Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Janaina Edwiges 23/07/2020

É possível se apaixonar pelas palavras de alguém?
Este é o segundo livro que leio do autor Maurício Gomyde, (o primeiro foi Todo o tempo do mundo) e posso dizer que as histórias são bem bonitas e originais. Recomendo muito para quem tem interesse em conhecer mais romances de escritores brasileiros contemporâneos.

Ainda não te disse nada tem um toque de nostalgia, pois mostra um amor que nasce através de cartas. Nos faz relembrar um passado em que os Correios levavam e traziam histórias, bem diferente dos tempos modernos, com comunicação instantânea propiciada pela internet. Com essa mudança, perdeu-se o prazer de escrever palavras à mão, colocar os sentimentos no papel, fechar o envelope, caminhar até um agencia e postar a correspondência. Diminuiu-se a ansiedade e emoção de finalmente receber a carta com a resposta tão esperada.

Também gostei dos personagens secundários, que ajudaram a compor bem a história, com exceção das duas melhores amigas da protagonista, que achei bem chatinhas e superficiais.

No conjunto, foi uma leitura muito agradável e prazerosa!

Douglas P Da Silva 29/12/2011

Super Recomendo!
Gostei muito desse livro! História é extremamente cativante!Os personagens perfeitos. Emocionei-me de mais com as cartas, me arrancou lágrimas inúmeras vezes.Como diz no livro o destino tem a capacidade de colocar em nossas vidas desafios que a gente nunca imaginaria.
Lud 29/12/2011minha estante
Gostei da sua resenha! :)

Silvia 04/11/2012minha estante
Quando um homem chora ao ler um livro, só tem um significado: o livro deve ser ótimooooooooooooo

Bruna 27/04/2021

O romance do livro tem o seu lado previsível, mas ler as cartas de amor, puro e verdadeiro, vale demais a leitura. Me encantei pelas palavras..

Maria Antonia 02/11/2011

Maravilhoso
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Cinco vivas para esse livro.
Eu tinha lido o primeiro livro do mauricio, chamado O mundo de vidro. E como sou ansiosa, já comprei o Ainda não te disse nada antes do lançamento (ansiosa! kkkkk).
Só posso dizer que o maurício está cada vez melhor. Não é um livro engraçado que nem o primeiro, mas é romantico, fofo, uma história de amor que me apaixonei.
O livro é lindo!
O mauricio está de parabens, um autor nacinal que temos que prestar atenção cada vez mais.

Amei. Ponto.

Resenha: Ainda Não Te Disse Nada
Autora: Maurício Gomyde
Editora; Qualys
Gênero: Romance

Marina, a filha de um padeiro italiano do interior de uma cidade paulista, largou a padaria para realizar seu sonho: fazer o curso de designer de moda e trabalhar com alta costura.
Para se sustentar em São Paulo, Marina passa no concurso dos correios e tem um perfil profissional de designer Instagram com vários seguidores. Após um trágico episódio, a jovem designer se vê correspondendo através de cartas com uma pessoa do outro lado do Atlântico. O que começou como uma forma de ajuda, acaba se transformando em amor. Seria possível se apaixonar por uma pessoa que nunca viu?
Eu amei tanto o livro e a escrita do Maurício que comprei todos os seus livros! O.o
?Ainda Não Te Disse Nada? é uma história que me tocou de várias formas, tanto pelo enredo quanto pelos detalhes que o Maurício teve ao construí-la.
A gramática dá vontade de chorar de tão limpinha, respeita a norma culta quando tem que respeitar, e os diálogos são repletos da ?língua falada?, sem descaracterizar as personagens.
Os cuidados que o autor teve ao descrever personagens secundários, alívios cômicos e a relação de Marina com os vizinhos, as amigas, os pais e os irmãos dão uma aula para qualquer autor iniciante.
As descrições de lugares, personagens e vestimentas, transporta-nos para dentro do livro, sem deixar a leitura monótona ou mecânica. Caminhei com Marina pela Avenida Paulista, por Santa Ana e pela Champs-Élysées; ouvi suas playlists, comi croissant, desenhei seus modelos e escrevi suas cartas como ?Amada Eterna?.
O livro me ganhou no momento em que percebi que estava diante de uma protagonista brasileira, o enredo teria partes no Brasil, em Portugal e na França.
O romance faz meu coração se encher!
Recomendo para todos escritores e leitores que gostam de histórias divertidas, cheias de romances e reviravoltas.

Ane Gabriela 12/08/2020

Uma das leituras mais agradáveis do ano
Que delicia de livro! É uma daquelas historias que a gente quer ver virar filme.??

pâm 06/01/2022

eu não aceito não viver um romance desses!
quando eu comecei a ler esse livro de forma despretensiosa, não imaginava que seria um dos romances mais lindos que já li.. ??

?A verdade mora dentro de quem deseja acreditar. É como uma construção erguida no peito pela própria pessoa. Nem sempre é crível para quem vê de fora, mas quem a construiu consegue viver ali, na paz.?

a história nos apresenta Marina, uma jovem que se muda do interior para São Paulo atrás do sonho de estudar moda. para conseguir pagar as contas, ela começa a trabalhar numa agência dos Correios. enquanto frequentava sua cafeteria favorita, ela vê uma jovem escrevendo cartas à mão, curiosa como é, Marina acaba descobrindo que a jovem trabalha escrevendo para velhinhos à pedido de suas famílias, fingindo ser pessoas do passado para que eles não se sintam só e encontrem conforto na dor. quando uma tragédia acontece e uma das cartas acidentalmente vai parar com Marina, ela decide dar continuidade a troca de comunicação, ela só não esperava que as palavras no papel e a pessoa por trás dele a tocassem tão profundamente. guiada pela sua honestidade e compaixão, ela embarca em uma viagem rumo a Portugal para contar a esse senhor que seu amor na verdade faleceu, quando tudo sofre uma grande reviravolta.

esse livro nos faz pensar sobre como hoje em dia vivemos com tanta pressa, que sequer tiramos um momento pra escrever algo pra quem amamos, uma sensação de nostalgia imensa. cada carta que aparece no livro nos causa uma ansiedade enorme para ler a próxima que chega, e quando percebemos, o livro começa a chegar ao fim, e você só quer mais e mais.. (@mauricio.gomyde cadê a continuação?)

?Não sei se há pessoas que nascem uma para as outras, mas tenho a certeza que há pessoas que crescem e se acertam uma com as outras.? ??

Lua 16/02/2020

Muito fluida a leitura! Não consegui parar de ler. Apaixonante!!

Joy 31/05/2020

Sem palavras
Mano do céu, esse livro me desidratou!
Que incrível, que essência, que amor!
Amei

Súh 07/08/2022

Para quem gosta de romance
Confesso que não é muito a minha cara esse livro, mas tenho certa que os que amam um romance vão gostar muito desse livro. Ele devolve coisas perdidas como a correspondência por carta, amores passados nunca esquecidos e uma boa dose de humor.

Eli 14/11/2011

É muito legal quando lemos um livro e já conseguimos reconhecer o estilo do autor. Esse é o segundo livro de Mauricio Gomyde que leio, mas já percebo o seu tempo de comédia e romantismo. Um pouco diferente de seu primeiro romance, onde a comédia estava bem equilibrada com o romance, aqui a segunda premissa é mais presente. Imaginem uma grande história de amor, renascida através de cartas? Imaginem uma jovem de 25 anos, cheia de sonhos e objetivos, sendo colocada numa história que não é a sua, mas passa a vivenciá-la tão fortemente, que não consegue imaginar sua vida sem esse "relacionamento'? Marina trabalha numa agência dos Correios, e "sem querer", acaba respondendo uma carta de uma senhora de quase 70 anos. Envolvida com as respostas que recebe e com suas próprias palavras, Marina vive através da História de Heitor e Milena o único relacionamento amoroso significativo em sua vida, que acaba sendo o responsável pela concretização de seus sonhos. Mas, e o amor verdadeiro? Onde Marina o encontraria? Para quem ainda não leu os romances do Gomyde, fica aqui a dica: corra e viva essa estória de amor... Aliás, "essas estórias"!

Gabi 10/11/2015

Simples, divertido e encantador
Preciso começar dizendo que Ainda não te disse nada é um livro de uma leveza encantadora. É “amor à primeira leitura”. A simplicidade conduz o leitor ao divertimento e, rapidamente, o traz para dentro da história. Em menos de um dia eu já havia virado a última página e me xinguei loucamente por isso. A razão? Simples: eu queria mais; queria rir mais, suspirar mais, me encantar mais. Culpa do Maurício Gomyde também , aliás. Ninguém mandou escrever uma boa história.

Ainda não te disse nada vai acompanhar os passos de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha ser uma famosa estilista. Vinda do interior, a garota deixou a família para construir sua própria vida em São Paulo, onde segue sempre a mesma rotina todos os dias ao lado de mais duas amigas: Thaís e Francesca – duas personagens que arrancam boas gargalhadas.

“A vida real não tem a paixão que a fantasia tem.”

Desde a hora em que acorda, Marina refaz sempre os mesmos caminhos: se arruma, vai para o correio onde trabalha, almoça e toma um café durante a tarde enquanto bisbilhota as revistas de moda, antes de ir para faculdade. No entanto, essa rotina vai sofrer um forte abalo após a descoberta de uma paixão; a paixão por cartas.

“Como diria Neruda: Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida.”

A romântica e sonhadora Marina encontra, então, sentido para sua vida assumindo o papel de um anjo carteiro, pessoa que é contratada para assumir certa personalidade numa carta sem que o destinatário perceba. Ávida por fazer parte de uma história de amor, a jovem estilista vai começar a entender que, na verdade, faz tudo isso mais por ela mesma que pelo correspondente: Marina estava apaixonada pelas palavras de uma pessoa que nem conhecia.

“Marina não queria levar e trazer histórias, queria ser uma história.”

Depois de passar meses se correspondendo, a culpa recai sobre ela – afinal, estava ela enganando uma pessoa? Ou estava apenas fazendo o dia de um pobre e solitário idoso melhor ao reviver memórias? Marina não sabia. Mas quando realmente decidiu correr atrás da verdade se deparou com algo que não esperava...

“... em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação.”

Ainda não te disse nada é um livro repleto de surpresas e romantismo. Quando fecha o livro é impossível o leitor não se fazer esta pergunta: ainda existe esse romantismo? Antes de ler, talvez muitos responderiam que sim. Depois de ler eu respondo que não. Não como antes, pelo menos. Não como nas cartas deste livro. Um livro lindo e conquistador.

“... cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa.”

“Doce mundo. Doce é o mundo que mora agora no meu peito... Amarga é a realidade.”

Paraíso das Ideias 28/01/2020

Encantador
Em Ainda não te disse nada vamos conhecer Marina, uma jovem do interior filha de Italianos, que desiste do negócio da família e parte para São Paulo em busca de seu sonho de ser uma grande estilista. Para que tudo dê certo Marina terá que lutar e se esforçar, e isso inclui trabalhar em um correio para pagar as contas e morar em um prédio com um vizinha um tanto estranha que não a deixa dormir.

Ela conhece todos os cantinhos de sua nova moradia, e além das amigas da faculdade já muitos outros, mas seu ponto favorito é um café na livraria, onde ela pode abrir as revistas do momento e copiar modelitos para treinar sua arte e ativar sua criatividade.

E é nessa cafeteria que ela conhecerá um a mulher que mudará a forma como ela vê as coisas, já que essa mulher está sentada em um café escrevendo cartas à mão, quem em pleno séc. XXI ainda escreve cartas à mão, e quando enfim ela deixa sua curiosidade vencer, descobre que a moça trabalha respondendo cartas de pessoas idosas que perderam ou se separaram de pessoas queridas, seu serviço na maioria das vezes é contratado por familiares que buscam nas cartas o conforto para a dor.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomendas e pagar contas."

Quando uma tragédia acontece e uma dessas cartas vai parar na mão da Marina, ela se vê tentada a responder e dar continuidade a troca, só que ela não imaginava se encantar pelas palavras e automaticamente pela pessoa por trás do papel. Dividida entre seus sentimentos e a honestidade, Marina precisa contar a esse senhor que seu amor faleceu, e assim ela embarca em uma viagem que promete emoções.

A escrita do Maurício já é algo rotineiro em meus dias, essa não é sua primeira obra que leio, e quanto mais me aventuro em suas palavras, mais quero me aventurar. O autor possui um tato e uma leveza que encanta e envolve o leitor fazendo-o adentrar na narrativa e se sentir íntima dos personagens.

"Não sei se há pessoas que nascem uma para as outras, mas tenho a certeza que há pessoas que crescem e se acertam umas com as outras ..."

Marina é uma protagonista cativante, sem mimimis e cheia de sonhos acaba de se tornando uma inspiração ao leitor, batalhadora ela vai até o fim em busca de seus sonhos. Ainda não te disse nada é um livro repleto de emoção, lembranças nostálgicas e um romance quase impossível. Se deixe levar pelas palavras escritas e termine a leitura com um desejo nato de ter alguém com quem trocar cartas feitas à mão!

site: https://www.paraisodasideias.com

Sil | @uma_dama_dos_livros 07/03/2020

- A verdade mora dentro de quem deseja acreditar. É como uma construção erguida no peito pela própria pessoa. Nem sempre é crível para quem vê de fora, mas quem a construiu consegue viver ali, na paz.

#damareading | #aindanaotedissenada | @mauriciogomyde | @qualiseditora | #2019 | Págs:218 | 5/5.

Marina é uma garota com grandes sonhos. Um deles é trabalhar com moda e para consegue realizá-lo ela precisa sair de São Pedro da Serra uma cidadezinha pacata, onde, se ela resolver ficar, terá que tomar conta do negocio da família, porém esse não é o seu sonho.
Assim, já decidida á ir para São Paulo, com suas malas prontas, ela revela a sua decisão à família e vai embora

Hoje em dia Marina corre atrás do seu sonho todos os dias. Ela quer ser uma grande Estilista de Moda. Atualmente trabalhando nos Correios e estudando Moda, aos poucos ela vai se realizando, com uma pagina no Instagram onde Marina posta fotos com roupas de Grife e já tem milhares de seguidores, mas o que eles não sabem é a realidade dela, ali nas fotos eles veem uma Marina falsificada, pode-se dizer assim (eles só veem o que querem ver e não a verdade). O que ela deseja, acima de tudo, é sua carreira, mas ainda quer viver um amor que a tire do chão e a leve às nuvens, entretanto na sua idade e nessa cidade onde todos só pensam em curtir a vida ou só no trabalho está bem difícil aparecer alguém e assim ela segue a sua vida.

No pouco tempo que Marina trabalha nos correios nunca viu ninguém enviar uma carta de amor, até que um belo dia uma garota na faixa de 15 anos vai lá e deposita uma carta e assim se passam alguns dias e essa mesma garota volta lá.

Ela tem o costume de, ao sair do trabalho, ir a uma livraria e ao chegar um dia lá da de cara com a garota das cartas e sua curiosidade não a deixa quieta e ela pergunta à menina sobre as cartas e acaba descobrindo que a menina é um "Anjo Carteiro", ela troca cartas com algumas pessoas idosas como se fosse amores do passado.