Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

Wane 29/12/2021

Livro muito bom
Achei o livro muito interessante, pela capa parece falar só de política ou justiça, mais não fala de todos os aspectos sociais e acho necessário que alguns tenham a oportunidade de ler.

Alvinho 20/11/2021

Uma blindagem da consciência
O livro nos desnuda as principais teorias sobre o que é uma decisão justa. É possível perceber que sempre há uma ideologia por trás de qualquer decisão (e está tudo bem!). O mais valioso pra mim é compreender as raízes de cada teoria, o que nos permite identificar e nos proteger dessa imensa demagogia ideológica que temos vivenciado. Enfim, um livro para aprender a pensar um pouco por si mesmo, ser influenciado, mas conscientemente. Ponto também para a capacidade do autor de traduzir pensadores extremamente complexos, como Kant, Aristóteles e outros!

comprido 19/11/2021

Legal de ser Ler
Muito bom .... só achei chato comparação com a filosofia antiga , tirando isso amei, linguagem bem rápida, de entender .
Recomendo , principalmente para estudantes de direito .

Patricia Pietro 13/11/2021

O autor é professor de filosofia em Harvard e busca esclarecer conceitos de justiça, moralidade, bem-estar, liberdade e virtude elaborados por filósofos cuja influência persiste ainda nos dias de hoje. Ademais, o escritor busca contrapor esses conceitos com hard cases (situações complicadas), nos levando a questionar a aplicação dessas máximas filosóficas. São os chamados "dilemas morais" - fios condutores para o pensamento filosófico, segundo o autor.

Para mim, filosofia não é fácil, e nem desperta tanto meu interesse quanto outros pilares do conhecimento. E esse livro foi fundamental para entender de forma acessível as clássicas correntes filosóficas, bem como conhecer inúmeras outras, mais contemporâneas. Isso porque o autor dá uma "mastigadinha" pra nos ajudar.

Porém, o diferencial desse livro consiste nos dilemas morais que são apresentados no decorrer da leitura. Em uma mesma página você pode ter certeza absoluta de que algum ponto exposto é correto e em seguida duvidar profundamente do mesmo, quando o autor nos apresenta um caso em que aquilo se torna inaplicável, absurdo ou errado. Me chocou o fato de que ter lido esse livro me fez perceber que, se antes eu tinha alguma ideia do que era fazer a coisa certa, hoje eu já não tenho mais nenhuma.

Por fim, preciso registrar que, apesar de tudo, a coisa que mais gostei de ter aprendido com esse livro foi que posso, algum dia, visitar Jeremy Bentham, que teve seu cadáver embalsamado e agora se encontra na Universidade de Londres dentro de uma urna de vidro.

Deborah.Novaes 11/11/2021

Para refletir
Um livro ótimo, que me ensinou muito. História, filosofia, e principalmente a olhar de outra forma para as coisas. Consigo até entender melhor algumas questões. Indico. Mas não é um livro pra ler sem os neurônios ativos, tem que pensar um pouquinho. Eu voava algumas horas e tinha que reler (apesar de não servir de base em relação a distração), enfim...

Rafa 09/11/2021

?Polisofia?
A proposta do livro não é apontar o caminho certo, mas sim incutir alguns conceitos filosóficos ao nosso senso crítico. A grande sacada do autor é apresentar diversos exemplos de problemas/dilemas sociais para ilustrar as ideias propostas. Ressaltando ainda, a importância do debate público.

João 04/11/2021

Justiça
O autor trás questionamentos e acontecimentos que reflexionam o tema da justiça. É um bom livro para quem quer refletir sobre o que é justo e como alcançar a justiça.

Lídia 14/10/2021

Um retrato social sobre Justiça
Este livro é genial! Em cada página você se debruça de mais um pouco de questões que te fazem refletir a cerca do que é Justiça. Muitos temas de suma importância são tratados no livro como: casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados e etc. Vale ressaltar que todos esses temas são muito bem dramatizados pelo autor com casos reais na prática que te coloca como jurista na situação. Assim, você passa a meditar sobre esses conflitos e Sandel mostra como uma abordagem firme da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também o porquê de termos certas convicções. Além disso, as linhas filosóficas tratadas pelos autores do direito, como Aristóteles, Bentham, Kant e Rawls, ajuda imensuravelmente no propósito do livro, no qual se trata do próprio leitor refletir sobre qual o seu conceito de justiça a partir do retrato social que compõe o livro. Logo, é irremediável o fator do livro te provocar o raciocínio. Portanto, sem dúvidas ?Justiça: o que é fazer a coisa certa? é uma essencial contribuição para a pequena prateleira que aborda assuntos de forma convincente, as questões mais difíceis da nossa vida cívica.

Vinicius.Pedrosa 12/10/2021

Muita filosofia
O livro trás pensamentos interessantes sobre justiça em diferentes situações, porém tudo transcorre sobre pensamentos filosóficos o que deixa um pouco confuso e com momentos de difícil leitura, já que cita pensamentos de alguns filósofos e suas diferenças.

Laís 27/09/2021

Difícil resenhar esse livro mas eu aprendi demais com ele e já quero ler TODOS do autor.
A escrita dele é ótima e fez eu questionar várias opiniões minhas.

jdelisiario 11/09/2021

Instigante
Mais um livro que me tirou totalmente do meu lugar comum de leitura.

Ele realmente aborda temas que nos faz questionar o quão justo ou injusto uma situação pode ser. Nos faz pensar se determinadas situações devem ser observadas pela ótica da justiça ou moral.

Traz comparações que simplesmente podemos ver acontecer ao nosso lado ou até mesmo conosco e isso faz tudo ser tão louco e ao mesmo tempo tão verdadeiro que depois de pensar, você não será a mesma pessoa...

Um tema complexo, o início do livro não é trivial. A leitura não flui 100% no princípio, mas vale a pena.

Se tiver a oportunidade, leia!

#leituraTerapia

Maria 07/09/2021

Uma introdução ao estudo do Direito e da justiça
Este livro não só é recomendável para quem deseja atuar na área, mas também, a qualquer público que precisa compreender e questionar o que é certo.
O autor/professor aborda diversas situações e nos faz a seguinte pergunta: "O que você escolheria?" , logo em seguida é exposta a opinião da maioria de seus alunos e o que a ciência social falaria a respeito.
Dessa forma, há uma enorme importância em compreendermos a justiça incluindo todos os seus aspectos culturais, sociais e pessoais.
O livro é um pequeno curso introdutório, mas que não faz jus a complexibilidade de seu conteúdo!