Os Olhos da Pele

Os Olhos da Pele Juhani Pallasmaa

Resenhas - Os Olhos da Pele

Lucas1429 02/04/2024

Muito interessante e formador de uma visão de mundo diferente da convencional. O autor traz concepções que são ofuscadas na hora de se entender e interpretar a arquitetura e sua função no mundo. Arquitetura deve, e, é muito mais que algo visual ou estetico. Arquitetura engloba todos os sentidos, envolve corpos, espaço, memória e tempo, que vão muito além da mediocridade projetual que se vê muitas vezes no dias de hoje.

Nicole514 17/03/2024

?Toda experiência comovente com arquitetura é multisensorial
Li esse livro por uma atividade da pós e me surpreendi positivamente. Adoro livros que analisam a forma como o ser humano se conecta com os ambientes através de explicações científicas e psicológicas, e esse foi um livro que trouxe como todos os sentidos se relacionam com o ambiente em que a pessoa está inserida.

É um livro curto e foi uma jornada muito boa, muito aprendizado apresentado de uma forma boa e com exemplos práticos.

Regiane 09/01/2024

"Os olhos da pele" desafia a visão convencional da arquitetura ao destacar a importância dos sentidos na experiência espacial. A arquitetura não deve ser apenas visual, mas envolver todos os sentidos para criar espaços significativos. Ele explora a relação entre corpo, mente e ambiente construído, enfatizando a necessidade de uma abordagem sensorial holística na prática arquitetônica.

Letícia Leah 14/12/2023

Neuroarquitetura começa por aqui
O livro argumenta a favor de uma abordagem mais completa, envolvendo todos os sentidos, incluindo o toque, olfato e som. O autor reflete sobre a relação entre corpo, mente e ambiente construído, desafiando a ênfase exclusiva na visão, e defende uma abordagem mais humanizada e sensorial para a arquitetura.

Vit 23/09/2023

ótimo livro pra aprender um pouco mais sobre a arquitetura sensorial! está me ajudando bastante na concepção do meu tcc

RyFarias 05/06/2023

Além do olhar
A leitura deste livro foi muito interessante. A defesa do autor sobre a importância de sentirmos a arquitetura com todos os nossos sentidos, e a cobrança aos arquitetos de pensar cada obra a partir dessa perspectiva me deixou muito satisfeita.

Gostaria de ter lido deste livro antes de escrever o meu. Haveriam citações dele com certeza.
Claro, os teóricos e críticos de arte costumam se exaltar um pouco em suas defesas... mas as falas apaixonadas de quem ama arte são sempre encantadoras.

diliterando 08/05/2023

Neuroarquitetura fundamentada
Um ótimo livro... Pallasmo fundamenta conceitos de Neuroarquitetura como conhecemos hoje.
A arquitetura não é somente construir ou inchar o ego de arquitetos com projetos semelhantes ou ainda uma arquitetura globalizada e capitalista..
O projeto parte da persona, o projeto é sensorial, é essa relação de troca.

Débora 22/02/2023

A arquitetura é humana
Depois dessa leitura tão sensível a respeito da relação dos projetos e obras arquitetônicas com os sentidos humanos, não há como negar que a arquitetura pertence às humanidades, e não às exatas como algumas pessoas imaginam.

Beatriz.Lopes 27/12/2022

Livro de cabeceira dos arquitetos
Na minha opinião esta é uma leitura obrigatória para todos os arquitetos e estudantes de arquitetura. A sensibilidade e o conhecimento que preenchem estas 75 páginas são o culminar de uma reflexão profunda e difícil de alcançar tão simplesmente. O pequeno livro resulta numa visão sobre a arquitectura em que o autor nos escreve aquilo que, como arquitetos, sentimos mas nem sempre encontramos palavras para expressar.
"a arquitectura nos emancipar do abraço do presente e nós permite experimentar o fluxo lento e benéfico do tempo. As edificações e cidades são instrumentos e museus do tempo. Elas nos permitem ver e entender o passar da história e participar de ciclos temporais que ultrapassam nossas vidas individuais."

nochulia 23/09/2022

a importância dos sentidos na arquitetura
Li este livro na intenção de me ajudar com meu projeto de pesquisa da faculdade. Foi muito importante pois me auxiliou a enxergar a importância de um projeto pensado nos espaços como uma experiência de percepções sensoriais e o quanto isso afeta no bem-estar dos usuários, como os elementos como luz, cores e texturas manipulam o sentidos.

Delano Delfino 14/07/2022

Juhani Pallasmaa, nos mostra que um projeto vai muito além do que inconvertido e o tijolo, é muito mais do que combinar revestimentos. Um projeto e cheio de significados que estimulam nossos sentidos e nos evocam lembranças.

Quel 27/03/2022

arquitetura multissensorial
livro muito necessário e que me fez sentir nostalgia das primeiras aulas (bem filosóficas) da faculdade

Laianny Almeida 19/03/2021

Quase poesia
O livro dividido em duas partes trata da percepção sensorial da arquitetura, usando de pensamentos filosóficos para nós fazer entender a relação do humano com o ambiente e as memórias que criamos nos espaços.

Uma leitura muito agradável e rápida

Thaiana 06/03/2021

Arquitetura muito além do que vimos...
Essa leitura nos alerta para o fato de que precisamos nos reconectar com nossos sentidos além somente da visão.

Anelise 30/04/2020

O autor é um dos mais renomados arquitetos e teóricos da arquitetura da Finlândia. Seu trabalho se diferencia por uma ênfase consistente na importância da identidade humana, da experiência sensorial e da tatilidade.
Nesta ensaio, ele analisa as interações dos sentidos e apresenta suas impressões pessoais acerca das esferas dos sentidos na experiência da arquitetura e busca revelar uma arquitetura sensorial em resposta ao entendimento visual dominante na arte de edificar.
Ressalta uma arquitetura dos sentidos na ação de se edificar considerando toda a abrangência no ato de se construir para os sentidos. Defende que à medida que as edificações perdem sua plasticidade e sua conexão com a linguagem e a sabedoria do corpo humano, elas se tornam isoladas no reino da visão “e uma obra de arquitetura não é experimentada como uma coletânea de imagens visuais isoladas, e sim em sua presença material e espiritual totalmente corporificada. Uma obra de arquitetura incorpora e infunde estruturas tanto físicas quanto mentais, já que a arte da arquitetura também envolve questões metafísicas e existenciais relativas à condição humana“.
Sendo assim, argumenta que “toda experiência comovente com a arquitetura é multissensorial; as características de espaço, matéria e escala são medidas igualmente por nossos olhos, ouvidos, nariz, pele, língua, esqueleto e músculos. A arquitetura reforça a experiência existencial, nossa sensação de pertencer ao mundo, e essa é essencialmente uma experiência de reforço da identidade pessoal. Em vez da mera visão, ou dos cinco sentidos clássicos, a arquitetura envolve diversas esferas da experiência sensorial que interagem e fundem entre si”.
Um ensaio muito interessante e com escritos adoráveis. Muito boa leitura para as artes em geral.