Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

Maíra 17/12/2022

*Justiça: O que é fazer a coisa certa, Michael J. Sandel*

Michael J. Sandel, importante filosofo, escritor, professor e palestrante norte-americano, lecionou por quase três décadas a matéria ?Justiça? na Universidade de Harvard, o que fundamentou seu livro do mesmo nome lançado em 2008.

O livro tem como objetivo central dialogar com o leitor sobre o que é justiça sem apresentar uma definição concreta, mas sim, fazer com que o público encontre uma por si mesmos, através de princípios filosóficos e exemplos práticos.

O autor explora o significado de justiça evidenciando os pontos fracos e fortes de três abordagens: o utilitarismo de Jeremy Bentham, que busca a felicidade da maioria, a liberdade individual de escolha e a virtude aristotélica, alcançada pela prática.

Outros filósofos marcam presença na obra, como Immanuel Kant que repudia os ideais de Bentham e John Rawls que discorre sobre a questão da equidade em sociedade. Também há diversos exemplos contemporâneos como o abuso de preços, redistribuição de riqueza, cotas, aborto e casamentos homoafetivos que contribuem para o desenvolvimento e a compreensão do livro.

Particularmente, é um livro muito didático e objetivo, regado de exemplos que são aprofundados em vários capítulos junto aos ideais filosóficos de figuras importantíssimas.

Mais do que justiça, esse livro me fez reconhecer a relevância que a filosofia tem para a sociedade, nos fazendo reexaminar escolhas aparentemente certas em primeiro momento, evidenciando dilemas morais e nos motivando a ver o mundo de outras formas.

Leonardo.Brizida 01/12/2022

Reflexões sobre o que é fazer a coisa certa
O livro é um compilado do curso lecionado pela autor na Universidade de Harvard sobre Justiça. É possível nos deparar com diversas reflexões filosóficas sobre dilemas morais vivienciados por nós diariamente: desigualdades, aborto, liberdades individuais, cotas raiciais etc. Entretanto, não se trata de uma obra enviesada. Os debates são formulados através de opiniões filosóficas (Kant, Aristoteles, Raws), com o intuito de reflexão. Essas ideias nos fazem refletir muito sobre diversos temas, e confesso que comecei a prestar mais atenção a pequenos detalhes cotidianos, sobre justiça e preceitos morais. Essa racionalização é o grande objetivo no livro na minha opinião: aprofundar os debates sobre como levar uma vida boa, justa e moralmente saudável.

Lorak 27/11/2022

Saindo da caixinha
Livros didáticos ou com assuntos mais complexos, como esse, sempre me cansam e demoro uns meses pra ler. Entretanto, é uma leitura enriquecedora para vários debates (cotas, aborto, sexo, etc), além de ter citações incríveis. Recomendo ele físico para todos os que puderem comprar para poder marcá-las. Quem quiser ler ele pode me mandar um "oi" no bate-papo, que passo ele em pdf.

Rafael 12/11/2022

Epítome acessível
Uma obra interessante e que permite um pontapé inicial para quem quer conhecer as mais importantes teorias filosófico-políticas sobre moralidade e justiça. Com uma escrita acessível e com exemplos do senso comum, Michael J. Sandel desperta nosso "senso" de justiça que, por vezes, permeia diversas teorias por nós desconhecidas, mas que parecem arraigadas em nosso inconsciente. Mais do que definir o que é fazer a coisa certa, o livro permite uma reflexão sobre o que devemos entender por justiça e as implicações morais daí decorrentes. Uma leitura interessante para quem quer ser introduzido no tema.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/11/2022

Em Justiça: O que é fazer a coisa certa Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais segura da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também a rever nossas convicções

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520010303

Sol 05/10/2022

Justiça parece ser um conceito simples, mas os dilemas morais fazem com que o assunto tome proporções mais profundas e complexas.

vivianne 04/10/2022

Leitura obrigatória!
Esse livro é incrível, é a segunda vez que eu leio. Nesses tempos de eleições ele traz questões pertinentes que nos fazem pensar a respeito do que é justo, moral?

O legal é que a gente se sente em uma sala de aula. Michael Sandel traz situações que nos fazem pensar e colocar em prova nosso julgamento a respeito das coisas.

Leitura exige dedicação e tempo, não é um livro para ler de uma hora para outra. Aproveite!

gusss 29/07/2022

Sandel no livro utiliza de diferentes teorias em busca da melhor explicação para o que é justiça. Esse é um tema sem dúvida de grande relevância considerando não só o momento que vivenciamos hoje mas toda a nossa construção enquanto sociedade. O autor explica de forma muito clara as ideias que coloca no livro tornando fácil a compreensão para todos. Apesar disso, não me agradou muito no livro as resoluções que eu achei muitas vezes simplistas tendo em vista o quão complexo podem ser as decisões e ações humanas.

Monica338 18/07/2022

Genial!!!
Uma reflexão muito necessária em uma leitura bem dinâmica recheada de exemplos da vida real

Fernando 09/07/2022

Ótimo livro, dá uma boa noção do direito pra quem não é da área. Provoca questionamento, põe em dúvida conceitos. Leitura fluida e didática, fatos interessantes.

Clara 08/07/2022

Maravilhoso
É um livro denso, mas extremamente interessante. Ao longo do livro diferentes noções de justiça são apresentadas e comparadas, usando exemplos reais para tornar a reflexão mais produtiva.

ToniBooks 23/06/2022

É útil ser feliz: mas o que são utilidade e felicidade?
Quais são as nossas obrigações uns com os outros em uma sociedade democrática? É possível ou desejável legislar sobre a moral? Essas e outras questões estão expostas em "Justiça: o que é fazer a coisa certa", livro originado de um curso ministrado na Universidade de Harvard, pelo autor e professor de filosofia, Michael J. Sandel. A obra vale muito por ser ao mesmo tempo estimulante e sensata.