S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Beatriz.Alves 17/11/2023

São Bernardo
O melhor livro do velho Graça. Como a ignorância mata a delicadeza? Como a rudeza mata a reflexão? Um livro sobre o amor e sobre como é perigoso não entender sobre os sentimentos.

MagnAlia.Tebaldi 13/11/2023

Simples e bom
Gostei do livro e da maneira como o Graciliano Ramos retrata tão verdadeiramente esse personagem metade desprezível e metade compreensível pois, apesar de ser um carrasco, entendemos as atitudes do Paulo Honório. O ciúmes excessivo que ele tem por Madalena é o que move a história, sendo brutal em certos pontos.

Someone 13/11/2023

Deu para ir
Achei o início que ele falava só da propriedade beeeeem chato. Quando começou a focar na relação com a Madalena eu gostei mais e até me interessei um pouco pelo livro. Esse realmente não é meu estilo de leitura, mas sei reconhecer que traz boas reflexões!

Isa 07/11/2023

Li para um trabalho escolar e gostei. É um livro super rápido e com uma linguagem não tão complicada devido a época, além de que consegui usá-lo como repertório da redação do enem. Dei 3,5 estrelas por não ter me cativado tanto quanto outros, mas é bom mesmo assim.

sofia 06/11/2023

Primeiro livro do Graciliano Ramos que li
S. Bernardo foi um livro que eu li pela escola e honestamente não achei ele tão ruim, apesar da pressão de lê-lo com um objetivo pedagógico. Me surpreendi porque no geral eu gostei e acredito, talvez, que se eu ler o livro uns anos para frente entenderei mais.
Creio que não tenho uma opinião bem formada sobre ele, mas foi uma leitura suficiente.

Joyce.Gabrielle 04/11/2023

Incrível
Essa é uma história muito simples, a roda não é reinventada aqui, mas a forma como os cenários são descritos, os dias, as pessoas, os sentimentos, isso deixa essa leitura muito instigante. Gostei muito.

Li para a matéria de Literatura Brasileira II e me encantei. Foi o meu primeiro contato com Graciliano Ramos e agora quero ler tudo que ele escreveu.

Nzinha 27/10/2023

queridíssimo
Eu amei a história, me compadeci dela. Senti até os ossos.
Tem uma escrita complexa e pode até ser enjoativo aa vezes mas é sempre uma boa experiência a leitura de graciliano ramos

Maria19642 21/10/2023

Estraguei a minha vida, estraguei-a estupidamente
Eu não sei se foi percebido, mas eu mudei as classificações de alguns livros que li esse ano; outros deixei como estavam. O fato é o seguinte: vai ser difícil superar esse livro daqui.
Não que eu seja assujeitada ou coisa parecida e sempre prefira o próximo livro ao anterior, não, nunca. Se fosse assim, eu mudaria de livro favorito a cada par de meses e eu ainda continuo com a mesma opção de pouco tempo atrás. O caso é que eu nunca vi um homem tão frio, cru, miserável, idiota, estúpido, nojento e rídiculo se transformar em uma figura capaz de despertar pena, principalmente na literatura. Sim, sim, temos alguns casos, mas Paulo Honório é diferente.
Ele não é só sujo, mas é verdadeiro com a sua sujeira. O pior — ou o melhor — é que ele mesmo admite que é ruim, bruto, ignorante, feio e passa a se pintar como o monstro de uma maneira que faz com que o leitor não tenha nenhuma restrição moral de concordar com ele, afinal, é o que ele é!
É como se fosse um feitiço de mago, você vai se afeiçoando com a história, com um e outro personagem, desejando o bem a qualquer um e odiando a todos, mas não consegue parar de ler e de saber a história do Paulo Honório.
Estou com uma garrafinha de água ao meu lado, levanto-me para a encher novamente, volto e sento em meu computador e ofereço um brinde por Madalena, por mãe Margarida e Dona Glória, por Paulo Honório e, por fim, pelas corujas que moram em S. Bernardo. Afinal, foram elas que fizeram tudo aquilo acontecer.
Enfim, leiam este livro. Mas tomem o cuidado de se preparem contra eventos maus antes de abri-lo.

Laura.Vitoria 21/10/2023

?S. Bernardo?
Fui dormir muda e acordei com crise, não gosto de clássicos mas esse me içou de uma tal forma, doeu ler, doeu terminar. Quantas Madalenas e quantos Paulos Honórios existem pelo mundo? Até onde uma alma agreste pode nos levar?

Eu posso dizer q a decisão final de Madalena machucou tanto a mim quanto a Paulo Honório por motivos diferentes, eu fiquei triste por ela preferir ir do que conversar, e se ela tivesse dado uma última chance e tivesse ido na viagem com ele? Mas quantas últimas chances ela não havia já dado? Eu acho q nunca vou chegar em uma conclusão exata sobre esse livro.

Jeffin_03 17/10/2023

São Bernardo e Dom casmurro
Li o livro em 2019, para realizar um vestibular. Até hoje está entre meus dez livros favoritos. Na época meu professor fez uma leitura comparando são Bernardo a Dom Casmurro, e há muito a ser discutido numa conversa entre esses livros. As diferenças e semelhanças entre Bento e Paulo Honório. As diferenças entre Madalena e capitolina, duas personagens muito diferentes.

Lu Mendes 15/10/2023

São Bernardo de Graciliano Ramos é mais uma saborosa releitura feita esse ano!

Paulo Honório e Madalena são extremamente atuais nesse país de hoje! Para ele, os fins justificam os meios enquanto ela tem uma perspectiva de justiça social e de cuidado com o próximo!

Laura 14/10/2023

Mais um querido da nossa literatura nacional.
Acho que muitos, assim como eu, pegam livros "menos importantes" de autores gigantes da nossa literatura nacional só pela fama de quem escreveu. Foi exatamente o que fiz com São Bernardo. Eu amo Vidas Secas, a obra-prima do autor, e peguei esse mais por "ser do Graciliano Ramos". E, ao contrário da monotonia e inferioridade ao outro grande livro do autor que eu esperava encontrar nessas páginas, fui completamente surpreendida.

São Bernardo é uma fazenda, mais especificamente o grande "tesouro" de Paulo Honório, o personagem principal. Confesso que, para mim, Paulo Honório é um homem deveras entediante e bruto, e muito da história gira em torno dessa sua personalidade. Madalena, sua esposa, sofre muitíssimo nas mãos de um marido obstinado e ambicioso.

O livro trata exatamente sobre a destruição que a ambição e a determinação fazem com as pessoas, corroendo suas vidas. Ótimo livro!