Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

Triz 26/04/2021

Uma vida inteira
Eu realmente não esperava gostar tanto assim desse livro, mas fui surpreendida. A escrita é bem fácil e os capítulos rápidos, e é bem interessante acompanhar a história desse senhor que relembra sua vida no leito de um hospital.

Liv 09/10/2021

Quando chegamos a velhice na maioria das vezes não nos arrependemos do que fizemos, mas do que deixamos de fazer e é isso que o livro retrata:memórias e arrependimentos .

anaxcarol 20/02/2010

Estilo primorozo
"E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memória é uma vasta ferida"

Levíssimo. E primorosamente bem escrito.Chico é um genio. Não, é um poeta mesmo. Terminei o livro sem perceber, cada 50 pag com a brevidade de uma lembrança e a mesma profundidade que ela arrasta.Em meio a devaneios e digressões nos tornamos confidentes do interessante protagonista eulalio. O velho possui uma vida q daria uma demorada novela, porém, C.B. consegue transmitir toda a sua profundidade num pequeno trailler, suficiente em si mesmo. O grande diferencial do livro é o estilo q Chico imprime a sua narrativa com a colocação do lirismo, seu grande talento. Ele, como ninguém, sabe que o bom lirismo eh leve. É como se as memórias de Eulalio só guardassem o lirismo de sua vida. E ñ será isso mesmo o q fica? Pra completar, ainda eh possivel extrair do livro uma interessante crônica da sociedade brasileira, do império até os dias atuais, devido aquela interessante qualidade (e defeito) adquirido na velhice de falar o que se pensa de verdade, sob o perdão da senilidade e a pressão da morte iminente. Ñ se pode narrativizar a história d Eulálio, descobrir se ele foi mesmo corno e etc. O livro dever ser escutado e saboreado, assim como as músicas de Chico.

silastorres 04/03/2010minha estante
tua resenha foi a melhor q li sobre o livro, to com água nos olhos pra ler ele.. =x

Dourado 03/01/2023

deliciosa sobremesa buarqueana.
Uma saborosa leitura cheia de resgates do passado com detalhes das toneladas de experiências de um centenário orgulhoso de sua família e confusamente apaixonado pelo passado.

Vivi 01/01/2022

Muito bom! Adorei a forma como o livro é escruto, expressa bem o intuito do personagem ao expor suas memórias. As falas das personagens expressam muito bem a classe social a qual pertencem, uma ótima forma de pensar os grupos sociais que nos rodeiam. Gostei e recomendo.

Tiago 14/11/2015

Vale a leitura
Me lembra Dom Casmurro.

Anica 07/09/2009

Leite Derramado (Chico Buarque)
Em março desse ano chegou nas livrarias o mais novo livro de Chico Buarque, chamado Leite Derramado. Sobre todo o falatório da época do lançamento, tal e qual de como achei extremamente positivo o que o Chico faz com a literatura no Brasil, eu comentei lá no Blog do Meia Palavra (http://blog.meiapalavra.com.br/2009/03/28/leite-derramado-chico-buarque/). No final das contas eu nem preciso dizer que estava curiosíssima para conferir, o que é um dos elementos que contribuiram para que eu acabasse devorando o livro.

Mas bem, não é o único elemento. Chico é um grande escritor. Mas tipo, saca Alain Prost na F1? O cara era fenomenal, um dos melhores pilotos da história. Competente, preciso, metódico. Tão frio que chegava a contrastar com o excesso de arrojo do Ayrton Senna. Ok, a comparação parece esquisita, mas vamos lá: o fato é que Leite Derramado foi um livro meio Alain Prost.

A narrativa flui perfeitamente. É gostoso de ler a história de Eulálio, acompanhá-lo nos devaneios sobre o passado como se você fosse a enfermeira com quem ele passa a maior parte do tempo conversando. Está tudo ali: algumas frases daquele tipo para anotar na agenda, parece que saiu de alguma poesia até. Aquele mistério que fica pendendo durante toda a história, prendendo sua atenção. Uma espécie de fluxo de consciência verbalizado que representa perfeitamente o pensamento caótico de alguém que já não confia mais na própria memória, mas ao mesmo tempo reconhece que as memórias são seus bens mais valiosos.

É bom. Mas. Hum. Falta qualquer coisa ali. Aquele detalhe que faz você colocar um livro numa estante à parte, pensando “Ok, agora esse cara fez algo como nenhum outro fez” – sentimento que tive com o Budapeste, por exemplo. É claro que eu não espero que o Chico só publique obras primas, entretanto eu tinha cá para mim que ele viria com qualquer outra cartada surpreendente. Porém, o mais irônico é que embora o livro não tenha me agradado tanto quanto eu esperava, talvez esse fosse o livro que eu recomendaria para um primeiro leitor do Chico experimentar. Talvez até por não se aventurar em qualquer novidade literária, o livro pode ser mais palatável para o público em geral.

E acreditem, vale a pena ler. Só talvez não com tantas expectativas.

JessicaRodriigues 26/03/2021

O melhor do Chico
Sou fã da escrita de Chico, das músicas até os livros nunca li nada ruim que veio dele. Leite Derramado supera todas as expectativas, a escrita é tão bem elaborada e fluída que me vi ali , totalmente, a mercê dos devaneios do personagem principal. Esse livro tem um tom de Dom Casmurro e Cem Anos de Solidão, com o tempero do Chico, que te faz querer mais a cada página.

Breno Vince 26/01/2015

Livro para aprender a gostar de Ler
Um bom livro. Assim defino Leite Derramado. Uma boa história que é bem escrita, mas, ao meu ver, não é, nem de longe, genial. Sobre a história de um homem de idade avançada remexendo suas memórias, sobretudo de Matilde, a mulher da sua vida, que ele ora tem certeza absoluta de que o traía e ora a tem como santa, confesso que não achei original por ter me lembrado bastante Dom Casmurro, mas ainda assim vale a pena ser lido. Uma leitura fácil, rápida, que envolve (embora, ao meu ver, provavelmente não se torne o livro mais marcante que vá ler na vida) além de agregar conhecimento.
Rafa P. 01/04/2015minha estante
Breno foi a mesma impressão que tive lendo o livro, me lembrou Dom Casmurro.

Monique Pacheco 09/05/2012

Tempo Perdido
Depois de terminar a leitura deste livro só consegui me lembrar de uma máxima de Carlos Drummond de Andrade: "Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante."

Cássio F B 19/11/2021

Leite Derramado
"Sure thing grandpa now let's get you to bed" - o livro. .

Tarcísio 20/07/2010

Existem artistas cujo nome em qualquer tipo de produto já significa sucesso. Um destes artistas é Chico Buarque, que faz sucesso há muito tempo na música e lançou recentemente seu último romance Leite Derramado.

Houve extrema badalação no lançamento de Leite Derramado. Cobertura muito grande da imprensa, um ti-ti-ti imenso. Isso já me chamou a atenção à obra mas resolvi comprá-la mesmo depois de ver uma reportagem na Globo News onde alguns críticos literários analisaram o livro e teceram inúmeros elogios. Eu já havia lido há alguns anos Budapeste, também de Chico Buarque. Achei Budapeste um livro legalzinho, agradável ... e só.

Leite Derramado me deixou a mesma impressão. Sabe aqueles livros que você pergunta à alguém - "E aí, gostou do livro "X" ?" - e a pessoa responde - "Nooooooossa, adorei !" ? Definitivamente, na minha opinião, este não é o caso dessa mais recente obra de Chico. Uma resposta mais apropriada à pergunta acima seria - "É ... Gostei ...", sem muito entusiasmo.

O livro é narrado em primeira pessoa, um senhor já morimbundo em um hospital que, à espera da morte, relembra parte de sua vida, em especial àquela em que viveu junto ao seu grande amor, a Matilde. Alternando lembranças reais com alucinações imaginárias, Eulálio ao mesmo tempo em que parece estar contando tudo para uma enfermeira do hospital já se transporta pra a história, como se conversasse com os personagens. Esse "jogo no tempo" acaba sendo divertido, mas pode se tornar confuso para alguns leitores.

Como é um livro de leitura muito rápida, poucas páginas e capítulos curtos, indicaria sua leitura. Mas não esperem algo realmente inspirador e motivante.

Nat K 15/07/2009

"Leite Derramado" apresenta uma boa e envolvente estrutura narrativa, oferecendo ao leitor um belo passeio pela consciência falida de uma sociedade (ou seria a consciência de uma sociedade falida?). O personagem, cuja memória pouco confiável imbrica o leitor em um verdadeiro labirinto, retrata como poucos a história do Brasil -parcial e recheada de preconceitos - e sua historiografia, pois reiventada, reinterpretada a cada página. Mais consistente do que "Budapeste", com certeza nos faz esperar pelos próximos livros para, finalmente, podermos firmar ao lado do nome de Chico também mais uma qualidade: a de competente romancista.