Batman: O Longo Dia das Bruxas

Batman: O Longo Dia das Bruxas Jeph Loeb
Tim Sale

Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas

becky 30/12/2022

incrivelmente obscuro, como o batman!
de fato faz jus à fama de "uma das melhores HQs do batman". achei fascinante, apesar de ter abandonado a leitura após a #3. quando retomei a #4, meses depois, leitura fluiu de modo que eu terminasse os seis capítulos restantes em uma única manhã. o desenhista tá de parabéns, pois essa HQ tem uma das artes mais bonitas que já vi. sobre a trama, nem se fala, uma delícia. jeph loeb e tim sale destruíram nessa edição! bruce wayne, TE AMO!!!!!
becky 30/12/2022minha estante
ah, o final te deixa sem chão!!!! não esperava mesmo

becky 30/12/2022minha estante
cinco capítulos restantes****

Jefferson149 24/09/2015

Um novo serial killer assombra Gotham, e não é só mais um maluco fantasiado.

No Dia das Bruxas o sobrinho de um importante chefe da Máfia Italiana de Gotham é assassinado com 2 tiros, na cena do crime são deixados uma arma calibre 22 e uma abóbora. Após este inicio toda data comemorativa atrai uma nova morte na cidade onde são deixadas a arma do crime e um objeto simbólico da data.
Batman, Gordon e Dent fazem um juramento de encontrar e levar esse novo maníaco, o Feriado a justiça, mas a missão não é tão simples como parece.

Para isso Batman recorre ao Asilo Arkham e se encontra com Homem-Calendário para obter alguma pista e descobrir quem é Feriado.
A Máfia por sua vez realiza negócios inusitados com os fantasiados da cidade, a procura de vingança e novas oportunidades de aumentar seu poder.

Além de ser uma comic hero, está história é intrigante, e até a metade, os suspeitos são muitos, desde os integrantes da própria mafia até o promotor de justiça Harvey Dent, obcecado pela justiça e começando a desacreditar no sistema.

Jeph Loeb tem um dom com histórias do Batman, sabe explorar o que é esse mini universo de Gotham, essa galáxia que a cada centímetro de calçada você pode extrair uma história intensa sem apelar pra vilões figurões. A arte de Tim Sale é indiscutivelmente certeira, com esse clima Poderoso Chefão.

Está é uma leitura obrigatória sobre Batman, não sobre o personagem em si, mas sim sobre seu lar, a amada e cruel Gotham.
24/09/2015minha estante
Eu quero =)

Jefferson149 24/09/2015minha estante
I know

Guilherme Amaro 22/09/2021minha estante
Li essa HQ mas as dúvidas que pairaram no ar são: Quem foi o homem calendário , o assassino em cada feriado? Harvey ? Alberto? Gilda?

Amanda Zanella 24/05/2021

Adorei a trama envolvendo um serial killer. Você não se cansa de ler e fica tentando adivinhar quem é o assassino (falhei nessa parte hehe).
Gostei também dele apresentar vários personagens, já que estou entrando agora nesse mundo das HQs e conheço bem pouco.

Mila 28/12/2023

Batman detetive e The Batman
Li essa HQ por conta do filme The Batman (meio atrasada, mas ok). Meu irmão é um grande fã do Batman e já tinha ela, eu só nunca quis ler, mas por conta do quão bom o filme foi, decidi que deveria ler esse arco.
Fiquei presa durante toda a história. Acho inteligente as divisões feitas ao longo da HQ, principalmente levando em conta o modus operandi do vilão. É tudo muito bem escrito e genial (entrega plot twist).Além disso, a ilustração também é sublime.
Dito isso, acho que não existe melhor versão do Batman do que o Batman detetive.
Nate S.H 30/12/2023minha estante
Tô afim de ler! Haha
Até agr só li um do batman

Raeli 17/04/2021

Batman em o longo Dia das Bruxas traz o que há de melhor no mundo das HQs de heróis. Na trama, Bruce Wayne ainda está em seus primeiros anos como o Batman, no entanto, já soma uma quantidade exorbitante de desafetos e inimigos.

Após a morte de membros importantes da máfia do Romano, a polícia de Gotham, o Batman e os maiores criminosos da cidade começam a temer um novo e misterioso vilão que ataca apenas nos feriados.

O criminoso parece ter preferência pela máfia Falcone e seu estilo sorrateiro o esconde até mesmo das maiores mentes investigativas como é o caso do nosso Batman, ninguém faz ideia de quem é o vilão apelidado de feriado e o porquê dele só matar membros da máfia mais poderosa de Gotham.

Paralelo a isso, Gordon, Batman e Harvey Dent, unem forças para prender o Romano, entretanto, Dent não confia plenamente no homem morcego e seu atual descontentamento com o sistema judiciário de Gotham o torna instável e imprevisível.

Ao longo dos meses e a cada novo feriado, os ânimos começam a piorar e não bastando a ameaça do novo criminoso, o Batman ainda tem que lidar com os seus outros inimigos que foram soltos misteriosamente. Coringa, Hera venenosa, Espantalho e Charada são alguns deles e a presença dos mesmos no desenrolar da história faz da vida de Bruce Wayne um verdadeiro pesadelo.

A história é simplesmente perfeita, a tensão, o mistério, a ação a cada página deixa o leitor boquiaberto e sem saber o que vai acontecer em cada capítulo. Eu particularmente, amo quando a identidade do assassino não é revelada para o leitor desde o início. Toda a ansiedade e curiosidade deixa a história muito mais interessante.

Essa HQ é uma leitura obrigatória para quem acompanha o Batman, primeiro: por reunir tudo de bom que esperamos de uma história de super herói, segundo: porque acontece eventos de suma importância para o futuro de Gotham e do Batman e terceiro: por ser extremamente bem elaborada e bem construída.

Leiam!

Henry 18/02/2021

Cuidado com os feriados
Suspense eletrizante do cavaleiro das trevas. Um Batman no início de sua jornada, adquirindo experiência e construindo sua trajetória para se tornar o maior detetive de todos os tempos.

Chegou um momento que o final, na minha visão, ficou claro e desvendei o mistério principal da trama.

Valeu bastante a pena. Leitura rápida, apesar das mais de 300 (eu acho) páginas.

Recomendo a quem for fã de suspense e do herói morcego.

Marieliton M. B. 18/11/2018

Nunca esqueça o cannoli
A máfia está tomando conta de Gotham City. E seu maior representante é o chefão do crime Carmine “Romano” Falcone, criminoso que têm várias entidades e pessoas sob sua influência. Para tentar acabar com esse mal, uma aliança é estabelecida entre Batman, o capitão da polícia James Gordon e o promotor Harvey Dent. Este último faz da captura e destruição de Falcone quase que seu maior objetivo de vida. E no meio disso tudo um assassino serial, que faz vítimas durante os feriados, surge para complicar a vida de todos.

O Longo Dia das Bruxas é tido como um dos clássicos do Cavaleiro das Trevas, e não é exagero. Cronologicamente, essa história se passa após os eventos de Batman: Ano Um, do Frank Miller e Davis Mazzucchelli, e por isso não é estranho Batman ainda não ser o “maior detetive do mundo”, o que justifica certos vacilos que ele comete, e Gordon ainda não se tornou comissário da polícia.

Jeph Loeb construiu uma história sobre a máfia, com um clima noir, bem amarrada e que prende bastante a atenção. Não é à toa que ela serviu muito de inspiração pra trilogia de filmes do Batman, dirigidos pelo Christopher Nolan.

Os desenhos do Tim Sale, apesar de eu achar o seu Batman exagerado fisicamente, é competente e ajuda na construção de clima sombrio que o Loeb deu pra trama.

Mesmo achando um pouco desnecessária a aparição de tantos vilões clássicos do Batman durante o quadrinho, Loeb deu um certo sentido pra incluí-los na história. E a construção do assassino Feriado ficou ótima! A ponto de mesmo quando a sua identidade é revelada, deixar aquela pulga atrás da orelha devido ao final da história.

Lendo o quadrinho não é difícil encontrar certas referências a alguns filmes sobre máfia, como O Poderoso Chefão e Bons Companheiros, e até ao Silêncio dos Inocentes.

Mesmo eu considerando Homem-Aranha: Azul o ápice da dupla Loeb e Sale, O Longo Dia das Bruxas é um ótimo trabalho da dupla e que vale muito a pena ler.

Rômullo 02/01/2010

O Ápice de Tim Sale e Jeph Loeb
Simplesmente a melhor minissérie das HQs.
Empolgante, instigante e envolvente.

Para todo os fãs de Batman essa é leitura obrigatória. Apresenta, praticamente, todos os vilões mais conhecidos do Homem-morcego e mostra a transformação da "Esperança de Gotham", o senador Harvey Dent, em um temível vilão, o Duas Caras.

Além da volta de Falcone que dá um tom de máfia italiana Cosa Nostra na série. Ainda temos o Coringa, o mais 'célebre' vilão dos quadrinhos, o mais engraçado e assustador ao mesmo tempo. O caos total.

Lembrando que a minissérie "O Longo Dia das Bruxas" foi a base do 'novo' filme do herói: "O Cavaleiro das Trevas", magistralmente dirigido por Christopher Nolan.

Revi Cohen 02/01/2010minha estante
a melhor resenha! ever and ever!

Cartola de Bigode 19/03/2024

Um clássico do Batman
É muito bom ver o Morcego trabalhando em equipe, gosto bastante dos quadrinhos que fazem uma abordagem mais detetivesca do personagem, ainda mais com um "clássico" de detetives trabalhando contra a máfia, e que o mistério fica num estilo muito noir com os quadros mexendo bastante com sombra e escuridão e como os personagens acabam se mesclando nelas (principalmente o Batman) tendo quadros realmente muito bonitos.
Lá pro finalzinho senti que a trama ficou um pouquinho corrida, parecia que tinha certos personagens que poderiam ter sidos um pouco mais explorados que acabaram com um final meio vago, mas nada que atrapalhe a conclusão do mistério.
Foi uma HQ muito divertida de ler, vou tentar ler mais quadrinhos esse ano e talvez no futuro mais quadrinhos fora das bolhas DC e Marvel.

waltertierno 29/08/2011

Uma enganação
Tim Sale, sem dúvida, merece uma cadeira no panteão dos artistas que fazem a linguagem dos quadrinhos evoluir.
Já o roteirista Jeph Loeb...
Loeb construiu sua carreira com picaretagens. Ainda não consegui achar um único trabalho dele que valesse atenção. Esta, que é considerada por muitos como a melhor história de Batman, não passa de uma colcha de retalhos de tudo que já havia sido feito (melhor) por Frank Miller e Alan Moore, entre outros.
Jeph Loeb é um enganador. Ele atola a história de situações e personagens simplesmente para disfarçar a triste verdade que é: ele não sabe o que está fazendo.
Está para o texto, assim como Rob Liefeld está para os desenhos. Dois assassinos da arte. Ironicamente, também é um dos roteiristas mais disputados. Vai entender...

matthew 10/04/2012

Batman
Diz sobre suas aventuras de Batman. Ele enfrenta inimigos super poderosos, potentes. É uma aventura super arrepiante.

Usagi Shin 01/04/2015

Uma das histórias mais fodas do Batman, na minha opinião. Sei que a Piada Mortal sempre será O clássico para os amantes do Morcego, mas "Batman, o Longo Dia das Bruxas" é fantástico. Nessa história é introduzido um vilão muito bom e brilhante do Batman, o Calendário. O mais legal não é quem ele é e sim como você descobre quem ele é. Em uma batalha entre as máfias de Gotham, todos acabam chamuscados, inclusive nosso querido Harvey Dent. Ele, Gordon e o Batman entram em uma trama misteriosa sobre quem afinal está matando os mafiosos em datas comemorativas? Argumentos e desenhos maravilhosos. Vale muito a pena a leitura!

Luciano Luíz 10/06/2015

BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS - EDIÇÃO DEFINITIVA de JEPH LOEB & TIM SALE é uma obra de arte tanto no segmento de roteiro quanto de visual.
Aqui podemos testemunhar que a trilogia cinematográfica de CHISTOPHER NOLAN muito bebeu em todas as direções deste volume de alta qualidade da DC.
Aliás, tem uma entrevista com ele nessa edição...
O enredo é muito bem trabalhado. Um assassino que aparece somente nos feriados, vai desmantelando a quadrilha (e família) de Carmine Romano, o chefão do crime em Gotham, e isso acaba levando os leitores a uma caçada sem igual, deixando dúvidas e certezas se mesclarem até que seja possível descobrir a identidade do serial.
Aqui o promotor público, Dent, tem um papel crucial e dá um ar ainda mais maduro a trama que se desenrola com um rápido virar de páginas (são quase 400, mas que se lê em alta velocidade).
Sem dúvida uma das HQs que tem de fazer parte de uma estante. Não apenas por fãs do personagem, e sim por quem procura por uma estória cativante e que envolve logo no início.
A arte é maravilhosa. Os desenhos são limpos e escuros. Uma atmosfera noturna que convence com extrema facilidade. Os diálogos também são bem conduzidos.
Enfim, é uma edição em capa dura que vale cada centavo.

Nota: 10

L. L. Santos