O Livro das Curiosidades Romanas

O Livro das Curiosidades Romanas J. C. McKeown




Resenhas - O Livro das Curiosidades Romanas


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Krisley 30/10/2017

O livro é basicamente uma coletânea de anedotas e citações traduzidas de documentos históricos, não havendo textos introdutórios ou uma grande contextualização.

Além do prefácio, o autor (que é um professor de latim, não um historiador) só aparece no texto para complementar alguma informação ou contextualizar o leitor através de algumas palavras ou linhas, dizendo o tempo de governo de algum imperador, o local e data de alguma batalha etc.

A citações possibilitam uma visão mais ampla das crenças e superstições romanas, uma vez que essas passagens mais bizarras não são normalmente mencionadas em livros de história romana. Também é interessante poder ler a tradução mais direta desses textos, já que muitos autores discutem as fontes originais sem apresentar o texto “bruto”.

Há alguns erros no texto (por exemplo: é falado que a guerra entre Roma e Alba Longa foi no início do período imperial, na verdade foi no século VII a.c., além do uso indiscriminado e despadronizado do termo “imperador”), mas nada que comprometa a leitura.

O livro é dividido em 23 capítulos, separados por temas (educação, direito, medicina, religião, exército, construções, entre outros). Há dezenas de imagens ilustrando os capítulos.
comentários(0)comente



Marcos 28/12/2019

O livro é interessante do ponto de vista das curiosidades e informações que passa sobre o império romano. Entretanto, em certos momentos, torna-se enfadonho devido a informações desnecessárias e confusas.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR