Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

Alice Braga 29/08/2021

Livro muito interessante sobre o que é justiça. Com vários exemplos que nos ajudam a pensar fora da caixinha, gostei muito da leitura.

Mau 30/01/2013

Sobre o curso homônimo ao livro: O que é fazer a coisa certa? Dilemas filosóficos e o futuro da Educação
No livro O Caso dos Exploradores de Cavernas, de Lon Fuller, durante uma expedição, cinco pessoas acabam sendo soterradas numa caverna. Considerando a demora do resgate e a possibilidade de morrerem por inanição, um deles sugere que sorteiem alguém para ser sacrificado, servindo de alimento aos demais — ironicamente o sorteado foi o próprio infeliz quem deu a ideia. Depois de resgatados, os quatro sobreviventes vão a julgamento por homicídio. Tal obra costuma ser utilizada em matérias introdutórias do curso de Direito, pois apresenta aos estudantes inúmeras questões morais e interpretativas, além de remeter à colisão de normas jurídicas e questionar a legitimidade destas. Lembro-me de ter lido esse livro no 1º ano do curso e do debate que houve na sala, que foi dividida em grupos, cada qual tendo de elaborar argumentos defendendo a absolvição ou condenação dos réus fictícios.

Dilemas morais como os suscitados por essa história são amplamente discutidos num dos cursos mais populares da Universidade de Harvard: Justice: What's The Right Thing To Do — já frequentado por mais de 15 mil alunos e dividido em 12 aulas. É o primeiro curso da universidade a ser transmitido na TV aberta americana e completamente disponibilizado online. Num anfiteatro com capacidade para mil pessoas, o curso é ministrado pelo filósofo político (fenômeno de audiência e venda de livros) Michael Sandel, que instiga seus expectadores a refletir sobre vários dilemas filosóficos à luz das ideias de diversos pensadores — como Aristóteles, Kant, John Rawls — a partir de situações práticas e hipotéticas que vão sendo lançadas. Indagando seus alunos com perguntas do tipo: “seria justificável torturar alguém para obter uma informação que salvaria a vida de muitas pessoas inocentes?”, “É possível medir o prazer?” Sandel discute o Utilitarismo; ou “se ao fazer uma venda um comerciante recebe troco a mais e o devolve simplesmente por temer a possibilidade de sua loja ficar com má reputação, sua atitude teve valor moral?”, para analisar a filosofia moral kantiana. Os alunos apresentam respostas, que por vezes se contradizem e vão sendo incorporadas na exposição da aula, de modo que todos acompanham o debate e seguem o raciocínio exposto...

Análise completa disponível em:

Sam 05/06/2022

Levei uma vidaaaaaaaaaa para ler, caramba, cansativo, com milhões de referência gigantes e ao final de tudo é aquele livro para refletir e que não te entrega nenhuma solução.

Suellen.Alves 16/01/2021

O que é a coisa certa a se fazer?
Todo o livro é escrito para responder a esta aparentemente simples pergunta.

O autor consegue com maestria falar de conceitos filosóficos de forma totalmente acessível e com profundidade, passando por diversas linhas de pensamento que surgiram ao longo do tempo para explicar o que é fazer a coisa certa, unindo muito bem a teoria e exemplos práticos do cotidiano.

Li por indicação de um professor de filosofia e achei genial!

Uma excelente leitura que traz muitas reflexões e um entendimento de muitos comportamentos da sociedade.

Joao.Guilherme 26/01/2022

Não é uma leitura fácil, mas traz reflexões interessantes
leitura não é simples, mas alguns trechos trazem uma reflexão importante sobre a melhor forma de ser justo principalmente em questões mais discutíveis, como cota para negro, patriotismo, aborto senso de cidadão.

o final sugere um caminho alternativo sob a ótica do escritor do que seria uma abordagem de vida mais justa

Greice21 08/05/2022

Justiça
Depois dessa excelente leitura, já não sei mais o que é justiça. Livro para fazer repensar várias de nossa atitudes, e nos colocar defronte a casos de difíceis escolhas.

Thailinne 04/07/2020

Leitura obrigatória
Nesse momento que vivemos, este livro deveria ser lá leitura obrigatória. Escrita super didática com ótimos exemplos. Daqueles livros que você conheça a ler e já chinela a identificar um pouco de casa assunto no seu dia a dia.

Luisa.Farias 24/02/2022

Um romance teórico
Apesar do livro tratar de um tema teórico, jurídico, a narrativa do autor é construída em um formato de diálogos, histórias, tornando a leitura tão leve quanto possível, quase um romance. Além disso, o conteúdo do livro é rico, não conheço nenhum trabalho parecido ou tão bem construído nessa área. Se você é estudante de direito ou algum curso de humanidades ou simplesmente se interessa pelo tema, vale muito a pena ler.

Volnei 24/01/2022

Justiça O que é fazer a coisa certa
Nesta obra o autor nos traz alguns questionamento sobre a justiça. O que é ser justo ? Como fazer a coisa certa ? Será que temos condições de saber a diferença entre certo e errado?
Esta obra de certa forma nos leva a refletir um pouco mais sobre justiça, lembrando também de leituras anteriores que falam também deste assunto como A Repúblia de Platão

peedroferreiraa_ 03/06/2021

Recomendo!
Mais um livro lido para fins acadêmicos.

Achei o livro um pouco enrolado, porém, traz um conteúdo sobre a justiça de modo geral muito interessante.

Recomendo.

Leticia.Araujo 28/04/2020

Incrível, Instigador, Desafiador!
Um livro que apresenta teorias complexas sobre o que é justiça, e como ela se relaciona com a moral e a virtude de forma simples e eficiente para o leitor leigo. Traz reflexão e forma opinião. Tenho certeza de que um dia o lerei novamente. Inclusive, acredito que todos deveriam lê-lo

Babi 26/07/2020

Para refletir.
Já li esse livro duas vezes e cada vez que leio ele se mostra mais interessante,reflexivo e denso pela questão abordada,sobre o que é certo? errado?, confesso que prefiro as aulas que Sandel ?dá? em seu curso em Harvard e que deram origem ao livro por elas serem mais dinâmicas e claro pela explicação feita por ele (impecável).Recomendo de olhos fechados.

João 04/11/2021

Justiça
O autor trás questionamentos e acontecimentos que reflexionam o tema da justiça. É um bom livro para quem quer refletir sobre o que é justo e como alcançar a justiça.

Rafael 20/05/2020

O autor apresenta uma abordagem filosófica para a explicação de justiça sob a ótica utilitarista, liberal e baseada na teoria do bem comum, apresentando exemplos de sua aplicação e importância de se fazer a coisa certa.

Gabi 22/06/2020

Pensar sobre justiça e dilemas morais sob uma ótica filosófica acessível. Um livro incrível, vale cada página.