Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Giulia143 10/12/2011

Eu ainda não tinha lido o outro livro do Maurício, o Mundo de Vidro, mas de tanto falarem bem do autor, eu estava super ansiosa pra esse livro lindo chegar! E quando chegou, eu juro que pulei de alegria! A capa é maravilhosa, as folhas são amarelinhas, a fonte é gostosa de ler, e a estória, meu Deus, a estória é apaixonante.

Marina Albertini saiu do interior onde morava com seus pais e irmãos (e que família divertida!), pra seguir seu sonho de ser uma estilista famosa, e morar em na grande São Paulo, estudando design de moda com as amigas, e enquanto não é a estilista famosa que sempre quis, trabalha nos Correios. Mas Marina não queria trazer e levar histórias, ela queria ser uma. Um dia Dona Jane e Marina, amiga que trabalha com ela, estavam comentando que hoje em dia ninguém escrevia mais com paixão. Porém, por pura malandragem do destino, Marina se viu completamente enganada. E ao se enrolar com a estória que se meteu, foi provando cada vez mais para si mesma que o que pensara estava errado.

Esse foi um resumão da estória, porque eu não quero contar mais (embora meus dedos estejam coçando literalmente para contar à vocês o que acontece no livro), vocês vão ter de ler este livro lindo.

O livro é narrado em terceira pessoa, e é daqueles livros que você pega, lê, quando já passou da hora de dormir, pensa "só mais um capítulozinho", e quando vê já tá no final, e aí que não vai querer parar de ler mesmo.

Característica marcante do livro, as cartas são poesia pura. Lindas e românticas. Mas o livro não é só mel não, tem um certo drama e comédia! Chega até ser um chick-lit gostoso de ler quando Marina está com suas amigas.

Apesar de na metade do livro já ter uma ideia do que iria acontecer depois, não me importei, pois a leitura flui tão bem. O livro me lembrou bastante um certo filme, mas eu não vou falar qual porque aí vocês matam a charada do livro.

Brenda 03/12/2011

Encatador!
Conheçam : www.cataventodeideias.com

Esse é um livro especial. E por ser especial demorei bastante tempo tentando encontrar as palavras que definissem o que eu senti ao lê-lo.

Com capa criativa e sinopse clichê, Ainda não te disse nada é o típico livro que você começa a ler porque todo mundo diz que é bom e ponto. Mas a essência que encontramos nele acaba superando qualquer expectativa criada.

Nele conhecemos a história de Marina Albetini, uma garota facilmente identificável com muitas de nós. Quer ver só? Ela adora bloggar, adora moda, trabalha, faz faculdade e têm amigas um tanto espevitadas. Reconheceu um pouquinho de você aí? Pois bem. Marina tem 25 anos e se mudou do interior para São Paulo em busca do seu sonho de ser estilista. Ela trabalha como atendente selando e despachando cartas numa agência de correios durante o dia, e faz faculdade de designer de moda a noite.

Um dia ela conhece Júlia, uma moça ruiva que começa a enviar cartas, não contas ou pacotes, mas cartas escritas para pessoas. E isso acaba deixando Marina tocada. Afinal escrever cartas hoje em dia? Ela não despachava na agência uma única carta escrita há tempos. E mais: o grande propósito das cartas escritas por Júlia era delicado, era sensível. E acaba que um dia a tal moça acaba sumindo. E a carta resposta para ela acaba caindo nas mãos de Marina. Seria destino, ou puro acaso? Deveria Marina deixar o autor daquela carta tão sensível sem resposta?

A narrativa do Maurício é um fato a parte. Ele consegue te arrastar para dentro da história, fazer você esquecer tudo ao seu redor e te prender num único objetivo: prosseguir a leitura do livro. É efetuada em terceira pessoa, flui leve e é cativante. Ainda não te disse nada sabe ser romântico, mas também é engraçado e poético na medida certa. Questiona-nos sobre o verdadeiro significado de amar, amar sem preconceitos, amar sem medida, não importando distância ou tempo. Também fala sobre correr atrás dos sonhos e a importância de acreditar que mesmo malucos ou incoerentes eles podem se tornar realidade.

Marina conquistou-me desde as primeiras páginas por seu carisma e personalidade incrível, sendo determinada, mas ainda assim romântica e por vezes (muitas vezes) poética e sonhadora. Os outros personagens são extremamente bem construídos e responsáveis pelo humor constante do livro. E o que me fez amar mais ainda esse livro (se é que isso é possível) foi o fato deles possuírem história. Não são apenas os amigos e a família da personagem principal, mas pessoas reais. Pessoas com histórias e personalidades definidas. Tão reais quanto Francesca e Thaís, amigas espevitadas de Marina que estão precisando urgentemente de um pouco mais de sorte no amor e de autoconfiança, ou ainda D. Jane, uma entre tantas senhoras que vivem a recordar as maravilhas do passado.

E é claro ainda tem meu querido H. , H. que é o sonho de todas nós garotas, H. que sabe escrever cartas maravilhosamente e encantadoramente bem. H. que cativa só por suas palavras. E H. que vocês precisam conhecer lendo esse livro! E se você acha que Ainda não te disse Nada parece a primeira vista previsível e clichê. Acredite, só a primeira vista.

Mais resenhas? Acesse : www.cataventodeideias.com

Roberta 02/01/2012

Resenha | Ainda Não Te Disse Nada
para ler no blog: http://artbooks.blogspot.com/2012/01/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Título: Ainda Não te Disse Nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Número de Páginas: 231
Ano: 2011
Resenha:

Marina, veio do interior para a grande cidade de São Paulo pois queria ser muito mais do que uma padeira - já que herdaria a padaria do pai, um típico italiano - ela queria ser estilista e por isso, quando aparece a oportunidade de ir para São Paulo e fazer uma faculdade para que enfim ela consiga realizar seus sonhos, Marina simplesmente vai na cara e na coragem. Ela trabalha nos Correios e é aí que o seu destino começa a mudar.

"(...)
'Ninguém mais escreve cartas hoje em dia', Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo. (...)"
(GOMYDE, Maurício, 2011, Ainda Não te Disse Nada)

Cartas escritas à mão eram tão difíceis de serem postada que Marina já estava desistindo, já que nos dias de hoje a maioria dos postais enviados são profissionais ou qualquer outra coisa, menos uma carta escrita à mão, cheia de sentimentos. E é até que então, uma moça bonita entra nos Correios e despacha uma carta com Marina. E escrita à mão! Marina se encantou na hora. Gostaria de saber para quem essa moça sempre enviava essas cartas...
Até que por sorte do destino, Marina encontra com a moça das cartas, Julia.

Julia é um Anjo Carteiro.
Ela é contratada para escrever cartas à quem não conhece.
Usualmente uma pessoa contrata os serviços de Julia para que envie cartas em nome de antigos amores, amizades... Que se passe por essa pessoa.

Marina de início não acha que isso seja uma coisa certa a ser feita, pois seria enganar a pessoa que está recebendo esssas cartas, certo? Nem Marina sabe o que pensar sobre isso tudo no final das contas. Ao mesmo tempo que é errado, não é tão errado assim, já que essas cartas trazem conforto as pessoas que às recebem, fazem-los sentir-se lembrados, amados, tudo o que pode ter sentido falta durante a vida com a ausência dessa pessoa, deve estar sendo recompensado com o recebimento dessas cartas. É! Não deve ser de todo errado mesmo ser um Anjo Carteiro.

Marina soube que algumas correspondências estavam sendo devolvidas pois a dona da caixa postal não estava mais verificando-a com a frequência que os Correios exigem. E já que o caminho para a casa do destinatário era o mesmo que o seu, ela resolveu levar a correpondência ela mesma. E foi lá que ela descobriu que Julia, a dona das correpondências, havia morrido.
E agora? Ela era tão jovem.
E havia uma correpondência a ser entregue... Que estava nesse exato momento em suas mãos.
Sabendo que Julia era um Anjo carteiro, o que fazer? Deveria ler e responder a carta ou fingir que o destino nunca havia lhe pregado esta peça e que ela não deveria de maneira alguma respondê-la ou sequer lê-la?

É aí que a trama toda se desenvolve.
E é aí que a vida de Marina dá uma reviravolta.

Ela conhece Heitor, um senhor já de idade que é quem responde as cartas achando que Marina era uma antiga namorada, Milena.
Marina se vê envolvida na história dos dois, como poderia ela levar essa história adiante? Ela deveria continuar escrevendo à ele como vinha fazendo?

O livro é escrito de uma maneira maravilhosa, o autor soube bem quais palavras escolher para escrever cada linha deste livro, o modo como descreve os lugares, as pessoas, é incrível. Por isso peço que leiam e se encantem do mesmo modo que eu me encantei com a história, pois vale a pena deixar que o sentimento tome conta de você enquanto você lê este livro maravilhoso. Super indico.

Kel Costa 16/02/2012

Sublime e nostálgico
Ainda Não Te Disse Nada é para ser lido naqueles momentos de tranquilidade e calmaria que se abatem sobre nós, pois é esse o efeito que ele produziu, ao menos em mim. Uma história de amor através de um meio de comunicação tão antigo (Mas não tãããooo antigo assim, viu? Sou apenas uns 3 anos mais velha que a Marina e escrevia muita carta na infância).

Para começar, achei super legal o Maurício ter usado a ferramenta “blogs” no livro. Marina é blogueira assídua e seu blog é super visitado e comentado. Gostei muito do autor ter usado essa ideia, pois além dos blogs hoje em dia serem realmente ferramentas super importantes de divulgação dos trabalhos alheios, ele mostrou direitinho como a coisa funciona.

Gostei da Marina, uma personagem forte, corajosa, mas achei que em alguns momentos a indecisão e teimosia dela atrapalham. As amigas Francesca e Thaís são hilárias, desbocadas, um arraso! Simplesmente adorei a simplicidade da amizade delas. Aliás, o Maurício construiu personagens adoráveis, desde os pais de Marina até Dona Jane.

Sobre o enredo do livro, ele mostra que apesar de ser uma coisa que saiu um pouco de moda hoje em dia, ainda assim é bem real. Quantas cartas devem ser trocadas diariamente pelo mundo? E como podemos saber ao certo se a pessoa com quem nos correspondemos é realmente aquela que escreve? Pode um amor nascer através de palavras e papeis? As cartas descritas no livro são de uma delicadeza ímpar, recheadas de romantismo e capazes de fazer o leitor suspirar. Adorei a estrutura da história.

A capa é muito original, conta a essência do livro. Páginas amareladas, diagramação básica, letras em tamanho médio. Não lembro de ter encontrado erros de revisão. Romance super recomendado.

>> Leia a resenha na íntegra:

Gabi Lima 23/09/2012

Marina Albertini é uma mulher que mora em São Paulo, trabalha numa agência dos Correios e cursa Design de Moda. Seu maior sonho é ser uma estilista famosa ao invés de assumir os negócios da família em São Pedro da Serra (a padaria). A história começa de fato quando uma mulher entra na agência dos correios e manda uma carta escrita a mão. Quantas pessoas ainda hoje escrevem cartas assim? Marina fica intrigada e um dia encontra a tal mulher e pergunta a ela o porque de escrever cartas a mão. A mulher, Julia, responde que possui um negócio chamado de “O Anjo Carteiro”. Ela é contratada por pessoas que querem ver o seu familiar, na maioria das vezes idosos, um pouco mais felizes por receberem uma carta, então ela se passa por alguém que essa pessoa conheceu e começa a se corresponder com ela. Vocês podem imaginar o que Marina disse. Não seria maldade enganar as pessoas assim?

Por coisas do destino, uma das cartas que chegaram para a empresa de Julia foi parar nas mãos de Marina. Ela ficou em dúvida se dava continuidade ao trabalho de Julia ou não. Por fim ela resolveu responder se passando por Milena, afinal a carta que Heitor tinha mandado era totalmente apaixonante e ela sentiu pena de tirar a última alegria, talvez, dele. Então, Marina e Heitor, ou melhor, Milena e Heitor começam a se corresponder por cartas e cada dia mais Marina se envolve pela história de amor deles, só que ela se apaixona pela pessoa que escreve tantas palavras lindas. O que ela faz? Se entrega a esse amor por um homem bem mais velho que ela ou esquece e deixa essas cartas pra lá? Ah! Tudo isso ao mesmo tempo que ela tenta se firmar como estilista.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2011/11/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Maria Clara | @mariaclarabruno 23/11/2011

Ainda Não Te Disse Nada é o novo livro de Maurício Gomyde e não é o primeiro livro dele que eu tenho oportunidade de ler, mas é o primeiro que, de fato, eu li.

O autor escreve de forma tão leve e descontraída que você se perde nas páginas do livro, e pela trama se passar no Brasil, para ser mais precisa, em São Paulo, você consegue imaginar cada detalhe (não quer dizer que eu não consiga com livros internacionais, mas é diferente).

Os personagens são muito diferentes e a maioria (quem ler entenderá!) é cativante, e o livro ganhou ótimos pontos comigo pela protagonista, Marina, é de uma família italiana super tradicional, então o vocabulário italiano aparece no livro, assim como algumas tradições.

Ao pegar este livro, eu me senti culpada! Sim, c-u-l-p-a-d-a! Pelo simples fato de já ter outro livro do autor aqui em casa e ainda não ter lido, e após concluir a leitura deste segundo livro do autor, eu estou louca para ler o outro livro dele e ver se é tão bom quanto ou se é ainda melhor!

O livro termina de forma tão doce e romântica que me encantou muito mais. A narrativa é boa, a diagramação também, mas eu bati os olhos em alguns errinhos de digitação nada graves, completamente relevantes. Salvo isso, o livro é ótimo!

www.coffeesandbooks.com

Kellen 06/12/2011

Muito bom.
O livro de Maurício Gomyde me levou para minha fase pré-adolescente/adolescente, quando o que eu mais gostava de fazer era me corresponder por cartas. Na época – não tão longe assim – as revistas teens publicavam endereços com as características das pessoas e eu escolhia algumas para enviar cartas. Era tão divertido. Enviar a carta e depois ficar esperando a resposta era um dos meus hobbies favoritos. Fiz amizades em vários cantos do país, até tenho algumas dessas cartas guardadas, uma pena que hoje em dia não se faça mais tanto isso. Até porque a internet deixou essa comunicação muito mais veloz, com resposta instantânea. Mas a magia de enviar e receber uma carta pelos Correios é única.

Em Ainda não te disse nada acompanhamos a estória de Marina, filha de uma tradicional família italiana, dona de padaria, em uma cidade do interior, uma mulher com um sonho de ser uma famosa estilista. Em busca de realizar seu sonho, Marina acaba com as esperanças do pai de ela tocar a padaria e se muda para São Paulo para estudar o que ela tanto ama: moda. Para conseguir custear algumas despesas – já que ela também conta com o paitrocínio – Marina trabalha em uma agência dos Correios. E é no ambiente de trabalho que surge a discussão sobre o que falei um pouco acima, hoje em dia praticamente ninguém mais envia cartas, os Correios servem mais para despachar encomendas e pagar contas. Porém, na grande metrópole que é São Paulo e na agência de Marina, há uma mulher muito bonita que semanalmente envia cartas. O que, é claro, aguça a curiosidade da protagonista.

"Ah, é só jogar qualquer asneira que o computador corrige na hora, antes mesmo da ignorância própria ser identificada. E eu estou para ver hoje em dia alguém escrever com paixão como no meu tempo. Dona Jane – Página 17"

Acontece que a tal moça, frequenta o mesmo café em que Marina vai após o trabalho para olhar as revistas de moda e dar um tempo antes de correr para a faculdade. No dia que Marina a vê, ela escreve uma carta com paixão. Marina passa o óleo de peroba na cara, vai ao encontro da mulher e a questiona sobre as cartas. A moça é dona de uma empresa, Anjo Carteiro, que é contratada por familiares para escrever cartas se passando por um grande amor do passado, geralmente para que quem receba se sinta lembrado, feliz e tudo que uma carta assim possa despertar em uma pessoa.

Semanas depois uma carta chega às mãos de Marina, talvez por obra do destino, e muda sua vida inteira. Heitor é o remetente, ele responde à sua amada eterna, uma carta linda, cheia de sentimento, capaz de preencher qualquer vazio. Mas Marina fica em dúvida se a responde ou não. Após pensar muito, por pena do senhor que a escreveu, decide responder e uma ligação forte nasce entre os dois. Bom, nasce nela, porque para ele, a ligação existe desde que ele conheceu sua amada eterna. Essa relação faz com que ela desenhe com mais paixão, com que sua criatividade fique à beira da genialidade, com que sonhe e acredite em coisas melhores na vida. As palavras de Heitor, sempre lindas e próprias para o momento, fazem com que Marina se apaixone não pela pessoa, mas pela alma que consegue colocar no papel sentimentos tão puros.

"Esperei-te, desejei-te, sonhei contigo milhares de noites. […] Saber que ainda estás a andar pelo mundo com o teu olhar magnífico a ancantá-lo é o que me fará respirar a cada segundo dos meus dias. Trecho da carta de Heitor. Página 67."

Mas como pode uma mulher de 25 anos se apaixonar por um senhor de mais de 70? Esse relacionamento é possível? Como ele vai reagir ao descobrir que ela não é quem ele pensa? Ela deve continuar a se corresponder com ele? Só lendo para saber, né?

Eu gostei muito mesmo do enredo. Não posso dizer que não imaginei em algum momento o fim que o livro levou, mas mesmo assim foi incrível. Bem desenvolvido. Os personagens são simpáticos, apesar de não se saber muito sobre os “coadjuvantes” é possível sentir empatia por eles, quem não vai rir com as amigas de Marina, Francesca e Thaís? Os diálogos entre elas são hilários – alguns são dispensáveis –, acho que o Maurício andou colocando gravador em banheiro feminino para tirar aquelas conversas, hein? São muito características. Luca me decepcionou total e completamente, pensei que por seu histórico, ser italiano e tal, seria um cavalheiro, prefiro nem comentar. O irmão de Marina também é uma figuraça.

E essa capa? Linda, linda, linda. Toda cheia de significados. O livro foi uma ótima leitura, ontem na fila do banco eu até ria sozinha. Esperava ansiosa pelas cartas e para saber de qual cor seria a pétala de rosa que Heitor mandaria na carta. Fiquei envolvida, de verdade. Mas nem tudo são flores, encontrei muitos errinhos de edição, que não foram absurdos, mas que incomodaram um pouquinho. O começo também foi um pouco lento, às vezes com muitos diálogos. Porém, pelo conjunto da obra, e pelo fim que eu adorei, o Maurício merece muitos parabéns e vocês merecem a indicação da leitura. Quem puder ler, não perca a chance e depois me diga o que achou.

Aninha 17/04/2012

Ainda não te disse nada
Marina é uma garota romântica, advinda de uma cidade interiorana, que mora em São Paulo e trabalha numa agência de correios. À noite, ela vai para a universidade com o intuito de estudar o que ama: moda. Lá há um jovem professor por quem todas as aluna suspiram, com exceção da personagem principal. E talvez por isso mesmo, o homem se mostra muito interessado nela. Contanto, mesmo tendo “o” cara, ela não se sente satisfeita.

Um cotidiano comum e monótono. Mas isto acaba quando uma carta super apaixonada vem parar em suas mãos. Não se sabe a respeito da destinatária e Marina decide assumir seu papel. A troca de cartas se torna constante e a moça se perde em meio às palavras apaixonadas do remetente.

Embora existam vários obstáculos entre os dois, Marina descobre o poder de uma paixão avassaladora – e apenas por meio de papeis. Porém, depois de ambos envolvidos, como expor sua verdadeira identidade?

Eu amei a história. É realmente envolvente e terna. Me identifiquei bastante com o desejo secreto de encontrar um príncipe encantado. E o pior, e muito provável, é a possibilidade de achar um sapo no meio do caminho. Mas, a melhor escolha é seguir o coração através daquilo que nos traz a verdadeira felicidade. E essa descoberta pode causar grandes surpresas.

Continue lendo: http://muchdreamer.blogspot.com.br/2012/04/ainda-nao-te-disse-nada.html
Silvia 25/05/2012minha estante
Nossa vc escreve muito bem mesmo, parabens, e este livro só vejo elogios, um dia tenho que lê-lo também ;-)

Paulatictic 18/11/2011

Delicado e divertido
Sabe, eu fico muito feliz quando tenho oportunidade de ler um livro dos novos autores brasileiros e principalmente quando eu gosto do livro, e isso vale para esse romance delicado e divertido.
O autor nos apresenta Marina, uma garota que veio para São Paulo na tentativa de se tornar uma grande estilista, mas para isso ela estuda moda e para se sustentar ela trabalha numa agência do correio e é assim, no lugar onde ela menos esperava que a vida dela começa a mudar de verdade e ela descobre um amor que nem poderia imaginar ou mesmo compreender.
Confesso que eu sou apaixonada por cartas – essas mesmo que escrevemos a mão – eu sempre gostei de receber e escrever cartas, acho algo tão intimo e pessoal e envolve realmente duas pessoas, e até hoje eu utilizo esse método, ainda mando e recebo cartas, tem épocas que muito pouco e outras mais, talvez por isso esse livro tenha me conquistado, já que a história percorre esse mundo da escrita e das trocas de cartas – mesmo que de uma maneira muito singular na estória que em minha opinião o autor teve uma sacada muito boa.
Outro ponto positivo para o livro foi o modo como ele percorreu o tema da velhice, levantando o tema do asilo, da escuto dos idosos e de como às vezes é difícil escutar, ou melhor, é difícil parar para escutar, e isso me fez lembrar o livro da Ecleia Bosi que utilizei em um trabalho quando estava na graduação que trata das memórias de velhos e de como ouvir e poder deixar o idoso falar da sua história o ajuda a se apropriar da própria história como também nos auxilia a ter uma visão diferenciada.
Acho que o que eu senti falta no livro foi o fato de que alguns personagens foram pouco trabalhados, por que eu achei que alguns tinham aspectos que poderiam ter sido melhor desenvolvidos na narrativa, no entanto, o fato de ter bons personagens também é um ponto positivo né? Ainda falando dos personagens, eu tenho certo pé atrás com “tudo acaba dando certo” na verdade eu acho que pode até dar certo, mas para todo mundo e de uma só vez? Sei lá, fico um pouco receosa com isso, por que me lembra novela por que tudo sempre dá certo. Porém, talvez seja o ponto de vista, no livro eu encontrei um pouco disso.
Bem, mas no todo eu gostei do livro e me via pensando na personagem principal e isso eu repito, é muito bom, por que quando uma leitura não vai bem eu nem me lembro dos personagens, somente quando estou na leitura, mas quando gostamos de um livro toda a estória caminha com a gente nos pensamentos e isso aconteceu com esse livro.

Vanessa Vieira 16/11/2011

Ainda Não Te Disse Nada_Maurício Gomyde
O livro Ainda Não Te Disse Nada, de Maurício Gomyde, nos conta a estória da funcionária pública Marina, de 25 anos. Marina é uma garota sonhadora e que saiu do interior rumo a São Paulo, em busca de novos horizontes e de realizar os intentos de seu coração. Ela começa a trabalhar em uma agência dos Correios e à noite vai para a faculdade de Moda, onde se esforça com todas as fibras do seu corpo, para ser uma estilista talentosa. Ela possui muitas amizades e é querida por todos, em especial pelas suas melhores amigas Francesca e Thaís.

Nos Correios, ela acaba notando a presença de uma moça ruiva chamada Julia, que quase sempre vai a agência postar cartas escritas à mão. Em um mundo repleto de tecnologia e modernidade, em que as pessoas se comunicam através de e-mails e SMS, as cartas de Julia acabam despertando a curiosidade de Marina. E ela descobre que Julia é uma "anjo carteiro", ou seja, ela é contratada para escrever cartas como se fosse outra pessoa, com palavras de carinho e alento para animar o dia-a-dia de outras pessoas.

Julia acaba falecendo e uma das cartas destinadas a ela acaba indo parar nas mãos de Marina. Marina fica comovida, e após pensar muito a respeito, decide responder a carta como se fosse a Julia, ou melhor, a Milena, nome esse que ela adotava. E o destinatário é um senhor de idade chamado Heitor, que mora em um asilo na cidade de Porto, em Portugal.

O que era para ser uma simples correspondência se torna um diálogo afetuoso e intenso, fazendo com que os dois se aproximem dia após dia, através de cartas carinhosas e singelas. Uma profusão de sentimentos invade Marina, renovando a sua vida e lhe dando novo vigor. Ela se vê envolvida com Heitor, mesmo sem o conhecer pessoalmente e ter dimensão de suas características físicas.

Maurício Gomyde consegue nos surpreender com mais um romance delicado e encantador, assim como no seu livro anterior, O Mundo de Vidro. Marina é descrita com riqueza de detalhes, e sobretudo, o universo feminino, é narrado com uma sensibilidade extrema e aguçada. O final é emocionante e muito, muito lindo! Recomendo sim, com certeza!

blog.damands 25/11/2011

Leia mais: http://bookandcupcake.blogspot.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html
A protagonista é a Marina, uma moça bonita, estudante de moda que sonha em ser estilista. Mas isso não vem ao caso agora...
A história foca mesmo no que uma simples carta pode resultar (mas claro que foca em outras coisas rs).
Marina tinha o pensamento que hoje em dia ninguém mais enviava cartas, até que uma carta cai em suas mãos e tudo muda. (...)

Continue: http://bookandcupcake.blogspot.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Endry 17/04/2012

Eu li: Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde
Ler "Ainda não te disse nada" foi extremamente emocionante! O Mauricio tem uma bela escrita! Eu estava repleta de expectativas para com o livro, pois não havia lido nenhum do Mauricio ainda e não me arrependi nem um pouco, o livro é maravilhoso!
Marina, a personagem principal, mora em São Paulo, vinda de uma cidade do interior, para estudar e viver aquilo que ela mais ama: Moda! Ela é inspiradora, possui tudo que uma garota poderia amar, mas ainda não está 'completa'. Nisso, aparece o toque mais incrível que já li: ela começa a trocar cartas com um "desconhecido"... Não posso contar mais, pois senão é spoiler. Mas só digo uma coisa: é super recomendadíssimo! Uma das melhores leituras deste ano! O Mauricio conseguiu me ganhar, hihi :)

Renata 23/02/2012

Apaixonante
O romance narra a história de Marina, uma jovem funcionária dos correios que sonha em ser estilista famosa. Trabalhar nos correios é apenas a forma que ela encontrou de pagar a faculdade e acredita que as pessoas não usam mais os correios para trocar correspondências, daquelas que são escritas à mão e com paixão, ela seria até capaz de apostar que diante de tanta tecnologia ninguém mais perdia seu tempo escrevendo cartas, enviando pelos correios, esperando por semanas a resposta que poderia vir em questão questão de minutos se a correspondência fosse por e-mail.

Continue lendo no blog!! http://redequinha.blogspot.com/2012/02/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Natalia 03/03/2012

Páginas Encantadas: http://www.paginas-encantadas.blogspot.com
Não esperava muito deste livro, ainda mais por não conhecer a escrita do autor. Havia lido resenhas positivas sobre ele, ainda mais no blog Meninas e Seus Livros, e depois disso, fiquei um pouco mais animada para ler o exemplar.

Quando o peguei em mãos, foi uma alegria só. Vamos comentar: quem não fica animado quando recebe algum pacote vindo dos correios (quando esse pacote não envolve dinheiro sendo retirado de nossos bolsos)? Já havia sido notificado pelo Mauricio a respeito do envio do livro e estava bastante ansiosa para recebê-lo. Adiantei-o como primeiro da fila depois de Anna e o Beijo Francês, para poder resenhá-lo aqui no blog. Qual não foi minha surpresa quando constatei que o tinha terminado em apenas uma tarde!

Seu tema é bastante interessante, Mauricio fala sobre as cartas e a comunicação via correio de uma maneira inspiradora e tentadora. Adorei o fato de ele colocar algumas lições de vida em algumas passagens do livro, ou seja, o leitor pode aprender com Marina e suas atitudes durante a leitura, iniciativa que adorei. Nunca tinha lido roteiro parecido com esse, e me encantei com o modo que Maurício conta os fatos: rápido, objetivo e ao mesmo tempo interessante.

As personagens marcam bastante presença. Minhas preferidas foram Marina, Ciça (adoro crianças) e Francesca. As amigas da protagonista de fato dão um toque mais descontraído ao livro, sem falar do Otávio, garoto que tenta sempre conquistá-la quando a encontra no prédio. Dei boas gargalhadas logo nas primeiras quarenta páginas. E o assunto sexo não me impressionou/assustou nem um pouco, tão divertida a maneira como o autor o retratava.

O final da história é bastante impactante, te deixam com um certo nervosismo a respeito do que vai acontecer, pois o correspondente de Marina parece ser bem mais velho do que ela. Me surpreendi bastante, tentei até adivinhar o que aconteceria a seguir para testar se seria previsível ou não, mas errava em todas as tentativas, o que se revelou bom demais!

Enfim, quando o fechei, já sabia (e me apaixonei) o significado do título, Ainda não te disse nada. Achei um livro muito gostoso de se ler, bom e surpreendente. Me emocionou bastante, e posso dizer que com certeza me fez refletir a respeito de algumas atitudes e mudou minha vida. É uma obra que te faz pensar em seus atos e muda a sua forma de pensar sobre algumas coisas. Recomendo, para pessoas que já estão acostumadas com cenas de sexo, pois esse livro não é YA. Pra quem já está acostumado, é bom gostar de um romance com cenas surpreendentes. Se você está incluso nas opções acima, vai se apaixonar como eu.

Nota: 100/100