As Esferas de Medeia

As Esferas de Medeia Maickson Alves

Resenhas - As Esferas de Medeia

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 28/03/2013

O interessante e fascinante mundo de Merlingrado e seus Distritos ...
Maickson Alves nos manda para um mundo aonde voce acha que ja conhece, com arvores que parecem humanos, feitiços e porções, luta do bem jovem contra o mal de anos mas o que vemos é algo inovador. Imagine misturar tudo isso com o mundo cotidiano? Sim, com carros, telefones, televisões e Crysley o Élfico? Isso mesmo o que acontece. Eu particularmente achava no começo da estória o Freico Nordon um mocinho que tinha nada de mais, sem açúcar e sem sal. Mas depois que voce finalmente entra neste mundo e faz parte dele, as próximas ações dos personagens te deixam cada vez mais entusiasmado e quando eu vi eu estava gritando "LOOOOL" pela mente quando cheguei a pagina número 490.

Confiram a resenha completa em: http://www.tenerdificando.com.br/2013/03/teescrevendo-as-esferas-de-medeia-serie.html
FREICO NORDON 30/03/2013minha estante
*-* Show de Bola essa resenha, Caique!!

Adorei!

Laura3745 24/09/2013minha estante
Caique eu conheci o Maickson Alves e ele autografou meu livro no dia em que comprei! Infelizmente achei o livro muito parado e parei na pagina 235. Acha que devo continuar?

Drogo 27/01/2014minha estante
Não se deve abandonar um livro Laura! :(

Dessa 27/08/2013

Adorei!
Não sei nem como começar essa resenha, pois o livro me deixou tão encantada, que é até difícil comentar sobre essa história maravilhosa. As esferas de Medeia tem 490 páginas, mas nem vi elas passarem de tão envolvente que é a trama. Não pude deixar de comparar pequenos detalhes com alguns livros de fantasia famosos, como Harry Potter, mas isso não me fez desgostar do livro, pelo contrário, acho que só me deixou mais fascinada ainda.
E é impressionante como a história teve um desenrolar nem um pouco cansativo, pois não era focada apenas em um momento/local, o autor nos mostrou diversas aventuras de Freico e seu amigo, Zog, e uma melhor que a outra. Conhecemos assim vários personagens engraçados e cativantes de alguns distritos, e acredito que no próximo livro, saberemos mais sobre esses outros locais.

Ao iniciar a leitura, me deparei com várias notas de rodapé, o que por um lado é bom, pois há vários termos diferentes - como a Giro-fluxo, que é uma luva que feiticeiros usam para lançar magia -, então se mostrou realmente necessário, mas por outro lado, me atrapalhou a leitura... Inventava de ver o significado e perdia o foco, rs. Não estou reclamando, mas acho que foi isso que 'atrasou' um pouco o término do livro. haha

Freico é um menino que foi abandonado em frente à casa do poceiro Tatroon, em um distrito chamado Murloc. Vemos desde o início que ele sempre foi tratado como parte da família, mas Freico sente aquela angústia de não saber de onde veio e quem são seus pais. Todos da cidade o tratam como se fosse um monstro, pois atribuem todos os problemas que acontecem desde que chegou, a ele. Nem todo mundo pensa assim, pois acaba se tornando grande amigo de Zog, um morc. Os dois acabam se metendo em várias confusões e perigos.
Destinado a algo grandioso, Freico Nordan precisa encontrar sua Sina e ajudar a salvar os distritos, pois alguém roubou as famosas esferas de Medeia para fazer o mal.

Uma fantasia repleta de magia que adorei poder conhecer. Confesso que no início achei o livro cansativo, exatamente por ter muitos termos diferentes, mas no decorrer da leitura acabei me acostumando e não consegui mais parar de ler. Perto do final, aconteceu algo que me deixou de queixo caído, pensei: como não percebi isso?! HAHA Fiquei bastante curiosa para a continuação.

site: http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2013/08/resenha-as-esferas-de-medeia.html

Rick 22/12/2013

Um dos melhores livros do ano
De todos os livros que li este ano (e olha que eu li até bastante) este foi um dos que mais gostei.O começo é um pouco confuso, por ser um mundo inteiramente novo para o leitor e para o Freico Nordon (personagem principal da estória) que aparece em "Murloc" desprovido de memória e lembranças do seu passado.
Neste universo criado pelo Maickson há treze distritos e cada distrito corresponde a algum talento único das pessoas que os habitam. Por exemplo, Murloc é o distrito dos poceiros, Merlingrado é onde os feiticeiros vivem e é como uma capital para os outros distritos, Senactus é onde nós moramos,os sem talentos que desconhecem a existência dos outros distritos. Nestes distritos há as Esferas de Medeia, que os protegem de ataques e invasões. A estória começa a esquentar quando estas esferas são roubadas e o mundo de freico está ameaçado a entrar em colapso.Alguns trechos do livro lembram muito Harry Potter, o que é natural pelo estilo de ambas as tramas tratarem de realidade fantástica.
Gostei muito dos personagens, principalmente do Zog, amigo de Freico. Ele é aquele personagem coadjuvante clássico, medroso, engraçado, mas que tem seus momentos e heroísmo. Também gostei do modo como a amizade é forte entre eles, tem até uma frase que é quase o lema dos dois amigo.

"Sua dor é minha dor, sua glória é a minha glória."

As aventuras e as trapalhadas deixam o livro leve e engraçado, apesar da tensão que vive os distritos e toda a União. A busca de Nordon por respostas sobre o seu passado deixam um suspense no ar, e o pior de tudo é quando você percebe que o livro está acabando e o número de páginas talvez mão seja suficiente para revelar todos os segredos, confesso que isso me deixou meio angustiado.
É um livro muito bom, estou louco para ler a continuação e aconselho à todos que leiam. Bem completos, "As Esferas de Medeia" tem ação, aventura, comédia, suspense e até romance, ou seja, para todos os gostos.Uma parte que é muito curiosa e legal é que uma das formas de viajar entre os distritos é através dos livros. Entrando dentro deles mesmo, igual a nós leitores, quando estamos muito envolvidos com uma estória.

site: http://estantejovem.blogspot.com.br/2013/12/resenha-as-esferas-de-medeia.html

Fernanda 13/02/2014

[Resenha] As Esferas de Medeia - Série Freicon Nordon - Maikson Alves.
Olá!

Leitores, hoje trago a vocês a resenha do livro As Esferas de Medeia - Série Freico Nordon, cortesia que recebi do Escritor Maikson Alves. A conclusão desta leitura teve alguns altos e baixos, porque o escritor teve que me enviar outro exemplar, pois o primeiro estava dentro de minha bolsa quando fui assaltada no começo deste ano.

Sobre o assalto o cara levou minha bolsa e tudo que tinha, mas o importante é que não me machucou e estou bem, apesar do trauma sofrido e do medo que ando agora.

Aqui está a foto dos 2 exemplares que recebi do Maikson.

Como já citei o Maikson é uma pessoa de bom coração e me enviou outro exemplar do livro, hahahahha e aqui está a resenha. Espero que curtam!

O livro nos traz Freico Nordon, um garoto de pouca idade que apareceu em Murloc, sem ao menos se lembrar de sua família ou qualquer coisa que lhe diga onde estão seus pais ou qualquer outro parente. Além disso, o garoto é visto como algo maior do que ele próprio imagina e o destino de muitos está em suas mãos.

Não me recordo de ter lido algo mais sobre a chegada dele em Murloc. Por ser o primeiro livro de uma série acredito que o escritor deixou algumas coisas escondidas rs. Freico sofre por não ter lembranças de seu passado e sempre é culpado por toda desgraça que acontece no distrito de Murloc, pois desde sua chegada não acontecem muitas coisas boas.

No distrito de Murloc o comércio e a sobrevivência de seus moradores vem da produção e venda de poções. Existem poções para tudo quanto você imaginar rs, e muitas das vezes elas lhe rendem umas boas gargalhadas na leitura do livro.

Zog é o único amigo de Freico e está sempre disposto a ajudar o amigo em suas descobertas. Nas revelações de suas sinas, ambos encontram um mundo de pessoas e missões desconhecidas, onde Freico descobre que há muito mais por trás dele do que possa se pensar. E com isso, as responsabilidades só aumentam nas mãos de um garoto de 13 anos, que os arquitetos acreditam ser o "prodígio".

A história de Freico é um misto de alegria, tristeza, descobertas, pessoas más e a luta para salvar as pessoas de um mal que ainda está por vir.

Só posso dizer: embarquem nesta aventura e encontrem um mundo novo cheio de mistério e totalmente desconhecido pelos humanos.

Ps: O Zog é o personagem que traz um pouco de diversão para a vida de Freico e também para nós que danos boas risadas com as maluquices dele.

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Lívia 17/02/2014

Blog Era Uma Vez - Conversa Entre Romances
As Esferas de Medeia é o primeiro livro da série de literatura fantástica: "Freico Nordon" do autor Maickson Alves, lançado em 2013, pela editora Dracaena.

A nossa aventura se passa num universo fantástico onde há treze distritos. E cada um deles possui determinadas particularidades. Tendo como inicio de partida, o distrito de Murloc - região especializada na fabricação e comercialização de poções. Seus moradores são os Morcs:

"variação élfica de seres predispostos a bebidas, canções, divertimento em sua essência . Ótimos contadores de histórias, além de serem donos de línguas felinas às fofocas". (rodapé - p. 13)
Acredito que os Morcs tenham personalidade bastante semelhante a dos bolseiros da saga: "Senhor dos Anéis".
Como personagem principal, temos o "Freico Nordon", um garoto desmemoriado, que aparentava ter por volta de 12 anos. Que foi encontrado na porta do misterioso Friederics Tatroon, em Murloc, e desde então, Freico passou residir com esse morador e sua neta Hercônia, que diferente de quase todo o resto do distrito, o tratavam sem maiores suspeitas.

A vida dele em Murloc não foi fácil. Desmemoriado do jeito que estava, foi alvo de muitas suspeitas onde quer que estivesse. Mas, apesar do grande fardo que ele tinha que carregar, pelo menos poderia contar com um amigo - o Zog, um menino que vivia se metendo em encrenca. Mas que se mostrou o mais "fiel" companheiro de aventuras do Freico.

Não obstante, chegou um dia, em que ambos se meteram em uma confusão da qual mudaria para sempre as suas vidas. E depois de quase morrerem, foram sentenciados ao exílio de Murloc e foram enviados ao distrito de Merlingrado - único lugar em que era licito o uso da magia.

Neste ínterim, as esferas de Medeia - responsáveis pela proteção dos treze distrito foram roubadas por Eférios, e nada tira da cabeça de Freico que ele está de alguma forma relacionado a este catastrófico acontecimento.

Desde então, as dúvidas de Freico só aumentaram. Só pra começar, ele gostaria de saber porque ele - um serzinho tão simplório e comum poderia ser considerado um "prodígio", e se assim fosse, o que isso quer dizer? O que ele teria que fazer? Seria ele de alguma forma responsável pelo roubo das esferas de Medeia? Porque todos culpam a ele pelo roubo das esferas e por todo o mal que veio a sofrer os distritos? E por último, mas não menos importante - em quem poderia confiar?

Mas, como não existe situação ruim que não possa piorar, ele decide descobrir qual é a sua "sina" - que é uma espécie de missão de vida. Esta não se pode ser comparada a destino, pois as escolhas de vida são modificáveis.

"Para cada individuo existem cinco Sinas, cinco peças que podem destruir ou construir um império de prazer e riqueza" (Betúnia - p. 155)

"Sempre tive medo do passado, daquilo que ainda não conheço... Agora, sabendo que eu posso encontrar respostas... Não! Prefiro enfrentar a minha... Minha... Sina a ficar calculando a cada dia, mais um dia, sem nem sequer uma explicação de ser... Aceito! (Freico - p. 156)

E é indo realizar a sua primeira Sina, que Freico e seu companheiro de jornada Zog se metem em inúmeras confusões e perigos mortais, em uma aventura atrás da outra, numa trama em que nada é aquilo que parece ser.

As Esferas de Medeia - Ação, aventura, suspense e até romance são encontrados nessa incrível e imperdível jornada! Me senti transportada para esse universo fantástico, participando de cada confusão com Freico. Ri e até chorei com ele. Por isso, eu mais que indico esse maravilhoso livro para todos os fãs de aventura e magia!

Mais uma vez, agradeço pelo convite de participar desse incrível Book Tour. E desde já, me coloco no aguardo da tão esperada continuação dessa série que eu simplesmente adorei!

site: Blog Era Uma Vez - Conversa Entre Romances

Clair 18/03/2014

Murloc é uns dos cenários onde se passa a história do livro As Esferas de Medeia. Freico Nordon é um garoto que vive em Murloc ou que “acordou” em Murloc completamente sem memória. Existem treze distritos e cada distrito tem sua habilidade e característica única. Merlingrado, Murloc, Senactus são uns deles. As Esferas de Medeia são responsáveis pela a proteção dos distritos. Até que misteriosamente elas são roubadas, o medo e tensões começam a rodeia todos. Em meio a todo esse mistério aos poucos Freico vai entendendo a sua realidade, e desvendando os mistérios que o assombra, e ao longo desse caminho ele se torna amigo de Zog, e essa amizade sincera, é essencial para a história.

Há diversas formas de se tirar sorrisos quando se está lendo o livro, por exemplo, nas aventuras e trapalhadas de Freico e Zog, principalmente de Zog, mesmo em meio ao caos que vivem os distritos devido ao fato do desaparecimento das esferas. O que cativa o leito, é a forma de como o autor mistura todas essas emoções encontrada no livro, não deixando exatamente nenhuma extensa ou moderada demais, tudo está perfeitamente dividido. O enigma que é vivido por Freico no livro é algo viciante, por que tanto quanto ele, você não sabe de nada sobre ele.

O inicio do livro se torna um pouco complicado por causa das palavras novas que existem no livro, nomes de árvores, feitiços, animais. Mas, não há motivo para preocupação o livro possui um rodapé que vem explicando todas as palavras desconhecida para o leitor.
O livro deixa um final de que “não acabou por ai” é uma história mágica e encantadora se ler.

Comentários: Quando comecei a ler As Esferas de Medeias, e quando me acostumei com as palavras desconhecidas, e ao acaba-lo de lê-lo eu pensei, esse livro é a prova viva que nós brasileiro também temos nosso peso e lugar na literatura mundial, que o mundo não funciona somente ao redor dos autores estrangeiros, que o Brasil tem sim, muita qualidade de escritores, que nós leitores devemos valorizar essa glória. Eu estarei aguardando a sequência, e eu espero sinceramente que não demore.

site: http://devoltaaopaisdamaravilhas.blogspot.com.br/
FREICO NORDON 19/03/2014minha estante
Amei suas palavras, Clair! Envaidecem meu coração de autor!

Muito obrigado!

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 01/06/2014

As Esferas de Medeia
O personagem principal desse livro é Freico Nordon. Um garoto de doze anos que acordou sem memória no distrito de Murloc. Um distrito que tem como principal fonte de renda, o comércio de poções. As pessoas que nascem nesse distrito são chamadas de morcs.

Zog é um morc e é o melhor amigo de Freico. Ele possui características muito particulares, como por exemplo, o apelido de Fiel Bizarro, adquirido após um acidente com uma Victoria Reios- uma espécie de ave gigantesca- e por conta desse acidente, também se tornou o menor morc de toda Murloc e as pessoas não cansavam de lembrá-lo de seu tamanho. Também é um viciado em açúcar e pode se esbaldar o quanto quiser, que não correrá o risco de adquirir diabetes.

Freico sempre se sentiu muito sozinho e este sentimento de solidão era cada vez mais intensificado com todo preconceito que sofria por parte dos morcs, porque achavam que ele era o responsável por trazer tantas desgranças pra Murloc. Por isso, não ficou de todo triste quando soube que como punição por praticarem feitiçaria sem autorização, Freico e Zog recebem uma cassação de morada- punição que obriga o cidadão infringidor a mudar de distrito e servir neste novo distrito- e vão morar em Merlingrado. A única coisa que o entristece é ter que deixar para trás seu mestre Tatroon, que o acolheu em sua casa e Hercônia, que fazia uma comida deliciosa.

Freico, em busca por respostas, decide descobrir qual é sua Sina. Conta coma ajuda de algumas pessoas, mas fica no ar a dúvida de em quem confiar.
No decorrer da história, nos é apresentado diversos personagens que são essenciais para o desenvolvimento e o desfecho da mesma. Mas até o capítulo final, o leitor ainda é habituado com o mistério e a ânsia de saber como tudo vai terminar.

Será que Freico vai conseguir descobrir sua Sina? Será que vai ser fácil?
Só lendo para saber e mesmo assim, quando você terminar de ler o livro, vai enlouquecer querendo que o segundo livro da série, que já tem nome o nome divulgado ( "A Maldição do Éden"), saia logo.

No livro, o leitor se deparará com uma linguagem própria, artifício que contribui para a originalidade do livro, mas para ajudar no entendimento dessas palavras, há notas de rodapé.

Quero parabenizar ao Maick ( Olha a intimidade, rs) pelo livro mais do que maravilhoso que ele escreveu e dizer que ele é umas das inumeráveis provas de que a nossa literatura nacional conta com grandes escritores.

site: http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/2014/04/resenha-as-esferas-de-medeia-maickson.html

Luana 04/01/2015

Excelente
Vou começar dizendo o óbvio(além da capa,claro),o livro é simplesmente perfeito.Ele é tão intrigante e envolvente,que acaba sendo difícil falar sobre ele rsrs No início achei que seria meio igual a Jogos Vorazes pelos 13 distritos,mas quando comecei a ler vi que não tem nada a ver.O estilo é meio Harry Potter graças aos feitiços.Mais não se iluda,as semelhanças param ai.E digo mais,leia!
O começo dele é meio complicado graças aos nomes dos feitiços e coisas sobre o mundo,mas existem os rodapés explicando cada um deles,além da leitura ser leve e descontraída apesar do drama de Nordon.Com o tempo você se acostuma e 'dança conforme a música' kkk
Bom,o livro conta com Freico Nordon,um garoto desmemoriado que apareceu em Murloc,onde vive atualmente e é 'mal recebido' pelos cidadãos,pois para eles,o garoto está por trás de tudo que acontece de ruim no distrito.Tudo piora para Freico quando as Esferas de Medeia são violadas.Elas quais protegiam os 13 distritos.Contando com apenas Zog,seu fiel amigo,Nordon embarcará em uma super aventura.

site: http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/2014/04/as-esferas-de-medeia-maickson-alves-8.html