Dante

Dante Bárbara Reynolds

Resenhas - Dante

Cris.Aguiar 07/02/2022

Necessário
Excelente biografia para entender essa personalidade tão importante para a história, principalmente a italiana, sua língua e para nós a escrita como um todo.

Aqui Bárbara Reynolds nos traz um recorte da história política e religiosa da época de Dante nos ajudando a formar sua personalidade através da construção de sua personalidade ajudada por outras obras de Dante como Il Convivio, Marnarchia e (esqueci a outra ahahaha), e dessa construção, na segunda parte do livro, ela vem tratando a Commedia a cada 3 cantos, mostrando as inspirações de Dante, seus vieses políticos e principalmente sua transformação.
Excepcional.

Eu acho que recomendaria mais para quem já leu a Comédia OU para ler junto. Leria a primeira parte deste livro, e depois leria os cantos acompanhados pela narrativa da Bárbara.
Falo isso porque, se for ler só esse, talvez não entenda os comentários dela.

Recomendo!

Ana Paula Avila 28/02/2022

Leitura obrigatória antes de ler A Divina Comédia
Essa biografia é espetacular, principalmente pra quem tem A Divina Comédia na lista das próximas leituras. A autora destrincha e nos explica vários pontos principais da obra, quem são os personagens que aparecem e qual a importância deles na vida de Dante.

Arthur Sayão 21/03/2019

Iniciando a compreensão do mundo dantesco.
O livro traz o universo de um gênio ocidental e "pai" da língua italiana moderna, e o desmiuça. Nos conta a intricada relação de suas obras com sua vida pessoal e sua intensa participação na política italiana. Por ser em dialeto florentino, Dante foi o principal fomentador do uso da língua vernácula, em detrimento ao latim, em textos de apelo intelectual.

Grande exaltador da importância do império romano para a base da cultura ocidental e como baluarte da justiça, foi um estudioso brilhante dos antigos ilustres latinos. Inclusive, escolhe o poeta Virgílio como seu grande guia pelo Inferno e Purgatório em sua magnum opus, commedia, nome original da poesia épica (o termo Divina só foi acrescentado ao título após a morte de Dante por Boccaccio). Nela, Dante consolida toda sua ideia filosófica da razão, do amor e da justiça (que já havia discorrido em Il convivio e Vita Nuova), agora amadurecida.

Dante teve sua vida marcada pelas violentas brigas políticas em sua cidade natal, Florença, entre partidos rivais, os guelfos brancos (sua ligação), pretos e os gibelinos, na qual teve participação ativa, provocando seu exílio perpétuo, e também pelo amor platônico por Beatrice, musa em suas obras. É por esse contexto que o entendimento da vida pessoal e política de Dante se torna importante para o leitor alcançar os pormenores das obras. O significado dos personagens, que eram pessoas reais de seu tempo ou históricos, na commedia, vem desse meio de traições, amores e amizades vivido pelo poeta, assim com artifícios de sua alegoria.

Dante consolidou sua ideologia numa magnífica poesia que deixa sua marca no mundo ocidental até hoje, tanto pela genial métrica, dramaturgia fantástica, alegoria religiosa, filosofia e propaganda política, quanto pela valorização da língua vulgar como uma ferramenta de união. Um ícone na cultura medieval.

Esse contexto é trazido a nós pela grande estudiosa de Dante, Barbara Reynolds e, assim como Virgílio fez com Dante no Inferno e no Purgatório, faz conosco, "pegando em nossa mão" e nos guiando nessa complexa teia histórica e de alegorias que precisam ser relacionadas para completa absorção da riqueza que esse gênio florentino nos deixou.

Patrick 28/10/2020

É uma ótima biografia para quem se interessa pelo pensamento só grande porta ou para quem ainda quer ler duas obras, este livro esclarece muitos pontos de sua obra a Divina Comédia e abre novas perspectivas. Como o título já diz, aqui terá um grande panorama de quem foi Dante Alighieri, dia conflitos que eram recorrentes que em sua época.....

Thiago275 28/05/2021

Bom, mas não é uma biografia
Barbara Reynolds foi uma das maiores estudiosas de Dante dos tempos modernos, tendo traduzido várias de suas obras para o inglês.

Neste livro, ela tenta mostrar as muitas facetas do autor da Divina Comédia, descrevendo o Dante místico, político, profeta, filósofo e teólogo. O homem genial que, como qualquer um de nós, era capaz de nutrir uma poderosa admiração (por Virgílio) e um ódio infinito (pelo papa Bonifácio VIII).

Tenho algumas ressalvas, no entanto, a chamar esse livro de "biografia". Sem dúvida, na primeira terça parte do livro, somos apresentados à vida de Dante. Porém, no restante da obra, a autora descreve e comenta, quase canto por canto, a Divina Comédia.

Não quero dizer com isso que o livro é ruim. Pelo contrário. Ele é um excelente guia ou manual para entender uma das obras mais importantes e complexas da literatura. Porém, chamá-lo de "biografia" pode fazer várias pessoas caírem no erro de achar que vão conhecer um vasto e completo panorama da vida de Dante, o que definitivamente não é o caso.

Por tudo isso, indico fortemente esse livro para quem já leu ou está lendo A Divina Comédia. Agora, se você ainda não é familiarizado com essa obra, pode ser que fique "boiando" em várias passagens (como, aliás, eu fiquei nos capítulos em que a autora comenta obras de Dante que eu não li, como La Vita Nuova e Il Convivio).

Por fim, se você conhece A Divina Comédia e a admira, ao ler esse livro vai passar a gostar ainda mais. Aqui ficamos sabendo como o poema foi planejado em detalhes, como Dante tinha um exímio senso de ritmo e narrativa e também como ele possuía completo domínio da linguagem, alternando suas habilidades literárias sempre que necessário, com diálogos, surpresas, analogias e surpreendentes contrastes de estilo, mudando, sem aviso, de uma sublime descrição para uma injúria feita sem o menor pudor de ofender.

Este é um livro que detalha muito mais as obras do que a vida do mais famoso exilado florentino e, talvez exatamente por isso, "Dante, o poeta, o pensador político e o homem" nos mostra que, antes de tudo, ele era um gênio.

Zicatti 25/11/2022

Devia ter lido simultaneamente:((
Apesar da quantidade de páginas ter me assustado, eu devia ter lido está obra antes de ler a Divina Comédia. Se arrependimento matasse...

Isso porque esse livro me ajudou demais não só por explicar tudo sobre a vida e a obra de Dante Alighieri. Mas principalmente por mostrar que a Comédia é uma obra extremamente autobiográfica e pessoal. Por isso tive dificuldades ao ler a obra.

isa.dantas 04/03/2017

Excelente análise da vida de Dante em conjunto com sua maior obra. O único arrependimento é não ter lido essa biografia antes de me aventurar pela Divina Comédia.

andyelivros 26/02/2022

Dante!!
Nesta biografia definitiva de Dante, Barbara Reynolds, uma das mais notórias autoridades no assunto, produziu um livro de grande e bem dosada erudição, resultado de uma vida toda dedicada ao poeta florentino. Considerado o primeiro poeta de língua italiana, Dante Alighieri inscreveu seu nome entre os mais grandiosos da literatura medieval com sua obra-prima: A divina comédia. No entanto, muitos mistérios e dúvidas ainda pairam sobre a figura do escritor.Tradutora de Paraíso e La Vita Nuova de Dante e autora da biografia de Dorothy L. Sayers (renomada tradutora inglesa da Divina Comédia), Barbara Reynolds apresenta aqui um retrato do poeta, do filósofo político e do homem como nunca visto antes.Como observa o escritor Marco Lucchesi, que assina a orelha do livro, ?Barbara se revela amiga das personagens de Dante, da cidade de Florença e dos meandros do Outro Mundo, atraída pela metafísica da luz, quando o sorriso de Beatriz tece um diálogo sutil com o meio divino. Mas é preciso ressaltar que Barbara Reynolds não traz apenas o Dante místico, do último céu, imerso nas águas do Absoluto. Temos de forma inseparável o político e o profeta, o filósofo e o teólogo. Mas, sobretudo o poeta total, ligado ao mundo terrestre e celeste, capaz de excelsas delicadezas e ódios terríveis, como o que nutriu respectivamente por Virgilio e Bonifácio VIII.?Cada capítulo de Dante: O poeta, o pensador político e o homem traz novas descobertas e idéias frescas, algumas radicais e muitas controversas. A autora enfrenta questões jamais solucionadas nos últimos sete séculos, como a figura do Veltro, as misteriosas palavras do Inferno, a existência real de Beatriz. E investiga se Dante usou substâncias alucinógenas, ou se viveu, de algum modo, um transe místico, durante a escrita de sua obra mais famosa.Barbara não escreve para especialistas, mas para um público maior, preocupada em partilhar uma obra universal. Nesta vigorosa e envolvente biografia, escrita com elegância, Dante ganha vida de forma inédita: inflamado, obstinado, um homem múltiplos dons e talento extraordinário, cujo papel como intérprete da história do mundo o torna mais relevante que nunca para o novo milênio.