Crónica de una Muerte Anunciada

Crónica de una Muerte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crónica de una Muerte Anunciada

1 | 2 | 3 | 4

Nina 13/11/2022

Anunciada, porém o mistério persiste...
Gabriel Garcia Marquez sempre mostrou porque foi um dos melhores escritores de sua geração. Arrojado, culto, bem humorado. Seus livros nos fazem rir e chorar, nos surpreender e descobrir.

A morte de Santiago Nassar foi anunciada, só faltou um cartaz, talvez, para que fosse mais escancarado o anúncio. Muito anunciada. Já começamos o livro sabendo... Mas o mistério principal não é esse... E seguimos, como na história de Capitu e Bentinho, tentando descobrir quem foi... (SEM SPOILERS!)

Lucas 04/09/2022

Ótimo
A leitura é leve, divertida e particularmente tensa pelo seu estilo "policial", no sentido da estrutura da narrativa.

O tema central do livro não é nenhum segredo: a morte de Santiago Nasar, posta no título e na primeira frase da obra. Agora, como essa morte se deu e sua dinâmica psicológica são muito bem amarradas pelo escritor.

Uma leitura curta que vale a pena.

Natália Ranhel 02/03/2022

O titulo já diz o final da história. Ainda assim, a narrativa é tão bem construída que você fica presa a história do início ao fim.

Iana 25/01/2022

"Lançado em 1981, Crônica de Uma Morte Anunciada mostra mais uma vez o escritor Gabriel García Márquez fazendo de maneira exemplar o jogo entre ficção e realidade — posto que o crime aqui narrado é baseado em um fato ocorrido no Departamento colombiano de Sucre, no ano de 1951 –, ao mesmo tempo em que brinca com o gênero literário que está no título da obra. De crônica, o livro tem o seu caráter imediato, com um núcleo presente ligado à tal morte anunciada e alguns tentáculos narrativos que dão ares de novela ao volume, algo que poderíamos igualmente afirmar pelo seu tamanho, bem maior do que uma cônica comum.

Através de uma organização não-linear, o narrador sem nome (ou seja, o próprio autor, compartilhando memórias) transita entre a descrição jornalística dos fatos e a narrativa oral, trazendo um grande número de perspectivas para o caso, muito tempo depois de sua ocorrência. E justamente por ter tantas pessoas falando sobre o assassinato é que o texto ganha temporariamente ares jurídicos, confessionais e anedóticos, cada camada engrossando o ideal de “destino imutável” de Santiago Nasar, morto a facadas pelos irmãos Pedro e Pablo Vicario que defendiam a honra da irmã Angela, supostamente desvirginada por Santiago.

O que chama a atenção é que este é o tipo de livro em que não existe, de fato, spoilers a respeito dele. O maior evento da crônica é colocado justamente nas duas primeiras linhas do volume, fazendo jus ao que o título indica. E é a partir desse conhecimento final (de que Santiago Nasar irá morrer) que o leitor estranhamente fica ainda mais curioso para saber todos os detalhes em torno dessa morte e, principalmente, por que ninguém ajudou Santiago ou impediu os irmãos Vicario de cometerem o crime."
@planocritico

Mar 22/11/2021

Sarcasticamente trágico
Esse foi meu primeiro livro do Gabriel Garcia Márquez, sempre quis ler sua obra, principalmente para entender o famoso Realismo Mágico. Não posso dizer que foi surpresa o quanto eu gostei, a ideia de uma tragédia com pinta de comédia descreve tanto meu gosto quanto esse livro.
Do que eu levei comigo é que a vida pode ser tão poética quanto a arte, isso só depende de quem interpreta.
Das milhares de cartas nunca abertas de Angela Vicário, aos gêmeos que de tão jovens davam medo e ao Santiago Nasar, que nunca foi tão belo quanto no dia de sua morte que todos sabiam menos ele mesmo. Esse livro conta com memórias fragmentadas que marcam a gente mas que são tão fantasiosas como sonhar com pássaros.
Uma poesia melancólica e cômica.

bibi 17/10/2021

minhas opiniões sobre ?crônica de uma morte anunciada?
pontos fortes: gostei do livro, da história, da forma como o autor trabalhou a narrativa, contando primeiro sobre a morte do personagem e nos mostrando os acontecimentos que antecederam tal acontecimento.
pontos fracos: o livro é um pouco confuso em alguns momentos e dá MUITA agonia em outros. até agora não consegui superar a última cena.

Allana 05/08/2021

Crónica de una muerte anunciada
O tema deste mês no meu clube do livro foi Realismo Mágico, e esse livro foi o escolhido.

Foi o primeiro livro em espanhol que eu li, imagino que não tenha sido a escolha mais simples mas mesmo assim curti a leitura.

Mesmo sabendo (pelo próprio título) o que irá acontecer na história, o Gabo consegue nos manter interessados no enredo até o final.

É muito interessante a maneira como ele conta um acontecimento central por meio da lembrança de várias pessoas diferentes e nos faz questionar o que é inteiramente verdade e o que não é.

A parte do "mágico/fantástico" do gênero é muito sutil e pode até passar despercebida para quem não é familiar com essa "categorização".

Gostei muito da leitura por ter sido rápida e interessante. Talvez eu tenha perdido alguns pequenos detalhes pelo desafio de ter lido em espanhol, mas no geral fiquei feliz e recomendo o livro!

O tema do próximo mês é quadrinhos, animada para ver o que vem por aí.

Raven 23/07/2021

Gabo extraordinário
Que livro incrível! Li por causa de uma discussão em sala que teríamos e me apaixonei. O livro já te entrega logo de cara que Santiago irá morrer e você fica sem entender o porquê do Gabriel Garcia fazer isso. Meu primeiro pensamento foi que o livro ficaria enjoativo por entregar essa notícia logo de inicio, pensei que o desenvolvimento seria ruim porque, querendo ou não, você acaba imaginando que a morte de Santiago é o clímax do livro, mas eu me vi completamente envolvida com a trama e acabei me surpreendendo. Gabo é extremamente detalhista e isso acaba fazendo com que você se sinta incluída o tempo todo na trama. Várias foram as vezes que quis entrar no livro e avisar Santiago o que ocorreria, me senti angustiada todas as vezes que sabia que algo poderia ser decisivo para que ele não morresse. Enfim, esse foi o melhor livro que já li na minha vida e com toda certeza eu o levarei para o resto da vida!

Camila 27/06/2021

o perigo das obviedades
de uma forma (literalmente) visceral, gabo consegue nos contar uma história cujo desdobramento é sabido desde o título do livro: ele morre no final.
hoje esse tipo de final anunciado já não é tanta novidade na literatura, mas a maneira como o gabriel garcía márquez consegue prender a leitura com uma escrita tão viciante ainda impressiona. em determinados momentos eu pensava que, ok, agora já sabemos de tudo, não tem mais o que descobrir, e ele ia lá e me mostrava o quão enganada eu estava.
mesmo já sabendo da morte, do motivo do crime, do personagem finado e dos assassinos (desde praticamente a primeira página do livro), há o tempo todo um plot novo a descobrir e tudo é tão bem contado que mesmo SABENDO do que vai acontecer, até o assassinato se consumar eu tinha alguma esperança de que o enredo fosse mudar drasticamente.
pra mim talvez o mais sensacional tenha sido o fato de que TODO MUNDO sabia o que ia acontecer, mas justamente por saberem que todo mundo sabia, ninguém fez nada achando que outra pessoa o faria, então não precisava se dar ao trabalho.
"la fatalidad nos hace invisibles"

crislane.cavalcante 25/06/2021

Primeiramente devo falar desse título genial que foi uma junção de dois gêneros a crônica (relato de um fato que aconteceu no cotidiano daquele povoado) mais o gênero novela (maior que um conto e menor que uma novela, com presença de personagens e um tempo cronológico definido), a partir daí se percebe a genialidade do autor. Outro fato interessante é a revelação na sinopse da história do enredo que a novela irá "girar" que foi o assassinato de Santiago Nasar, geralmente o clímax só é descoberto durante a leitura mas aqui o jogo começa exatamente na descrição dessa morte anunciada que é descrita através de vários pontos de vistas, inclusive achei genial essa reconstrução do assassinato anunciado e essa dúvida que o narrador deixou em saber se de fato Santiago Nasar era o verdadeiro culpado e se Angela mentiu. O mais intrigante sem dúvidas foi que quase ninguém acreditou que de fato esse crime poderia realmente ter se consumado, a maioria achou que era apenas palavras jogadas ao vento e inclusive ninguém se atreveu parar essa loucura quando estava para acontecer e os que tentaram evitar chegaram tarde demais. Eu preciso dizer que sem dúvidas essa forma de história não linear com essa linguagem clara, objetiva e fluida de Gabriel García Márquez fez com que uma história totalmente absurda ganhasse "vida" e nos faz duvidar se de fato isso aconteceu ou se tudo não passou de delírio criativo seu.

jotaefesanchez 18/06/2021

Intrigante...
Não há surpresa no "desfecho". Na primeira frase do livro já sabemos que Santiago Nasar vai morrer. E toda a crônica a seguir nos apresenta os fatos que levaram ao incidente.

Uma história curta e de leitura rápida, que não cansa em momento algum. Ainda que saibamos o "final", é a forma como tudo nos é contado que vale a pena.

Foi meu primeiro contato com a obra do autor. Um excelente e acertada escolha.

Cris B 17/02/2021

O mago Gabo
O mágico Gabo nos fascina novamente com suas técnicas de escrita. A
Já começamos a crônica sabendo do seu final "Santiago Nasar morreu" e mesmo assim lutamos ao longo de todo o livro contra essa morte. Incrível como o autor retrata os costumes latino americanos, as regras sociais que nos prendem e muitos outros mistérios ao longo dessa obra.

1 | 2 | 3 | 4