S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Lucas1429 09/04/2023

Brutalidade versus Cultura
A história de São Bernardo é um relato pessoal em que nos conta Paulo Honório a história de sua vida, como se estivesse a meditar sobre ela. Ajudava um cego e vendia cocada quando criança, e depois começa a trabalhar na roça com esforço. Nessa época é preso por esfaquear João Fagundes porque este se envolvera com a mulher a quem Paulo Honório deveu sua iniciação sexual. Na prisão aprende a ler e lá nutre sua ambição de acumular grande riqueza.

Ao sair da prisão toma dinheiro emprestado e começa a tratar negociações comprar bois, plantar mamona ou algodão… até que inicia uma amizade interesseira com Luís Padilha, herdeiro da fazenda São Bernardo, em que trata horas a fio uma negociação que consegue comprar a fazenda.

Adiante ele consegue expandir o seu terreno, tendo para isso a ajuda de Casimiro Lopes, seu amigo, para matar um fazendeiro vizinho… várias das conquistas de Paulo Honório são passadas conseguindo por meio de várias pequenas e grandes injustiças e trapaças. Toma como ajudantes, Gondim, jornalista local, padre Silvestre e o advogado Nogueira, homem capaz de manipular os políticos locais. Toma também a ajuda de Ribeiro para a contabilidade, alguém que um dia chegou a ser uma autoridade local quando a “civilização” era ainda pequena e ele o único letrado do local. Por último também contrata Luís Padilha para alfabetizar seus empregados e agradar o governador de Alagoas, dando no entanto uma condição precária para a educação.

Quando Paulo Honório resolve, sem saber muito o porquê, que era necessário casar-se, porque queria um herdeiro. Resolve por buscar uma pretendente adequada e encontra assim a pessoa de Madalena. Casa-se e desde o casamento entende que Madalena era uma pessoa frágil e exigente. Não a compreende.

Uma vez em que recebe a vistita do Juiz Magalhães em sua casa e percebe sua conversa animada com Madalena, porque intelectual, Paulo Honório sente-se humilhado e com ciúmes e começa a torturar-se nesses ciúmes. O ciúme aumenta quando vê que Madalena escrevia uma carta para Gondim e começa a exigir explicações à Madalena.

Também não entende Madalena que sempre protesta a respeito de seu tratamento bruto com empregados e negligente com Luís Padilha, que necessitava de melhor condição para a educação, como a compra de material escolar.

Um dia Paulo Honório percebe Madalena escrevendo, e indo ver o trabalho de seus empregados vê uma folha no chão pensando ser de Madalena, e do trecho escrito começa a ficar tomado por ódio intenso de certeza que a carta era endereçada para algum homem. Saindo assim a procura da esposa, a encontra na igrejinha da fazenda a rezar e exigindo explicações ela simplesmente pede perdão a ele por todos os aborrecimentos que ela vem causando.

No dia seguinte, ouve gritos e descobre que Madalena se suicida e encontra na bancada uma carta de despedida para o marido. Dessa morte, algumas pessoas deixam a fazenda e Paulo Honório vê-se em solidão. É desse ponto em diante que ele justifica a necessidade de escrever sua história, sentindo um amargor progundo mas que sua condição bruta, áspera e de pouca cultura não o permite enxergar melhor o tamanho de sua dor, ainda que se esforce.

***

A história revela especialmente a rudeza de certas situações humanas do Brasil. Já ouvi relatos a respeito de haver uma pobreza mais humilhada no nordeste do que a que conheço em Minas Gerais, por exemplo, e de certo modo vejo isso confirmado na História. Paulo Honório é um homem bruto e ganancioso e não vê problemas em fazer o que for necessário para conquistar o que almeja.

O que ele não percebe ao fazer isso é que ele achata a condição humana para um estado miserável. Isso é especialmente visível em Madalena: uma mulher sensível e que tem caridade para com os empregados, e é preocupada com a condição precária da educação. No entannto Paulo Honório quer apenas uma espécie de garantia “formal” dessa educação. Uma vez a tendo, agrada o poder de Alagoas e isso se torna um instrumento de poder para o que almeja. Não importa a qualidade do que faz, apenas alcançar o que almeja.

Isso é especialmente revelador, porque vejo que isso não é muito diferente de qualquer política nacional. O que importa é dizer “quantas escolas, creches e hospitais” as políticas locais foram capazes de abrir, e assim garantir com isso a próxima eleição. A qualidade material do que é feito nunca importa. O resultado é amargarmos, como Paulo Honório, porque nessa condição bruta de achatar a condição humana nossa termina por ser como um suicídio, como ocorrido por Madalena, quem representa a sensibilidade e o desejo de coisas mais altas e melhores que não encontra espaço na vida privada de nada além da busca do mais imediato poder e riqueza.

Katia.Borges 09/04/2023

Um livro com um personagem intenso e complexo.
São Bernardo é um livro de memórias.
- E para que serve um livro de memórias?
Serve para que os leitores se perguntem, afinal, por que teimamos em reencarnar no passado?
- Por distração. Para enganar o tédio das horas. Para nos punirmos. Isso é o que Pedro Honório responderia.

Pedro Honório é o personagem principal do livro ?São Bernardo?, escrito por Graciliano Ramos.
Madalena, D. Glória, Casimiro, Dr. Magalhães são os personagens criados por Pedro Honório para ajuda-lo a narrar sua trajetória de vida até os seus cinquenta anos.

O livro é um diálogo intenso e complexo sobre o que o personagem lembra e o que as suas memorias trazem a tona.

Assim, ao buscar nas lembranças fatos do seu passado, Pedro Honório vê a si mesmo como um homem ambicioso, bruto, insensível, confessa que tornou-se um assassino por acaso das circunstâncias, que não deseja casar por amor. Tendo uma origem muito pobre, orgulha-se do que conseguiu com os próprios esforços: a fazenda São Bernardo.
Por sua vez, nas linhas em que se entrega às reminiscências, Pedro Honório não passa de um homem inseguro, que tem tanto medo da morte quanto da solidão; não teve mãe ou pai, não conheceu irmãos. Ressente-se. Ao olhar-se no espelho da memória, ele se enxerga tão feio, tão sujo, tão maltratado que chega a duvidar se a própria mulher seria capaz de amá-lo.

Diante de um personagem tão ambivalente, o que concluir sobre Pedro Honório?
Não sei. O que posso afirmar a partir da minha experiência de leitura é que Graciliano Ramos construiu um dos personagens mais instigantes que conheço na literatura brasileira. Impossível não questionar o seu mau caráter e o que ele fez a Madalena. Mas se intento olhar para Pedro Honório, visto pelo avesso, como não me sensibilizar por suas perdas.

O que concluir sobre São Bernardo?
Um livro que deve ser lido por uma ótica atual, que nos fala acerca da capacidade que precisamos desenvolver para sabermos lidar com nossas memórias; e como ?as narrativas de si? podem nos levar a um conhecimento mais profundo acerca da nossa frágil condição humana.

Graciliano Ramos. Um gigante.
??????????
#gracilianoramos
#literatura
#saobernardo

Sa 04/04/2023

O começo foi mais lento pra mim porém depois a história fluiu e terminei com a sensação que gostei dessa leitura! Meu primeiro contato com Graciliano Ramos e sinto que fui inundada pela narrativa, que sensação incrível!

ca.rol 28/03/2023

"As tolices que praticarem viram sabedoria"
Eu amei demais!!!!!!
É um livro complexo, um pouco obscuro e não é sentimentalista, mas é maravilhosoo!
É cheio de ditados também, o que complica um pouquinho o entendimento para quem não é acostumado ou não os conhece. Acho que varia de pessoa para pessoa. (Eu precisei de um dicionário ao meu lado quando estava lendo).

Ao mesmo tempo que você reconhece os vários defeitos e várias ações que são inconcordáveis (e tem muitas), você não "desgosta" do Paulo Honório. Fica aquele sentimento de familiaridade. O ser humano é um ser incrivelmente enigmático.

Rafa 17/03/2023

S. Bernardo
Quando comecei a ler São Bernardo, confesso ter sentido uma repulsa muito grande pela figura do Paulo Honório. Ainda mais por todos os seus feitos e comportamentos, mas, o decorrer da narrativa enfatiza muito o quanto somos pessoas complexas e distinguir o bom e o ruim não é um processo tão simples assim. Leitura necessária!

Bruno.Martins 08/03/2023

Dura realidade
Um bom livro com uma temática dura e realista.
Começo um pouco embarassado, fiquei meio perdido nas primeiras páginas, mas logo tudo vai se encaixando e fazendo sentido.

cabeca falante 21/02/2023

"Se fosse possível recomeçamos... Pra quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige"

Minha primeira leitura de Graciliano Ramos e com ctz foi uma leitura q só vai me incentivar a querer ler mais livros dele.
S.Bernardo foi muito fácil de ler, mas ao msm tempo lia devagar por prestar atenção em cada emoção/ação de Paulo Honório. O final não me surpreendeu, era como se o destino dele desde o começo já tivesse sido contado, mas me trouxe um sentimento de tristeza. É intenso e sutil.

Edneia.Monteiro 20/02/2023

São Bernardo, de Graciliano Ramos
Conta a história de Paulo Honório, que com muita objetividade, energia e força de vontade, alcança seus objetivos. Leitura fluída e rápida.

tata 19/02/2023

?Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.?

Incrivelmente, esse foi o primeiro livro de Graciliano Ramos que eu li por inteiro, e a única coisa que eu me arrependo é de ter demorado tanto a me aprofundar mais nesse escritor incrível.

Como costumo dizer, não farei aqui uma análise profunda de um livro clássico, porque são muitas nuances pra colocar num pequeno comentário como esse. Mas gosto de deixar minha impressão mais forte: é uma história incrível. A narrativa de Paulo Honório, que por mais que seja crua, ainda nos deixa ansiosos pra saber se o que ele pensa é verdade ou não, se o que ele conta aconteceu desse jeito mesmo ou não, se os seus ciúmes são infundados ou não (pra mim, é óbvio que são). O final é arrebatador e extremamente impactante. E lindo.

Como todo clássico, há suas passagens ?chatas?? que na verdade são apenas alguns momentos mais lentos ? mas isso não me incomoda em nada. Narrativa crua e bonita, majestosa; personagens profundos, humanos. Exatamente o que se espera de Graciliano.

Julia 07/02/2023

GRACILIANO
Personagem, constrição, linguagem muito bem pensadas. Começa devagar, achei tedioso, mas aí vc entende quem é o personagem da onde ele fala, e o rumo que está tomando. Bom.

Giuliane.Souza 04/02/2023

Sou suspeita
Eu amo a escrita do Graciliano sou suspeita pra falar. Mas S. Bernardo é uma obra que retrata o Brasil e retrata tbm as consequências do Capitalismo e da revolução industrial para o Sertanejo.
Ele apresenta ideias sobre política que até hoje são discutidas quase da mesma maneira o que eu achei engraçado e triste ao mesmo tempo, porque não evoluímos muito nesse campo pelo que parece.
Enfim S.Bernardo é uma obra prima que apresenta muitas coisas a serem discutidas na sociedade.

Esse livro foi o primeiro que li depois de ter lido Como ler literatura do Terry Eagleton, e foi muito legal ler com as estruturas que ele fala no livro, consegui ter uma visão mais ampla do livro.
Pode fazer uma análise dos personagens, de como o Paulo Honório é um narrador- personagem, que começa um livro sempre agindo e termina com reflexões. Consegui ver que o espaço da obra é sempre S. Bernardo, a fazenda, que é além de espaço também personagem, não a toa da título ao livro.
Consegui perceber na obra o tempo histórico que faz referência a primeira revolução industrial, o marxismo e todo o pensamento sociológico-politico da época.
A questão da linguagem que o autor aborda, quando ele escreve que quer um livro com a linguagem que se fala, não na língua de Camões.
É um livro cheio de coisas a se discutir e só uma resenha não bastaria para falar de tudo que ele trata.

zchvanna 26/01/2023

Um dos melhores do Graciliano
Depois de ter lido Angústia e ter achado razoável no meio de todos os livros de vestibulares, dei uma chance pra esse cara depois de ter lido uma resenha e peguei esse livro. Sem dúvidas é melhor do que Angústia em questão de conforto para ler. A história sobre um homem ganancioso que se casa por interesse com uma moça com pensamentos bem à frente de sua época é simples, fácil de entender e bastante interessante.

É impossível não sentir empatia em relação à Madalena, mesmo com a forma que Paulo a descreve. A moça é inteligente e tem bom coração, seu fim foi triste para qualquer um. Paralelo a isso, achei até empolgante a transição que Paulo passou durante todo o livro, de uma figura confiante e dura para um homem extremamente inseguro por causa dos ciúmes que tinha da esposa. Muito bem construído, Graciliano é muito bom nisso.

Com certeza recomendo mais do que Angústia.

Luiza 25/01/2023

Seco e profundo
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Graciliano, e agora compreendo a paixão da academia por ele.
Essa obra tem uma linguagem simples,crua, direta e ao mesmo tempo poética e representativa
Me remete um pouco ao João Romão (do cortiço) e acho interessantíssima essa análise psicológica e moral das personagens.

Vivian210 21/01/2023

S. Bernardo
Durante toda a história o autor deixa claro que Paulo Honório é um mau-caráter, e honestamente, em praticamente todo o livro eu senti ódio dele, mas é inegável que retrata de forma coesa como a sociedade e principalmente os homens agiam em 1930, o que evidencia que em alguns assuntos o país não evoluiu muito, o livro vale muito a pena ser lido.