salvar pessoas.

É uma leitura muito gratificante, principalmente para aqueles que estudam genética e bioética.

HellenLibrary_ 18/05/2022

Livro interessante para aqueles que amam biologia!
Meu professor de biologia indicava esse livro desde 2020, porem só esse ano eu comprei ele, e foi a melhor coisa! Esse livro abriu os meus olhos para o mundo da biotecnologia e para como a ciência está avançada. Sinceramente, um livro perfeito!

Levizin 05/05/2022

O que você faria?
A cada situação contada pela autora sobre os diversos casos que teve com pacientes era essa pergunta que vinha à minha cabeça. A evolução na área da genética nas últimas décadas foi impressionante, de modo que não tivemos tempo suficiente para fazer todos os questionamentos éticos necessários para prática da medicina, e o livro faz um pouco desse papel de mostrar ao leitor alguns desses questionamentos com base na vivência da autora. Clones, cura de doenças severas, seleção de características para filhos, ansia pelo sofrimento, expectativas em relação aos filhos e etc, tudo relacionado à genética. Livro ótimo pra quem curte medicina, ciências ou questionamentos da própria moralidade.

Marcos 17/02/2022

Casos de família?
Mayana, geneticista renomada, nos apresenta diversas situações onde o conhecimento genética extrapola o âmbito dos genes e laboratórios. Decisões éticas precisam ser tomadas. Escolhas feitas, dilemas ?resolvidos?.
O livro cumpre o seu papel de trazer para o debate assuntos que a sociedade precisa discutir.

pulsaodemorte 28/04/2021

confesso que subestimei esse livro quando me indicaram, mas quebrei a cara, felizmente. as reflexões que percorrem o livro são extremamente instigantes e o tema nos faz pensar muito, por muito tempo. é um ótimo livro pra quem não quer pensar em nada, pensando.

lelia.luanne 23/03/2021

Indispensável para estudantes da área da saúde e biológicas
Mayana Zatz é a minha inspiração no campo da ciência. Aqui ela traz vários questionamentos em relação ao avanço científico que estamos vivendo e quais as consequências que podem ter. Recomendo.

null 23/03/2021

Sensacional
A renomada geneticista Mayana Zatz foi muito feliz ao produzir uma obra tão esclarecedora, mas, ao mesmo tempo, tão questionadora também. Ao longo dos seus 13 capítulos, a escritora traz diversos casos vivenciados ao decorrer de sua carreira, para que eles possam ilustrar e, da mesma forma, provocar o público leitor com perguntas capciosas e de difícil conclusão.
O ponto fulcral da análise da geneticista se baseia na escassez de conhecimento que essa temática tem em diversas esferas da sociedade, como por exemplo o legislativo, judiciário e até o público comum.
Portanto, eu indico muito o livro!! não só pela a boa escrita e leve (10 paginas por capítulo) mas para que esse assunto ppssa ser melhor compreendido e discutido na sociedade em que vivemos!

Liria3 07/03/2021

Um livro para discussões
“Vou querer com olhos azuis, cabelos crespos, sardas, inteligente, a altura 1,70, magro, sem diabetes” um discurso que o livro trata como discussão, até que ponto a genética é ética? Até que ponto modificações são moralmente aceitas? Evitar uma doença incurável é digno, mas escolher a cor dos olhos? E os “irmãos salvadores”, gerar uma criança com o intuito de salvar outra? E fazer um teste a fim de descobrir se existe alguma doença genética mas descobrir que na verdade seu pai, não é seu pai biológico, contar ou não contar para a família? Além é claro, de uma discussão sobre clonagem. O livro aborda muitas discussões de maneira simples e de fácil entendimento, para médicos e também para quem tem interesse e acha curioso tais debates.

Carol2638 31/01/2021

De fácil entendimento
Comecei a ler este livro no intuito de entender a área a qual pretendo seguir profissionalmente. E, quando comecei a ler, eu nem tinha passado pra faculdade e entendia tudo muito bem, mesmo que com alguns nomes ou termos da área, ao final do livro existe um pequeno glossário muito bem detalhado sobre qualquer termo que possa fugir de um senso comum. Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto consegue ter uma leitura fluída. Aborda dilemas sobre a profissão de geneticista no mundo atual como no futuro. Tudo de forma leve. Sabe aquele livro que você precisa ler mais de uma vez pra entender? Não é o que ocorre aqui. Está mais para uma conversa casual do que um livro científico, como um artigo, por exemplo, que somente quem tem prática na leitura, compreende. Acho importante a evolução da divulgação científica para a sociedade, a quebra de paradigmas sobre ser algo inalcançável, está acontecendo. Isso ajuda e muito a Ciência, assim para uma maior compreensão da importância dela para a sociedade como para o recrutamento de novos cientistas, novas ideias e soluções que estão escondidas por aí por acharem que não tem a ver com o meio científico.

Laura.Friedrich 16/10/2020

Livro muito bom
Livro muito bom pra quem gosta do assunto, ele aborda vários temas diferentes com vários exemplos e acontecimentos. Livro de aprendizado. Vale a leitura para quem gosta.

DantonM 19/04/2020

Leitura obrigatória para todos que se interessam pela área
Há tempos eu adiava a leitura desse livro, e ele sempre dava um jeito de aparecer na minha vida, sendo por recomendações de amigos ou surgindo em prateleiras de livrarias. O momento em que me senti mais inclinado a começar foi em uma aula de Genética Humana na faculdade, na qual debatemos alguns casos que a autora traz na obra. Confesso que fazia tempo que não lia um livro de não-ficção porque esse gênero não costuma me saltar aos olhos, pra mim a leitura é o que me tira da realidade, eu preciso de uma história bem contada pra me distrair e ler sobre a minha área está longe disso.

Mas quando se trata de Mayanna Zatz a coisa muda de figura. Ela é amplamente respeitada e divulgada no campo da genética e essa quarentena me fez dar uma chance ao livro, que é bem curto mas bem complexo. As discussões que Mayanna traz são extremamente pertinentes na nossa sociedade e levando em consideração que o livro é de 2011, já está na hora de sair uma segunda edição pois já avançamos horrores em algumas questões abordadas. Outras, por outro lado continuam na mesma, fazendo valer a conclusão da autora: a ciência sempre avança a um ritmo galopante, enquanto a ética se discute a passos de tartaruga. Adoraria ler a opinião da autora sobre os novos bebês geneticamente editados com a tecnologia CRISPR ou ainda sobre as diversas possibilidades que as novas gerações de sequenciamento de DNA estão abrindo. Temos acesso a informações genéticas como nunca antes, mas ainda temos problema em como interpretá-las. É como se estivéssemos redescobrindo as conclusões do Projeto Genoma Humano, lá em 2001: sequenciar é a parte fácil, difícil é entender o que faz cada ACTG.

Eu adoro discutir bioética, estou sempre tretando com pessoas do meio científico sobre uso de modelos animais e quando o assunto é genética eu fico ainda mais animado. Não preciso nem falar que a autora é extremamente sensata em tudo o que coloca, sempre ponderando pontos de vista diferentes sobre uma determinada decisão, expressando sua opinião e provocando questionamento nos leitores.

Como mencionei anteriormente, cursei uma disciplina voltada justamente a implicações éticas de descobertas científicas e foi uma das melhores coisas que já decidi na minha graduação (depois apenas de começar a iniciação científica na área da genética) e esse livro é como se fosse uma síntese de tudo o que aprendi na disciplina. É fantástico como Mayanna Zatz consegue explicar de maneira clara conceitos relativamente difíceis da área possibilitando ao leitor que nada tem a ver com genética entender o que ela está falando e porque a opinião dele é importante.

5 estrelas merecidamente!

Uri 29/01/2020

muito bom
já disse algumas vezes que não gostava de genética, mas após essa leitura eu a vi com outros olhos. fiquei até interessado em ler alguns outros textos indicados por Mayana em seu livro. li por indicação da minha professora de biologia e adorei, vou entrar nas aulas de Bioética que terei agora no segundo ano de curso por dentro das discussões kajsksks quem sabe eu possa até trabalhar nessa área rs