As Pernas da Tia Corália

As Pernas da Tia Corália Antonio Prata

Resenhas - PERNAS DA TIA CORALIA

priscilabonatto 28/06/2010

Acho incrível como certos escritores conseguem extrair das coisas, objetos e situações mais banais, texto criativíssimos!
É o que acontece em "As Pernas da Tia Corália", que, ao contrário do que eu imaginava, nada tem de erotismo (imaginava isso pelo título), mas muito de humor, e BOM humor. Gostei.

egoista 12/07/2009

Usando de um estilo irônico que remete a Luis Fernando Verissimo, Prata faz rir e refletir. Abrange temas que vão desde a religião e autoafirmação a história da aviação e televisão (rimas não propositais). O conto "Terça-feira de manhã" lembra "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, porém, com uma sociedade destruída pela falta de cabelos, e não de visão, como a do deus português. Em "O rei de Roma", levanta-se a possibilidade de os ratos serem os verdadeiros donos do mundo. Em "Pek & Pag", o autor faz o uso da interatividade para que o leitor escolha que ação a personagem deve tomar (eu, claro, li todas as alternativas).

Pontos altos: humor rápido, que sabe onde parar; referências Pop que funcionam; situações particulares que são universais (-Nossa, eu já fiz isso!); citações bizarras precedem os contos.

Pontos baixos: contos que fogem do tema central (há um tema central?!) como "O Fim" e uma passagem pseudometalinguística em "Receita"; situações herméticas ou sem finalidade como em "E do lado de fora Malu chama para o café".

izabelaborges 12/12/2016

As Pernas da Tia Corália é um livro leve e muito bom. Observações sobre aspectos simples da vida são um prato cheio pro Prata (como perto do trocadilho). Seu olhar inusitado e cômico da vida nos auxilia a distanciarmos um pouco do mundo caótico em que vivemos para dedicar-nos ao simples prazer de ler sobre assuntos triviais, como uma berinjela, uma insônia, um guarda chuva, os ratos que povoam as cidades ou mesmo uma ereção, por que não? Para mim, o conto mais divertido chama-se "Campeonatinho", que pode ser encarado como um novo olhar sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. Apesar de parecer meio surreal, conheço pelo menos uma pessoa que participa desse tipo de campeonato! O livro vale a pena!