A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Pris_cina 19/03/2023

Apaixonante
Sem dúvida um dos livros brasileiros mais bem escritos que já li! Uma pena essa escritora não ter o reconhecimento que merece.

Nini 02/03/2023

Tinha esquecido de fazer a resenha
É difícil de pegar embalo no começo, mas depois de alguns capítulos a história flui de um jeito incrivel.
Faz alguns meses que eu li a arma escarlate, mas ainda to muito ansiosa pra comprar o segundo livro, pois o gancho puxado no final te deixa implorando por mais.
Os personagens foram bem construidos e não pareceram largados, gosto de como o protagonista não é colocado como sinônimo de perfeição que quando erra é tentando acertar, e pra finalizar acredito que o plot ficou bem fechadinho

Ewerton.Barboza 23/02/2023

O livro é um pouco arrastado a princípio, porém fica mais interessante em sua segunda parte. Possui ótimos personagens. É bom ver que o Hugo aprende que suas ações afetam outras pessoas de forma extremamente negativa

Drezza 22/02/2023

Habemus problemas
A Arma Escarlate apareceu para mim através de um vídeo do Tik Tok, neste o moço vendeu a história como o mundo mágico de Harry Potter no Brasil.
Sabemos atualmente que a autora de Harry Potter está passando por muitas polêmicas e que enfim estão notando algumas questões problemáticas do mundo bruxo inglês. Ainda assim quis me reaproximar do mundo bruxo através do Brasil.
Grande erro.
Pouco se aprofunda realmente no mundo mágico brasileiro. A história, POR MOTIVOS ÓBVIOS, fixa-se no Hugo Escarlate e em sua história. O que é uma grande pena, porque um país tão rico culturalmente como o nosso, forneceria um amplo enredo para o mundo mágico.
Outro problema presente nesse livro é a "síndrome de vira lata". Temos quatro personagens no livro que falam sobre isso sempre, mas o livro várias e várias vezes desmerece e diminui o Brasil.
Outro ponto que torna a leitura difícil é algumas questões raciais e falas problemáticas que aparecem ao longo do livro. Um dos pixies acaba de cumprimentar o Hugo e o comentário a seguir é super racista, dando a entender que o cabelo do Hugo é duro.
É doloroso ler esse tipo de coisa.
Na nova obra cinematográfica da obra Matilda há a seguinte frase: "Gosto de ler, é como tirar férias na própria cabeça". Eu leio por esse motivo, mas esse livro diversas vezes só me deixou triste e relembrando de memórias dolorosas.
Vini_silva 26/03/2023minha estante
Moça, concordo em tudo e não para por aí, tem muitos outros problemas nesse livro que quando lembro, começo a rir.

VitAria.Caroline 30/01/2023

Quando comecei a ler o livro tive medo que o Hugo fosse só a cita negra dessa história, mas me surpreendi positivamente quando vi que não era bem assim.
Gostei bastante do livro e estou ansiosa para ler o restante da saga

Asheley1 20/01/2023

eu amei muito a história!! confesso que fiquei receosa no começo, mas a verdade é que foi ótimo ver o mundo de harry potter no contexto nacional. a escrita da autora é super fluída e envolvente. meu personagem favorito, com toda certeza, é o Capí, todo cheio de bondade e doçura, me lembrou muito o Hagrid??

Niely 17/01/2023

Merece mais reconhecimento
Não vou mentir dizendo que esse livro é tudo de bom, não é um conto de fadas e aquelas coisas que a gente tá acostumado, é a história "real" de Hugo, um favelado, fazia parte e vivia do tráfico, não tinha nada até ir pra escola de magia. A primeira parte do livro é super arrastada, tanto que deixei de ler uma vez por conta disso, mas a segunda parte é incrível, a história flui muito. Agora sobre os personagens, é muito fácil se apegar a eles, os pixies são incríveis, é meio difícil gostar do Hugo, mas se você levar em conta a história dele até que você sente um pouco mais de empatia. Leiam!! Livro nacional cheio de representatividade

SafiriLeonrei 15/01/2023

Esse livro não mostra apenas Hogwarts do Brasil, não... É muito mais que isso.
A magia do Brasil tem suas próprias regras e circunstâncias, seus indivíduos impressionantes e poderosos são todos muito originais.
Esse livro é incrivelmente bem escrito, falando do Brasil de todas as suas formas.
As vezes os brasileiros só olham para o lado ruim do nosso país, como a corrupção e injustiça, mas esse livro também mostra as partes boas do Brasil, a cultura e natureza tão incrível de um país tão grande.

Uma das coisas que eu mais gosto de arma escarlate é o quanto todos os personagens tem seu backgraud, e seus diferentes modos de ver a vida, nem mesmo os personagens mais odiados são puramente ruins, todos, TODOS MESMO tem seu modo de ver a vida e a gente acaba vendo virtudes e erros de todos eles.
Menos do Capí, o Capí nunca errou.
E o personagem que mais tem camadas é o protagonista o Hugo Escarlate, que pode ser orgulhoso ao mesmo tempo que ter auto-aversão, corajoso e covarde.
E um favelado qualquer ao mesmo tempo que um príncipe.

maduzinha :) 03/01/2023

obra de arte
queria fazer uma resenha bonitona mas não vai rolar e só vou colocar minhas opiniões aqui

primeiro que eu amei ter uma escola de magia no Brasil, e do jeitinho brasileiro mesmo, muitos profs ruins, estrutura questionável, direção duvidosa, alunos de todo tipo e de todos os lugares. Isso torna o livro muito mais real, mais palpável. Todos os detalhes de feitiços que só funcionam aqui, questão do folclore, das matas, da diversidade eu achei maravilhoso tipo de coisa que eu tava lendo parava e pensava caraca que foda

aí tem a parte que não é tão foda mas é a realidade e toda a trama do livro, questão da favela e de drogas que foi tão bem escrito, com tanto cuidado. A realidade é dura de encarar e a Renata trouxe isso de um jeito sensível e completamente envolvente. Cada descoberta, cada plot eu ficava meu caneco e agora não tem como piorar (pois tome tem sim)

personagens incríveis, muito sensatos adorei (quase) todos, mas confesso que o Capí ganhou meu coração, todo fofinho bonzinho mas não idiota. As vezes eu me perdia com os personagens mas isso sempre acontece fazer oq

o ponto que me incomodou um pouco foi o fato de no começo parecer Harry Potter mesmo, de seguir os mesmos fatos já tava com medo que ia ser igual só que com os nomes trocados, te garanto que não é

livro realmente muito bom que deveria ser muito mais reconhecido, pq além de entretenimento é puro conhecimento sobre o Br

então meus agradecimentos aos meus amigos que quase me obrigaram a ler e ao João que vendeu o livro autografado pro sebo e pude comprar ? (de dia Joao, de noite Maria)
Mariano 03/01/2023minha estante
KkkkKKK AAAAAAAAAA LINDO LINDO

Andrezinn 03/01/2023minha estante
PERFEITO. FICO MUITO FELIZ QUE TENHA GOSTADO DESSA OBRA PRIMA

Máx 27/12/2022

A Arma Escarlate
Apesar da sua inspiração em HP Renata nos apresenta um mundo diferente daquele apesar de ainda pertencer a ele. A história tem muito a contar, e toda uma complexidade q faz sentido com o Brasil e sua loucura. A minha única ressalva é o personagem central Hugo Escarlate. Ele é altamente problemático, com atitudes duvidosas mas compreensíveis, porém não consegui me conectar a ele, e na maior parte do tempo só me irritou, mas todos os outros personagens compensam demais! Gostei de todos sem exceção, todos casavam bem com a história.
Num vejo a hora de continuar lendo mais sobre esse universo!

PS: pq o Adendo não conta logo a 🤬 #$%!& da verdade do ele fez ali no finalzinho?! Parece q não aprendeu nada!!

Rebeca723 23/12/2022

Que universo incrível
A maneira que nos prende a leitura conforme vai apresentando o enredo é simplesmente perfeita, fora o jeito brasileiro de arrumar um lado e bagunça o outro.

Meri 18/12/2022

Enfim? terminei!!
Peguei com mta sede ao pote?
Em partes eu gostava, em outras não, pensei em desistir?. Mas fui?. Terminei!!
Gostei

Mands 15/12/2022

A Arma Escarlate
Eu amo Harry Potter e fui com MUITA expectativa para ler esse livro que é um ?Harry Potter brasileiro?, e me decepcionei um pouco. No início a história é bem arrastada e difícil de prender, o personagem principal é insuportável, e não dá pra se apegar a ele. Apesar de ambientar bem o Brasil, fazer críticas e essa parte ser interessante, é só. Falta magia, falta nomes brasileiros, falta nossa cultura bem marcada e nossas lendas, faltou nossa flora e fauna, e principalmente o TUPI. Se falou tanto de não ser a Europa e valorizar o Brasil mas não se mostrou na prática. É um livro com potencial mas que não foi bem explorado. Poucos mistérios, poucas aventuras, e um final beeeem meia boca. Se concentrou muito mais nos problemas do personagem principal do que no decorrer do livro. E fica a dúvida, como o filho do atlas morreu?

Espero que a sequência não siga por esse caminho.

Leitora Emo 07/12/2022

AMEI TANTO MAS TANTOOO
que eu e meu amigo HUGO fizemos um video sobre
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

site: https://www.youtube.com/watch?v=dhDOrIKygZg