Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Explicativo, profundo e essencial.
Apesar de explicar com uma didática incrível, tornando conceitos complexos da filosofia muito compreensíveis, o autor não perde o rigor com os temas, mentendo o debate em alto nível. Esse dom de resumir e explicar tão bem, com uma linguagem clara e precisa, é raro e tem que ser apreciado e reconhecido.

O livro aborda o tema da Justiça em sociedade e apresenta as principais correntes filosóficas que, conscientemente ou não, dão o respaldo teórico para as opiniões e decisões que tomamos no campo da justiça. São principalmente: Utilitarismo, Liberalismo e a busca pela Virtude. Ele explica cada uma dessas correntes, usa exemplos práticos para entendermos a aplicação de cada uma em diferentes casos, aborda os pontos fortes e fracos e, por fim, explica qual ele considera a mais acertada, apresentando seus motivos pra consideração do leitor.

Eu recomendo muito a leitura, é importantíssima pra todos que gostam de pensar sobre a sociedade. Com certeza lerei mais obras do autor.
B.norte 14/06/2022minha estante
Esse eu tenho vontade de ler!

Leonardo.Broinizi 15/06/2022minha estante
É muito bom! Leitura fácil, tema importante. Vai gostar.

Sam 05/06/2022

Levei uma vidaaaaaaaaaa para ler, caramba, cansativo, com milhões de referência gigantes e ao final de tudo é aquele livro para refletir e que não te entrega nenhuma solução.

djani 22/05/2022

De forma extremamente simples, questões filosóficas são tratadas com exemplos atuais, sendo, assim, um livro mais recomendado como "uma abertura para iniciantes" na filosofia. Para mim, Kant nunca ficou tão claro ?

Greice21 08/05/2022

Justiça
Depois dessa excelente leitura, já não sei mais o que é justiça. Livro para fazer repensar várias de nossa atitudes, e nos colocar defronte a casos de difíceis escolhas.

Bia 20/03/2022

É um livro denso, que tem como objetivo submeter ao leitor a conceber sua propria visão sobre justiça, trazendo alguns casos reais para que possamos pensar sobre ela.
Nos apresenta as ideias de alguns filósofos, de maneira acessível.

Luisa.Farias 24/02/2022

Um romance teórico
Apesar do livro tratar de um tema teórico, jurídico, a narrativa do autor é construída em um formato de diálogos, histórias, tornando a leitura tão leve quanto possível, quase um romance. Além disso, o conteúdo do livro é rico, não conheço nenhum trabalho parecido ou tão bem construído nessa área. Se você é estudante de direito ou algum curso de humanidades ou simplesmente se interessa pelo tema, vale muito a pena ler.

beatriz 24/02/2022

altas ideias
indicado pelo meu professor de direito civil, o qual citou a famosa parte do bonde desgovernado, de um lado do trilho esta uma pessoa, e do outro cinco, qual lado você coloca o bonde em direção? e agora se essa uma pessoa for sua mãe? nesse ponto me pegou e decidi adquirir o livro.
não vou negar não é um livro leve, altas ideias complexas, mas muuuito interessantes, traz um novo modo de pensar.

Gualter 23/02/2022

Com base em quê dizemos que algo é justo?
"Este livro não é uma história das idéias, e sim uma jornada de reflexão moral e política. Seu objetivo não é mostrar quem influenciou quem na história do pensamento político, mas convidar os leitores a submeter suas próprias visões sobre justiça ao exame crítico ? para que compreendam melhor o que pensam e por quê." (P. 39)

Um bom livro para começar a refletir mais profundamente sobre o tema da justiça.

Gabriel1790 12/02/2022

Justo ou injusto?
Interessante quanto a construção de exemplos e pensamentos filosóficos sobre qual seria o caminho ideal para aquilo que entendemos como justiça.

Mas, em minha opinião, acho que esse livro carece de algo ainda. Ele simultaneamente é completo e muito raso em alguns aspectos.

Bruna.Dietrich 04/02/2022

Enriquecedor
Livro excelente! O autor nos instiga o tempo inteiro com indagações sobre o que é justiça, nos faz refletir através de eventos que já aconteceram e pontua diversos pensadores sobre a questão!

Joao.Guilherme 26/01/2022

Não é uma leitura fácil, mas traz reflexões interessantes
leitura não é simples, mas alguns trechos trazem uma reflexão importante sobre a melhor forma de ser justo principalmente em questões mais discutíveis, como cota para negro, patriotismo, aborto senso de cidadão.

o final sugere um caminho alternativo sob a ótica do escritor do que seria uma abordagem de vida mais justa

Volnei 24/01/2022

Justiça O que é fazer a coisa certa
Nesta obra o autor nos traz alguns questionamento sobre a justiça. O que é ser justo ? Como fazer a coisa certa ? Será que temos condições de saber a diferença entre certo e errado?
Esta obra de certa forma nos leva a refletir um pouco mais sobre justiça, lembrando também de leituras anteriores que falam também deste assunto como A Repúblia de Platão

Volnei 24/01/2022

Justiça O que é fazer a coisa certa

Matos 23/01/2022

Vale a pena essa leitura, trás diversas ideias e críticas sobre o que seria a justiça na nossa sociedade.

Flavinha 05/01/2022

É um compilado de ideias filosóficas e teoria do Estado em leitura fluída e de fácil acesso. A divisão em temas torna o conteúdo didático. Os embates de ideias e as polêmica são muito bem estruturadas e dão tapas na cara de quem acredita que seus princípios morais são sólidos. Leitura indispensável para operadores do Direito e para aqueles que têm sede de uma sociedade mais equilibrada.