A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Manu 10/03/2024

Doloroso
Saber que esse livro foi inspirado na vida da escritora e saber o final de sua vida muda completamente a leitura. Nunca entrei tanto na cabeça de um personagem, uma personagem crua que não esconde os pensamentos mais absurdos que tem. Ainda assim, dolorosamente me identifiquei com alguns aspectos e é um choque isso. Não poderia dar outra nota, se não 5 estrelas e favoritado.

Lailla4 10/03/2024

A redoma de vidro
Um livro para refletirmos sobre a saúde mental e o quanto evoluímos na tratativa e o quanto ainda precisamos avançar

Lorena831 09/03/2024

'Dentro da redoma de vidro, o mundo inteiro é um sonho ruim'
Não tenho palavras para descrever, simplesmente amei desde a primeira página e tive que ler tudo em um único dia porque queria saber o que aconteceria com a Esther...

A personagem principal, é uma jovem de 19 anos que aparentemente tem todos os motivos para estar feliz, mas não está e não sabe o motivo de se sentir assim. Acho que por ser um livro semi-biografico, já que a autora cometeu suicídio poucas semanas após o lançamento, tudo fica mais pesado, mas é exatamente por isso que a forma como ela descreve os sentimentos e as mudanças gradativas de Esther são tão realistas. Além disso, o livro traz uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre o que fazer da própria vida, pois a Esther tinha um plano, mas em determinado momento fica sem saber se realmente quer aquilo e qual caminho deve seguir (algo que em identifico). Nesse sentido gostei muito do livro porque em várias partes parecia que a autora conseguia colocar em palavras coisas que eu sinto mas não sei como expressar.

Então eu com certeza recomendo sua leitura, mas com atenção aos gatilhos que são muitos.

"Eu sabia que devia ser grata à sra. Guinea, mas não conseguia sentir nada. Não teria feito a menor diferença se ela tivesse me dado uma passagem para a Europa ou um cruzeiro ao redor do mundo, porque onde quer que eu estivesse fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc, estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado."

Ingryd58 09/03/2024

É instigante e envolvente, apesar de tratar temas sérios. A escritora escreve com uma sutileza que faz você acabar digerindo tudo de uma vez. A personagem principal é bem construída e você acaba criando uma empatia de imediato - talvez isso se deva ao fato de não ser apenas uma história fictícia, mas uma combinação do irreal e do autobiográfico. Esse livro é muito mais do que um relato sobre os problemas mentais e as questões do amadurecimento na vida adulta. A redoma de vidro é um convite à reflexão, para refletir sobre a sociedade e seus problemas.

Leticia2513 08/03/2024

Comecei a ler esse livro em janeiro mas estava ouvindo audiobook e meu um tédio gigantesco então meio que enrolei até o finalzinho de fevereiro. Mas aí decidi terminar e graças a deus eu fiz isso!! Esse livro retrata muito bem a vida da mulher na crise dos vinte anos, uma mulher que durante a vida acadêmica teve muita aprovação e se sente perdida quando não tem mais isso. A faculdade acabou, você não sabe o que fazer e tá completamente perdida. Esse livro é exatamente sobre isso. Antes de mais nada, quero dizer que tem muitos gatilhos, alguns incluindo abuso e tentativa de suicídio, então recomendo a pessoas preparadas mentalmente pra isso. Mas realmente é um livro que não dá pra se arrepender de ler. Entendo e concordo com as críticas feitas à autora, mas esse livro me pegou de uma forma tão intensa que me vejo com perspectivas diferentes da vida e da morte. O final da história é deixado em aberto, fazendo com que o leitor imagine o que pode ter acontecido ou NÃO acontecido. Se você tá na crise dos 20 anos ou simplesmente se sente perdido, esse livro pode ajudar. Ou pelo menos fazer com que você não se sinta tão sozinho.

janja fragão 08/03/2024

Difícil leitura
Escolhi esse título para as minhas anotações não pelo estilo literário e sim pela temática, por saber que é um livro semi-autobiográfico e pela morte trágica da autora 15 dias após o lançamento do livro

Arthur1037 08/03/2024

Cozida
Ler ele nunca me trouxe oq eu senti, no início me senti preso, desgastado, e ao decorrer até entediado, mas começo a sentir angustica e fico sem fôlego

Joy Barreto 07/03/2024

Amadurecimento e depressão
O romance relata o amadurecimento e depressão da personagem Esther Greenwood. A grande pressão sobre o papel da mulher na sociedade.

Maria18021 06/03/2024

A Redoma de Vidro ? SYLVIA PLATH
?Mas eu não tinha certeza. Eu não tinha certeza de nada. Como eu poderia saber se algum dia - na faculdade, na Europa, em algum lugar, em qualquer lugar - a redoma de vidro com suas distorções sufocantes, não se fecharia novamente??

Quando escutei que o livro se torna uma história completamente diferente do meio para o resto eu não acreditei, mas quando eu li pude confirmar. Realmente, quando se passa de um terço do livro (não, na verdade não é nem na metade) tudo já começa a mudar. Ester se torna alguém bem diferente, mas os sinais da sua instabilidade já haviam se mostrado bem no começo. Enfim, talvez quando eu for mais velha eu consiga apreciar mais esse livro, por enquanto fico por aqui

Pâmela Garcia 06/03/2024

Há algum tempo que esse livro está na minha lista, entretanto sempre me via fugindo dessa leitura, talvez por medo de surgir gatilhos por saber que é um livro "pesado". Foi uma leitura um pouco longa do que meu usual justamente por isso, mas do mesmo modo não me arrependo nem um pouco de ter feito.

Sylvia Plath traz em seu único romance, as nuances de ser uma mulher, tendo em vista a época e todas as atividades e funções designadas à elas. A personagem principal Esther, relata sobre suas dúvidas em relação ao seu futuro, desenvolvimento pessoal e como mulher; trata-se de sentimentos de uma quase adulta que se vê em crises existenciais e lidando com a incerteza e solidão de se passar pela depressão.

Em questão a leitura, penso que é super válido lembrar que se tiver algum tipo de receio em ter gatilhos, aviso que talvez realmente tenha, mas é uma leitura que prende e faz questionar mesmo com alguns momentos monótonos, se você sentir-se pronto para passar pela mente de uma depressiva confusa vale muito à pena.