Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Sandra 01/01/2022

Adorei!!!
A história em si não tem nada de extraordinário, porém me despertou certa curiosidade sobre a personalidade/moralidade dos personagens. No meio do livro fica meio massante, mas o final me surpreendeu, mas gostaria que tivesse um desfecho um pouco mais completo.

Camila.Stephane 21/12/2021

Eu gosto do Aluisio por ele ser maranhense (eu tmb sou)ele costuma a colocar alguma parte disso em sua obra. Em o mulato ele faz uma denuncia a sociedade da época altamente preconceituosa. E aqui ele retorna a mencionar sua cidade e a revelar os tracos mais intimos da natureza humana.

Henrique 15/12/2021

Sobre as escolhas que se faz na vida
Quando mais novo li avidamente os autores brasileiros; Aluísio Azevedo, não sei o porquê, não me apetecia. Cresci sem ler nem uma de suas obras e foi só agora, mais de vinte anos depois, que comecei a lê-lo vorazmente. Se por um lado gostei muito dO Cortiço, não gostei dO Mulato e gostei deste Casa de Pensão.
O jeito com são descritas as pessoas, seus vícios, suas vontades é algo pegajoso que nos fica na impressão por algum tempo. O livro tem algumas descrições maestrais da luxúria, da raiva e da malícia. Não há, de fato pessoas boas e a vida é como uma teia que arrasta as personagens, que são suas vítimas. Isso fica claro em suas obras e não apenas nesta. Termino sempre torcendo que algo de bom aconteça e me restaure a esperança para que eu possa sair da leitura redimido, mas, com Aluísio Azevedo e sua visão um tanto cínica, isso jamais aconteceu.

Beatriz 13/12/2021

Reli este livro pela segunda vez. Tive impressões diferentes, por exemplo, a minha visão sobre o Amâncio. Ele, no final das contas, acabou sendo o mais decente -ou menos indecente- e teve um fim que não merecia. Sobre a leitura: a linguagem é tranquila, mas um pouco maçante (para mim), em razão de ser muito descritiva. Além disso, o enredo é desenvolvido lentamente, na maior parte do livro, e só no final muitas coisas começam a acontecer juntas. Por fim, a história traz questões que abalaram a sociedade na época e que ainda abalam atualmente.

luisa806 04/12/2021

acho que foi o único livro da escola que eu li inteirinho esse ano?? não sei mais o que dizer não

jade176 30/11/2021

li esse livro por conta da escola, e achei o início muito parado então demorei muitoooo pra me engajar na história.
o livro só fica legal a partir dos 70% pq acontece um monte de confusão e briga.
o final me deixou chocada e fiquei com muita dó da mãe do Amâncio

Osório 06/11/2021

esse livro é totalmente distante das leituras que estou acostumada, mas é um clássico de Aluízio de Azevedo, a leitura é bem fluída, os personagens são malandros e engraçados, principalmente Amâncio, uma pena que terminou como terminou.

yas 27/10/2021

Casa de Pensão- Aluísio Azevedo
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Eu recomendo para 14 anos, por ser uma leitura um pouco mais complexa

GATILHO: estupro e assassinato

? Clássico ótimo! Leitura muito fácil, com um plot INCRÍVEL!

? A intenção do Aluísio, foi mostrar a pior parte da sociedade no séc XIX, e conseguiu... porque só tem personagem podre, kkkk.

? Crítica: É um texto beeeem descritivo, o que faz com que em partes, a leitura fique bem arrastada. Mas em compensação, é uma leitura muito fácil e simples de entender, por mais que seja um clássico.

? Opinião: A história tem um desenvolvimento ótimo, um plot incrível e o final é beem chocante. Por se passar no séc XIX, tem posições em personagens com ações e falas beeem preconceituosas e situação bem nojentas. Passei muita raiva lendo em diversas partes, kkkkk... mas pelo final vale muito a pena ler.

Pra quem lê para a escola, ou vestibular (como eu) é comum clássicos se tornarem meio chatos, mas esse não! Esse é muito bom e bem chocante, tem diversos babados.

Mateus.Ramos 12/10/2021

Resenha "Casa de pensão"
Eu não sei o que dizer ao certo do livro, me apeguei a certos personagens por ética em determinados momentos, mas tudo isso vai se esvaindo com as situações que põe essa mesma ética em controvérsia, enfim e entretanto é absurdo a forma que Aluísio coloca seus personagens como segundo plano, o protagonista é sempre a sociedade que ele cutuca e critica, e no final nenhum personagem está certo ou errado, estão apenas defendendo seus interesses, Aluísio escreve a vida com facilidade.

Kai 09/10/2021

Tão triste que a primeira coisa que me vem na cabeça sobre essa leitura é: machismo. Na maioria dos livros em que percebo isso, é fácil descobrir se é opinião própria do autor ou faz parte da problemática. Esse é o problema aqui, eu não sei o que é, de onde vem e porque, só sei que incomodou a ponto de eu levar um mês todo pra ler.
Acho a edição da Editora Príncipis bacaníssima por ter a explicação dos termos no final da página, ponto super positivo para o livro, ele tem uma escrita legal, não posso negar, e considerando outros livros clássicos brasileiros, ele não está entre os de linguagem mais fácil nem entre os mais difíceis.
O livro em si não tem esse ar chato, ele tem suas reviravoltas e charmes, e eu sei muito bem que peguei ele pra ler num momento bem doido da minha vida, mas de qualquer forma ele estava em uma das listas de vestibular, e quando estava na metade do livro, o vestibular passou, o que pode ter interferido (além de outras coisas) no meu momento de leitura e para finaliza-lo.
Ele tem muito amante, e com isso não quero dizer romance nem amor, é amante mesmo, um protagonista bobinho e que acha que pode tudo com todas, o machismo dele, está no próprio jeito como ele acha ter poder sobre qualquer mulher, bem como a própria forma pífia que o autor trata as mulheres descritas.
Não sei se recomendo esse livro, não consigo achar um público que ficaria satisfeito com ele, não é o pior, mas recomendar... Ai.

Carol 09/10/2021

Não é dos melhores do Aluísio Azevedo
O livro não é ruim, mas também não é o melhor dele, apenas achei a história fraca, não consegui me apegar em nenhum personagem e nem me emocionar com algum capítulo.
Na verdade os personagens são bem irritantes.

Daniel Andrade 28/09/2021

Livro legal, personagens nem tanto
Clássico bacana, apesar de todos os personagens serem desprezíveis. Amélia e João Coqueiro são as pessoas mais nojentas do livro. Amâncio(!), por incrível que pareça, foi o personagem mais decente da história. Enfim, vale a leitura (que é bem tranquila por sinal).
Aquela que tá olhando pro céu 28/09/2021minha estante
Vai ver o objetivo era esse mesmo

yas 30/09/2021minha estante
Nossa e o pai dele ??????

Daniel Andrade 30/09/2021minha estante
Simm, o pai dele é tenebroso

Mariana 12/09/2021

Não gostei
É complicado criticar um clássico, mas realmente não gostei do livro. A leitura não foi nada fluída e a história não me prendeu.

Lia 28/08/2021

Casa de pensão
Embora seja um clássico e representante do movimento naturalista da literatura brasileira, é um livro complicado de ler, não pela sua linguagem, que é simples, mas pelo extremo detalhamento de lugares e emoções. Devido a este fato, o livro é bem alongado e as ações parecem que demoram muito para ocorrer.
Mais para o final ele vai ficando mais emocionante e desperta a vontade de saber como o desfecho discorre. O final me surpreendeu bastante, como uma característica do movimento literário ele coloca a mostra o comportamento egocêntrico do humano, e na minha concepção (bem no final) tratou de questões mais atuais, como o valor da mulher e do homem na sociedade.

Natalha Neves 27/08/2021

Leitura incrível
Simplesmente amei a leitura. O enredo é ótimo, os personagens bem definidos e estruturados. Aluísio de Azevedo é um dos precursores do movimento naturalista e essa obra é sem dúvida uma dádiva!