A Juventude

A Juventude Hugo Pratt

Resenhas - A Juventude

Biblioteca Álvaro Guerra 13/12/2019

O marinheiro Corto Maltese, heroi romantico dos quadrinhos, esteve nos quatro cantos do mundo, navegou o Pacifico, chegou a Siberia, visitou a Africa e as Americas. Ja se conheciam muitas de suas aventuras, iniciadas em 1967, quando, em 1981, o jornal frances 'Le Matin' encomendou a Hugo Partt, criador do personagem, uma serie em quadrinhos para ser publicada no decorrer do ano, com tiras diarias em branco e preto e uma prancha colorida semanal. Pratt comecou a narrar os bastidores da guerra entre a Russia e o Japao na Manchuria, em 1905, retratando quadro a quadro as trincheiras, a vitoria e o orgulho dos oficiais japoneses, a desorientacao das tropas russas, a instabilidade do cessar-fogo. Corto Maltese, entao com 17 anos, surge ao final da trama, quando se encontra com Jack London, escritor e correspondente de guerra norte-americano, e e apresentado a Rasputin, coadjuvante em algumas de suas futuras aventuras.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575265406

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com/2017/12/serie-corto-maltese-07-juventude-hugo.html

Fogui 10/09/2018

Fotos: Marco D'Anna
Série: Corto Maltese 07
Editora: Nemo
Ano: 2011

Achei a edição simplesmente maravilhosa, a um prefácio do amigo de Pratt, Marco Steiner, que faz um relato real e ao mesmo tempo abre espaço para as memórias fictícias.

O conflito entre japoneses e russos na Manchúria, além de fazer menção ao correspondente de guerra, o jovem americano e escritor Jack London, podemos dizer que esta parte é real. A memória fictícia seria o encontro entre London, Corto e Rasputin.

A história começa nos dizendo que Jack London é amigo de Corto Maltese. E Jack de uma forma inusitada apresenta Rasputin a Corto, além disso escritor pede o marinheiro que ajude o russo a fugir da Munchúria local dos conflitos...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

Pluricom 05/12/2011

Editora Nemo traz ao Brasil álbum inédito de Hugo Pratt sobre a juventude do Corto Maltese
O marinheiro Corto Maltese, herói romântico dos quadrinhos, esteve nos quatro cantos do mundo, navegou o Pacífico, chegou à Sibéria, visitou a África e as Américas. Já se conheciam muitas de suas aventuras, iniciadas em 1967, quando, em 1981, o jornal francês 'Le Matin' encomendou a Hugo Pratt, criador do personagem, uma série em quadrinhos para ser publicada no decorrer do ano, com tiras diárias em branco e preto e uma prancha colorida semanal.

Pratt começou a narrar os bastidores da guerra entre a Rússia e o Japão na Manchúria, em 1905, retratando quadro a quadro as trincheiras, a vitória e o orgulho dos oficiais japoneses, a desorientação das tropas russas, a instabilidade do cessar-fogo. Corto Maltese, então com 17 anos, surge ao final da trama, quando se encontra com Jack London, escritor e correspondente de guerra norte-americano, e é apresentado a Rasputin, coadjuvante em algumas de suas futuras aventuras.

Embora um desentendimento com o editor tenha interrompido sua publicação, o artista transformou a história num álbum, que acaba de ganhar sua primeira publicação no Brasil, pela Editora Nemo. Corto Maltese – A Juventude, lançado em edição similar à europeia, com capa dura e alta qualidade gráfica, em formato 21,5 x 28,5 cm, é de acordo com Pratt: “um relato sobre amizade e honra, a liberdade, a loucura e o rigor”.

O álbum é complementado por uma rica introdução com fotos e textos exclusivos, que mostram os ambientes e contexto em que se passa a história. Com fotografias e imagens impressionantes, o álbum do italiano Hugo Pratt é o primeiro da série Corto Maltese, que pretende oferecer ao público brasileiro as histórias inéditas deste último herói romântico.

Ao lado, imagem da página 30. Para download de outras páginas internas, clique aqui.

Sobre o autor – Hugo Pratt nasceu em 1927 na Itália, e morreu em 1995, na Suíça. Conhece, em 1945, o artista Mario Faustinelli, com quem começa a trabalhar com histórias em quadrinhos, fazendo parte do Grupo de Veneza, junto a outros artistas. Em 1949 viaja à Argentina, trabalhando para a revista Asso di Picche, regressando em 1962. Em 1967 une-se a Florenzo Ivaldi, empresário genovês apaixonado por histórias e quadrinhos, e lançam a revista Sgt. Kirk, onde aparecem as primeiras histórias de A balada do mar salgado, com Corto Maltese. A partir da segunda metade dos anos 70 e nos anos 80, Hugo Pratt desenvolve as aventuras do Corto Maltese.

Título: Corto Maltese – A Juventude
Autor: Hugo Pratt
Tradutora: Ana Ban
Número de páginas: 96 páginas + capa cura
Formato: 21,5 x 28,5 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-7526-540-6

Mais informações sobre as publicações da Editora Nemo estão disponíveis no site do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou nas redes sociais: Twitter – @editoranemo e Facebook – www.facebook.com/editora.nemo

O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.

Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom