A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - A Casa dos Budas Ditosos

Oliveira208 21/04/2024

Nunca havia lido um livro com essa narrativa.
Uma das descrições em primeira pessoa mais incômodas que já li em toda a vida, somente lendo para entender. Mas as reflexões ao longo do livro valem super a pena.

@jana450 15/04/2024

Sensual
Costumo dizer que os tons de cinza são fichinhas na sensualidade perto desse, que gostei de ler muito que viva o povo brasileiro.

Doni 11/04/2024

Temas desperdiçado na série Plenos pecados
Procura o choque mas acaba sendo desconfortável por ser chato e repetitivo. E datado. Bem datado, inclusive quando foi lançado deve ter sido considerado datado de tanto papo do século retrasado, se bobear.

BiblioMahnia 10/04/2024

Sensacional
Esse daqui foi absolutamente sensacional, excepcional, excitante, completamente fora da caixinha e me fez soltar várias risadas genuínas e de genuína identificação. Adorei a narradora, com quem parece que conversei cara a cara. Cheguei sem desconfiança e de mente aberta no fundo da mente dela (lá ela). Inclusive, acho que por isso mesmo a achei tão cativante e suas histórias tão engraçadas, apesar da querida abordar temas e situações muito pesadas com certa leviandade e um elitismo horroroso. Mas tudo bem, quem peca é aquele que não faz o que foi criado pra fazer.

A Casa dos Budas Ditosos é um livro erótico, mas não de sacanagem apenas. Traz uma reflexão muito boa sobre os moralismos da sociedadebrasileira e sobre os lugares que as mulheres ocupam na sociedade como um todo. É quase um manifesto do sexo e da liberdade entre sexos. Fala-se de fornicação e de desejo com transparência total, como a coisa normal que é, de fato, sentir desejo e fazer coisinhas enquanto homem ou mulher (com ressalvas, minhas ressalvas). Considerando que foi lançado em 99 por um baiano, é um livro muito subversivo, o que faz dele na minha opinião ainda mais sensacional.

NÃO deveria ser lido por menores de 18 anos. É interessante consultar os avisos de gatilho antes de começar a leitura.

nathsreading 06/04/2024

Uma mistura de sentimentos
Da série: livros que me fazem mais sentir do que pensar, esse me fez fechar o livro várias vezes e suspirar pra me recompor do desconforto, incômodo e as vezes até constrangimento.
Foi uma leitura totalmente fora do que estou acostumada, algumas partes até meio pesadas com algumas alusões da narradora...Acho que foi o primeiro livro que me causou certo incômodo nesse sentido e achei isso genial.

Pequeno Johnny 02/04/2024

Toda pessoa LGBTQIANP+ deveria ler esse livro e ter a sua vida mudada.

Sensacional.

Impossível o João Ubaldo Ribeiro ter sido hétero. Ao menos umas r***s ele pode já ter chupado.

Gabs 31/03/2024

Só não dou mais estrelas por que foi escrito por um homem
Tendo em vista a escrita sob a ótica de um homem no final do século passado, podemos dizer que eu nunca vou esquecer do que uma tal mulher baiana de 68 anos viveu e suas intenções em relatar cada vivência com palavras que só um brasileiro poderia citar

Rute.Lessa 31/03/2024

Luxúria (+18)
Esse livro foi lido em versão e-book de maneira clandestina. Guardado há muito tempo entre os meus arquivos, resolvi criar coragem para ler.

"A Casa dos Budas Ditosos", de João Ubaldo Ribeiro, publicado em 1999 como parte da série "Plenos Pecados" da editora Objetiva, é uma obra que trata do tema da luxúria. O mistério em torno dessa obra reside no fato de que, segundo o autor (e eu tive que dar uma pesquisada sobre), ele recebeu uma série de pacotes contendo fitas e depoimentos de uma senhora, o que levanta questionamentos sobre a veracidade dessas alegações.

"O título que eu ia botar era "Memória de uma libertina", mas não vou mais botar, é bom gosto demais para esse povo que nunca leu Choderlos de Laclos, não vou desperdiçar, jogar pérolas aos porcos. Em Fulânea, Citrânia e Beutrânia não se pode ser realmente fino, com o título fino desses ponto, tem que ser pseudofino como eles, pronto, a casa dos budas ditosos, satisfaz, satisfaz, é mais tranquilo, me garante contra indicações geradas pela burrice e pela ignorância. Claro que no fundo odeio esse título de bom gosto ao qual acabo de ceder, mas cedo, de resto vão todos pastar, em verdade vos digo."

O autor mergulha nas memórias sexuais de uma mulher de 70 anos, desafiando as normas convencionais de idade e sexualidade. O relato, aparentemente baseado em um depoimento real recebido pelo autor, apresenta uma narrativa crua e autêntica, mantendo os problemas de linguagem da protagonista para preservar sua personalidade, o que achei bem interessante, porque a nossa protagonista é estudada, classe média, viajada e conhecedora de muitas línguas e outras partes sexuais.

A protagonista, de origem alemã, expõe suas experiências sexuais desde a juventude até a terceira idade, incluindo relações controversas como incesto e até mesmo zoofilia. Suas reflexões sobre igualdade sexual das mulheres e a hipocrisia da sociedade oferecem um vislumbre da mentalidade de épocas passadas, desafiando as noções morais e éticas do leitor. Tanto que quando se lê há um incômodo tamanho, porque, ao mesmo tempo que incomoda, excita e é muito estranho. Quero acreditar que imergi como a protagonista sendo levada na narrativa e me adequando à época sem trazer para a contemporaneidade de hoje.

O narrador provoca o leitor ao explorar os limites da sociedade por meio da protagonista e suas experiências sexuais fora do comum. A obra confronta tabus e preconceitos, convidando o leitor a refletir sobre suas próprias convicções e preconceitos em relação à sexualidade.

Uma leitura provocativa e audaciosa, que mergulha nas complexidades da sexualidade humana e desafia as convenções sociais. Com uma narrativa franca e personagens marcantes, um tanto narcisista também. Mas como leitora de Bukowski, esse escreveu bem, narrou, descreveu, excitou.

Vale a pena.
driisas 31/03/2024minha estante
caramba ja quero ler esse depois dessa resenha

Deivid.Asaphe 29/03/2024

Muito assertivo
A narrativa de CLB é mto interessante pela forma como ela destrincha os moralismos hipócritas e contraditórios do conservadorismo em geral. Ainda que a narradora claramente pertença a uma elite tradicional, indiretamente responsável por tudo que ela critica, o modo como ela aborda suas opiniões e desenvolve seus pensamentos é absurdamente rico, pois mergulha em uma série de conhecimentos e revisitações históricas pertinentes. Sem falar é claro, na dose indispensável de irreverência que dá propósito ao livro. É uma obra que na minha percepção, fala sobre muito mais do que luxúria

Andréia 27/03/2024

Um pouquinho frustrada. Ouvi falar muito de viva o povo brasileiro. Então, tive muita expectativa por essa leitura. Senti falta do enredo. Não é questão de ser moralista, pudica ou qualquer coisa nesse sentido, mas achei que faltou enredo, a história por traz de tantas minuciosidade dos relatos sexual.

Diogo518 24/03/2024

Dicionário brasileiro da safadeza excentricamente contado pelas mil histórias de CLB. Não tem moralismo que fique de pé. Delícia de leitura.

olivropravoce 24/03/2024

Incômodo, fantasioso e disruptivo
O autor atenta contra o moralismo de uma sociedade castrativa. A narradora, uma senhora idosa, advogada e mestre nos EUA, baiana, membro da elite carioca, conta ao leitor suas experiências sexuais. Trata-se um homem escrevendo sobre experiências sexuais de uma mulher, ao longo de diferentes fases de sua vida, o que dá a narrativa um tom deverás fantasioso e distante da vivência real de uma mulher. Ao passo que o autor quer chocar ao apresentar episódios de incesto, de desejo por zoofilia e pedofilia, ele resvala em lugares execráveis como os da adolescente que seduz e controla o homem idoso estuprador, a ninfeta à la Lolita. O livro traz inúmeras descrições sexuais e pretende deixar o leitor excitado, porém o texto recai em machismos e preconceitos de toda sorte. Trata-se de importante livro da literatura erótica, acho importante sua leitura e sua produção à época, mas ressalto que deve ser lido com aguçada crítica.

Bianca2486 23/03/2024

A casa dos budas ditosos
Antes de mais nada, NÃO SOU conservadora, longe disso, mas o livro não me agradou nenhum pouco, ao meu ver reduziu a história da personagem a sexo, como se isso fosse a única coisa importante de sua existência.
No mais, achei as descrições muito exageradas, não há nenhuma sutileza na escrita, é tudo bem explícito.
Esperava um conto erótico e me senti lendo a tradução de um filme adulto deprimente.

brunoribeirovls 14/03/2024

Estava ansioso para ler essa obra, leitura fácil e rápida
sobre a história, o primeiro capítulo vai se arrastando de uma forma que eu quis que acabasse logo
quando chega a parte da putaria rolando solta é mais fluida e dá uma dinâmica legal, o texto tem seus limites incesto e zoofilia são pontos bem podres e horríveis da história, porém a narrativa abre questões e tensões da época interessante (sexo, não monogamia, feminismo)
vale a pena a leitura (é para maiores)

Dani 01/03/2024

Gostei
Gosto muito do jeito debochado da narradora de falar sobre assuntos considerados tabu, mesmo hoje, anos após a publicação do livro. A falta de temporalidade pode ser um pouco incômoda, mas você se acostuma.