S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Duda 27/06/2021

Em grande parte do livro fiquei com muita raiva de Paulo, mas no fim consegui entender sua angústia. Consegui sentir a angústia de Paulo, sua dor. Não sei como explicar o que senti lendo esse livro.
Fiquei com muita pena da Madalena, ela merecia um final bem melhor, ela era muito forte e acho que merecia MUITO mais.

caiozitosz 20/07/2023

Livro muito bom!
De início tive dificuldade para me conectar com a escrita, mas quando peguei o ritmo o livro se tornou muito gostoso de ler. Acompanhar os pensamentos e vivências do Paulo Honório é uma experiência intrigante, mas muito interessante. Tudo o que aconteceu mais próximo ao final foi incrível e inesperado, gostei bastante de como a obra foi concluída.
Esperava uma leitura chata, mas me surpreendi com a fluidez da história.

CAMBARÃ 29/09/2020

Inesperado
Esse escritor sempre me surpreende com sua prosa impecável.

Jackson 29/11/2021

Trabalho, dinheiro e transformações sociais
São Bernardo é um ensaio sobre como ampliar suas terras através do trabalho duro e exaustivo... E claro, muitas reviravoltas!

Fernandho7 16/11/2020

Ter ou ser?
O que construimos independente de como construimos e a isso nos apegamos (São Bernardo) a ponto das outras coisas ou pessoas que na nossa vida se apresenta, aparenta sempre ser menores, resulta sempre por perdermos essas que se apresentaram e chegar a conclusão que o apego total ao patrimônio não só nos tornou cego como parte desse patrimônio e assim menos pertencentes a nós mesmos.

Gabriel.Luck 04/09/2023

O sertanejo
O melhor do livro na minha opinião foi o protagonista, que é muito bem feito e sua personalidade resoa em cada frase.
É realmente muito bem construido, tanto que pense no começo o pq desse livro não ser o melhor do ramos.
A forma de escrita chega a ser complicada no começo e é um tanto intuitiva em algumas palavra que estão longe do paulistano atual. Mas não faz da obra menos por isso, na verdade até fas mais por que assim da melhor forma para o personagem se expressar, que fica muito melhor no jeito de falar nodestino.
Ao longo do livro se mantém uma otima leitura, embora ache algumas coisas previsíveis. E a cena da conversa no meio/final do livro meio forçada.
Mas ainda sim é uma boa historia sobre um homem e suas lutas contra si mesmo e a modernidade.

Giovanna.Pereti 08/08/2022

Denso
Livro denso, um tanto pesado também? não pela linguagem ? achei ela ótima, de fácil compreensão ?, mas pela profundidade dos acontecimentos e apatia da personagem principal diante deles?

Andre 31/12/2021

A grande obra que suplanta a ideologia
Não costumo comentar livros com forte temática política, máxime em épocas grandemente polarizadas como a nossa. Mas como este é o segundo livro do Graciliano que leio, o primeiro foi vidas secas, e pretendo ler dele outras obras, acho que aqui me cabe abrir exceção. A literatura brasileira é muito ligada a política. Nem mesmo Machado escapou dessa sina. Não tenho algo contra isso em particular desde que o livro tenha qualidades superiores ao pano de fundo político-ideológico, o que é o caso deste livro. A história me prendeu. Você quer saber como ela vai terminar, e Graciliano tem algo de que gosto muito num texto: um grande poder de concisão, tanto para passar uma ideia com uma única palavra, quanto para fazer uma reviravolta na trama com está mesma palavra no final de um capítulo por exemplo. Não senti esse prazer ao ler capitães de areia. Quero ler mais obras de Graciliano pois temo a concluir que depois de Machado ele será meu escritor brasileiro favorito.

Carol.Cuofano 07/03/2022

Graciliano é sensacional
Mais uma leitura concluída! "São Bernardo" de Graciliano Ramos.

Nesta narrativa acompanhamos Paulo Honório escrevendo suas memórias desde o tempo em que trabalhava nas terras de São Bernardo, a prisão e os meios bastante duvidosos que o levaram a ser proprietário de São Bernardo, seu casamento com Madalena e suas diferenças.

Inicialmente, Paulo Honório delegou a diferentes pessoas a escrita de suas memórias e, após desistências e desagrados, ele decidiu se por a escrever, apesar de afirmar não ser tão instruído.

"São Bernardo" é o segundo romance de Graciliano e foi publicado em 1934. A linguagem que busca uma aproximação com a oralidade, da época, é muito fluida e a leitura é deliciosa.

Diferente do que faz em seu romance mais famoso, "Vidas Secas", o ponto de vista das questões de plantio, colheita, relações empregado - patrão são contadas do ponto de vista do opressor.

A maneira como PH trata os empregados desagrada Madalena, que traz uma visão mais humanizada das relações, o que gera algumas brigas entre o casal.

Faz tempo que li "Vidas Secas", lembro de ter gostado muito e desde então não tinha lido mais nada de Graciliano. "São Bernardo" é um baita livro que que gostei demais e que gerou aquela vontade de continuar lendo o autor alagoano.

Recomendo demais a leitura.

AnaBia 13/09/2022

Por incrível que pareça é bom
Apesar de ser um livro antigo, a leitura fluiu bem mais rápido do que o último que eu li da literatura brasileira. A linguagem não é muito difícil (tem várias expressões que eu conheço por morar no Nordeste), a história é bem interessante e tem momentos engraçados.

Thais 26/10/2021

Um primor!
?Há fatos que eu não revelaria, cara a cara, a ninguém. Vou narrá-los porque a obra será publicada em pseudônimo. E se souberem que o autor sou eu, naturalmente me chamarão de potoqueiro.?

Quando li o primeiro capítulo fiquei perdida, confusa com a linguagem despojada e o vocabulário sertanejo de Paulo Honório, dono da fazenda S.Bernardo localizada em Viçosa/Alagoas.
Ele encontra na escrita um modo de revisitar seu passado e resolver os conflitos internos - que em alguns pontos são inexplicáveis para o leitor - trazendo um pouco de paz para seu coração solitário, que no decorrer dos capítulos vamos entender o por que.
A simplicidade e as peculiaridades de cada personagem me encantou e trouxe mais sentimento/verdade pra história.

Francisco240 21/02/2021

Eu acho eu precisa de um pouco mais pra mim favoritar...
Mais um livro que prova o qual original e brasileiro era Graciliano Ramos.
Seu segundo romance, e um dos responsável pelo seu destaque, que veio apenas à crescer após S. Bernardo.
Uma história tocante de arrependimento, amor, ciúmes entre outros sentimentos mesclados a realidade precária (cognitivamente falando), que os nordestinos de Alagoas vivenciavam.

ca.rol 28/03/2023

"As tolices que praticarem viram sabedoria"
Eu amei demais!!!!!!
É um livro complexo, um pouco obscuro e não é sentimentalista, mas é maravilhosoo!
É cheio de ditados também, o que complica um pouquinho o entendimento para quem não é acostumado ou não os conhece. Acho que varia de pessoa para pessoa. (Eu precisei de um dicionário ao meu lado quando estava lendo).

Ao mesmo tempo que você reconhece os vários defeitos e várias ações que são inconcordáveis (e tem muitas), você não "desgosta" do Paulo Honório. Fica aquele sentimento de familiaridade. O ser humano é um ser incrivelmente enigmático.