O Atlas Esmeralda

O Atlas Esmeralda John Stephens

Resenhas - O Atlas Esmeralda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Wieser 22/05/2020

Adorei! História emocionante e envolvente! Extremamente envolvente e cheio de mistérios. Recomendo muito!
Rayssa 24/08/2020minha estante
Como faço pra ler?

Wieser 30/08/2020minha estante
Então, eu já possuo este livro, porém, caso você não tenha ele em mãos, acho que você consegue ler ele on-line ;)

TaliAlvs 03/12/2020

Simplesmente Encantador
Não costumo escrever resenhas, mas... enfim.
Só posso dizer que esse livro me encantou, trouxe a sensação que a tempos eu não tinha de ser tirada do chão, absorvida pelo universo do Atlas, coisa que só lembro de ter sentido verdadeiramente quando comecei a ler sagas juvenis.
O autor escreve de tal forma que você não entende o protagonista, você se sente o protagonista, mesmo a narrativa estando em terceira pessoas.
Mas umas das coisas que mais gostei foi como a personalidade dos três irmão é convincente, todos eles parecem ter a idade que tem e ter passado pelo que passaram. Eu simplesmente amei o livro.

duartesamanda 01/05/2021

Quando comecei a releitura desse livro eu já sabia que a nota permaneceria mesma, assim como ele continuaria favoritado, mas eu precisava reler para retomar o fio da trilogia que pretendo terminar de ler ainda esse ano e como foi bom voltar pra dentro dessa história.

Sim, temos aquele esqueleto básico de livros de fantasia com crianças que parecem normais e no entanto estão ligadas à grandes poderes por meio de profecias que vem de muito antes do nascimento deles e contam com a ajuda de amigos fieis, leais e magos poderosos.

Mas tudo nesse livro me faz mergulhar como se eu estivesse lendo esse tipo de história pela primeira vez. Kate, Michael e Emma são tão carismáticos que você termina o livro e sabe que consegue caracterizar pelo menos uma pessoa da sua vida com a personalidade dos personagens e esse é um dos pontos altos do livro o quão humano os personagens são escritos, com qualidades e defeitos que você consegue se identificar.

A trama é outro ponto alto pra mim, os plots são bem construídos e tem um enredo que prende você em cada capítulo, já querendo ler o que acontece depois. O estilo poderia ter ficado parecido com tantos outros livros de fantasia que existem, com criaturas "emprestadas" de outras histórias, mas acredito que o autor faz um trabalho excelente na criação do seu próprio mundo de fantasia.

Impossível não ficar animada para ler o segundo livro.

Hvbox1 30/05/2022

Achei o livro muito bom no começo tem um ar bem crítico a sociedade, mas com o desenvolvimento da história vemos um mundo inesperado e cheio de coisas para pensar como isso seria na vida real.
E mostra também todas as aventuras que as crianças passaram depois de se tornarem órfãos e ainda mais quando eles vão pra um abrigo de crianças onde o dono é amigo dos seu pais e lá descobrem magia e muitas outras coisas.
Recomendo vocês lerem e não tem capítulos muito longos.

Jaqueline 22/10/2011

O Atlas Esmeralda é o primeiro volume da série Os Livros do Princípio, do autor John Stephens. Com muita aventura, ele conta a história de três irmãos, os jovens Kate, Michael e Emma, que há dez anos foram abandonados pelos seus pais em nome de sua segurança. Assim, os pequenos passaram suas infâncias sendo enxotados de orfanato em orfanato, sempre dando um jeito de recusar a adoção das excêntricas famílias que se interessavam por eles.

Assim, mais uma vez expulsos de um orfanato, eles vão parar em Cambridge Falls, uma cidadezinha cinzenta composta por moradores tristes e silenciosos. Um fato chama a atenção dos irmãos: a cidade não tem outras crianças além deles mesmos. Abrigados em uma casa no alto de uma colina, eles são servidos por uma governanta rabugenta e amalucada que só os chama de “pequenas altezas francesas” e por um mordomo. O dono deste estranho orfanato, formado apenas por Kate, Emma e Michael, é o carismático Dr. Pym, um mago que acaba se tornando o verdadeiro guia dos pequenos neste livro e que, na verdade, os conhece há muitos anos.

Até aí, a história tem um ritmo meramente introdutório. Quando os irmãos encontram um misterioso livro verde em meio a uma exploração da casa do Dr. Pym é que a aventura realmente começa. Com todas as suas páginas em branco, este livro mágico é o tal “atlas esmeralda” ao qual o título do livro se refere. Seu poder é levar as crianças até o passado de Cambridge Falls, onde conhecem a terrível condessa que vem mantendo crianças reféns e atormentando a população local em nome de uma busca por três livros milenares que contém toda a sabedoria do universo, os Livros do Princípio. Ligou os pontos?

A jornada por irmãos os leva até monstros (os terríveis Gritões), anões, prisões e uma profecia milenar que os coloca no centro de toda a jornada pelos Livros do Princípio, obras de valor inestimável que foram escritas séculos atrás para preservar o conhecimento sobre todas as coisas do mundo.

O livro é voltado para o setor infanto-juvenil e prima pela ação e pela aventura, com cenas de fugas eletrizantes, perseguições de monstros cruéis, um rei anão tempestuoso, Hamish, e uma vilã mais do que terrível, a bela e maligna Condessa.

O único porém do livro são as intermináveis recapitulações das aventuras dos irmãos toda vez que eles encontram um novo personagem, como o grandalhão Gabriel Kitigna ou o anão Robbie McLaur. Isso não chega a atrapalhar a história, já que funciona basicamente como uma recapitulação no estilo do início dos episódios de seriados de televisão – origem do escritor John Stephens, que foi autor de episódios de séries famosas como Gilmore Girls e The O.C.

Como início de uma nova saga, o livro é altamente recomendado. Seja em momentos dramáticos, a maioria envolvendo a saudade que Kate, Michael e Emma têm de seus pais, ou divertidos, com as piadas dos anões sobre os elfos, este livro é uma dica para os fãs de fantasia infanto-juvenil.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Lia 15/05/2021

...
Esse, com toda certeza, é o meu livro favorito de todos! Em 2018 comprei ele em uma livraria de uma cidade pequena, comprei apenas porque gostei da capa, não li sinopse nem nada. Não esperava nada dele, nada mesmo! E quando comecei a ler não conseguia mais parar, já li ele milhares de vezes e nunca enjôo! Agora quero comprar os outros dois da trilogia!!!
Recomendo demais esse livro incrível para todos os amantes de fantasia!

MaLu 08/04/2022

Gostinho de infância
Esse livro é muito especial para mim, foi o que me jogou dentro do mundo dos livros quando eu tinha 14/15 anos, atualmente com 20 anos decidi reler para ver se era aquilo tudo que eu me lembrava e consegui confirmar: é sim. Construção de mundo excelente, personagens profundos e identificáveis e mistérios. Muitos mistérios. Sobre os personagens principais: A Kate é uma das personagens mais bem construídas que já vi, da pra notar em todas as suas atitudes todo o peso que a vivência nos orfanatos e a responsabilidade pela criação dos irmãos. Gosto de como o autor não ignorou esse detalhe durante a narrativa. O Michael para mim é o menos desenvolvido, mas todas as ações e detalhes sobre ele durante a narrativa são tão significativas que chega a passar batido. Quando ele fala sobre o significado que o caderno tem pra ele é tão sofrido e doloroso que se eu fosse um pouco mais sensível teria chorado. Já a Emma a primeira vista parece só uma personagem que está ali para ser irritante, mas é tão cheia de camadas que se você parar pra analisar todas as atitudes dela vai notar que no fundo ela é só uma criança carente de afeto e com medo, a relação dela com o Gabriel é uma prova disso. Na verdade, todos eles são crianças carentes de afeto e com medo e a forma que isso impacta em cada um deles é o que os torna tão preciosos.
Sobre a narrativa em si, confesso que os nomes das pessoas, criaturas e lugares em geral são muito confusos, não sei se foi algo que aconteceu só comigo. Outro detalhe que me incomoda um pouco é o fato que quase não há descrição de roupa ou do físico em si e quando tem é muito vaga, foi algo que me irritou e espero que não continue nos próximos livros. Sobre a resolução do conflito com a condessa: achei muito simples, uma cena extremamente tensa para uma resolução fraca assim, de qualquer forma tudo o que se segue apartir dessa cena é quase desesperdor, então preparem os corações.
De forma geral é um livro muito bom. Quase excelente. Definitivamente é um dos meus favoritos!

Isabela 12/01/2016

Resenha - Os livros do princípio #1 - O Atlas Esmeralda
Na minha resenha de Casa de Segredos comentei sobre o manual invisível para aqueles que querem escrever livros de fantasia, que diz que na história têm que haver três personagens principais (de preferências irmãos, com duas meninas e um menino), que se separam dos pais e encontram criaturas mágicas, e sinto em informar que O Atlas Esmeralda não foge dessa regra.
Em uma noite os irmãos Kate, Michael e Emma são levados embora de casa e separados de seus pais e desde então ficam mudando de orfanato de pouco em pouco tempo. O último orfanato que foram parar fica em Cambridge Falls e aí começa a palhaçada.
Como em toda “boa” fantasia, temos milhares de elementos misturados que acabam empacando a história. Nesse livro por exemplo temos viagem no tempo, um livro mágico, um ser misterioso e super poderoso, bruxos, anões, lobos, elfos e gigantes e muito mais.
A história é super desinteressante e levei 1 mês para terminar de ler, e não sei nem como consegui acabar, pra quem não sabe quando o livro é bom leio em poucas horas, e pra eu demorar um mês pra ler o livro tem que ser muito, MUITO, MUUUUUUUITO chato.

Leia mais em: http://www.isabelaborges.com/2015/11/resenha-os-livros-do-principio-1-o.html

site: http://www.isabelaborges.com/
Stephany Santos 17/08/2023minha estante
Eu achei o livro chato e complicado

Laise.Valdeira 01/03/2013

Um dos melhores livros que li ultimamente. A narrativa é realmente muito boa e prende a atenção, me deixou com um "gostinho de quero mais" e agora estou ansiosa pelo lançamento dos próximos da série.

@yoyok_ 24/07/2023

2022
Uma fantasia bem criativa com uma narrativa que vai te prendendo do começo ao fim, os personagens com suas personalidades bem diferentes faz vc gostar da relação que é construída com outros personagens, achei bem infantojuvenil e com um final bom para a próxima continuação.

Jessé 02/07/2020

Viagens no tempo, magia e família
O Atlas Esmeralda conta a história de três irmãos: Kate, Michael e Emma. Eles vivem de orfanato em orfanato à espera do dia em que seus pais voltarão e os libertarão dessa vida difícil. Quando os três ainda eram crianças pequenas, eles sumiram misteriosamente, mas prometeram que um dia voltariam.

Em mais uma mudança de orfanato, os três irmãos acabam indo parar em Cambridge Falls, uma cidade que parece pacata, mas que esconde grandes mistérios do mundo mágico. Quando eles encontram um livro, acabam voltando ao passado e percebem que a história deles está intrinsecamente ligada à história daquele vilarejo e da magia no geral. Não há saída a não ser dançar conforme a música e lutar para que o bem vença.

Com personagens cativantes e um mundo bem construído, John Stephens nos entrega uma boa história que cumpre o seu papel, divertido bastante o leitor. Achei algumas resoluções muito simplistas e às vezes o ritmo da narrativa fica muito acelerado, o que ao meu ver prejudicou o andamento da história. No mais, é um bom livro de fantasia infanto-juvenil. Sem dúvidas lerei os outros dois que completam a série.

Babi 28/02/2012

O Atlas Esmeralda - http://tintapink.blogspot.com
Kate, Emma e Michael foram separados dos pais há dez anos atrás sem maiores explicações, em uma noite de véspera de Natal seus pais desapareceram, e a mãe fez Kate prometer que cuidaria de seus irmãos, Kate é a irmã mais velha, a única que se lembra de seus pais e daquele último dia com eles.
Michael recebeu de seu pai um livro sobre seres mágicos,mais precisamente, um livro sobre anões, O Compêndio do Anão, e é a única coisa que ele tem para se sentir mais próximo de seu pai.
E Emma, a caçula, é persistente, vive com a ideia de um dia encontrar seus pais e serem felizes para sempre.

Os irmãos P., sim só P., porque ao que parece quem lhes deu este sobrenome não tinha muita criatividade, pulam de orfanato em orfanato até chegarem ao lar de Cambridge Falls , um lugar muito peculiar, comandado pelo Dr. Stanislau Pym, lá eles encontram um livro mágico e é aí que a aventura começa.

Quando iniciei a leitura comecei a achar tudo muito clichê, de fato é, não tem nada de muito novo no livro, a história, inicial, é praticamente Nárnia, ainda mais quando a Condessa aparece, não tem como não pensar "ela é tipo a Feiticeira de Nárnia", bem, é isso, quem leu, ou mesmo assistiu aos filmes, vai notar muitas semelhanças, não só relativas à Nárnia, em O Atlas Esmeralda senti que o autor se inspirou em Harry Potter com todas as referencias mágicas e também em A Branca de Neve para montar toda a mitologia em torno dos anões, e há muitos outras histórias inseridos na trama, como O Mágico de Oz e Peter Pan... Mas conforme as páginas vão passando a história se torna muito interessante.

E tinha tudo para ser uma salada mista de clichês, mas o que fez a diferença aqui foi a narrativa, John Stephens sabe como cativar o leitor, sabe dar profundidade aos seus personagens escrevendo em terceira pessoa, sabe criar boas reviravoltas e soube como criar uma história com personalidade. O que mais me encantou em sua trama foram os personagens, você sente que eles são reais, suas dores, suas preocupações, são quase palpáveis, Stephens não só criou personagens principais profundos, ele trabalhou todos os seus personagens, e o leitor será tocado por cada um deles, até os malvados.

E falando em personagens malvados os que encontramos neste livro são realmente cruéis, do tipo Rainha de Copas (Alice No País das Maravilhas) pela sua vaidade, ignorância e sangue frio...

Eu não poderia dar menos de 5 estrelas para este livro, gostei muito de cada uma das situações, gostei do cenário, dos personagens, do ritmo, e mesmo com essa salada mista digna de Aslan, O Atlas Esmeralda é um livro...Completo.

O Atlas Esmeralda é delicioso,profundo, obscuro, que vai tocar o leitor, fazê-lo torcer, se encantar e mergulhar na magia que existe neste livro.

Livros podem ser realmente mágicos...

O Atlas Esmeralda é o primeiro livro de uma trilogia:
- The Emerald Atlas (The Books of Beginning, #1)
- The Fire Chronicle (The Books of Beginning, #2) - Previsão de lançamento nos EUA para agosto de 2012
- Sem nome ainda*

ISBN: 9788581050133
Editora: Suma de Letras

Mais resenhas-> http://tintapink.blogspot.com

@biaa_books 22/04/2021

Meu Deus, não acredito que achei outras pessoas que também tenham lido.
Esse vai para a saga : Achados da sebo que me interessei pela capa, sinopse e preço barato KKK.

Sempre gosto mais de livros que tenham um pouco de romance no meio, esse não teve e não fez falta nenhuma. O livro é incrível, o amor entre os irmãos, o mundo, os personagens, narrativa, tudo... Lembro que demorei um pouco para ler, mas quando li engatei e li em um ou dois dias.

Fiquei muito curiosa para ler os outros livros (a continuação) espero gostar tanto quanto o primeiro

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Muito boa a história, mercia mais destaque, me apaixonei pelos três de cara, esse livro me prendeu do início ao fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5