Dark Life

Dark Life Kat Falls

Resenhas - Dark Life

Henri B. Neto 15/02/2013

Resenha: ''Dark Life - Vida Abissal'', de Kat Falls
''Dark Life'' é um daqueles livros que, se você não souber sobre o que ele se trata, te engana direitinho. Durante muito tempo, quando passava por ele em uma livraria, ou via alguma resenha dele pela blogosfera, sempre tive uma estranha sensação de que a história era algo que não era: um livro de biologia juvenil, onde as criaturas marinhas eram os protagonistas e o foco da história. Mas logo descobri que não poderia estar mais enganado... ''Vida Abissal'' na verdade é um o primeiro volume de uma série Jovem Adulta Sci-Fi, recheado de cenas de ação e com uma ambientação completamente diferente e com um quê de distópica.
Logo nos primeiros parágrafos, já fui completamente tragado pelo universo subaquático da história. Kat Falls não dá tempo para o leitor respirar, e usa e abusa das reviravoltas presentes na trama para não deixar que ninguém largue o seu romance de estréia. A narrativa é muito fácil e gostosa, sem falar que as descrições dos ambientes e das cenas são muito ricas e te levam de verdade para o que está acontecendo em Vila Abissal. Eu sempre pensava na tradicional frase ''vou ler só mais uma capítulo'', mas quando via, já tinha devorado quase todas as páginas.
Além disto, os personagens de ''Dark Life'' são cativantes. Ty, protagonista e narrador da aventura, tem uma visão de mundo completamente diferente, pois ele nasceu e viveu durante todos os seus 15 anos no fundo do mar, já que seus pais fazem parte do grupo chamado de ''Pioneiros'' - as primeiras pessoas que tiveram coragem de desbravar o Oceano, e decidiram morar por lá. Junto à ele, também temos Gemma, uma garota da superfície repleta de segredos, e que está em busca de seu irmão misteriosamente desaparecido. Mesmo sendo de mundos inteiramente distintos, os dois se tornam amigos e improváveis aliados.
O mundo futurista e catastrófico apresentado na história também merece destaque. Ao ressaltar que tudo ocorreu devido às consequências do Aquecimento Global, a autora conseguiu unir verossimilidade à sua fantasia científica. A sociedade agora é dividida entre as pessoas que se atulham uma em cima da outras em cidades-edifícios (no que restou dos continentes) e nos exploradores do mar. A incerteza ainda impera, por isso toda a Comunidade é regida por um governo em Estado de Emergência - que logo se mostra um tanto quanto arbitrário e corrupto. Além disto, temos também uma perigosa gangue de criminosos marítimos que assolam a vida dos cidadães de Vila Abissal e leva mais perigo e urgência para a trama.
Mesmo sendo o primeiro volume de uma série, ''Dark Life'' é um livro muito bem construído - com começo, meio e fim. Em um romance eletrizante e visceral, Kat Falls nos traz uma história sobre o poder da comunidade, da família e de como não devemos ter vergonha de quem somos. Eu não esperava que a narrativa fosse me conquistar tanto, e agora estou mais do que ansioso para ler a continuação da série, ''Rip Tide - Maré Bravia'', que já foi publicado por aqui pelo selo Ciranda das Letras. Com certeza, mais do que recomendado!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Haida 15/02/2013minha estante
Oh vontade de ler!! Quando vi a quantidade de estrelas pensei "não leia esta resenha, vc vai querer comprar o livro". Pronto. Quero comprar o livro. Parabéns pela resenha!! =]

Blog MDL 01/10/2013

O planeta não é mais o mesmo e agora os humanos precisam disputar cada pedaço de terra que ainda não foi engolido pelo oceano. Isso se eles não quiserem ter uma vida abissal como Ty, sua família e tanto outros pioneiros que preferiram ir morar no fundo do mar a ter que se empilharem uns sob os outros em prédios cada vez mais altos e com menos espaço. Mas a vida marinha não é tão ruim quanto parece, lá embaixo, Ty tem tudo o que os topeiros não têm: espaço, comida e esperança. Porém, uma gangue ameaça destruir tudo o que eles lutaram por tanto tempo para construir, mas Ty não está disposto a deixar que esses bandidos acabem com os seus sonhos e é com a ajuda de Gemma, uma garota determinada a encontrar seu irmão mesmo que para isso tenha que viver em solo marinho, que ele entra em várias aventuras e luta para salvar o seu lar de ameaças conhecidas... e desconhecidas.

Kat Falls conseguiu me surpreender desde a primeira página. O universo criado por ela é tão diferente daquilo que já vi em outros livros do gênero que senti um sobressalto ao perceber tamanha originalidade em sua história. Para começar, desde o início ela nos introduz a um mundo pós-apocalíptico onde o oceano tomou conta de quase tudo, apesar de vez ou outra ela fornecer vislumbres da vida em terra, todo o seu foco está em conduzir e ambientar o leitor na vida marinha, o que causa certa estranheza no início, já que temos que nos acostumar com casas no fundo do mar e pessoas respirando embaixo d’água através de uma substância denominada liquigênio.

Ao contrário do que pensei inicialmente, os moradores do Território Bêntico vivem em uma sociedade mais do que organizada, já que além de estarem sob domínio do governo, eles possuem um sistema de trabalho que gera renda não só para eles, como também, colaboram para que a vida no topo seja menos dura do que é. Isso se dá através da criação de peixes e do cultivo de suprimentos em estufas realizado pelos abissais em suas fazendas cujas estruturas foram idealizadas pelo pai do Ty. Confesso que em alguns momentos fiquei um pouco cética com relação as coisas que a Kat Falls descreveu e quando isso aconteceu, eu simplesmente não consegui acreditar na história e tinha a sensação de que por mais que eu tentasse, o enredo era surrealista demais para mim.

Contudo, aos poucos eu fui me acostumando com os cenários construídos por ela e fui de abismada a fascinada com tanta facilidade, que logo me vi presa as aventuras de Ty e Gemma de um modo que nem eu esperava que ocorresse. Um dos pontos principais para que isso acontecesse foi a narração sob o ponto de vista do Ty, já que como o primeiro ser humano a nascer no mar, ele fornece detalhes do oceano que encantam e instigam o leitor a querer saber mais sobre o estilo de vida que os moradores do Território Bêntico levam, bem como, a maneira que eles fazem para se adaptar ao fato de que eles são rodeados por uma natureza que além de diversificada, é diferente daquela que a maioria deles estavam acostumados até então. Para comprovar o quão peculiar é a vida deles, temos a Gemma, uma garota do topo que foge do internato em que vive para procurar seu irmão em solo oceânico por acreditar que ele é um prospector e que acaba encontrando Ty e sua família, que além de acolhê-la, a ajudam nessa busca que acaba sendo mais perigosa que qualquer um poderia imaginar.

E foi justamente nos quesitos perigo e aventura que a autora me conquistou, pois durante todo o livro ela conseguiu me manter em um nível de tensão que é pouco comum para uma história infanto-juvenil. Foram tantas reviravoltas, tantas surpresas, que fiquei várias vezes sem fôlego tamanha a ansiedade que senti para descobrir logo o desfecho que a Kat Falls deu ao primeiro livro da série que chegará as telonas através de uma produção da Disney. E olha, pelo começo pouco amigável que tive com a história, foi com certa satisfação que fechei o livro e a palavra ‘adorei’ soou em meus pensamentos para definir aquilo que achei do livro. E é por isso que eu, sinceramente, espero que no livro que dá continuidade a história de Ty e Gemma intitulado no Brasil de ‘Rip Tide – Maré Brava’ a autora consiga manter o excelente padrão de sua história, de sua narrativa, de seu enredo e de seus personagens que tanto me cativaram durante esse primeiro contato que tive com a sua escrita.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/09/resenha-dark-life-vida-abissal-por-kat.html

SuAlen.Pawelkiewic 19/11/2021

Encare as profundezas. Tema as profundezas.
Dark Life não é um livro que me chamaria atenção em uma livraria, quando chegou até a mim através do @literatourclube, por não ser o tipo de livro que costumo ler, pensei que seria um tédio. No entanto me surpreendeu muito. Uma história envolvente, fácil, descontraída de se ler.

Conhecer sobre a vida submarina de Ty, os segredos que envolvem esse projeto. Seu dom especial. A coragem de Gemma, em buscar pelo seu irmão em um território tão estranho e perigoso para quem não conhece.

Uma gangue que todos têm medo. Cheia de segredos e inteligência ou seria dons? Confesso que cheguei a sentir compaixão pelo Sombra e sua gangue. ???

Excelente leitura, recomendo, encantada pela vida Abissal.

@suhh_entre_livrosefelinos ??

JL Marcal 30/10/2020

Leitura maravilhosa
Personagens cativantes, trama bem-elaborada...A autora escreveu uma ótima história e muito divertida também. Recomendo, sem sombra de dúvida!!

Ana 30/05/2021

Surpreendente
Eu digo sem nem pensar duas vezes que é uma leitura necessária, é leve, divertida, instigante e perfeita

Eu particularmente só comprei pelo preço que tava na Amazon (10.00) mas me apaixonei pela história e assim que terminei fui correndo comprar o segundo

Eis o que eu digo: LEIA

Fabiane Ribeiro 23/08/2013

Resenha de Dark Life - Vida Abissal, de Kat Falls
Dark Life (Vida Abissal, no Brasil) se passa em um mundo pós-apocalíptico, em que a maioria das porções de terra do planeta foi engolida pelo oceano. As cidades que restaram em terra firme tornaram-se um caos, nas quais as pessoas vivem amontoadas, em quartos pequenos, e muitas famílias entregam seus filhos ao governo para viverem em pensionatos. É chocante como as cidades em terra são tratadas como “cidades verticais”.
Alguns seres humanos aventuraram-se a viver no fundo do oceano e a explorar a vida abissal.
A história gira em torno de Ty, um garoto de quinze anos, o primeiro a realmente nascer no fundo do mar. Ty vive no Território Bêntico, junto de sua família, em uma fazenda submarina. Os moradores desse território cultivam suprimentos em estufas, e também criam seres oceânicos, como cardumes diversos, para garantirem seu sustento.
As fazendas são incrivelmente descritas no livro, protegidas com cercas de bolhas, para que as criações não escapem e para que os tubarões não invadam. As casas são arquitetas pelo pai de Ty, e, quando os humanos que vivem no Território Bêntico estão dentro dos prédios submersos, eles vivem normalmente, como se fosse em terra, pois há todo um tipo de construção especial e ar pressurizado. Entretanto, quando estão se locomovendo pelo oceano, ou estão em submarinos, ou estão nadando – com seus trajes de mergulho e preenchendo seus pulmões com liquigênio (Super criativo!E, um pouco, estranho, rs)
Uma gangue de criminosos (Gangue Calamar) tem saqueado os navios de suprimento que são enviados para os moradores do Território Bêntico, causando caos e pânico entre os moradores – sobretudo quando eles passam a saquear as fazendas submarinas também. O livro começa quando Ty – que sempre quebra as regras de segurança – encontra um submarino abandonado, cheio de sangue em seu interior. Dentro do veículo, ele conhece Gemma, uma garota da sua idade, que vive no Topo. Ela desceu ao fundo do mar após fugir de seu pensionato para procurar o irmão – ele é tudo o que restou de sua família. Entretanto, no decorrer do livro, vamos descobrir que o irmão de Gemma estava envolvido com questões complicadas e que encontrá-lo pode significar pôr tudo em perigo.
Gemma e Ty acabam fazendo uma grande amizade enquanto travam sua busca submarina e, inclusive, vivem um romance adolescente (pouco explorado na narrativa, talvez seja um gancho para as continuações do livro). A busca acaba se tornando numa questão de sobrevivência, quando o governo decreta que os próprios moradores do fundo do mar devem encontrar a Gangue Calamar, senão os fornecimentos de suprimentos irão ser interrompidos, o que acabará forçando os moradores a voltarem ao Topo e a perderem as criações que tanto se esforçaram para desenvolver em solo submarino.
Os pontos fortes do livro são as descrições de lugares maravilhosos do oceano, as criaturas e, inclusive as caronas – com baleias ou golfinhos! Além de ter um clímax bem construído ao longo da trama, em que Ty se envolve com os bandidos da Calamar, estando frente a frente com o líder (“O Sombra”) diversas vezes. O final tem pontos surpreendentes e algumas reviravoltas inesperadas quanto à história e aos próprios membros da Gangue Calamar.
O livro também traz a questão de que a pressão submarina afeta de alguma forma o cérebro das crianças que lá vivem, levando-as a desenvolverem Dons Abissais. Esse é um ponto explorado mais pro final do livro, que, provavelmente, também será mais abordado nas sequências.
A diagramação do livro está bem bacana, eu nunca havia lido um livro em papel couche, gostei da experiência. A capa também é bem bonita, só senti falta de orelhas.
A linguagem é bem adolescente e a “viagem” um pouco grande em alguns pontos, mas se você tem mente aberta para essas coisas, vale a pena ler. Eu gostei bastante da leitura, foi completamente diferente de tudo que já li, então recomendo. Consegui chegar a ficar sem fôlego em algumas cenas estendidas no oceano aberto.
O livro tem continuação, já lançada nos EUA e a Disney comprou os direitos de levá-lo às telas do cinema, mas o desenvolvimento ainda é bem inicial (vale a pena dizer que os direitos para rodar o filme foram comprados antes mesmo de o livro chegar às livrarias!)

keu ;) 23/08/2021

Bom livro
Ótima premissa, uma boa história.
Aqui acompanhamos Ty e Gemma nesse mundo distópico em que apenas uma pequena fração de terra não está submersa.
Li o livro em uma sentada, mas acho que teria gostado mais se tivesse sido uma leitura mais demorada. Obviamente eu me envolvi no enredo, mas não acho que senti do jeito que deveria.

Barbara1202 31/10/2020

A linguagem desse livro é ótima e a todo momento me senti presa a história, querendo ler mais e mais ... além de ter uma reviravolta surpreendente no final.

Bianca1734 26/01/2022

Atlântida?
Esse livro me surpreendeu positivamente, não esperava que ele fosse tão bom assim. É um mundo distópico interessante. Ansiosa pra saber o que acontece no próximo.

Aninha 19/02/2021

Rápido porém incrível
Dark Life é uma distopia maravilhosa.

Com um ambiente completamente diferente do que vemos na maioria das livros, aqui tudo se passa embaixo d'água (pelo menos, quase tudo).

Os personagens são bem desenvolvidos e apesar do ritmo acelerado no qual acontecem as coisas e de algumas descrições meio confusas a história te mantém cativado do início ao fim.

Confesso que como a maioria das coisas acontecem no ambiente aquático, tive que pesquisar no Google algumas vezes para conseguir imaginar bem a cena, mas ainda assim, não deixa de ser um livro incrível.

Comprei ele na Amazon só pela questão do preço mesmo porque tá beeeem baratinho, sem esperar muito da história, porque tava querendo "matar o tempo" lendo alguma coisa diferente (e sem money fica complicado), mas me surpreendi muito pelo livro.

Recomendo para todos que estão começando a ler agora, para quem quer renovar a lista de leitura sem gastar muito, para aqueles querendo uma nova leitura mas estão com o bolso um pouco apertado e para todos os leitores que procuram algo que foge dos mundos que vemos normalmente, com magia, guerras e reinos.

Na realidade, recomendo pra todo mundo porque ele é muito bom para não ser panfletado. Claro, tem a escrita um tico confusa, mas ainda assim é muito bom ksks.

Styx_txt 08/03/2024

Irmãos abissais the goat
Como pode dois irmãos serem literalmente a coisa mais precisosa, incrível e estupenda em um livro inteiro?? O ty é forte, decidido e simplesmente n abaixa a cabeça nem pros pais, a zoe é foda dms, ela é novinha ainda, mas já é forte, e ai temos a gemma que é a mesma chonga do livro 2. Pra contexto eu li sem saber primeiro o livro 2, e dps li esse q é o 1, e oq eu tinha achado estranho no livro 2 era a falta de contexto, q a gnt tem um pouco mais nesse livro, mas n tanto como eu gostaria, queria q tivesse explicado melhor o universo

Bruna.Eduarda 07/04/2021

Esse é um daqueles livros que aparentemente você não daria nada por ele, mas que no final acaba te surpreendo, se pudesse dar nota mil, eu dava ?

Vê Tezoni 22/12/2013

Um livro bonito, tenso e diferente. Muito bem elaborado e criativo, a autora conseguiu criar um universo que nos envolve, e uma historia que não cansa. Virei fã desta autora, espero que escreva outros livros. Mesmo sendo uma literatura juvenil, escrito de forma a ser acessível a tal público, não se torna nada cansativo para um adulto, muito pelo contrário. Aliás, seria um filme lindo, que eu assistiria com certeza. Fico no aguardo!