Mau 30/01/2013
Sobre o curso homônimo ao livro: O que é fazer a coisa certa? Dilemas filosóficos e o futuro da Educação
No livro O Caso dos Exploradores de Cavernas, de Lon Fuller, durante uma expedição, cinco pessoas acabam sendo soterradas numa caverna. Considerando a demora do resgate e a possibilidade de morrerem por inanição, um deles sugere que sorteiem alguém para ser sacrificado, servindo de alimento aos demais — ironicamente o sorteado foi o próprio infeliz quem deu a ideia. Depois de resgatados, os quatro sobreviventes vão a julgamento por homicídio. Tal obra costuma ser utilizada em matérias introdutórias do curso de Direito, pois apresenta aos estudantes inúmeras questões morais e interpretativas, além de remeter à colisão de normas jurídicas e questionar a legitimidade destas. Lembro-me de ter lido esse livro no 1º ano do curso e do debate que houve na sala, que foi dividida em grupos, cada qual tendo de elaborar argumentos defendendo a absolvição ou condenação dos réus fictícios.
Dilemas morais como os suscitados por essa história são amplamente discutidos num dos cursos mais populares da Universidade de Harvard: Justice: What's The Right Thing To Do — já frequentado por mais de 15 mil alunos e dividido em 12 aulas. É o primeiro curso da universidade a ser transmitido na TV aberta americana e completamente disponibilizado online. Num anfiteatro com capacidade para mil pessoas, o curso é ministrado pelo filósofo político (fenômeno de audiência e venda de livros) Michael Sandel, que instiga seus expectadores a refletir sobre vários dilemas filosóficos à luz das ideias de diversos pensadores — como Aristóteles, Kant, John Rawls — a partir de situações práticas e hipotéticas que vão sendo lançadas. Indagando seus alunos com perguntas do tipo: “seria justificável torturar alguém para obter uma informação que salvaria a vida de muitas pessoas inocentes?”, “É possível medir o prazer?” Sandel discute o Utilitarismo; ou “se ao fazer uma venda um comerciante recebe troco a mais e o devolve simplesmente por temer a possibilidade de sua loja ficar com má reputação, sua atitude teve valor moral?”, para analisar a filosofia moral kantiana. Os alunos apresentam respostas, que por vezes se contradizem e vão sendo incorporadas na exposição da aula, de modo que todos acompanham o debate e seguem o raciocínio exposto...
Análise completa disponível em:
http://praticamentealeatorio.blogspot.com.br/search/label/direito