Alaba Textory

Alaba Textory Margot Weide

Resenhas - Alaba Textory

Vivi 30/12/2011

Confesso que não sei direito por onde começar essa resenha, me envolvi tanto com o livro que fico com medo de falar demais. Nunca li nada com temática esotérica, mas esse livro é simplesmente maravilhoso!! É um romance tão gostoso e diferente que você fica triste quando o livro acaba (tá, eu chorei mesmo) e as três mulheres que o protagonizam estão longe de ser o tipo de personagem clichê que tanto vemos por aí. Acho que comecei a resenha sem querer!

Um romance especial, cheio de vida, com enfoque esotérico e político colocados de forma tão leve que não cansa o leitor. Margot aborda o lado religioso de uma forma que eu não havia visto até então, expressa sua opinião sem pressionar o leitor a nada e nos leva a repensar o estilo de vida que levamos.

Marta viaja com sua amiga ao interior de Porto Alegre como uma despedida, já que Luísa se mudaria em breve para outra cidade, e é nessa curta viagem que ela conhece Henrique. É a partir daí que iremos começar a conhecer a vida de Marta seus costumes e sua filosofia de vida.

Marta é uma personagem extremamente forte, avançada para os padrões da época em que vive, não tem medo de dizer o que pensa e agir da forma que acha ser a correta.
E é por esse motivo (e por se recusar a seguir dogmas estabelecidos) que ela começa a ser ignorada por todos na cidade e tratada como alguém "de fora" mesmo após praticamente 15 anos vivendo naquele local.

Digamos que ela começará a chocar a cidade após o início de um projeto social (inicialmente solitário) e suas atitudes e ações serão o pontapé inicial para a mudança na alma da cidadezinha e de muitas pessoas também.

O livro começou a ficar irresistível pra mim a partir do momento que Marta enfrenta o Padre Miguel e após algum tempo encontra nele um aliado (bem mais que um aliado) precioso para seus empreendimentos e em vários outros momentos de sua vida.

Falei que eram três mulheres fortes nessa história, Anne mãe de Marta e Nádia sua filha são tão fortes ou até mais que ela, e suas histórias são contadas ora de forma alternada e em outras misturadas mas sem confundir o leitor.

É realmente um livro que não se tem como descrever: envolvente, emocionante, ousado são algumas das características que poderiam começar a descrevê-lo, mas acima de tudo esse é um livro para ser sentido, vivido, apreciado como uma boa poesia e devorado como só um bom romance merece.

"Marta parou, respirou e decidiu retornar, perscrutando o semblante do religioso pela primeira vez. Achou-o bonito e jovem demais para um padre. Em instantes fez-se mais alta e o sacerdote podia vê-la agora diretamente nos olhos, sem a necessidade de descê-los." Pág 39

"Queria tê-la ao seu lado, ouvi-la, viver o conflito que se instalara nele através de suas palavras e gestos. Queria testar o seu mundo através do dela, encontrando uma dificuldade incrível em retornar ao antigo." Pág 116

"– No momento em que nossos corpos se unissem, não conseguiriam mais se separar. A maneira intensa como eu a amaria, proporcional ao meu sentimento e à tamanha atração que temos um pelo outro, nos faria unidos para sempre." Pág 155

Vanessa Meiser 06/03/2012

Ai meu Deus, como eu faço para falar deste livro???

Sem exageros, foi o livro mais diferente e instigante que eu já li até hoje, e olha que eu não li poucos livros...mas vamos lá:

Primeiro eu vou apresentar as três personagens principais da história que são Anne, Marta e Nádia. Mais precisamente avó, filha e neta respectivamente.

Ah, mas antes disto, deixa eu dizer que a história inicial começa ambientada aqui no interior do Rio Grande do Sul (heeee, comemorando!) no ano de 1947 que é quando Marta conhece Henrique Grobmann seu futuro marido e pai de seus três filhos.

O amor entre eles é tão intenso que o casamento ocorre pouco tempo depois. Marta se muda de Porto Alegre para a cidade do marido onde a população não a recebe bem pelo fato de Marta ser uma mulher misteriosa e também por ter conquistado o coração do solteiro mais cobiçado da cidade.

Uma das pessoas que a recebe com hostilidade é Padre Miguel, o jovem e belo padre da paróquia local que percebe em Marta algo diferente das paroquianas às quais está acostumado.

Dona de uma pureza de sentimentos sem igual, Marta vai conquistando o seu espaço junto da sua família e faz da sua vida doméstica o seu refúgio deixando de lado a sua verdadeira essência. Anne, Marta e Nádia são integrantes da Alaba Textory, um clã de bruxas. Sim, isto mesmo, bruxas.

Mas não vão pensando que se trata de um livro sobrenatural, nada disso, é pelo contrário um livro bastante humano e sensível onde as três bruxas conhecem os segredos de ervas e chás capazes de causar transformações nas pessoas que os experimentam.

A história começa mesmo a ficar viciante quando Padre Miguel que até então é apenas um simples padre interiorano e entra de cabeça com Marta em um projeto social ousado para a época. É a partir daí que Marta dá um novo rumo à sua vida deixando a dona de casa trancada dentro dela e liberta a heroína Marta Grobmann.

É neste mesmo ponto do livro que Nádia, já adolescente dá início às suas preparações para tornar-se membro ativo da Alaba Textory e também quando Marta e Padre Miguel que a princípio eram praticamente inimigos descobrem uma amizade mais forte que uma rocha...

Pronto, escrevi o que consegui sobre este livro. Simplesmente não tenho como falar dele, é o livro mais incrível que eu já tive o prazer de ler. Escrito de uma forma muito sutil e cativante que você não consegue largá-lo. São 438 páginas de uma magia viciante que te deixa com saudades assim que a história termina.

Eu sou Assistente Social por formação e por este motivo me identifiquei ainda mais com a história que além disto ainda se passa aqui na minha terra querida (RS). Outro fator que me cativou é que a maior parte da trama se passa na década de 60 que é a minha década favorita (eu sempre digo que queria ter nascido em 60/70), sou fascinada pelo mundo retrô e este livro tem todo um estilo retro que chega a ser irresistível....

Enfim, eu tenho certeza de que esta resenha ficou horrível e que ela em nada faz justiça ao maravilhoso livro que acabei de ler, mas mesmo assim acho que consegui expor a minha opinião sobre ele que como vocês podem perceber foi a mais positiva possível.....recomendo sem dúvida!!!!!

Ana SPV 04/10/2018

Emocionante!!!
O livro que eu quase abandonei. Fiquei uma semana lendo esse livro. E quando faltou só dois dias para dar uma semana percebi que ele me cativou e não consegui mais larga-lo. Me emocionei com a história das três personagens que me prendeu de uma forma tão grande, que não tem como explicar. E quando terminou fiquei com um sorriso no rosto e disse para mim mesma "valeu a pena"!