A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Priscilla154 12/04/2024

Um dos livros mais tristes e sensíveis que já li
Nossa, conhecer a Esther é simplesmente se reconhecer em alguns momentos da história.
O livro aborda assuntos extremamente necessários e pouco falados, mas com a visão de um ser humano. Em vários momentos da história você sente tudo que a Esther sente... Você está lendo e a escrita da Sylvia é tão envolvente que parece que é você lá, vivendo e sentindo e sendo...
artemischild 13/04/2024minha estante
Siiiimmmmm

Jessika.Lopes 12/04/2024

Apesar de ter uma escrita bem fluida, precisei de tempo entre um capítulo e outro. Foi agoniante acompanhar toda a progressão da ansiedade e depressão da personagem, principalmente sabendo que também é um pouco da história da Sylvia. A teoria da figueira foi a parte que mais me tocou: "Eu me vi sentada na bifurcação dos galhos desta figueira, morrendo de fome, só porque eu não conseguia me decidir de qual figo escolher. Eu queria cada um deles, mas escolher um significaria perder todo o resto, e, enquanto eu estava sentada ali, incapaz de me decidir, os figos começaram a se enrugar e ficarem pretos, e, um por um, eles caíram ao chão, aos meus pés". A Plath ficaria feliz em saber que seu romance foi um sucesso.

eduardo20 10/04/2024

Triste, mas lindo
Essa foi a segunda vez que eu li A Redoma de Vidro. É ótimo poder revisitar uma obra como essas, ainda mais 3 anos depois de ler pela última vez. Não lembrava de algumas partes mas senti que foi como refazer um caminho que você já conhece - você já tem a segurança, já conhece o caminho e pode se concentrar em olhar o que está acontecendo em volta. Por fim, a Redoma de Vidro acabou se consolidando como um dos meus livros favoritos.

mariana 09/04/2024

A redoma de vidro
Um dos melhores livros que ja li na minha vida e com certeza é o que mais me impactou nos últimos anos. Esse livro é tão sensível e triste, consegui me ver em alguns momentos e isso me trouxe um sentimento estranho que não sei explicar, achei o livro no geral realmente muito bom mas achei que têm algumas partes irrelevantes.

rkivereads 09/04/2024

Primeiro contato com a sylvinha
Achei um ótimo livro, muito sensível e que mostra uma personagem em momentos muito vulneráveis, tristes e difíceis mas acho que li no momento ?errado?. demorei mais do que esperava pra terminar de ler, mesmo que tenha sido um dos livros que eu mais estava ansiosa pra começar, mas isso nao muda o fato de que a sylvia é uma escritora incrível e que com certeza vou conhecer ainda mais através das outras obras

Milena.Firmeza 09/04/2024

Ótimo desenvolvimento, é possível perceber a mudança da protagonista acontecendo aos poucos. A cada página ela vai se afogando nos próprios problemas até que aquilo a sufoca de vez.

Gabes_jpg11 09/04/2024

Acho q li na hora errada da minha vida
Detestei a personagem principal do começo ao fim, eu sei que é tudo problema psicológico, mas ela é uma pessima filha, pessima amiga, pessima namorada, pessimo par pra bailes, pessima paciente PESSIMA TUDO
ela é extremamente grossa sem motivos e chata pra 🤬 #$%!&
e isso me fez tankar o livro pq eu queria continuar odiando ela e vendo mais motivos pra odiar

ana lima 08/04/2024

Uma leitura instigadora
Sempre tive muitas expectativas com a sylvia, principalmente por todo respeito que ela tem na cultura pop, e realmente é uma baita escritora, fazia tempos que não me identificava tanto com uma personagem e uma escrita igual nesse livro... porém, eu não sei explicar mas pareceu que as coisas viraram de chave muito rápido, em questão de capítulos parecia que eu estava lendo livros diferentes. talvez eu volte a lê-lo em outro momento, mas tirando esse tópico, foi uma baita experiência.

yesum06 08/04/2024

Não sei!
? só que eu não estava guiando nada, nem a mim mesma. "

? O silêncio me deixou deprimida. não era o silêncio do silêncio, era o silêncio que vinha de mim.?

Amei o livro do começo ao fim! não consegui parar de ler. me vi muito na relação da esther com a sua depressão e de como ela tenta levar as coisas, me enxerguei nela,mas do que gostaria.

dani 08/04/2024

Sinceramente, não tenho certeza de como começar a descrever a experiência que foi ler a redoma de vidro.

me surpreendeu ser uma leitura fluida, embora bem difícil (no aspecto dos temas tratados). fiquei muito angustiada lendo os momentos em que a ansiedade e depressao tomavam conta dos pensamentos da protagonista. mas, ainda assim, gostei muito da transição da esther em todas suas fases: apática, em surto e tentando retomar a vida após tudo, foi bem suave e interessante.

eu acho que esse é um livro essencial pra toda mulher ansiosa nos seus 20 anos. se eu tivesse lido esse livro antes, talvez não tivesse o mesmo impacto que teve agora.

bia | @biatalendo 06/04/2024

Bárbaro
Tenho certeza que toda a enrolação que eu tive para começar essa leitura foi válida. Desde 2022 eu estava doida para começar ele, comprei em julho de 2023 e eu sempre inventava uma desculpa para não começar a leitura, mas sinceramente, eu li no momento certo e minha decisão de ler ele naquele momento foi o ideal.

Além de toda a complexidade de Esther, o mundo a sua volta e as nuances de uma depressão que a corrói, temos uma visão muito plena de um sistema manicomial e sem priorização da saúde que é os Estados Unidos. É bárbaro numa crítica indireta à loucura das mulheres, mesmo que pareça sem querer às vezes. Me adaptei muito bem à narrativa, aos devaneios, não gostaria que nada fosse mudado aqui, simplesmente fantástico.

Eu recomendaria a leitura para as mulheres que estão entrando no momento que parece que o nosso coração está mais vulnerável do que ele já é para ser quebrado, 19, 20 anos.

Ana Caroline 06/04/2024

A redoma de vidro
A leitura foi bem mais difícil do que eu pensei que seria. Apesar de ler rápido, precisei de algumas ?pausas? conforme Esther ia se sentindo cada vez mais sufocada dentro da sua redoma de vidro. O livro retrata de forma muito realista a progressão da depressão e do sentimento de ir se perdendo aos poucos, e sei que isso se deu ao fato de que a autora passava por isso. Acho que o que torna o livro ainda mais dolorido é saber o que aconteceu com ela. Vi comentários sobre a leitura ser ?entediante?, mas tenho que discordar se o que se deve levar em consideração é o tipo de enredo. Não é o intuito do livro ser uma obra com grandes reviravoltas.

Isampbella 06/04/2024

Um livro pesado e deu ate uma bad em certas partes da leitura tanto pela autora quanto pelo decorrer da históra e é bem demorado mesmo tendo poucas pags