Primeiro, Único & Eterno

Primeiro, Único & Eterno Lucas Borges

Resenhas - PRIMEIRO, ÚNICO & ETERNO

Marcia Luisa 20/09/2011

“todo fim é o começo de uma eterna lembrança”
Deixa-me Lembrar de Você?! É REAL.
Quer dizer, não a parte do amor relâmpago, o amor à primeira vista ou algo assim... Mas essa parte é um SONHO REAL de todas as meninas, de todas as mulheres. Arrisco em dizer que de todas as pessoas.
Quem nunca quis viver um grande amor?
Bia – nossa querida protagonista Beatriz – tem essa oportunidade quando esbarra com Henrique numa pracinha da cidade...
Seus olhos azuis se encontram com os olhos negros dele e puuum! Amor, amor, amor!
Tudo que ela quer é revê-lo por aí um dia desses...
E esse dia chega logo na segunda-feira, primeiro dia de aula... ALUNO NOVO NA AULA DE BIA?
Siiim! E é o nosso lindo, tudo de bom, lindo, lindo – tá, vocês já entenderam – Henrique.
Ela, como toda a adolescente de 17 anos, treme por dentro ao vê-lo, não acredita que ele possa estar ali, pertinho dela, na mesma sala de aula... E AINDA OLHANDO PARA ELA! ELE LEMBRA SEU NOME!!! SEU APELIDO!!! ELE LEMBRA DELA!!!
Só quem é – ou foi – adolescente sabe como é essa sensação.
Bia e Henrique trocam poucas palavras durantes a semana, depois da aula... Ele parece querer afastá-la...
Ela, querendo acreditar que não se importa com isso, que não tá mais nem aí para o amor depois de seu último namoro, que não quer mais saber dessas coisas, não dá muita bola. Mas aaah, a gente sabe que ela se corrói para saber por que Henrique ~suspiros~ está fazendo isso.

Antes de a gente descobrir isso, vamos falar um pouco sobre Bia.
Ela é tem 17 anos, seus pais estão apenas morando na mesma casa, fingindo um casamento que na verdade não existe mais, coisa que a deixa muuuito, muuuito irritada e frustrada por não poder fazer nada para mudar...
Bia é bonita e atrai olhares de TODOS. Principalmente de um cobrador tarado aí... ~ como eu ri com essas cenas ~ Nós, mulheres, sabemos como é isso... Ser cantada por cobradores de ônibus, né?
Mas ao contrário do que você imagina, ela não fica completamente irritada, não, com esses “olhares vorazes” para cima dela... Ela até gosta... Faz com que seu ego seja acariciado...
Achei bem legal isso, faz com que saibamos mais sobre a personalidade da personagem.
Uma história à parte é o grupo de amigos de Bia... adorei!!!
Cris, a querida, doce e suuuper amiga Cristal se tornou minha personagem preferida! SÉRIO! Suas frases de consolo, seus puxões de orelha em Bia, sua timidez e sua leve ousadia me fizeram querer muuuito uma amiga como ela.
Uma amiga que todos devem ter. De verdade.
Cris que é apaixonada por Diogo... Um bonitão lá do colégio das meninas que meio que não tira os olhos de cima de Bia... ~ essa coisa você entende mais no livro ~
Cris, apesar de ser a mais “inocente” do grupo, parece ser a mais sábia. Bia precisa muito dela, queria que ela percebesse e valorizasse isso.
Daí temos Kathe, a CDF que namora o ex de Bia. PERA, COMO ASSIM??? BIA PEGA TODO MUNDO?
Não. Não... Mas sabem como é... Cidade pequena... Mesmo colégio... Essas coisas são bem comuns.
Kathe é querida, mas não tem muito destaque, já que a melhor amiga de Bia é Cris mesmo.
Então temos Guta... aain... Eu ri tanto com ele e sua franja que nunca para no lugar. O amigo estiloso que a gente tem. E SABEM ONDE FOI A PRIMEIRA VEZ DELE?
Calma. Não contoo... Quando o livro foi lançando – claro que vai ser lançado – vocês ficam sabendo e ficam como eu, de boca aberta antes de soltar uma gargalhada.
Ele é aquele amigo gay escandaloso que a gente tem, sabe? Que mais nos fiz rir do que qualquer coisa.
E aí fica a Aline. A ODIOSA ALINE. Bia não gosta dela e o sentimento é recíproco. Mas como falei lá em cima que o livro é real e como citei que alguns amigos de Bia são parecidos com que a gente tem...
Aline é aquela menina que a gente só suporta porque é amiga dos nossos amigos. Sabe? Aquela que você sorri e tenta, com muuuita força de vontade, não demonstrar que tudo que quer é matá-la de uma forma bem dolorosa.
E gravar para ver depois.
Pois é.
ODIEI ALINE. MUUITO. E no final do livro, quase, quase, quase que o Lucas me enganou e eu achei que ela pudesse se redimir.
Mas ficamos no quase mesmo.

Ah, vocês querem saber por que Henrique estava evitando Bia, certo?
Conto agora:
Porque ele simplesmente... simplesmente... Sentiu no momento que olhou nos olhos dela que ela seria importante pra vida dele. Ele, que estava cansado de sofrer por amor – e ele sofreu!!! – que estava cansado de se enganar... não queria sentir tudo isso de novo. Por isso, achou que se ficasse longe, poderia adiar o amor... impedi-lo de chegar.
COMO OS MENINOS SÃO BURROS, NÉ?! Só não o odiei por isso porque ele se declara de uma maneira TAO FOFA, TAO ÓÓÓWWN-EU-QUERO-PRA-MIM.

Ele e Bia começam a namorar... Coisa linda. Um romance normal de adolescentes... Amassos no carro, beijinhos na frente do portão, olhares durante a sala de aula e muitos deboches dos amigos solteiros, matação de aula para ir numa cachoeira e trocar segredos e carícias...

Atéé... Até... ATÉ HENRIQUE COMPRAR UM VESTIDO PARA BIA E AVISÁ-LA ASSIM NA LATA MESMO QUE NA QUINTA ELA IRIA CONHECER OS PAIS DELE.
Simples assim. Seilá, sei que ele queria compromisso, mas CUSTAVA PERGUNTAR O QUE ELA QUERIA?
Odeio homem mandão, mas os olhos negros e sedutores de Henrique me fizeram perdoá-lo rapidamente.

Tá, chegada a quinta-feira, Bia toda bonita no lindo vestido novo chega à MANSÃO de Henrique. Sim, mansão.
Uma coisa que me encafifa em livros românticos é: POR QUE O MOCINHO SEMPRE É RICO E POR QUE A MÃE DELES SEMPRE É UMA VACA?
Pois então... O namoro dá uma abalada por algo que acontece nesse jantar... Mas eles superam e voltam.
Lindos e lindos, contra tudo e contra todos *-*

A família de Bia passa por algo super-ruim, segredos são revelados e finalmente os pais se separam. Bia entra em depressão, afasta amigos, namorado... Deixa de viver.
Até a linda da Cris chegar e chutá-la para fora de casa, para ela voltar a viver...
Mas o paraíso não dura muito... Pois Henrique, que quer muito ser modelo, é chamado para Milão para uma maratona de desfiles e deixa Bia no Brasil, jurando amor eterno e e-mails todos os dias.

Não posso contar mais nada daqui, eu acho... Henrique volta, mas as coisas entre eles não estão muito boas... Afinal, foram meses longe um do outro e coisinhas e palavras não ditas interferem nisso.

O que posso dizer sobre o livro do Lucas além do que já disse, que ele é REAL?
Me perguntei muitas vezes durante a leitura se a descrição das aulas, das pessoas da cidade e de tudo em volta é de verdade ou se saiu da cabecinha do autor...
Não sei dizer e prefiro não perguntar. Perde a mágica.
Mas adoraria saber se aqueles professores são de verdade... Ou se o autor conhece alguma Bia... Ou alguma Cris... Ou ~supiros~ Algum Henrique para me apresentar. HAHAHHAHA

O que eu não gostei no livro? Não é que eu não tenha gostado, mas clichê é algo que me incomoda e o fato de Henrique ser lindo e rico e ainda ter um passado trágico com uma ex-namorada me deixou meio irritada.
E a dramaticidade de Bia. MEU DEUS. Tá pra ver menina mais dramática ou desconfiada... Ou vaidosa...
A descrição do dia-a-dia de Bia, como tomar banho, estudar, que aula teve ou ainda que aroma tem seu sabonete líquido ou que status do MSN estava usando fez com que eu quisesse ler meio por cima essas cenas.
Mas como disse, é para ser uma adolescente normal, para falar do dia-a-dia mesmo de uma menina de Macaé e o que é de uma garota sem esses hábitos?
Sem as músicas que escuta? Sem saber qual é o seu toque de celular?

Banhado a bilhetinhos, conversas de MSN e frases românticas, Deixa-me Lembrar de Você?! É uma leitura divertida e triste. É o “contraste” em livro e é tenso. Você vai rir sabendo que daqui a pouco você pode chorar.
Você vai chorar sabendo que daqui a pouco você vai suspirar.

Desejo boa sorte ao meu amigo Lucas e muito obrigada pela homenagem no livro. E agradeço também por confiar a mim o seu baby e me presentear com a honra de poder lê-lo antes de muita gente.
*--* Cê vai longe, rapaiz!!! *--------*

Gisele Galindo 04/10/2011

Romance, drama e uma pitada de ação
Como o livro ainda não foi publicado, não mencionarei questões de revisão.

Já faz um bom tempo que li Deixa-me Lembrar de Você?!, no entanto, na época, o autor pediu sigilo, respeitei-o. Agora ele liberou, então, falarei o que lembro e vier à mente.

A narrativa é leve e muito agradável. Os personagens bem descritos.

Já havia lido outro livro do autor e confesso, esse me conquistou bem mais. Pude perceber uma bela evolução na escrita de Lucas Borges, um jovem e talentoso escritor.

O romance é atual e traz temas como amor, inveja, traição e superação. Uma mistura que a princípio pode parecer banal e até certo ponto do livro o é, mas no decorrer das páginas a trama ganha impulso e um final bem interessante se faz presente.

Identifiquei-me com alguns personagens, digo isso no sentido de ter passado a senti-los e vivenciar seu drama. Como também odiei certa personagem em especial. Uma figura maquiavélica, que dá nos nervos.

Deixa-me Lembrar de Você?! é para os leitores apaixonados por um romance recheado de drama, uma pitada de ação e com um final muito bom.

Particularmente amo finais desse tipo.

Leitura recomendadíssima!!!!

Ana Martines 21/07/2014

Beatriz é uma típica adolescente. Nunca se apaixonou, mas atrai olhares de todas as direções. Mora com seus pais, mas estes estão sempre discutindo e, quando ela aparece, fingem que nada está acontecendo. E, por fim, não imaginava se apaixonar tão rapidamente por alguém.

E então ela conhece Henrique. Um rapaz misterioso, charmoso e educado. Após trombarem, ambos se conectam, como se fosse o destino trabalhando a favor deles. Mas, após este dia, Beatriz acha que nunca mais o verá. Tamanha a sua surpresa quando encontra ele estudando na mesma escola que ela e, para piorar - ou melhorar - na mesma sala.

Ambos negam estar se apaixonando mas o coração fala mais alto. O amor dos dois surge de uma maneira inesperada e surpreendente, nos deixando inebriados pelo carinho e compaixão compartilhado entre eles. Mas, o destino não é tão bom assim com eles.

"As coisas não precisam ser para sempre para serem inesquecíveis"

Henrique então recebe uma proposta irrecusável para trabalhar por 6 meses fora do país, o que acaba separando-os cada dia mais. O amor deles é forte, mas será forte o bastante para superar a distância, o tempo e, infelizmente, as mentiras?

Entre tantos desafios e imprevistos, podemos vivenciar a maravilhosa história de Beatriz e Henrique. O amor deles é contagiante e, por vários momentos, desejei estar ali, vivendo aquele momento no lugar da personagem. A escrita do autor nos deixa ainda mais envolvidos na história, com um vocabulário culto e refinado, pronto para descrever e explicar todos os pontos da trama.

"Um dia verás que a vida coloca diversas barreiras em nossos caminhos, mas ela só faz isso para observar até onde nós estamos dispostos a lutar por aquilo que realmente queremos"

Primeiro, Único & Eterno é um livro romântico. Muito romântico. Perfeito para ler em uma tarde tranquila, quando se está desanimada com a vida, a fim de viver uma nova história e se apaixonar por novos personagens. Além de a capa ser maravilhosa, o conteúdo é melhor ainda.

Por fim, recomendo a leitura para todos apaixonados por romance. Sem restrições de idade ou sexo. E estejam preparados para chorar, pois o final é chocante. Simplesmente surpreendente. Vale muito a pena conferir a primeira obra publicada do autor Lucas Borges!

site: www.vicioemlivros.com

Fer - Mato Por Livros 06/04/2015

Seu coração não será o mesmo
Bem já vou logo avisando, é impossível manter o coração intacto após a leitura desse livro.

“Todo fim é o começo de uma eterna lembrança!”

A vida de Bia não é das mais fáceis. Bem pelo menos para uma garota adolescente. O casamento dos pais não vai nada bem e com certeza é algo que abalaria muitas pessoas, a forma com que as coisas se dão na casa dela.
Ela é uma garota linda com uma vida simples e que atrai muitos olhares e tenta levar sua vida como qualquer garota de sua idade.

Henrique é um rapaz lindo (lindo mesmo rs), muito educado e que encanta a todos logo de cara (ou será que fui só eu?) ai minha época de colégio tivesse um Henrique assim rs. Mas que fique claro que falo de toda a sua beleza, peguei vocês né? Henrique tem uma beleza interior que chega a ser maior que o seu exterior. Enfim melhor voltar a resenha.

“Não tem asas e não pode voar, mas em seu coração traz o dom de amar.”

Eles não se conhecem, mas já se “esbarraram” por essas andanças na vida. O que eles não sabiam é que o destino se encarregaria de uni-los.
O romance parece improvável, mas quem entende o coração? E logo eles iniciam um lindo namoro.
Como nem tudo na vida são flores claro que o casal tem alguns problemas. No caso deles vários, os pais dele que não aprovam o namoro por Bia ser pobre é apenas um desses obstáculos. E como se já não fosse suficiente Henrique precisa viajar e passar alguns meses fora.
Pronto agora o amor será posto a prova.
Será que eles vão aguentar a distância? As invejas e calunias que rondam seu relacionamento?
Quando intrigas põe a prova esse relacionamento, somente um amor muito verdadeiro pode ultrapassar as barreiras e resistir.
Mas e se algo mais forte do que o amor, algo que não temos o poder de vencer resolve impor-se uma vez mais entre esses dois? E se a pessoa que mais os odeia é a que tem o poder de salvar esse amor?

"Um dia verás que a vida coloca diversas barreiras em nossos caminhos, mas ela só faz isso para observar até onde nós estamos dispostos a lutar por aquilo que realmente queremos.”

Um romance doce, envolvente, trágico e libertador.
Uma história que mexeu demais comigo.
Histórias assim tem esse poder em nós. Elas nos fazem acreditar no amor, no poder da dor, na verdade... E principalmente que sim um bom coração é capaz de se libertar de suas amarras e dar em troca tudo pela felicidade daquele que ama.
Não vou comentar o final, foi surpreendente, em nenhum momento pensei mesmo que o autor conduziria a história para esse fim. Claro que quando terminei estava muito, mas MUITO brava mesmo com ele, mas como sempre logo passou e eu compreendi todo o significado ali imposto.
Me surpreendi muito por ler um romance escrito por um autor, acho que estou acostumada com autoras (tirando Nicholas Sparks) e foi maravilhoso ler um romance nacional escrito com a alma de um homem. Me faz pensar que o autor poderia ser um Henrique ou pelo menos ter um coração muito próximo do seu.

Não tenho muito mais o que falar, não quero mesmo estragar qualquer surpresa que vocês possam ter. Mas gostei muito mesmo da historia. Os outros personagens são incríveis, principalmente os amigos de Bia. E até a vilã (megera, víbora, odiosa) Aline foi muito bem criada. Ela é aquela personagem que consegue despertar nossa ira.

O único ponto negativo do livro, se é que se pode chamar de negativo. Foi a linguagem rebuscada do autor. Eu sei, isso deveria ser um ponto positivo e é ótimo ver como nossa literatura esta cada dia melhor. É inegável o cuidado que o autor tem com as palavras, mas pela história ser uma história mais jovem, afinal os protagonistas são ainda adolescentes, acho que ele poderia ter carregado um pouco menos na formalidade. Não consigo ver uma Bia real falando daquela forma. Mas claro que ver uma escrita tão perfeita assim é algo maravilhoso. E só me faz admirar ainda mais o trabalho de Lucas.

A diagramação é simples, mas achei a capa linda.

E indico para todos aqueles que adoram um lindo romance com pitadas de drama e intrigas.

Espero que vocês gostem da leitura.

site: www.matoporlivros.com.br